quarta-feira, dezembro 17

O que muda com o Acordo anunciado por Barack Obama em relação a Cuba?

Obama tenta salvar seu governo. Conseguirá?
Ao contrário de muitos jovens da minha época de adolescente, eu jamais me fascinei com Cuba. Sempre, eu quando digo sempre é sempre mesmo, tive dentro de mim com convicção os ideais democráticos. Porque? Atribuo isso ao fato de que meu pai poderia ter morrido em uma das greves do ABC no fim dos anos 70. Lembro da tensão de minha esperando por ele... além disso, jamais seduziu-me a ideia de que uma Ditadura possa ser boa, porque de um jeito ou de outro elas matam pessoas, sejam por prazer ou para perpetuar-se no poder. Pouco importa a motivação, matar não é uma opção. E às ditaduras matam indiscriminadamente, seja qual for a cor. Adiante.

Depois de descobrir toda a história, eu fiquei alegre e muito orgulhoso de jamais ter usado qualquer item com o rosto de Ernesto Che Guevara. Após saber que "el porco fedorento" comandava pessoalmente fuzilamentos de inimigos e até mesmo de amigos que se colocaram em seu caminho, fiquei ainda mais convicto de que sempre estive certo quanto a Ilha comandada pelos irmãos Castros. Que deve o longo reinado ao embargo imposto pelos EUA a mais de 50 anos. Sem falar que em 1962 quase colocaram o mundo no Holocausto Nuclear, ao permitirem a instalação de ogivas nucleares na Ilha. Por pouco, a nossa geração não existiria. Talvez nem mesmo o mundo.

Acontece que o Embargo Comercial é o que manteve o Fidel Castro no poder por quase 50 anos e agora mantem seu irmão Raul. Tudo de ruim que acontece na Ilha é atribuído ao Embargo. Se o povo passa fome, culpa do Embargo. Se não existe liberdade, a culpa é do Embargo. Tudo o que não existe ( e deveria existir ) é atribuído aos Estados Unidos, não ao Governo dos irmãos Castros. Eles escondem a sua própria incompetência atrás dos problemas dos outros. 

O que o Presidente Barack Obama faz agora é trabalhar contra os irmãos Castros. Claro que a intenção, em tese, é melhorar a relação entre os dois lados e, em último caso, tentar salvar seu próprio governo, que passa por sérios problemas após perder a maioria que mantinha no Senado ( já era minoria na Câmara dos Deputados ). Isso nos Estados Unidos é um grande problema. Sendo assim,  eu acredito que ele esteja tentando atrair a simpatia dos refugiados que durante mais de 50 anos fugiram como era possível para o território dos EUA. Não é pouca gente, que fique claro. E isso é mais fácil para ele, pois não precisa de aprovação do Congresso.

E Cuba? Bom, se eu estiver certo, o regime dos Castros começa a cair agora. Como não poderão mais usar os EUA como o "diabo" causador de todos os males, as mazelas do próprio regime socialista. Quando o Governo não conseguir fazer o que nunca teve que fazer e quando os ventos de liberdade soprarem pra valer após mais de 55 anos de regime socialista, ai Cuba terá uma chance. A primeira em mais de meio século.

Para quem não souber, o Embargo foi levantado em Setembro de 1962. O Regime dos irmãos Castros foi implantado em Janeiro de 1959. A culpa, portanto, não é do embargo. Isso é certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário