terça-feira, janeiro 28

A Inglaterra preocupada com os gastos da Rainha...

Rainha Elizabeth II, a 3ª mais longeva Monarca da História
A Inglaterra, como devem saber, é uma Monarquia Parlamentarista. Neste modelo de Governo inexiste a figura do Presidente pois quem é o Chefe de Estado, normalmente, é um Monarca ( normalmente Rei e/ou Rainha ). Existem casos isolados como o do Japão, com um Imperador, mas via de regra a corte segue um Rei. Para os ingleses - e há mais 60 anos - uma Rainha, no caso, Elizabeth II. Ela já é a terceira monarca com o reinado mais longo. Sua Bisavó a Rainha Vitória é a líder neste quesito ao reinar por mais de 67 anos. Não duvido nada que ela supere-a nisto. Mas não é sobre este assunto o post.

Elizabeth II é apenas a Chefe de Estado, tem um papel decorativo. Recebe Presidentes, Reis, Rainhas, Duques, Xeiques e etc, mas não assina tratados, nem aumenta impostos e etc. Essas são funções que ficam a cargo do Chefe de Governo, no caso da Inglaterra do Primeiro Ministro David Cameron.

Mas como se manteria a realeza britânica? Bom, os contribuintes pagam seus impostos e o Governo Inglês repassa um pouco disto para os cofres da realeza. Mas quanto é esse valor? Em 2013 foram repassados 31 milhões de libras, ou em moeda nacional, mais de 123.250.000,00. As contas realeza apresentaram um rombo de 2,3 milhões ( 9,1 milhões de reais ). Este valor é o total gasto pelo ingleses com o custeio da Realeza, que substitui os gastos com um presidente e seu vice. Mas nós temos presidente e vice. Quanto gastamos no total?

Bom, a conta é complexa mas eu pesquisei o portal da Transparência e achei estes números contidos nas duas imagens abaixo:



Na primeira imagem mostra o valor total gasto com a rubrica ( assim se chamam os itens de despesa ) Presidência. Este é o custo que temos para manter toda a estrutura presidencial. Alguns podem, com razão diga-se, argumentar que algumas destas despesas também existam na Inglaterra e que não são custeadas pela Coroa Britânica ( Advocacia Geral da União e o Fundo Nacional de Aviação Civil, para citar apenas 2 dos itens ). E é verdade mesmo, estes gastos existem na Inglaterra e aqui no Brasil entram como itens da Presidência da Republica, porque eu não sei. Mas a segunda imagem é mais, digamos assim, realista: ela retrata os gastos com o Gabinete da Presidente Dilma Rousseff. E o valor é de assustar: quase 540 milhões!!! Olhem com atenção para o primeiro quadro: existe ainda o item Gabinete do Vice-Presidente, que gastou em 2013 mais de 7 milhões.

Chegamos portanto que o custo, apenas com a Presidência ( Presidente e Vice ) passam do meio bilhão de reais!!! O montante gasto em um ano pela Presidência Brasileira daria para a Rainha passar quase 5 anos. E lá querem que ela diminua os gastos, afinal eles não acham que o imposto deles seja capim. Aqui ninguém diz nada!!!

Restaria a alguém arguir: mas lá também existem as despesas com David Cameron, que seria de fato quem manda. Bom amigos a resposta é na lata: ele é pago com o dinheiro que aqui caberia a um Ministro no Brasil. Então resolvi destacar o gasto do Ministério da Educação, o que deveria ser a maior prioridade do Brasil. Eis o que eu achei:

O custeio com o Gabinete de Aloizio Mercadante, que vai para a Casa Civil. O Valor total gasto com a manutenção da máquina do Ministério ( excluído os gastos efetivos na Educação ) é de absurdos 542 milhões de reais. Mas, outra vez, alguém pode argumentar que existem diversos gastos nesta rubrica, como por exemplo Serviços de Consultoria e Aposentadorias e Reformas. Despesas que existem também na Inglaterra. Ok, isso é verdade. Mas e quanto ao destacado em vermelho? Quase 100 milhões de reais só com gastos de pessoal? A Rainha Elizabeth com pouco de 50% a mais mantem toda uma estrutura administrativa, diversas propriedades e realiza banquetes caros para receber diversos Chefes de Estado e de Governo. Sem falar que o custo de vida na Inglaterra é altíssimo, com um dos maiores salários médios do mundo!!!

Se os ingleses ficassem sabendo destes gastos, parariam na hora de pegar no pé de Elizabeth II...

Nenhum comentário:

Postar um comentário