segunda-feira, fevereiro 3

Porque certas coisas se repetem tanto no Futebol?

Torcedores(??) invadem o CT Joaquim Grava...
Existem certas coisas no Brasil que jamais mudam. São muitos os casos de erros graves e/ou gravíssimo que seguem sem que alguém tome uma medida concreta para corrigir tais problemas. Um deles, não exatamente o pior, é o das Torcidas Organizadas. Quer dizer, torcida é um termo errado, bandos criminosos organizados é o mais adequado.

O Futebol não precisa de diversas coisas ( Federações por exemplo ), mas com certeza de Bandidos Organizados é umas mais desnecessárias. Mundo afora existem casos terríveis de brigas, mortes e tragédias. Aqui no Brasil as mortes nos estádios desde 95 chegam quase à 200. A Inglaterra resolveu banir os Hooligans após a tragédia de Hillsborough, onde 96 pessoas perderam a vida, esmagadas contra as grades de proteção. Naquele dia 15 de Abril decidia-se uma das semi-finais da Copa da Inglaterra entre Liverpool e Nottingham Forrest. O estádio tinha uma capacidade total na época de pouco mais de 34mil torcedores, mas no dia mais de 50mil compareceram ao local na esperança de assistir a partida. Uma série de erros levou que uma parte dos que estavam sem ingressos se aproveitaram de um portão aberto para facilitar o acesso do que tinha bilhetes e... bom, o resto foram 96 mortos e quase 800 feridos.

A Inglaterra baniu os violentos do futebol após essa tragédia e hoje possui os estádio mais seguros do mundo inteiro, onde quem briga perde o direito de assistir ( in loco ou pela TV ) aos jogos de seu time. Duas horas antes de cada partida do time a pessoa se apresenta a uma Delegacia previamente designada e por lá fica - sem TV, rádio ou celular - durante o jogo, mas quando este acaba ele não sai, o que só acontecerá duas horas depois de finda a partida.

Bom, e aqui no Brasil? Bom, no sábado aproximadamente 200 bandidos ( sim, bandidos ) invadiram o Centro de Treinamentos Joaquim Grava e tocaram o terror: esganaram Paolo Guerrero ( autor do Gol do título mundial da equipe ), feriram uma cozinheira e deixaram o elenco do Corinthians preso dentro do vestiário por mais de 3 horas. Tudo muito feio e condenável, mas será que o Corinthians não tem uma parcela considerável de culpa? Sim, tem e eu explico: quando o Corinthians vai jogar em um estádio dos seus rivais ( Santos, Palmeiras e São Paulo ) recebe uma carga previamente estabelecida. No Morumbi, o maior dos estádios dos rivais, chegam a 5mil ingressos. Sabem como eles são vendidos? Não? Pois saiba que a Diretoria os repassa para a Gaviões da Fiel para que esta revenda-os. Se você for um torcedor "comum" não poderá ver o jogo, pois é claro que estes ingressos ficarão todos com filiados da "torcida".

Não apenas isso, Diretorias de Clubes costumam pagar viagens para estes bandos em jogos mais distantes. Eu disse de Clubes, não é só o Corinthians. E isso vai parar quando? Bom, talvez no dia em que morram 100 pessoas ( ou quem sabe até mais ) em um estádio ou que este bandos matem um jogador ( ou mais, vai saber ).

O que eu acho mais feio nisto tudo é que os 12 que foram presos em Oruro foram tratados como coitadinhos, vítimas... e eis que já se sabe que 3 deles estavam entre os 200 da invasão. Depois tem gente que não quer entender porque é que na primeira proposta do exterior os jogadores querem ir... E assim, caminha a mediocridade humana...

Nenhum comentário:

Postar um comentário