sexta-feira, maio 30

Inglaterra 1966: Os inventores do futebol vencem, com muita ajuda

Banks ( amarelo ), Charlton com a taça e o capitão Bobby Moore: a santíssima trindade dos ingleses
A Copa de 1966 foi dada aos ingleses, que até ali praticamente nada tinha feito em Copas, o que feria demais os brios dos inventores do esporte. Sendo assim, a Copa teria que ficar na Inglaterra a qualquer custo. E isso ficou claro durante a competição, com diversos atos que ocorreram. Mas uma coisa era objetivo de todas as seleções da europa: impedir o tri-campeonato do Brasil. Mal sabiam eles que o Brasil ruiria por seus próprio erros, que não foram poucos.

João Havelange, que em 58 e 62 deixara a Seleção nas mãos de Paulo Machado de Carvalho, resolveu chamar para si a glória do Tri. Afinal com Pelé no auge e um time bem preparado isso seria fácil conseguir. Só que o time esteve longe de ser bem treinado. Vicente Feola voltava ao comando da seleção ( por problemas de saúde fora substituído por Aimoré Moreira, no Chile ). E a preparação foi uma tremenda bagunça. Mas isso eu falo quando tratar no Brasil na Copa, ao fim deste texto.

16 Seleções participariam da Copa, assim como nas 3 edições anteriores, assim como o regulamento. Os participantes estavam assim divididos por continentes:
  • América do Sul: Brasil, Argentina, Uruguai e Chile;
  • América do Norte: México;
  • Ásia: Coreia do Norte;
  • Europa: Inglaterra, França, Hungria, Bulgária, Portugal, Itália, URSS, Alemanha Ocidental, Suíça e Espanha.

Os Grupos assim foram formados e decididos:

  • Grupo A: Inglaterra, Uruguai ( classificados ), França e México. Os donos da casa empataram na estreia com o Uruguai, mas venceram franceses e mexicanos, ficando em primeiro. Os uruguaios empataram com o México, mas a vitória sobre a França foi o suficiente para ficarem em segundo;
  • Grupo B: Alemanha Ocidental, Argentina ( classificados ), Suíça e Espanha. Grupo fácil para alemães e argentinos: empataram entre si na segunda rodada e passaram sem sustos pelos outros dois rivais;
  • Grupo C: Portugal, Hungria ( classificados ), Brasil e Bulgária. E o tri se foi bem rapidamente. Apesar da vitória da estreia ( a última partida com Pelé e Mané ), o Brasil perdeu por 3x1 para a Hungria e para surpresa daquela copa, Portugal. Os lusos bateram os húngaros e ficaram em primeiro;
  • Grupo D: URSS, Coreia do Norte ( classificados ), Itália e Chile. Isso mesmo, a Itália foi eliminada de novo na primeira fase e passou vergonha ao perder para a Coreia do Norte. Os soviéticos passaram fácil em primeiro. Uma das maiores zebras das Copas e que teria reflexo na Itália nos pós-copa. Que seria observado quatro anos depois.

Sem ter que se preocupar com o Brasil, a copa seguiu para as quartas de finais: Em Liverpool o portugueses tomaram um susto e tanto quando os coreanos abriram 3x0, isso mesmo que você leu, em apenas 25 minutos. Mas comandados pelo "pantera negra" Eusébio, os lusos viraram para 5x3 - com 4 gols do moçambicano. Em Sheffield, os alemães passaram o rodo no Uruguai de Pedro Rocha ( 4x0 ); Os russos venceram a batalha de nações socialistas, em Sunderland, contra a Hungria ( 2x1 ); E por fim, em Londres num Wembley lotado, veio um dos jogos mais polêmicos das Copas: Inglaterra 1x0 Argentina. A partida estava empatada, com os dois times tendo chances até que o árbitro expulsou o 10 argentino. Motivo? Até hoje não se sabe. Rattin afirma que tudo o que queria era um interprete para conversar com juiz alemão. Após uma tremenda confusão, Hurst fez o gol que classificou os donos da casa. Rattin ainda seria hostilizado fora de campo, ao jogarem cerveja nele quando se sentou perto da tribuna real ( Elizabeth II não estava lá. O craque argentino disse: "eu odeio cerveja inglesa, é a pior do mundo".


Rattin tenta se fazer entender pelo árbitro alemão... 
E a ajuda aos ingleses seguiu nas semi-finais: estava prevista que a partida entre Portugal e Inglaterra fosse em Manchester, só que mudaram o local para Londres, onde mais pessoas poderiam ver a partida. E Portugal teve que viajar mais de 450km, coisa que seriam apenas 100km se tivessem que ir a Manchester. Cansados ou não, o fato que o time de Eusébi e cia não mostrou o mesmo futebol e tomou 2x0 e só no final, e de penalty, o Pantera Negra faria o gol português, o primeiro que Gordon Banks sofria naquela copa. Na outra partida os alemães superaram a URSS de Lev Yashin também por 2x1.  Na decisão do terceiro lugar, Portugal bateu a URSS por 2x1 e fez a sua melhor campanha em copas e mesmo perdendo, os russos também.

No dia 30 de junho, 98 mil pessoas se acotovelaram dentro do antigo estádio de Wembley para ver a final. E logo perceberiam que seria sofrido: aos 12 Haller fez 1x0. Será que seria mantida a máxima de sair na frente e ser derrotado? Pois foi o que acontecia até os 88 minutos do segundo. Os ingleses tinham virado com gols de Hurst ( 18' do primeiro tempo ) e de Peters ( 33' do segundo tempo ). Wembley já se preparava para comemorar a conquista, quando faltando apenas 2 minutos Weber empata, após uma tremenda confusão na área de Banks. Prorrogação.

E aos 11 minutos do primeiro tempo aconteceu o lance imortal daquele Copa: Hurst recebe passe de Lee, corta e chuta de dentro da pequena área. A bola sobe, bate na trave e... entrou ou não?


Os ingleses comemoram, os alemães reclamam. E logo se exasperam ao ver a confirmação de gol, após o árbitro suíço Dienst, ouvir o auxiliar, e marcar gol. O fato é que bola não entrou e anos depois a tecnologia confirmou que a arbitragem errou. Mas a Inglaterra passou a frente. Afinal, qual árbitro teria peito suficiente para anular o lance? Poucos, é preciso dizer...

No segundo tempo Hurst ainda faria o quarto gol ( terceiro dele, feito único na história das Copas ) e finalmente os ingleses tinham sua conquista. Mas que teve ajudas por demais, isso é inegável.

O Artilheiro
Duas lendas juntas: Yashin e Eusébio
Eusébio da Silva Ferreira. Este é o nome do, ainda, maior desportistas português de todos os tempos. Ninguém é maior que ele. Talvez Cristiano Ronaldo o suplante. Talvez, quem sabe. O fato é que o grande Eusébio não verá isso, pois faleceu em 05 de Janeiro deste ano.

Em 1966 Portugal finalmente iria participar de uma Copa. E caiu no grupo do Brasil. E não apenas foi o primeiro como eliminou os atuais campeões com um sonoro 3x1 ( dois de Eusébio ). Bola de Ouro da Europa em 1963, ele era o melhor jogador europeu, a ponto de muitos questionarem se ele não era melhor que Pelé. 

O Pantera Negra marcou 9 gols, 4 deles só contra a Coreia do Norte, fundamentais já que o time começou perdendo por 3x0. Coube a ele também marcar o primeiro gol sofrido pela Inglaterra naquele mundial. Eusébio foi o craque da Copa.

O Brasil no Mundial

o time foi derrotado por Portugal por 3x1.
Como dito lá em cima, Havelange resolveu tomar para si a glória do Tri, que seria fácil demais, segundo todos os dirigentes. E ai começaram os problemas, já que foram convocados nada menos que 44 jogadores, o dobro do necessário. A incerteza se iria ou não para a Copa criou um clima ruim. Mas teve mais: teve quem cobrasse mais jogadores do Corinthians na lista e convocaram Ditão ( zagueiro que quase tira Tostão da Copa seguinte ). Só que a desorganização era tamanha, que quando digitaram o nome, colocaram na verdade o jogador do Flamengo, com mesmo apelido mas nome totalmente diferente!!!

O Brasil vivia um período de transição, com os bi-campeões envelhecidos ( Gilmar, Djalma Santos, Bellini, Orlando, Zito e Garrincha ) e uma jovem safra chegando ( Tostão, Jairzinho e Gérson ). Mas nomes terríveis foram a Copa: Paraná, Fidélis, Paulo Henrique e Denílson. A bagunça foi tanta que Carlos Alberto Torres já tido como sucessor do Lorde Djalma Santos ficou de fora para o tosco Fidélis, cujo apelido era "touro sentado".

Assim sendo, o time que encarou a Bulgária tinha a base que sobrara de 62 com alguns jovens. Venceu por 2x0, com gols de Pelé e Garrincha, ambos de falta, mas esteve longe de um grande futebol. Sem Pelé - alvejado pela violência - o Brasil foi encarar a Hungria ( único time a não perder pro Brasil em Copas, com mais de um confronto ) e caiu por 3x1. Desesperado, pois precisava fazer 3x0 para se classificar, Feola mudou 7 jogadores para encarar Portugal. Outro 3x1 o Brasil estava fora. Pelé foi castigado pela defesa portuguesa a ponto de ficar apenas fazendo número na ponta esquerda.

Pelé sai de campo. Apanhou demais nas duas partidas que jogou. Voltaria para se tornar Mito em 70.
Era o fim melancólico de uma geração vitoriosa e um duro aprendizado para os jovens. Que seriam fundamentais no México. Mas isto é uma outra história...

Patrocínio

Nenhum comentário:

Postar um comentário