quarta-feira, março 19

É Federal!!! Ao menos a briga vai ser...

De cima para baixo: a juventude ( Fernando Filho ), a experiência ( Cleuza Pereira ) e o atual campeão de votos em Salgueiro ( Gonzaga Patriota ). Quem vai se sair melhor ( não necessariamente com mais votos ) nas eleições de Outubro?

Eleições costumam ser recheadas de traições, mudanças de partido e normalmente marcam o surgimento de novas estrelas. A disputa para o cargo de Deputado Federal nestas eleições prometem ser bem agitadas em Salgueiro. Aliás, já estão.

O Prefeito Marcones Libório ( PSB ) conseguiu convencer a ex-prefeita ( por 3 mandatos ) Cleusa Pereira a tentar uma vaga na Câmara Federal. A ex-prefeita deve ser a majoritária em Salgueiro ( poucos duvidam disso ), mas os números apresentados por alguns de seus cabos eleitorais causa surpresa e até risos em especialistas neste tipo de análise. Segundo uma fonte consultado por este Blog, o grupo almeja que ela obtenha os mesmos votos que Marcones obteve para prefeito em 2012. A saber isso seriam nada menos do que 16.963 votos. É uma conta que não fecha e eu explico o porquê.

O grupo do Vice-Prefeito Luiz Carlos, o Cacau, vai trabalhar para Fernando Filho. O atual Deputado Gonzaga Patriota, que deverá ter uma perda significativa dos votos obtidos em 2010 ( 9.258 ), ainda será muito bem votado. Sem falar que a atual oposição deverá apresentar seus candidatos, sem falar no PT que jamais vota em outro candidato sem ser os de sua legenda. Assim fica muito fácil entender porque será difícil obter os 17mil.

E é ai que começam os problemas. Se Cleusa Pereira tirar menos do que 10mil votos ( uma possibilidade que não pode ser desprezada ), ela sairia com a sua imagem arranhada? Ou seria o Prefeito, seu fiador e maior beneficiado com isso, a chamuscar-se? Por outro lado, como fica o quadro para 2016 caso Fernando Filho chegue perto dos 5 mil votos? Ou se Gonzaga mantenha-se como o mais votado ( improvável, mas não impossível )? Abaixo uma imagem com os 9 candidatos mais votados em Salgueiro em 2010 para Dep. Federal:


Desconsideremos o meu amigo, o folclórico Antônio Nelson ( cujos votos devem se dispersar entre Gonzaga e Cleusa ). Vemos que a mãe do Governador ( Ana Arraes ) obteve expressivos 1.309 votos, isso sem ter feito campanha na cidade. Agora, ao que parece, Renata Campos ( esposa do Governador ) deverá ocupar esta vaga. E deve repetir o mesmo número ou até mesmo aumentá-lo. O amigo observará que Sérgio Guerra foi o sexto, mas morreu recentemente. Contudo alguém do PSDB tentará manter tais votos ( Bruno Araújo quem sabe ) e sempre aparecem candidatos da capital para conseguirem votos importantes em Salgueiro. Inocêncio Oliveira, o sétimo, parece que voltará a ser candidato e mesmo que não o seja, o seu sobrinho deverá ter até mais votos. Notem que o primeiro petista da lista é Pedro Eugênio e logo após o "comunista" Nelson Pereira. Outros candidatos do PT somaram mais de 1.300 votos. E a perspectiva e que tal número aumente.

Ainda no quadro, vemos que Gonzaga 9.258 votos. Quantos destes votos migrarão para Cleusa? Quantos se manterão fieis? E quantos Fernando Filho ( que tirou 1.305 ) aumentará com o declarado apoio do Vice? Minha previsão é que os números almejados pelo grupo da ex-prefeita estejam errados, em pelo menos, uns 40%. Ela, a meu ver, conseguirá mais votos, mas como disputará espaço com Gonzaga e Fernando Filho, deverá ter sérias dificuldades para superar os 12 mil votos. Tudo porque o total de eleitores deve chegar a casa dos 40 mil. Deste montante temos que retirar - ao menos 25%, que são as abstenções, votos nulos e brancos. Portanto somariam nada menos do que 10 mil votos. Deixando de votos válidos pouco mais de 30 mil. Obter 17 mil seria conseguir quase 60% dos votos válidos. Marcones não conseguiu isso em 2012, e era uma campanha polarizada e ele enfrentou um adversário com alta taxa de rejeição. Não é, nem de longe, o caso agora. E podemos fazer outras perguntas:

  • Quantos dos eleitores de Marcones votarão em Gonzaga e Fernando Filho? Ou em candidatos do PT e do PC do B?
  • Quantos dos eleitores de Alvinho votarão em Cleusa? E quantos vão se manter fieis a candidatos de outros partidos ( PSDB, DEM, PPS )?
Posso estar errado em minha previsão? É possível, mas é o que pensa este blogueiro.

4 comentários:

  1. Rapaz, acredito que os eleitores de Dona Creuza sejam fiéis a "veinha". O tau do voto "com amor" é forte. Posso estar enganado, afinal política é uma confusão grande, mas aposto minhas fichas que ela será a mais bem votada na cidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb acho isso, dela ser a mais votada, pra mim o problema está em quantos votos ela vai obter...

      Excluir
  2. Fabio Bezerra24 março, 2014

    Para dona Creuza chegar ela tem que ter votos em outras cidades do sertão, pois salgueiro tem muitos votos dispersos a vários candidatos a deputado, mais vou torcer por ela e quem sabe até votar nela, abraços.

    ResponderExcluir