segunda-feira, março 31

Espetáculo para inglês ver...

Eles anunciaram que a operação foi um sucesso. Poderia ser diferente?
Hoje se deu mais uma "retomada" de área ocupada pelo crime organizado na cidade do Rio de Janeiro. É a política de segurança do Governador Sérgio Cabral e do Secretário José Maria Beltrame. A dupla bolou as tais UPP's ( Unidade de Polícia Pacificadora ), onde o Estado entraria com uma ocupação permanente dos morros da cidade e espantaria para sempre os criminosos. A área ocupada hoje é conhecida como "Complexo da Maré", uma das maiores áreas re-ocupadas, maior até que o Complexo do Alemão.

O amigo leitor deve ter notado que eu coloquei o termo retomada entre aspas e pode estar se questionado o porquê, e eu explico: na prática os bandidos permanecem lá, os traficantes seguirão vendendo drogas e quando possível, irão reagir. Como aliás já o estão fazendo em outas área re-ocupadas. E porque isso acontece? Porque a polícia não prende ninguém, ora bolas. E ainda sai comemorando o fato de que nenhum tiro foi disparado. Mas por quem seriam disparados? A polícia e o governo avisam durante a semana que vão invadir, quem é louco de ficar esperando? Mas os bandidos permanecem sendo bandidos, isso é certo. Agora eu faço a pergunta: o que acontece com eles? Tenho algumas sugestões:
  • Viraram protestantes e agora são servos fervorosos de Deus e nunca mais irão praticar crime algum;
  • Decidiram permanecer no Complexo da Maré e vão tentar uma nova vida, abrindo uma mercearia ou uma barbearia;
  • Vão esperar a poeira sentar e irão até a sede da UPP se entregar para a justiça;
  • Quem sabe tenham apenas se mudado nos dias anteriores a chegada dos policiais. Esta é a minha preferida.
Bandido pode até ser burro, mas não quer morrer. Por isso eles fogem para outras comunidades. Reinaldo Azevedo diz que se a Política de Cabral e Beltrame foi aplicada em todo o estado do Rio de Janeiro, os estados vizinhos iriam receber uma grande quantidade de bandidos... que viriam do Rio!!!

Por tabela a política de segurança que funciona é prender os bandidos e uma vez lá tentar desmantelar o grupo que eles comandam/pertencem. O resto, pra mim, é firula. E acrescento: as UPP's foram instaladas no entorno do Maracanã, no entorno das grandes vias que ligam o Aeroporto Internacional aos locais das Olimpíadas. 

Durante as últimas semanas diversas UPP's já instaladas foram alvos de ações de represálias por parte dos bandidos. Policiais morreram, sedes foram atacadas e uma delas até queimada. E o Governo do Rio pediu ajuda ao Governo Federal. Aqui cabe uma observação: na campanha de 2010 Dilma disse que o modelo das UPP's era o que melhor existia em termos de política de segurança. Passados 4 anos parece que não deu certo... Por isso o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, esteve presente no Centro de Operações, observando o desenrolar dos acontecimentos. E ao fim deles disse que tudo foi um sucesso.

Outra questão importante: não foi instalada agora uma única UPP na baixada fluminense, onde o coro come pra valer. Nos bairros mais distantes, e que ficarão bem longe dos olhares dos estrangeiros, também não. Por isso o título do post: Espetáculo para inglês ver...

2 comentários:

  1. Se o governo Cabral não tivesse investido nas UPPS, muita coisa estaria pior, então, ao invés de tanto criticar, deveriam parar e ver que as coisas melhoraram muito...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. melhorar? depende do ponto de vista... pra mim, o que funciona é bandido preso...

      tanto é que a coisa está estourando. tiveram até que pedir ajuda - que coisa - pros militares...

      Excluir