sexta-feira, março 28

STF manda o caso do Mensalão do PSDB-MG para a primeira instância...

Joaquim Barbosa deve estar dando boas risadas e eu explico porque...
Se você tem um amigo petista e quiser por a amizade em perigo, ouse elogiar o Ministro do STF Joaquim Barbosa. Será retrucado com violência. O primeiro negro a ocupar uma cadeira na mais alta corte do Brasil ( contudo, não foi o primeiro escolhido para o mais alto cargo nas cortes, pois antes dele um fora indicado, por FHC, para o Tribunal Superior do Trabalho ).

Joaquim Barbosa tem sido vítima das mais cruéis e escandalosas agressões por partes dos petistas/petralhas nas redes sociais. É tratado como um carrasco ou melhor ainda ( pior ainda?? ) como um Capitão do Mato que vivesse atrás de negros fujões. Sim, esta metáfora foi usada pelo ex-?Ministro da Igualdade Racial(??), sugerindo que ao fazer o seu trabalho, Joaquim Barbosa estaria fazendo algo contrário a sua "raça" ( palavras do ex-Ministro, jamais as minhas ).

Pois bem, eis que ontem o Supremo Tribunal Federal por 8 votos contra 1 decidiu devolver o processo do chamado "mensalão mineiro" para a primeira instância, após a renúncia do Deputado Eduardo Azeredo, que na época do caso era Governador. Adivinhem de quem foi esse voto contrário? Pois é, foi de Joaquim Barbosa. Ele votou pela manutenção do processo no STF, por entender que a importância do mesmo merece que a mais alta corte o julgue. Interessante, não?

O caso pode remeter o leitor ( ou o eleitor ) a pensar que o STF usou dois pesos e duas medidas, mas não é bem assim. Dos indiciados no caso que envolve Azeredo ( que também foi presidente do PSDB ), apenas ele era atualmente detentor de mandado de Deputado Federal. Por isso o processo lá estava ( já que os parlamentares possuem foro especial ). Acontece que ao renunciar, ele deixa de ter tal privilégio e passa, digamos a grosso modo, a ser um pessoa normal, e que é julgado pela justiça estadual. Ai o leitor pode arguir: porque no caso do PT não aconteceu isso? Apostando na impunidade, os petistas com mandato resolveram pagar para ver e aguardaram saírem inocentados. Quando condenados, viram que poderiam ter ganhado tempo com a renúncia, a qual tiveram que fazer do mesmo jeito. E agora sem poder candidatar-se por um bom período, pois estão inclusos na "ficha suja".

Para mim, Joaquim Barbosa deve estar de peito lavado com o seu voto. Afinal, se ele era perseguidor do petistas como lhe acusavam, era de se esperar que ele seguisse os outros colegas. Mas eis que só ele votou contra o PSDB. Demonstrando assim ele ser contra a corrupção em todos os níveis. E sabem quem nem esteve presente na votação? Um tal de Ricardo Lewandowski, tratado como herói pelos petistas, durante o julgamento da Ação Penal 470...

Nada como um dia atrás do outro...

PS: devido a algumas observações, digamos assim, contraditórias, quero deixar claro que - apesar de ser simpático ao PSDB, repudio a remessa do processo para a primeira instância. Vai demorar e possivelmente penas irão prescrever. Deste modo, concordo mais uma vez com Joaquim Barbosa e discordo de Dias Toffoli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário