domingo, janeiro 12

Ano de Copa. Mas que Copa?

Uma improvável dupla de ataque que deu certo...
O Brasil realizará uma bela Copa do Mundo, disso eu tenho 100% de certeza. E quem apostar no contrário vai dar com os burros n´água. Mas o sucesso se dará dentro dos estádios que serão, durante o evento, território da Fifa e não brasileiro. Nestes principados da entidade máxima do futebol, o primeiro mundo estará presente. A organização da Fifa não deixará que nada atrapalhe o Show do Futebol. Mas fora deles...

Os estádios ficarão prontos, a seleção pode até vencer a Copa ( tem time para isso ), mas o Brasil não irá colher frutos do evento. Esqueça os que lhe falam de legado da Copa, isso é balela. As tais obras de mobilidade urbana, a bandeira usada para justificar os altos gastos, não saíram do papel, a maioria foi cancelada e o que vai restar serão elefantes brancos em estados onde jamais serão cheios simplesmente porque não existe futebol nos estados onde foram construídos reformados.

Em Manaus uma excelente Arena ( nome pomposo para Estádio atualmente ) está sendo erguida para mais de 44mil torcedores. Sabem qual é a média de público do campeonato amazonense? 1.750 torcedores. Quando é o que o estádio vai encher? Como justificar gastar mais de 500 milhões de reais dos contribuintes para isso? Outra Arena está sendo erguida em Cuiabá, cuja média é menor do que no Amazonas. Mas os matogrossenses desembolsaram outros 500 milhões para terem 4 jogos por lá. Em Natal onde existe futebol com times grandes e torcidas vibrantes a Arena das Dunas terá público, mas você sabia que o ABC tem estádio próprio ( Frasqueirão ) e o América está construindo um?

A Copa da Alemanha teve apenas 9 estádios. A da África do Sul 10. Porque nós deveríamos ter 12? Uma Copa com apenas 10 estádios já seria custosa, mas aqui é o Brasil e nós temos que fazer diferente. A escolha se deu por questões políticas e não de lógica. Faria muito mais sentido ter jogos em Florianópolis do que em Cuiabá, ou ao menos passá-los para Goiânia. Ao invés de Manuas, a sede do Norte tinha que ser em Belém onde Remo e Paysandú levam verdadeira multidões ao Mangueirão.

Mas o Brasil ficará sem o legado que grandes eventos normalmente propiciam aos lugares onde são realizados, ficará é com o espeto como o que Montreal recebeu: as Olimpíadas de 76 deram tanto prejuízo que a cidade e a província onde ficam levaram quase 20 anos para pagarem as dívidas. Não esperem também por melhoras no futebol brasileiro, pois a mais importante já aconteceu: a saída de Ricardo Teixeira. Nada de Liga, nada de organização, nada de nada. 

A Seleção é favorita? É uma das 5, ao lado da atual campeã ( Espanha ), da Alemanha, da Itália ( sim, os italianos são um dos favoritos ) e dos nossos vizinhos e eternos rivais, a Argentina. Teremos uma primeira fase tranquila para ganhar ritmo, mas depois dela só teremos decisões a cada partida. O time é forte e Felipão tem estrela para este tipo de competição.

A Copa será bela, excelente e talvez até a melhor da história. Dentro dos estádios padrão FIFA. Fora deles, o Brasil seguirá o mesmo. E isso é a pior notícia da Copa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário