sexta-feira, dezembro 12

Emerson Fittipaldi completa 68 anos

Parabéns Rato.
A Fórmula 1 no Brasil, apesar dos últimos anos sem grandes resultados na pista, segue sendo uma paixão dos brasileiros. E se assim o é, deve-se ao homem da foto acima: Emerson Fittipaldi, conhecido como Rato ou Emmo nos Estados Unidos. Piloto cerebral, raramente cometia erros e usava ao máximo a sua inteligência para vencer corridas, mas sobretudo campeonatos.

Hoje em dia para chegar na maior categoria é até fácil se compararmos com o que Emerson teve que passar. Ele saiu do Brasil em 1969 com dinheiro apenas para alugar um carro na Fórmula Ford. Mas seu talento despontou e ele venceu várias corridas. Em 1970 correu na Fórmula 3 e venceu o campeonato, chocando a todos. Afinal, como podia um brasileiro vencer o campeonato inglês de F3 batendo todos os nativos? Rato era realmente precoce. Seu desempenho chamou atenção de Colin Chapan, dono da equipe Lotus que o fez estrear ainda em 1970 pela equipe, pilotando o terceiro carro da equipe. Marcou seu primeiros pontos na Alemanha e na Itália... bom, na pista sagrada de Monza ele viveu o seu maior drama até então: viu seu companheiro de equipe e então líder do campeonato Jochen Rindt, austríaco, morrer nos treinos, após um acidente na freada da curva parabólica. Detalhe: Emerson batera o carro de Rindt na sexta-feira e por isso o austríaco teve que correr com o carro reserva. Uma fatalidade.

Só que o campeonato não estava decidido ainda e na última corrida, Jack Ickx poderia ser campeão caso vencesse a corrida. Fittipaldi largou bem e foi subindo na classificação da corrida e faltando 7 voltas pra o final viu o carro do mexicano Pedro Rodrigues quebrar e ele herdar o primeiro lugar. A vitória - a primeira de um sulamericano em vários anos - deu o títulos póstumo a Rindt, até hoje o único campeão morto da categoria. Claro que para o Brasil o mais importante era aparecer de verdade na categoria...

Depois disso, ele venceu 2 campeonatos, foi duas vezes vice, montou sua própria equipe, venceu 14 corridas ( apenas Piquet e Senna passaram dele ) até se aposentar no fim de 1980. Foi para os EUA, onde em 1989 venceu o campeonato da Indy, mas venceu também - de forma dramática - as 500 milhas de Indianapólis, sendo outra vez pioneiro. Repetiria o feito em 1993. Após um grave acidente em Michigan, parou de correr em 1996.

Emerson é um vencedor. E hoje completa 68 anos. Longa vida ao Rato!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário