quinta-feira, maio 22

Porque o MST é um mal para o Brasil e sua Democracia

Stédile  deu uma declaração criminosa, mas que não vai dar em nada...
O Brasil, todos sabem, é uma Democracia. Ao menos deveria ser uma. Dias perigosos rondam nosso país. Termos como "regulação da mídia", "financiamento público de campanha", "cotas" e, claro, o malfadado "MST". E é sobre este último que eu vou escrever...

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra é considerado um dos "movimentos populares", que é super respeitado pelos partidos de esquerda ou algo ainda mais vermelho ( do PT ao PCO, passando por PC do B, PSTU, PSOL e cia ). O Movimento juridicamente não existe. Isso mesmo, não existe. Não tem CNPJ, Sede ou endereço. Mas é forte o suficiente para definir quem será o Ministro do Desenvolvimento Agrário. Recentemente conseguir receber, via Ministro Gilberto Carvalho, subvenção de estatais para promover encontro em Brasília, no qual fez um áspero ( covarde ) ataque ao Supremo Tribunal Federal. O motivo? Criticar o julgamento do Mensalão. Coisa comum em Democracia mundo afora... Só que não. Em Democracias Europeias pessoas seriam presas. No Brasil, são chamadas para conversar com a Presidente.

Um adendo: entre invadir um latifúndio abandonado, sem qualquer benfeitoria, e uma propriedade menor mas com quase tudo de bom, adivinha só qual o MST invade?

O MST é responsável direto por diversos atos criminosos em todo o território nacional. Mas acho um deles, o mais absurdo de todos: o tal "massacre" de Eldorado do Carajás. Tal porque, se tivesse acontecido como queriam os "trabalhadores sem terra" os corpos existiriam do mesmo jeito, só que seriam todos de policiais.  Um breve relato: o MST interditou a BR 155, que liga a capital paraense Belém ao sul do Estado e disse que de lá só sairia se quando sua pauta de reivindicações fosse atendida. A justiça determinou a liberação e, claro, o braço armado do estado foi deslocado para cumprir a ordem. Tem uma máxima que eu aprendi desde: ordem de juiz, cumpre-se, não se discute. O MST pensou o contrário... e ai tivemos essa imagem aqui:

As pessoas correndo pra cima da polícia, armados. O que você faria se fosse um policial?
Bom os fatos são o que são, não o que se quer que eles sejam. Pessoas armadas com foices, machados, facões e outros tipos de armas brancas partiram para cima do policiais. Que, ao contrário do que você deve ter lido sobre o caso, atiraram para cima. E a multidão, insana, prosseguiu no ataque. Ai eu te pergunto: o que você faria se fosse um daqueles policiais? Veja o vídeo no Facebook caso não acredite em mim. A tragédia sairia do mesmo jeito, só que os mortos seriam policiais e não manifestantes. E estes manifestantes estavam contrariando uma ordem judicial. Tivessem-na cumprido, ninguém teria perdido a vida. Mas Stédile e seus mais próximos auxiliares, asquerosos como são, devem até terem gostado. Tanto que desde 1997 todo ano acontece o Abril Vermelho, quando propriedades são invadidas em todo o território nacional.

Após este caso, o MST meio que ganhou salvo conduto de imprensa e dos Governos para tocar terror Brasil a fora. E até colocou Promotores de Justiça para correr, como no Rio Grande do Sul. Quem ousa se levantar contra os crimes promovidos pelo movimento logo vira alguém de direita, de reacionário e de ser contra o povo. Mas que povo? Desde 1986 que o Brasil vem assentando famílias, será que não chegamos perto de resolver o problema? Detalhe: os integrantes do MST só aumentam. Tem algo errado, não? Adiante...

Eis que o presidente do movimento João Pedro Stédile falou uma frase que é a cara dele e do movimento ilegal que ele comanda: se o Tucano Aécio Neves for eleito Presidente vai - ATENÇÃO - uma guerra. Leiam a íntegra do ele disse:

“A candidatura Dilma e a candidatura Eduardo e Marina são candidaturas alternativas de um mesmo projeto: o neodesenvolvimentismo, cujos parâmetros estão bloqueados e não resolveram os problemas estruturais. A candidatura do Aécio seria o fim do mundo, a volta do modelo neoliberal, tanto que ele já anunciou que vai privatizar a Petrobras e dar independência ao Banco Central. E ainda que é o único legítimo representante do agronegócio!”. E disso que a questão agrária no Brasil só virá num futuro próximo quando houver a retomada das manifestações de massa, que vão pautar um projeto de país. “As eleições também não representam mudanças estruturais na política institucional. Ganhe quem ganhe, continuará tudo igual. Só espero que não ganhe o Aécio, porque aí seria uma guerra”
Essa fala em um país sério, coisa que o Brasil não é, daria cadeia. Processo ao menos. Mas o MST não pode ser notificado pela justiça porque, se lembram?, não existe. E continua tendo poder e tocando o terror...


3 comentários:

  1. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra é um movimento de luta pela terra e não uma organização hierárquica, tipo sindicato ou associação e é assim que eles se organizam, descentralizadamente. Discordo de praticamente tudo que está escrito no artigo do blogueiro, porque reflete exatamente o senso comum do pensamento conservador e da maior parte da velha mídia reacionária desse pais.
    O massacre de Eldorado do Carajás foi na verdade uma chacina ordenada pelo Governador Almir Gabriel com ajuda de latifundiários locais e executado pelo coronel Pantoja da polícia militar, cerca de mil trabalhadores faziam uma caminhada pacifica quando foram encurralados numa localidade conhecida pela curva do S, por dois batalhões, um vindo de Parauapebas e outro de Marabá. O objetivo era dá uma lição naqueles “vagabundos vindos do Maranhão” como está expresso textualmente pelos policiais nos autos do processo. O líder do movimento foi morto algemado e a coronhadas na frente dos companheiros presos para servir de lição, típicos das barbáries cometidas no Brasil no século VIII e XIX com os escravos, também registrado nos autos do processo.
    É verdade que muitos partidos de esquerda apóiam a luta do MST, historicamente nós temos dois momentos de luta pela terra no Brasil: o primeiro com as ligas camponesas e no programa do governo João Goulart e pós redemocratização com o MST que avançou muito pouco, face a resistência burra das elites latifundiárias. Em todos os países capitalistas centrais aconteceu a reforma agrária desideologizada a séculos atrás, democratizando o acesso a terra, uma vez que eles entenderam como forma de diminuir as desigualdades e cumprir a função social da terra. Somente no Brasil essa chaga continua e por isso a importância do MST e dos partidos de esquerda essa luta se mantém viva.
    Finalizo afirmando que essa luta é da sociedade brasileira, da agricultura familiar que coloca 70% do alimento nas nossas mesas e da agricultura sem agrotóxicos. Não aceitamos que o movimento seja criminalizado por órgãos de imprensa e por políticos neoliberais tipo o Sr. Aécio Neves. A reforma agrária é um tarefa urgente para tenhamos justiça social no campo com os indígenas, negros, enfim pelos filhos da pobreza nesse pais.

    Luiz Carlos Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos lá:
      a) o MST é um movimento que se esconde da Lei, uma vez que na prática nem existe. não se pode puni-lo porque não existe;
      b) o Massacre de Eldorado do Carajás é o que eu disse. Existe vídeo. Basta assistir. As pessoas partiram para cima da polícia, que atirou pra cima inicialmente e mesmo assim as pessoas seguiram em frente. ai, na frente, é cada um por si...
      c) Em um país decente e sério, não somos nem uma coisa e nem outra, Stédile já estaria preso por incitar a violência... curiosamente a mesma acusação feita a Rachel Sherazade feita por Jandira Fegali, do seu PC do B Lula... porque uma é acusada pelo partido e o outro não?
      d) Desde 1986 que o Brasil vem assentando famílias. Em mais ou menor quantidade, mas nunca paramos de assentar. e o número de integrantes nunca dimunui? Nunca?
      e) Acredito que o caminho correto é sempre o de conversa. Sempre. Invadir deve ser a última, nunca a primeira forma de negociar...

      Excluir
  2. Tudo o que o senhor retratou em sua matéria é verdade e apenas um breve relato das barbáries que esse dito movimento comente. São verdadeiros bandidos, que de camponeses e trabalhadores não tem nada. No Brasil é assim, quem é companheiro, nada de braçada,aproveitando nosso dinheiro de contribuinte, e quem trabalha, age dentro da lei e respeita a Constituição, é sempre penalizado. Continue sempre falando essas realidades, que terá sempre meu apoio.
    Abraço, Jorge Luiz Sandini Delazari

    ResponderExcluir