segunda-feira, janeiro 13

Vem pra Caixa você também!!??

A Caixa tem muita coisa pra explicar...
Eu fiquei perplexo com a reportagem da Revista Isto É desse final de semana. Caso você não esteja sabendo do que se trata clique aqui e leia a reportagem da revista. É algo impactante e que nos faz pensar muito sobre o assunto. E como o Blog está no seu segundo dia, resolvi abordar o tema.

Os Bancos estão condicionados a certas regras, definidas pela CVM ( Comissão de Valores Mobiliários ) e pelo Banco Central. Dentre essas inúmeras regras estão os balanços contábeis. Desde que o Presidente FHC realizou o PROER ( programa que saneou os bancos brasileiros ) essas regram foram endurecidas tanto que remontam a 2000. Todos devem ter visto nos últimos anos que os grandes bancos ( Bradesco, Itau, Brasil, Santander e Caixa ) sempre tentam demonstrar o maior lucro possível. Essa busca se dá porque quanto maior o lucro, maior a exposição na imprensa e maios as ações dos bancos sobem, e por tabela o lucro dos acionistas.

Por isso que o Banco do Brasil adquiriu diversos bancos menores ( Nossa Caixa, BESC... ), o Itau se associou ao Unibanco, o Bradesco comprou o BEC ( Ceará ) e a Caixa comprou o Panamericano ( aquisição cheia de problemas, diga-se de passagem ). Tudo para poder term mais patrimônio, carteira de clientes e, obviamente, mais lucro.

Nesta busca por lucros é que pode ( e isso é condicional mesmo, porque ainda é apenas uma denúncia ) estar o caso das Cadernetas de Poupança da Caixa. Pela regras, contas tornam-se inativas por tempo ou por problemas no cadastro. E é natural que as Instituições as fechem, mantendo-as em outro cadastro com as correções a que fazem direito até que alguém as deseje resgatar. O que é estranho neste caso é que a Caixa Econômica Federal contabilizou estes recursos como LUCRO. Ora, se quanto maior o lucro anual, mais sobe o prestígio do banco perante o mercado, imprensa e sociedade isso fez com que todos dessem valor a algo que não era a realidade do Banco e isso pode vir a ser considerado uma fraude. Ao contrário do anteriormente postado, a Caixa não tem o capital aberto, por isso não tem ações vendidas na Bolsa como alertado por um bom amigo.

O que deve ser apurado, com rigor, é:
  • Quem determinou que um dinheiro que não é da empresa fosse contabilizado como Lucro?
  • Isso aconteceu só em 2012? Ou é/era uma prática recorrente? 
  • Outros Bancos fizeram o mesmo?
  • O Banco Central sabia ou não disso? Se sim, porque nada fez? Se não, porque falhou na investigação?
  • Houve ingerência política ou isso é apenas um gravíssimo erro contábil?
Perguntas que necessitam de respostas rápidas. Por enquanto o BC lançou uma Nota de Esclarecimento muito frágil, assim como a CGU também emitiu um Comunicado um tanto quanto genérico. A Caixa até agora não se pronunciou oficialmente sobre o problema ( ao menos não consegui localizar ).

Se confirmado o que a reportagem classificou como "confisco", o Sistema Financeiro perderá credibilidade. E não custa nada lembrar que o Brasil quase teve uma redução na sua nota de classificação de risco recentemente. E certamente será rebaixada se isso restar provado, trazendo sérios prejuízos para todos os brasileiros como alta de dólar, redução dos investimentos dentre outros. 

Por fim, para distrair, uma das diversas charges postadas no Facebook hoje sobre o assunto:


Nenhum comentário:

Postar um comentário