quarta-feira, janeiro 15

O Maranhão, os Sarneys e um povo ferrado

O Feudo Maranhense tem dono: os Sarneys.
A crise no Maranhão não é nova. O Estado é único que pertence - oficialmente - a duas regiões: Norte e Nordeste. Recebeu por anos recursos da Sudam e da Sudene. Tem um território grande, uma bela costa, terras férteis e... bom, tem os Sarneys.

O Maranhão é um dos piores estados em IDH do Brasil. Um dos piores!!!. Está entre os últimos entre todos os indicadores importantes: educação, renda, emprego, saúde... a lista é grande, tão grande quanto o poderia político da Família que comando o Estado a mais de 50 anos. Roseana é cumpre seu quarto(!!!) mandado de Governadora e em 2002 chegou a assustar PT e PSDB nas pesquisas presidenciais. Assustou tanto que Lula passou a bater forte nela e José Serra teria encomendado uma ação da Polícia Federal ( fato nunca comprovado ) para desestabilizar a concorrente. O fato é que Roseana caiu nas pesquisas e nem disputou a eleição. Sorte do Brasil, é claro.

Agora ela é aliada de Lula ( que a defendeu recentemente ) e recebe fartos recursos federais por causa do pai ( chegarei a ele já ). Mas o Estado, ao contrário de outros que foram bem administrados, não melhorou praticamente nada na Gestão do PT, que se apregoa o fato de ter mudado o Brasil a partir de 2003. Com os Sarneys isso não rola, é claro. O Estado segue sendo um ( péssimo ) exemplo de quão danosa pode ser uma forma de administrar. Num estado pobre que tinha tudo para ser um dos mais ricos, demorou foi muito para termos uma crise no sistema penitenciário.

Não sou adepto de que quanto mais pobre o povo mais criminoso ele é, mas isso é fato que influi. Apenas não aceito que isso seja a única explicação. Fosse assim, cidades com péssimo IDH seria verdadeiras zonas de guerra e as com IDH alto seriam verdadeiras suíças. Bom em recente entrevista a Governadora disse que, a crise, isso acconteceu porque o Maranhão está mais rico ( o que é mentira ). Pela analogia dela, quanto mais rico mais violento será o Estado. Eu fico pensado a Zona de Guerra que vive hoje a Suíça!!!

Claro que ela reza pela cartilha do pai, o ex-presidente José Sarney. Hoje ele nem é mais um político do estado, haja vista, ser Senador pelo Amapá. Mas o Sarney pai é o reflexo do que de pior existe no Brasil em termos de político, encontrando parâmetro apenas em um Paulo Maluf. Não por acaso, os dois hoje são amigos do peito do ex-presidente Lula. Mas este post não é sobre Lula, e sim sobre os Sarneys e o pobre povo do Maranhão. Sarney com toda esta lista de péssimos resultados, foi 5 vezes (!!!) eleito Presidente do Senado. E claro por lá também fez das suas. Novamente com o apoio de praticamente todos partidos, com pouquíssimas exceções.

Voltando ao Maranhão e o problema do Complexo de Pedrinhas, eis que a Justiça Maranhense determinou que Roseana tem 60 dias para construir novos presídios, o que é um total disparate e impossível de se realizar. Mas dá para esperar outra coisa da justiça num estado onde políticos como os Sarneys mandam e desmandam? O pior é que agora os até pouco tempo aliados começam a pular do barco e quererem pintar de bons moços. E isso vale pra todos os partidos, pois em algum momento da história todos eles foram aliados dos Sarneys.

Tirá-los do poder resolveria o problema imediatamente? Não, é claro que não, mas seria um bom começo. A crise penitenciária não é uma exclusividade do Maranhão, aqui em Salgueiro mesmo o nosso presídio tem 5 vezes mais presos do que a capacidade máxima da Unidade. Aliás, até bem pouco tempo nem câmeras de seguranças existiam aqui na nossa cidade para vigiar os presos. O PCC comanda parte dos presídios de São Paulo e as Unidades Federais também não são assim espetaculares...

O fato que é o povo do Maranhão é culpado desse problema, mas os Sarney tiveram tempo e, sobretudo, grana para fazer do estado um lugar melhor. Mas não fizeram isso. Ainda bem que, por qualquer que tenha sido o motivo, o Brasil só esteve uma vez sob os cuidados dos Sarneys...

Nenhum comentário:

Postar um comentário