segunda-feira, abril 21

José Sérgio Gabrielli fala em entrevista que Dilma deve assumir sua responsabilidade

Foto da época em que um era Presidente da Petrobrás e a outra apenas Ministra
O assunto do momento em Brasília é a compra da Refinaria pela Petrobrás nos EUA. Já tratei do assunto aqui e aqui. O assunto já rolou diversos debates entre Governo e Oposição e foi parar até no Supremo para decidir sobre a criação de um CPI.

Os dois da foto acima são os dois mais diretos envolvidos no caso: a da direita é fácil sabem quem é, mas é sobre o homem na foto este post. Seu nome é José Sérgio Gabrielli e era o presidente da Petrobrás na época do péssimo negócio da compra da Refinaria.  Ficou na empresa até 2012, porque ninguém sabe, ainda mais depois que Dilma falou que ficou sabendo, em 2007, que o relatório usado para avalizar o negócio continha diversas falhas/omissões. Se isso é verdade, como é que Gabrielli seguiu presidindo a empresa? Alguns podem dizer que Dilma, a época, era só Ministra. Discordo disso, mas vamos fazer de conta que ela não era a Gerente do Governo ( palavras de Lula ) e que não tivesse poder para tanto... acontece que desde 2011 ela é a presidente da republica. Poderia ter demitido ele e todos os outros responsáveis por fazer um relatório que omitiu ( sem julgar que isso tenha sido de má fé ou não ) preciosas informações sobre a compra. Mas não o fez. 

Nestor Cerveró foi meio que promovido e Gabrielli ficou na empresa até Fevereiro de 2012. Portanto, não cola dizer que veio descobrir agora e nada fez. Não fez porque? A pergunta é extremamente pertinente, mas até aqui sem resposta...

Acontece que ontem Gabrielli deu uma entrevista ao Estadão e... bom e trouxe uma bela afirmação: "Eu sou responsável. Eu era o presidente da empresa. Não posso fugir da minha responsabilidade, do mesmo jeito que a presidente Dilma não pode fugir da responsabilidade dela, que era presidente do conselho. Nós somos responsáveis pelas nossas decisões. Mas é legítimo que ela tenha dúvidas."

Amigo leitor, você leu direito. O ex-presidente da Petrobrás ( e hoje Secretário no Governo da Bahia ) disse com todas as letras que os dois tem, sim, responsabilidade. E cobra que a Presidente Dilma faça o mesmo... Claro que no resto da entrevista ele tenta por panos quentes nos problemas com relação a sua gestão a frente da empresa e tentar justificar o ocorrido. Caso queria ler a entrevista completa clique aqui.

Só sei que este assunto está bem longe de ser bem explicado. Ou do fim...

2 comentários:

  1. Lula e seu caráter:

    https://www.youtube.com/watch?v=A5CBVgWSaBU

    ResponderExcluir
  2. Nem precisamos comentar ou falar mal do Lulla. O "mito" em mais uma demonstração de seu caráter, fala por si:

    https://www.youtube.com/watch?v=Pl5Tx95XWaM

    ResponderExcluir