quarta-feira, fevereiro 5

Médica Cubana que decidiu não ser mais escrava, está - na prática - presa no Brasil

E a verdade sobre o mais médicos começa a vir a tona...
O texto será longo e terá viés político sim, mas convido todos vocês a lerem e entenderem como se dão as coisas no Governo do PT. Vamos adiante?

Caiu uma bomba em Brasília. Calma, a Al Qaeda não fez outro ataque terrorista a duas torres ( caso não se lembre, o Congresso é formado por duas Torres ). A bomba é, por enquanto, apenas ideológica mas poderá ter sérios desdobramentos. A pessoa ao fundo na foto é o Deputado Federal Ronaldo Caiado ( por quem tenho o mais profundo desprezo como pessoa ), mas no primeiro plano está a Médica Ramona Matos Ródriguez. Sim caro leitor, ela é Cubana. E o documento que ela segura em suas mãos é o contrato de trabalho do Mais Médicos com a Sociedade Mercantil Cubana Comercializadora de Serviços Cubanos. Com quem? Pois é, este é nome pomposa para a Agência da Ditadura dos irmãos Castros para ganhar dinheiro, quem diria, no mundo capitalista.

O Programa Mais Médicos foi criado para ser o carro chefe da campanha pela re-eleição da Presidente Dilma Rousseff. O programa, que diga-se de passagem, é até interessante pois um dos problemas da saúde no Brasil é sim a falta de profissionais em certas áreas carentes e de difícil acesso, mas com certeza não é o único. Mas ok, que se faça algo, mas a minha crítica desde o começo foi contra o modo como isso se deu. 

Todos sabem ( alguns sabem mas por ideologia barata negam ) que Cuba é uma Ditadura. Que supostamente é Socialista. Supostamente sim, porque na prática ela é apenas uma Ditadura. Sendo um regime anti-democrático os cidadãos(??) tem duas escolhas básicas: concordarem com o regime ou arriscarem o pescoço no Golfo do México tentando chegar até Miami. Não por outro motivo mais de 10mil tentam a travessia todos os anos. Infelizmente alguns nunca conseguem chegar na Costa dos EUA: morrem na tentativa ou são presos pelas forças repressoras. Pois bem, Ramona Matos Ródriguez fazia parte dos que concordaram com o regime dos irmãos Castros ( primeiro Fidel e agora Raul ). Ela fez parte dos 4mil médicos cubanos que foram mandados pro Brasil pela ditadura. Até poucos dias atrás ela estava atendendo a população da cidade de Pacajá, no Estado do Pará. 

Aqui é preciso fazer um corte: todos os médicos participantes do Programa receberiam, segundo o Governo, 10 mil reais, uma quantia nada desprezível com certeza. Mas sabem quanto os cubanos estão recebendo? 400 dólares, ou pelo cambio atual, o que dá pouco mais de 990 reais. Para um médico cubano que ganha 25 dólares por mês parecia uma fortuna. Mas venhamos e convenhamos: é uma miséria.

Ramona Matos Ródriguez assinou um contrato ( que ela exibe na foto ) com a tal Sociedade Mercantil Cubana Comercializadora de Serviços Cubanos. Até ai tudo bem ela aceitou ( ou talvez seja melhor dizer que ela foi obrigada ), realizar os serviços e vir ao Brasil. Mas ela assinou um contrato para receber 1.000 dólares por mês, mas só receberia no Brasil os 400 citados. Mas e os outros 600 dólares? Ela vai receber, supostamente, quando voltasse para Cuba. Entenderam o busilis? O Governo Brasileiro paga a Ditadura Cubana 10mil, que paga 1 mil dólares aos médicos, mas apenas 400 enquanto estiverem no Brasil e diz que vai pagar os outros 600 quando este voltarem. É a garantia da escravidão. E isso é VETADO pela Lei Brasileira, como todos sabem. Se e quando eles voltarem a Cuba é que receberão os valores. O Ministério do Trabalho no Brasil produz ações para prender qualquer brasileiro que empreguem pessoas dessa forma, mas o Governo Brasileiro aceita que Cuba faça isso em território nacional. Lindo não?

Mas isso já seria trágico, porém tem mais: ao perceber que não conseguiria viver no Brasil com pouco menos de mil reais, Ramona deu no pé. E ai passou a ser perseguida pela polícia federal ( o que é um ABSURDO TOTAL ). Mas porque a PF passou a persegui-la, podem perguntar os leitores? Ora é fácil responder: o Governo Brasileiro mais do que amigo é 100% simpático a Ditadura Cubana e portanto trata os desertores do regime como criminosos. Além do mais, no contrato firmado entre o Brasil e Cuba pelo Mais Médicos está a garantia de que o Governo não concederá asilo político a quem, porventura, resolve ficar por aqui. Além disso o Governo aceitou vetar que médicos cubanos possam exercer a profissão no Brasil. Isso é asqueroso.

Chegamos então a foto e o porque de Ronaldo Caiado estar nela. Ramona Ródriguez pediu ajuda a Caiado, que é médico, e o mesmo a colocou no gabinete da Liderança do Partido, onde ela está a salvo da PF. Salvo com ordem do Supremo nenhum agente da Polícia Federal pode adentrar nas dependências do Congresso para prender quem quer que seja. Mas se ela sair, será com 100% de certeza presa. A Mesa da Câmara do Deputados nada pode fazer, pois o local pertence a Liderança do Partido. 

Temos agora um problema diplomático, mas eu me preocupo mais é com outro: o político. Porque um Governo de uma nação Democrática aceita realizar um contrato obscuro como este? Como, e porque, aceitar sujeitar-se a violar regras internacionais das quais o Brasil é um signatário de diversos Acordos e Tratados? Como aceitar algo que no Brasil é crime, no caso o Trabalho Escravo? Porque aceitar que uma Ditadura retenha salário de profissionais?

Por fim cabe uma pergunta: será que aceitaram isso para que parte deste dinheiro retorne na forma de doações? Parece loucura é? Talvez até seja, mas deve existir uma explicação para tanta benevolência com a Ditadura Cubana. Que o Governo explique, e de forma clara, porque firmou um contrato violando leis nacionais e internacionais, deixando claro com quem é o contrato e porque aceitou, expressamente, negar asilo político a quem ( ousar ) desertar? 

Existem muitas nuvens neste cenário e é prudente que o Governo as dissipe. O mais rapidamente possível...

Nenhum comentário:

Postar um comentário