domingo, novembro 30

sábado, novembro 29

E não é que o novo Ministro da Fazenda está desmentindo a Dilma candidata...

Acho que eu nunca vi nada mais fora da ordem...
O Governo Dilma Rousseff está perdido. Esta é a realidade. Mas muito perdido. Só isso pode explicar o fato de que ela tenha feito Ministro alguém que tenha colaborado com a equipe de campanha de Aécio Neves. Joaquim Levy não era um membro permanente, mas por ter relação de amizades com altos membros da equipe, ele participou da elaboração do Programa de Governo do Senador, derrotado a pouco mais de um mês na eleição.

Entre as medidas que ele já anunciou, eu poderia destacar as seguintes:
  • Aumento do Superávit Primário para 1,2% do PIB em 2015 e depois para 2% em 2016 e 2017. O Superávit é a economia que o Governo se propõe a fazer para o pagamento de juros. Como comparação este ano o Governo não fez praticamente isso, pressionando a inflação para cima e agora precisa usar grana para tentar "comprar" apoio no Congresso para alterar a LDO;
  • Suspensão dos empréstimos do Tesouro aos Bancos públicos ( Banco do Brasil, Caixa e BNDES ), o contrário do que Dilma e o PT disseram na campanha. Essa medida será vital para manter as contas dentro do necessário;
  • Cortes orçamentários, diminuindo a despesa;
  • Aumento da receita. Ele não deixou claro como fará isso, mas cheira a aumento de impostos;
  • Transparência nas ações realizadas na Pasta. Em suma ele afirma que não irá realizar maquiagens ou como ficou famoso dizer "contabilidade criativa". Ele afirmou com todas as letras que isso estava acontecendo e que era errado.
Antes de mais nada, quero deixar claro que tais medidas que ele diz que implementará são necessárias e compõem, por assim dizer, o básico da economia moderna. Acontece que ao falar isso de forma tão enfática como ele disse, deixou claro que anteriormente isso não era feita. E é ai que está o problema. E dos grandes...

Além disso, quase todas as medidas citadas eram defendidas apenas e tão somente por Aécio Neves... a quem Dilma derrotou. Acusando ele de tomar as medidas que agora vai tomar... esse é o problema. E inteligente é votar em Dilma.

Isso, isso, isso...

exatamente isso...
Para os mais jovens pode parecer uma coisa sem sentido, mas para os adolescentes salgueirenses dos anos 80 as opções de divertimento eram muito, mas muito reduzidas. Em uma época em que com 12 anos Sexo era uma palavra tão desconhecida como Astrofísica ou Química Quântica, nadar, correr ou andar de bicicleta eram as grandes opções. Se você fosse de uma família mais abastada, poderia convidar seus amigos para jogar Atari - único vídeo game existente. Claro que existiam bons brinquedos, mas se divertir em grupo era a grande sacada...

Eu fiz 12 anos em março de 1986 e como a maioria dos que tinham a mesma idade, era mais criança do que adolescente. E na TV só tinha-se duas opções Globo e TVS ( atual SBT ). Foi por meio da segunda que tive acesso ao Seriado Chaves. Assim como hoje, era simplesmente manter-se alheio aquele menino que morava em um barril numa Vila que retratava o modo simplório de vida dos mais pobres. Chaves, por assim dizer, foi um caso de amor a primeira vista. Virei fã até descobrir coisas melhores, se é que me entendem...

Ficar assistindo aquele seriado foi a diversão preferida de gerações no Brasil e ainda mais no México. O Seriado é o mais visto da história da TV da América Latina e só perde para Bonanza, seriado de western que durou mais de 20 temporadas. Apesar de ter feito outros seriados ( Chapolin e Chesperito ), foi a retração da Vila que tornou todos famosos, com tipo imortais...

Roberto Gómez Bolaño, contudo tem uma mácula nesta história: apropriou-se ( não cabe aqui arguir se legalmente ou não ), a tal ponto de todos os personagens terem virado propriedade sua e os interpretes terem ficado impossibilitados de representá-los por longos anos. Apenas recentemente foi que Carlos Villagrán, que fazia o Kiko conseguiu na justiça a liberação para se vestir como o personagem em solo mexicano, antes só poderia fazê-lo fora do seu país natal. Outros romperam com Bolaños por causa disso, como foi o caso de Ramón Valdez, o seu Madruga.

Talvez essa seja só para provar que mitos possuem falhas, para torná-los humanos. O que se sabe é que ele foi importante para muitas e muitos crianças ao longo dos mais de 40 anos em que o programa é exibido pelos televisores da América. 

Se foi o Chaves. Mas o seu legado permanece, ao nos fazer rir sem a necessidade de recorrer a subterfúgios nada decentes, como é hoje em dia...


sexta-feira, novembro 28

Segundo informações da Televisa, morreu o "Chaves"

Roberto Bolaños faleceu aos 85 anos...
Roberto Gómez Bolaños faleceu hoje aos 85 anos, segundo a Rede Televisa do México. O Humorista, Diretor e Produtor estava internado a algum tempo e respirava com a ajuda de aparelhos. Ele ficou famoso no Brasil a partir dos anos 80, quando o SBT - então TVS - passou a exibir os seriados Chaves e Chapolin. Além destes ele teve outro show famoso, que só foi ao ar no Brasil por emissoras alternativas: Chespirito.


Pelé está na UTI do Albert Einstein

Problema do Rei está localizado nos rins
Edson Arantes do Nascimento - que o mundo conhece como Pelé - foi transferido para a UTI do Hospital Albert Einstein na capital paulista. O atleta do Século XX teve falhas nos rins ontem e por isso foi submetido a sessão de hemodiálise. 

O quadro é considerado estável, mas ele tem um infecção bacteriana que está resistindo ao tratamento e por isso requer cuidados. Pelé já ficara internado dias atrás, quando fez cirurgia para retirada de cálculos renais.

Pelé completou 74 anos em 23 de Outubro e é considerado o melhor jogador de futebol da história. Venceu 3 Copas, 2 Mundiais com o Santos, marcou quase 1.300 gols e parou até guerras, além de ser o maior artilheiro da Seleção e - claro - do Santos. Aliás, o segundo colocado do Peixe, Jose Mácia - o Pepe, costuma dizer que é ele o maior artilheiro do Santos. Segundo Pepe, Pelé não conta, pois é uma extraterrestre.

Ele agora luta contra a doença renal. Que ele, vencedor que é, vença também esta batalha...

quinta-feira, novembro 27

Assalto na Rua Francisco Correia termina em morte do comerciante Zé de Joquinha

Recebo agora pelo Facebook, via Arnaldo Martins, a triste notícia da morte de uma pessoa conhecida minha, o comerciante Zé de Joquinha. Ele foi morto agora a pouco em um assalto realizado no seu estabelecimento comercial. Circunstâncias ainda não totalmente esclarecidas, mas fica aqui o repudio a está ação terrível que ceifa a vida de um homem trabalhador.

Que as autoridades realizem o que delas se espera, e prendam os marginais que fizeram essa coisa horrível.

A força de um desejo

Reparem no braço de Sir Paul McCartney e o do garoto: percebeu algo?
Meu gênero musical preferido é o Rock. Não esse atual, infestado por Bandas de Heavy Metal ou coisa pior. Curto o Rock mesmo. E nem gosto de termos como Rock Progressivo ou outros que criaram para designar o verdadeiro rock. Para mim, a partir de Iron Maiden tudo é Metal, não Rock. Prefiro artistas como Joe Cocker, Chucky Berry... melhor parar por aqui, se não ficarei chato citando artistas que a maioria dos meus leitores talvez nunca nem tenham ouvido falar. Adiante...

Os Beatles são alvos de vários debates entre os fãs da Guitarra: o que eles faziam era Rock ou Pop? Bom, eu prefiro não me meter nesse debate e curtir os grandes sucessos dos garotos de Liverpool, que mudaram o patamar da música mundial. Para mim ainda é apenas distante o sonho de poder ver um dos membros ainda vivos em um show. E uma das últimas chances foi perdida esta semana. Mas para um garoto de 10 anos, isso não é mais sonho. Foi uma doce realidade, que agora virou uma história linda de superação.


Matheus Bustamante Battiato não tinha o dinheiro para ir ao Show, como muitos aliás ( 800 reais ). Ele não se fez de rogado e ajudado pela Tia - ao seu lado na foto - fez uma campanha pela internet vendendo pulseiras feitas pela dupla. Pouco antes dos Shows ele fez um vídeo agradecendo a todos, pois ele conseguira realizar o seu sonho. Que iria um pouco além do que ver o show de Sir Paul McCartney (  que nem é o meu Beatle preferido )...

A produção de James Paul McCartney ficou sabendo da campanha e resolveu dar ao garoto o que muito senhor de 65 anos ou mais pagaria caro para ter: um encontro com ídolo. Matheus, ao lado da Tia, esperou por duas horas e quinze minutos antes do começo do Show ele foi recebido pelo Beatle, entregou-lhe duas pulseiras: uma toda amarela, numa referência a Yellow Submarine ( um dos maiores sucessos da banda inglesa ) e outra nas cores da bandeira nacional. Paul incentivou o garoto, dizendo que ele continuasse assim e todos seus sonhos se realizariam. 

Para surpresa de todos, Paul fez o show inteiro com a pulseira. E Matheus agora virou uma celebridade. O garoto da pulseira ( bracelet boy como disse Sir Paul ). 

É ou não é uma linda história?

Danilo Gentilli matou a charada sobre o mascote para a Paraolimpíada

Genial!!!

Charge do Dia: Superpromoção na Black Friday?

E ai, vai encarar?

Deputado Rodrigo Novaes parabeniza Mendonça Filho por não se calar diante de Renan Calheiros


O Deputado Estadual ( re-eleito com a 9ª maior votação do Estado ), fez discurso hoje na Assembleia Legislativa, na Casa Joaquim Nabuco, parabenizando o Deputado Federal Mendonça Filho por sua atitude de não se calar diante do arrogante e irresponsável ordem dada pelo Presidente do Congresso, Renan Calheiros, que ordenou que este se calasse. Abaixo, o texto publicado em seu perfil do Facebook:

"Registrei e parabenizei ainda a postura do deputado Mendonça Filho que defendeu suas prerrogativas como representante do povo em sessão atribulada na Câmara dos Deputados, enfrentando o presidente que cassou sua palavra, Senador Renan Calheiros. A postura destemida deve ser repetida por aqueles que respeitam o voto que recebem."

Ele também usou a Tribuna para cobrar ao Governador do Estado a implantação do Corpo de Bombeiros na cidade de Floresta, sua terra natal: "Fiz um apelo ao governo do Estado para que seja implantado um posto avançado do Corpo de Bombeiros em Floresta para atender a toda a região. Hoje só contamos com estrutura de Serra Talhada ou Petrolandia.Quando há incêndio ou acidentes que necessitam do serviço de bombeiros é impossível termos o atendimento de maneira eficiente. Disse lá que a gente continua apagando fogo como na época dos Índios."

Este blogueiro que vos escreve, foi um dos 64.456 eleitores que escolheram Rodrigo Novaes como Deputado Estadual. E não me arrependo nem um pouco deste voto. Ao contrário de outros dados recentemente...

quarta-feira, novembro 26

Exposal 2014 divulga planta do evento



A Exposal firmou-se como um evento do calendário salgueirense. É um fato. Ano após ano vem sendo realizada, com mais ou menos destaque, com maior ou menor quantidade de expositores, mas a equipe vem superando as dificuldades e se tornou algo necessário. Posso eventualmente discordar do estilo musical das atrações ( e sim, a deste ano não me agrada nem um pouco ), mas louvo e felicito a equipe por sua obstinada dedicação.

Este ano o evento será realizado na Rua Poeta Levino Neto, na altura da Nocarvel, às margens da Rodovia 116. Desde já desejo sucesso ao evento, do qual participarei como visitante.

Sim Deputada Jandira Feghali, nós perdemos as eleições...

A deputada carioca acha que pode dar lição de moral nos perdedores das eleições...
Amigos próximos a mim, costumam dizer que eu adoro encarar temas complexos. De fato, o fácil não me atrai. Fácil seria votar no PT, fácil seria endeusar Lula, fácil seria virar um "inteligente" por votar no PT. Sou torcedor do Santos e isso me levou a muitos anos de sofrimento. Mas outra vez fácil seria ser torcedor dos outros rivais de São Paulo ou mesmo de algum time do Rio de Janeiro. Eu gosto é do complicado, das assim "chamadas" causas quase impossíveis... Remar contra a maré, sobretudo quando ir na direção da água é seguir o PT, é mais do que uma escolha para mim: é um prazer. Pouco me importa se dentro da minha família devo ter sido um dos 3 que votaram em Aécio Neves? Eu jamais gostei de estar com a maioria. Nelson Rodrigues cunhou a máxima de que "toda unanimidade é burra". E eu concordo com ele. Gordo e feio como sou, jamais poderia almejar ser popular. E nem quero. Adiante...

A Senhora da foto é a Deputada do PC do B, Jandira Feghali. Fui na página dele no Wikipédia para saber mais dela e informar aos amigos antes de prosseguir ( sempre é bom saber sobre quem se dispõe comentar atitudes ). Carioca, já cantou ( seu irmão é integrante do Roupa Nova ), é médica cardiopediatra e é ligada ao movimento sindical, o que significa que não trabalha a ´décadas. Deputada Federal desde 1990, ficou de fora apenas em 2006, quando perdeu disputada pelo Senado. Foi relatora da Lei Maria da Penha e também da que garantiu cirurgia reparadora para vítimas de câncer de mama paga pelo SUS. São bons feitos, sem dúvida... mas quanto ao pensamento intelectual... bom, ai o bicho pega pra valer. 

A Deputada resolveu ontem pisar em mais de 51 milhões de brasileiros que votaram em Aécio Neves. Porque? Ora, porque a oposição ( que representa este 51 milhões ) retirou-se da votação dos vetos, não compactuando-se assim com a odiosa manobra do Governo ( da qual a deputada faz parte ). Segundo ela, ao fazer isso, Aécio Neves estaria tentando forçar um terceiro turno, ao tentar impedir que o Governo transforme déficit em superávit apenas com a mudança de uma lei. Está senhora realmente está no partido certo. Segundo o partido que integra, a Coreia que deve ser louvada é a do Norte, cujo atual mandante ( neto do primeiro ) mandou recentemente matar o Tio. É com isso que ela sonha para o Brasil, ela adoraria poder mandar matar quem ousasse opor-se ao PT. São pessoas assim que são, como direi, consideradas mentes privilegiadas. Tenho medo do que seriam as vazias...

Abaixo o discurso dela, volto depois:



Parece piada, mas não é. Ela realmente acredita no que fala. Ela entende que por ter perdido as eleições Aécio Neves deveria votar com o Governo, como se a Presidente Dilma Rousseff não tivesse feito todo tipo de ações irresponsáveis e que agora vem dizendo que tudo vai parar se a lei não for votada. Ora Deputada eu vos digo que um mês atrás tudo estava bem, maravilhoso e sem qualquer menção a perdas de direitos como a Senhora cita. Dilma Rousseff e seu partido jamais mencionaram a caótica situação das finanças públicas e, ao contrário, prometeram mundos e fundos. Se a situação é ruim, a culpa Deputada não é do PSDB e seus aliados. A culpa é de Lula, Dilma e do PT. Até porque na campanha, dizia-se - com orgulho - de que os "Governos Lula e Dilma"... se agora o Brasil, na prática, está quebrado Deputada, a culpa é do PT, do PC do B e de outros partidos, não da oposição.

A senhora deputada tripudia dos que votaram em Aécio Neves. Trata-os como "ingratos", talvez porque não goste do contraditório. Talvez preferisse que aqui fosse como na Coreia do Norte,  onde nem existe oposição. Talvez Deputada, adorasse que o Brasil fosse como na Venezuela, onde opositores são presos apenas por se opor ao Governo. Saiba deputada ( desinformada que é ) que o Bolivarianismo que diz ter orgulho de pregar nada tem a ver com Bolívar. Este aliás, deve estar se revirando no túmulo toda vez que sua amada Venezuela é maltratada, supostamente em seu nome. A Deputada fecha os olhos aos desmandos cometidos por Chavez e agora por Maduro, que levaram a Venezuela a ter mais alta taxa de inflação do continente e maior também em homicídios, conseguindo superar o Brasil. Um feito e tanto...

O Senador Aécio Neves perdeu as eleições Deputada. Sim, a senhora está certa nisto. Mas ele foi ungido por 51 milhões a ser o líder da oposição. E como tal tem se portado. O PT quer apoio para aprovar a maracutaia fiscal? Que use a sua base para isso. Não venha jogar no colo da oposição tal ônus. Até porque, como todos sabemos, tudo o que deu certo até hoje no Brasil foi o PT quem fez, mas o que dá errado é culpa de FHC. Aliás, por falar em saber perder, onde estava a Deputada quando Tarso Genro comandou o "Fora FHC"? Será que a senhora participou daquele movimento, de derrotados nas urnas? Coisa boa é o Google:


Note Deputada que o PSDB, ao contrário do seu partido, não está cobrando o "Fora Dilma". O movimento que está nas ruas é espontâneo. Já o de 1999 seu partido não apenas fomentou, com foi da linha de frente. A foto acima é do Congresso, na maior manifestação do movimento. Creio que a nobre deputada tenha estado presente. Ou será que estava em uma visita oficial à Coreia errada?

Deputada Jandira: o PT venceu as eleições, mas não foi para violar as leis e jogar na lata do lixo o superávit que este mesmo governo se comprometeu a cumprir e optou por não cumprir. 

Deputada Jandira: o PSDB, Aécio Neves e mais de 51 milhões de brasileiros perderam as eleições, como a Senhora diz. Só que perder não é se sujeitar a vontade do PT. Em Democracias mais importante do que ter um Governo é ter oposição forte. Até porque, como a Senhora bem sabe e gosta, Governo existem em todos os lugares. Até na Coreia do Norte. Oposição é um item que só existem em Democracias. Isso é o que difere a Coreia certa ( a do Sul ) da errada ( a da Norte ).

Mas todos sabemos bem qual a sua escolha... Saber vencer é tão ou mais importante do que saber perder. E a Senhora Deputada, não sabe vencer.

E essa grana ai, é Friboi?

Um quinto - isso mesmo, mais de 25% - do dinheiro arrecadado por ela veio da Friboi...
Eu gosto demais de rir de certas bandeiras defendidas pelo PT e partidos mais a esquerda ( PC do B e cia ). Acho hilário e dou boas gargalhadas sozinho em casa. Algumas pessoas, no entanto, acreditam que isso seja sério e defendem com unhas e dentes o que o partido vende como agenda vital à Democracia. São, no mínimo, ingênuos. Na verdade, são outra coisa, mas eu prefiro não usar os adjetivos ideais. Em respeito aos amigos que acreditam que o PT quer o bem. Adiante...

A mais recente patacoada do PT ( e partidos de ultra esquerda como o PC do B ) é de que o Financiamento Privado de Campanha é o responsável pela corrupção generalizada na Petrobrás ( e quiçá, toda ela ). É falso em dois sentidos:
  1. Existe financiamento privado em quase todas as Democracias do Mundo;
  2. Existe corrupção em países que usam o tal "financiamento público" de campanhas.
A corrupção é um mal enraizado em nossa sociedade, infelizmente. E não está restrito às esferas governamentais, ou o que seria molhar a mão do guarda, dar carteirada ou dizer o famoso "você sabe com quem está falando"? Tudo isso é, sim, corrupção. Costumo dizer que se na base da sociedade brasileiro ao menos 80% não veem problema algum em levar algum tipo de vantagem, como querer que em Brasília - onde existem no máximo 10.000 brasileiro na máquina administrativa nacional, seja diferente? Ali estão os nossos representantes, um espelho do que somos... e se, em imensa maioria, achamos de bom grado pagar a um guarda para não levar uma multa, porque eles seriam diferentes? É pra se pensar, com certeza...

Como mal enraizado, não será a troca da forma de financiar campanhas que irá resolver o problema atual. Ou será que se o financiamento passar a ser público, o atual esquema seria evitado? Citem-me uma única prova de que isso aconteceria que eu passarei a defendê-lo. Porque raios um Paulo Roberto Costa deixaria de obter ganhos milionários só porque a grana não iria mais para as campanhas? E outra: os envolvidos na Delação do Processo devem devolver mais de 1 bilhão de reais. Essa dinheirama não foi parar em campanhas, até porque se tivesse sido usado para tal fim não poderia ser devolvido, não é mesmo? Engraçado, sem dúvida...

A campanha de Dilma Rousseff foi, todos sabem, a mais cara da história. O marqueteiro João Santana deveria ser processado pelo artigo 171 do Código Penal por conseguir vender uma farsa. Afinal hoje temos um mês da eleição e o Governo desmorona em suas mentiras contadas durante a campanha.  Fosse hoje a eleição e Dilma nem teria 40% dos votos tamanha é a mentira contada. Aliás, por falar em Marqueteiro cabe uma pergunta bem interessante: porque cargas d'água Santana aceitaria trabalhar pela metade ( ao menos ) do valor cobrado este ano? Por, digamos assim, princípios? Façam-me o favor...


A JBS Alimentos, que vende a marca Friboi, foi a principal doadora de campanha de Dilma. Que arrecadou 350 milhões de reais. Sabem quanto a empresa que vende carne doou? 73 milhões. Partindo da premissa contada lá em cima - e já demonstrada falsa - quanto de propina e em que áreas a JBS cobrou do Governo para fazer frente a um quinto da campanha da presidente? Entendam bem: eu não estou acusando a empresa de nada, é o PT que diz que só corrompendo que as empresas poderiam arrumar a grana para doar às campanhas. Sendo assim, eu fico com medo do que tenha sido feito. Palavras do PT, não minhas... em tempo: rolam boatos na internet que o Lulinha seja um dos acionistas da empresa. Boatos, é claro...

O PT tenta assim usar um escândalo seu ( no caso, o petrolão ) para empurrar goela abaixo o que lhe permitiria ficar no poder mais 20 anos: financiamento público. Em suma o troço funciona assim:
  • Uma vez aprovado no Congresso, 100% do dinheiro gasto em campanhas viriam do fundo partidário, que seria reforçado com dinheiro nosso ( traduzindo: mais impostos );
  • A divisão - nunca foi explicada esta parte - seria de acordo com as bancadas na eleição anterior. Sendo assim, o partido com mais cadeiras receberia mais dinheiro, assim como é no tempo de TV;
  • E os nanicos? Tem partido, como é o caso do PRTB de Levy Fidelix, que recebe mensalmente 120 mil reais ( ele mesmo disse isso durante os debates ). Esse valor seria, digamos assim, aumentado?
  • Quem fosse grande, permaneceria grande. Adivinhem quem sairia na vantagem?
Além disso, o PT conta com ajudas que ficariam foram da conta: ONG's, Sindicatos e Organizações ( UNE, MST, MTST e outros ), que já fazem campanha hoje. E detalhe: é vedada pela constituição campanha por parte dos sindicatos. Mas todos bem sabemos o que o PT e cia pensam das leis... Lei só é boa se favorecer o partido. Se for contra, não presta...

Sou contra este balela de financiamento público, porque ela não vai resolver o problema. Tende, ao contrário, é aumentá-la. Ou será que um grupo que deseje algo aprovado ( e lobby é legal ) vai passar a não doar? O caixa dois será ampliado e serão criadas outras formas de financiamento por parte das empresa...

Como eu digo desde sempre: se é bom pro PT, é ruim pro Brasil. Simples assim...

terça-feira, novembro 25

Pokemon ou Mascote de Jogos Olímpicos?

Eu sabia que conhecia o mascote, mas não me lembrei de onde. Agora está ai a resposta...
Eu sempre gostei de desenhos animados. Sempre. Até hoje, diga-se. Para mim nunca foram e nunca serão coisa apenas para crianças. Assim fosse, nós adultos deixaríamos de comer coisas que crianças comem ( chocolate por exemplo ). Eu acredito nisso. Adiante...

Sendo assim gostava de vez por outra assistir ao seriado animado Pokemon. Não é que eu parasse tudo o que estivesse fazendo para assistir, mas entre ver uma novela ( Globo ) ou um programa policial ( Band ), parece-me razoável perder algum tempo vendo algo mais lúdico e menos ofensivo a família. Adiante...

No desenho, existia a equipe Rocket que era do lado do mal e que sempre tentava roubar o Pikachu da turma do bem. E sempre se dava mal, é claro. O gato da equipe, conhecido pelo nada inventivo nome de Miau, era um Pokemon sem poder algum, mas que mesmo assim, segundo meu filho, o único com inteligência na equipe. A foto acima, à direita, é uma reprodução dele. Aliás, por falar em Pikachu, aqui vai uma imagem dele:


Basta portanto juntar a cor do Pikachu com a imagem do Miau e temos... o mascote dos Jogos Rio 2016. Piada, plágio ou total falta de criatividade?

segunda-feira, novembro 24

Já temos Mascotes para os Jogos 2016...

Um gato e uma árvore... sei não...
A Olimpíada - a nova farra dos aditivos e acréscimos em valores e perda de legados prometidos - tem uma marca: mascotes. Alguns tornam-se imortais como o ursinho Misha dos Jogos de Moscou em 1980 ou o cachorrinho Cobi dos jogos de 1992 em Barcelona. Outros são esquecidos totalmente e outros são desastrosos, como o terrível mascote dos Jogos do Centenário de Atlanta.

Os do Brasil ( Olímpicos e Para-Olímpicos ) foram inspirados na Fauna e na Flora. O amarelo é o dos Jogos Olímpicos e o com a cabeça estranha é o dos Para-Olímpicos. O primeiro parece um gato ( pode-se com boa vontade até achá-lo parecido com uma onça, sem as pintas é claro ) e o segundo, creio eu, lembra uma árvore. Eles, contudo, são melhores do que alguns mascotes lastimáveis, como a dupla dos Jogos de Londres ( Wenlock e Mandeville ):


Eu gostei do "gatinho" e nem tanto assim da "planta". Existe até uma votação para a escolha dos nomes dos mascotes, basta acessar este site e escolher o nome da dupla ( eu votei em Vinicius e Tom ): http://www.rio2016.com/mascotes

E o amigo leitor, o que achou dos mascotes? Eu deixo, para finalizar o post o melhor mascote na minha opinião, quando eu tinha 6 anos eu chorei junto com ele:


domingo, novembro 23

Seu Lunga, sempre o mesmo...

Não tem como não pensar que pudesse ser assim... 

Lewis Hamilton vence e é novamente campeão. Massa conquista melhor resultado em 6 anos

Hamilton comemora. Foi, de fato, o melhor piloto da temporada.
A Fórmula 1 vem sofrendo com falta de competitividade nos últimos anos. A última temporada em que tivemos ao menos duas equipes em pé de igualdade foi em 2008, quando a McLaren venceu disputa ponto a ponto contra a Ferrari. Curiosidade ou não, hoje os protagonistas daquela disputa de 6 anos atrás duelaram pela vitória em Abu Dhabi: Lewis Hamilton e Felipe Massa. E assim no final daquele GP Brasil quem levou a melhor foi o inglês, que venceu a corrida e conquistou, com sobras, o campeonato.

Hamilton, agora de Mercedez, terminou por ficar tranquilo ao fim da corrida pois seu companheiro - e rival pelo título - Nico Rosberg passou a ter grandes problemas com o sistema de recuperação de energia ( ERS ) e o mesmo despencou na classificação. Hamilton consegue assim, um feito: é o primeiro inglês bi-campeão desde que Graham Hill ( pai do também Campeão Damon Hill ) conseguiu o feito em 1968. Ele não é o britânico com mais títulos, porque o escocês Jackie Stewart tem 3. E outro escocês, Jim Clark, também tem 2 conquistas.

Para o Brasil a corrida também trouxe um alento: Felipe Massa conseguiu o melhor resultado para o país desde a vitória de Rubens Barricelho em Valência, no Grande Prêmio da Europa pela temporada de 2009. Massa não chegava tão perto de uma vitória desde o trágico Grande Prêmio da Alemanha em 2010, quando teve que ceder a vitória para o companheiro Fernando Alonso. Massa voltou ao segundo posto, mas ainda falta voltar a vencer.

É daí que vem o alento: a sua equipe, a Williams, teve uma temporada mágica, de renascimento. Com o resultado de hoje ( seu companheiro Valteri Bottas terminou em terceiro ), a equipe já ouve o tilintar da grana para 2015. E grana resulta em melhores técnicos, melhorias no carro e mais desempenho. E a equipe terminou o ano sobrando diante das outras equipes, a frente da Red Bull, Ferrari e McLaren. Com mais recursos, tende a ficar na frente. Além disso, as outras 3 equipes não terão o vital motor Mercedez, que equipam a Williams.

A Fórmula 1 tem tudo para andar melhor ainda em 2015. E isso para o Brasil é excelente. Já que ele terminou numa crescente. 

Charge do Dia: Vazamento de óleo? Até o Papai Noel tá vendo...

A estrela, que nunca me enganou, não é mais a mesma...

sábado, novembro 22

Macaé consegue empate heroico e conquista Série C

Diego Correa, o herói do time carioca...

O Papão foi papado no Mangueirão. Assim podemos dizer sobre o fato do Paysandu ter perdido o título da Série C dentro de casa, no estádio do Mangueirão em Belém. O time da Curuzu é dado a derrotas ( no caso empate ) doloridos dentro do seu próprio Estádio. Como não lembrarmos de 2011 quando o nosso Carcará calou a Curuzu?

Pois bem, hoje o time esteve na frente do placar 3 vezes. E acabou por ceder o empate em todas elas. Se pode reclamar de alguém, é de si mesmo, pois a torcida fez tudo o que podia: abarrotou o estádio, gritou, fez festa e apoiou até onde era possível... mas os erros defensivos custaram uma conquista inédita no ano do Centenário.

Do outro lado temos a festa de um time que se classificara apenas nas última rodada e por conta do saldo de gols. Encarou o melhor time da Série C, o Fortaleza. E calou o Castelão. Parabéns pro Campeão, um raro time de destaque no Rio de Janeiro fora das 4 grandes. Que sirva para melhorar o futebol do estado, que pena muito recentemente.

Leia aqui um relato da partida, do Site Futebol Interior.

Perda irreparável: Seu Lunga morreu!!!

Deixará saudades...
Joaquim dos Santos Rodrigues. Dito assim, um qualquer. Se informamos que ele nasceu em Juazeiro do Norte, pouco altera. Se citamos que ele é um comerciante que vende quase um tudo, alguns até podem ligar o nome ao mito. Já se falarmos de respostas curtas e diretas, ai todos saberão quem ele é: Seu Lunga.

Segundo post do Diário de Pernambuco, ele faleceu hoje na Capital do Cariri aos 87 anos. Deixa órfãos toda uma geração de pessoas que deram boas gargalhadas com seus frases, causos e estórias. Morre um lenda. O sertão nordestino, fica mais triste. 

Abaixo, mais detalhes sobre a morte dele:

O humorista, poeta, vendedor de sucata e repentista da cidade de Juazeiro do Norte, Joaquim dos Santos Rodrigues, de 87 anos, mais conhecido como “Seu Lunga”, morreu por volta das 9h da manhã deste sábado (22), na cidade de Barbalha, no interior do Ceará.

“Seu Lunga”, que entrou na história do humor brasileiro por ser uma espécie de “antítese” da risada, até porque eram as respostas mais ásperas em diálogos que faziam sucesso entre o público, estava internado no internado no Hospital São Vicente de Paulo, em Barbalha, onde tratava de um câncer de esôfago.

O artista ganhou notoriedade pelo temperamento forte, tornando-se um personagem do folclore nordestino. Várias páginas em redes sociais, como o Facebook, dedicam perfis ao cearense. Seu apelido veio de uma vizinha que lhe chamava de Calunda, devido a sua loja. Com o passar dos anos, ficou apenas Lunga.

Biografia

Joaquim dos Santos Rodrigues nasceu em 18 de agosto de 1927 no município de Caririaçu, passando a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré. Aos 16 anos de idade, foi morar no município de Juazeiro do Norte. Casou-se em 1951, tornando-se pai de 13 filhos.

Fonte: Diário O Povo.

quinta-feira, novembro 20

2014: o ano que o futebol brasileiro foi espancado sem dó. E nem me refiro aos 7x1...

Reparem bem no quado que ele tem no escritório dele...

2014 poderia ter sido o ano do ressurgimento do Futebol como modalidade no Brasil. A Copa do Mundo poderia ter-nos dado como legado uma Liga de Futebol como é na Itália, Inglaterra, Japão e até nos Estados Unidos ( sim, por lá tem uma liga e aqui não!!! ). Seguimos tendo o que de pior pode existir em termos de dirigentes. E quando falo pior, é preciso lembrar que existem figuras grotescas mundo a fora, mas aqui os caras conseguem ser, infelizmente, ainda piores.

2014 chegou e nosso campeonato segue sendo uma piada, com times fracos, endividados e sem perspectivas de melhorias. Diversos times possuem dívidas de 4, 5 e até 12 vezes sua receita. Isso mesmo, tem time que deve 12 vezes o que consegue arrecadar. Enquanto isso a CBF segue faturando rios de dinheiro com a Seleção. CBF - Casa Bandida do Futebol, em termo cunhado por Juca Kfouri - que não respeita a Data Fifa e marca rodadas durante elas, enfraquecendo os times, que deveriam ser os protegidos. Só que na lógica da CBF o que ela tem que cuidar é só da seleção e realiza o campeonato quase como obrigação. Em todo o mundo é assim, a Confederação Nacional só cuida da Seleção, mas a CBF não passa o campeonato para os clubes. Porque? Se fizer isso, ela perde o poder de montar o calendário e perderia votos das - desnecessárias Federações Estaduais. Além de poder agradar a Globo, outro câncer do futebol.

A divisão de dinheiro das Cotas de TV também viraram um problema. Antes existiam faixas de Cota e determinados clubes as ocupavam. A diferença entre os mais "abastados" e os mais "paupérrimos" era pequeno, de apenas 15 milhões. Hoje a diferença é de 100 milhões e ano que vem vai passar para 120 milhões. Parece piada, mas não é. Sabe que outra liga tem tal diferença? A espanhola, onde Barcelona e Real Madrid ficam com mais de 70% do dinheiro das TVs. Sabem que são os nossos Barça e Real? Corinthians e Flamengo. Os dois devem salários, direitos de imagem e possuem dívidas monstruosas. Mesmo recebendo mais...

Não obstante o 7x1 - que ao contrário do que querem Globo, CBF e a maioria dos dirigentes - não vai passar nunca, a CBF trouxe de volta o péssimo Dunga para ser treinador da Seleção. Numa escolha totalmente desastrosa, mas que ainda foi complementada pela escolha de Gilmar Rinaldi, que era Agente FIFA, para cuidar das seleções, algo como colocar a raposa para cuidar do galinheiro. Em tempo, ele foi Diretor do Flamengo em 2000 e saiu em 5 meses, com os contratos de Adriano e outros 3 jogadores talentos do time, sem que o Flamengo tivesse - digamos assim, lucro com as saídas dos jogadores. São pessoas assim que cuidam(??) do nosso futebol...

Os times endividados foram a Brasília pedir um perdão das dívidas. Ok, não era bem um perdão, mas uma renegociação da monstruosa dívida que eles mesmo contraíram. Só que em 2005 e em 2009 Lula fizera o mesmo, refinanciar, e os clubes pararam de gastar mais do que arrecadam? Nem em sonho... e olhem que em 2011 assinaram novos contratos, mas nada serve quando se é péssimo em administrar. O Bom Senso - movimento ótimo, por sinal - foi a Presidente e cobrou que existissem limites, bem como a obrigação de manter o pagamento em dia e se atrasar o pagamento os mesmos percam pontos e/ou até sejam rebaixados. O que os clubes fizeram? Foram atrás dos Deputados e quase conseguiam aprovar a Lei sem isso. Ainda bem que não conseguiram...

Como se não bastasse tudo o que eu escrevi até aqui, ontem veio o pior: Eurico Miranda foi, oficialmente, re-eleito Presidente do Vasco da Gama. Realmente é a cereja no fétido bolo do futebol brasileiro. Se querem saber, é merecido. Um país onde o futebol é tão mau tratado como é no nosso, pessoas como Eurico Miranda merecem ser presidentes de times... e, claro, o Dunga sendo "técnico" de seleção

Blog do Josias: Sob pressão, Dilma tenta dar à luz uma agenda

Não tenho por costume reproduzir texto no Blog, tenho por gosto escrever sobre cada assunto que vejo como destaque. Mas ver por outra, é possível encontrar textos que sinto vontade de assinar embaixo ou que adoraria tê-los feito. É caso deste texto do Blog do Josias. O qual, reproduzo abaixo, com alguns destaques em azul, feitos por mim:



Sitiada por uma conjuntura que rosna para sua autoridade, Dilma Rousseff é pressionada a esboçar uma reação. Sob aconselhamento de Lula, tenta dar à luz uma agenda. Algo que lhe permita evoluir da lamentação depois do fato para a sensação de que comanda.

No momento, Dilma e seus conselheiros iludem-se com uma fantasia: a ilusão de que a indicação imediata de uma nova equipe econômica fará o noticiário, hoje monopolizado pelo mega-escândalo de corrupção na Petrobras, mudar de assunto.

De fato, há enorme curiosidade para saber quem será incumbido por Dilma de tourear as dificuldades econômicas que ela legou para si mesma. Mas a revelação do nome do sucessor de Guido Mantega não resolve a crise na Petrobras, que logo irá se transformar numa crise do Legislativo, com ramificações no Executivo.

De resto, a escolha do titular da Fazenda fará brotar cobranças novas. A lista de cotados ainda inclui Luís Carlos Trabuco, presidente do Bradesco. Se vingar, Dilma será convidada por Marina Silva a desculpar-se com Neca Setúbal.

Com ou sem Trabuco, o governo terá de apresentar um programa de cortes de despesas capaz de projetar para 2015 um cenário menos vexatório do que esse que está pintado no vermelho das contas de 2014.

A acidez da conjuntura já não permite prolongar o discurso econômico aguado e evasivo da campanha. Se der ouvidos a Lula, Dilma não hesitará em aplicar um receituário com ingredientes do programa do adversário. E ouvirá de Aécio Neves a provocação de que precisa pagar royalties ao economista tucano Armínio Fraga.

Dilma pediu e a maioria do eleitorado lhe deu a oportunidade de esticar a permanência do PT no poder federal por mais quatro anos. Agora, precisa responder: para quê? Vem daí a correria das útimas horas para fazer o parto de uma agenda. Nem que seja a fórceps.

A maldição do segundo rebaixamento faz outra vítima

Quando a fase é negra, de tudo acontece...

O Botafogo faz parte de um grupo considerado a elite do futebol brasileiro: os 12 maiores clubes. Claro que é uma visão muito ligada ao tamanho nacional das camisas dos integrantes ( Santos, São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Vasco, Botafogo, Flamengo, Internacional, Grêmio, Atlético e Cruzeiro ). Alguns podem contestar, mas sabe quantas Libertadores possuem os times fora desta lista? Zero. Quantos Brasileiros? 5 ( Guarani, Coritiba, Sport, Bahia e Atlético-PR ). A mesma quantidade dos times Gaúchos ou de Corinthians e Flamengo individualmente. É, de fato, o grupo dos maiores vencedores, mesmo que o time do Atlético tenha apenas uma conquista de brasileiro, assim como o Botafogo. E é deste último que trata este post...

O time da estrela solitária foi uma equipe forte do Rio de Janeiro no começo do futebol na cidade maravilhosa. E com alguma frequência seguiu vencendo campeonatos ( ou ao menos decidindo-os ) até 1971. Depois, um jejum de bons resultados que perdurou até 1989. Venceu  - de forma muito ilegal - o Brasileiro de 1995. E depois voltou a ser um time segundo escalão. Caiu, ao lado do Palmeiras, em 2002. Assim como o alviverde voltou na temporada seguida. E ao contrário deste, não fez outro estágio na Segundona... só que agora vai voltar para lá...

E que maldição é essa Flávio? Desde 1988 que quase todos os campeonatos tiveram acesso e descenso. Quase, porque em 1993 e 2000 os regulamentos não previam tal expediente e em 1996 o Fluminense caiu, mas virou a mesa e ficou na Série A... para cair de novo no ano seguinte!!! Destes 12 times o primeiro a cair foi o Grêmio, em 1991. E, por mais incrível que parecer possa, não teve virada de mesa para 1992. Só que o tricolor dos pampas não subiu no campo, ficando em 11º no geral da Série B. Ai a CBF teve que mexer os pauzinhos e subir 12 times para 93. Só que o time gaúcho ficou entre os 16 melhores da Série A, que não cairiam de maneira alguma para 94, enquanto que outros 16 times brigariam por 8 vagas. Sacanagem total. Como primeiro a cair, o Grêmio também seria o primeiro a voltar para a Série B, em 2004 ( ok, o Fluminense caiu duas vezes, mas só na segunda é que ficou de fora da Série A ). Passou, digamos assim, a ser uma maldição: cair uma vez, logo levaria a cair de novo.

O segundo membro dos 12 a cair foram Palmeiras e Botafogo, como dito em 2002. 10 anos depois o "porco" voltaria a cair. O mesmo aconteceu com o Vasco ( 2009 e 2013 ), sendo o time da colina o time a cair em menor período duas vezes. Além de cair, os times demoram para voltar aos grandes momentos quando caem pela segunda vez, com alguns nem mesmo conseguindo brilhar após a primeira. O Botafogo só venceu 2 estaduais desde a queda; o Palmeiras um paulista e uma Copa do Brasil; o Vasco só venceu uma Copa do Brasil. Já o Fluminense levou quase um década para vencer algo importante ( uma Copa do Brasil ) e antes do terceiro descenso ( outra vez vergonhosamente evitado ) venceu 2 brasileiros. Já o Corinthians ( rebaixado em 2007 ) venceu quase tudo o que era possível a partir de 2009.

Por isso é que eu creio que exista uma maldição. E o Botafogo é nova vítima. E com a atual situação periclitante do time de Marechal Hermes não dá para pensar que ele possa repetir os feitos do Corinthians. E é bom o Palmeiras abrir bem os olhos, para não se tornar o primeiro membro dos 12 a cair pela terceira vez...

quarta-feira, novembro 19

Dia da Bandeira. Você sabe que existe até um Hino para ela?

Todos sabemos o que cada cor representa. Mas você sabe porque foram elas as escolhidas?

Existe a história oficial ( às vezes oficiosa ) e a verdadeira. Sobre a Bandeira Nacional não seria diferente. O seu atual formato foi definido em 19 de Novembro de 1889, 125 anos atrás. Oficialmente, é claro, conta-se que a mesma foi definida a partir, digamos assim, de um clamor por uma pavilhão diferente da que tinha a bandeira do império. Será mesmo? Olhem como era a bandeira do Império:


Super diferente, não é mesmo? O que, então, aconteceu? Bom, os republicanos que derrubaram o Império não eram assim tão "republicanos". Ao menos uma considerável parte deles. O próprio Deodoro não queria derrubar o Imperador, mas sim o Gabinete do Ouro Preto, que era comandado por um Visconde que dava nome ao Gabinete. Poucas pessoas sabem, mas i Império Brasileira era uma Regime Parlamentarista, tendo portanto a figura do Primeiro Ministro, que aqui era chamado de Chefe de Gabinete, o que dá no mesmo. E, passados 4 dias, era preciso realizar eventos oficiais e os mesmos não poderia ser feitos com a bandeira do Império, afinal agora éramos uma republica. Dai terem mantido o VERDE e o AMARELO.

Acontece que essas duas cores eram ligadas à Nobreza mais do que a maioria poderia supor ou deduzir: o verde é a cor da casa dos Bragança, família real portuguesa e o amarelo da casa dos Habsburg, realeza Austríaca. A escolha de cores coube a Imperatriz Leopoldina, ela filha do Imperador Francisco I, da Áustria.

Certo, o sabemos de onde surgiram o verde e o amarelo. Mas e o azul, com a faixa branca com os dizeres "ordem e progresso" bordados na cor verde ( sabias disso? ), apareceram como? Bom, era precisa retirar o brasão real e colocaram o azul, representando o céu da cidade do Rio de Janeiro tal como estava no dia 15 de Novembro, data da proclamação da republica. A faixa branca, acreditem não representa nada. Isso mesmo, apenas um local para escrever a frase "positivista". O Positivismo é uma teoria da filosofia, criada pelo francês Augusto Comte, que era muito famoso no Brasil de então. Aliás todos os jovens republicanos eram positivistas.

Sendo assim, esqueça a patacoada de que o verde representa as matas, o amarelo o ouro, o azul o céu da nação ( embora, represente algo parecido ) e o branco da paz. Pura lorota que foi criada pela Ditadura... Vargas. Ah sim, você pode ter ouvido em algum lugar que o branco também represente a linha do equador, mas é mentira também. Ele não tem função a não ser, permitir a inscrição que lá está...

Abaixo deixo o Hino da Bandeira. Que está em desuso, afinal se nem mesmo cantar o Nacional nossas crianças aprendem mais, como poderia-se perpetuar o "símbolo augusto da paz"?


45 anos do Milésimo Gol do Rei


19 de Novembro de 1969. Maracanã, Rio de Janeiro. Santos e Vasco da Gama jogam pelo Torneio Roberto Gomes Pedrosa, conhecido com "Robertão". Pelé já era um mito, recebido por reis, rainhas, presidentes e todo tipo de autoridade. Já até parara uma guerra na África. Vencera duas copas ( começando na reserva da primeira e ficando no banco - por contusão - na segunda ). Fora cassado em Liverpool pelos zagueiros búlgaros e, sobretudo, portugueses. Com o Santos vencera tudo o que era possível ser conquistado, humilhava todos os rivais do peixe e tornara o pai deste blogueiro um santista convicto. O que por tabela, tornou-me também.

Pelé já tinha tudo o que podia ser alcançado, medido e conquistado. Mas queria e conquistaria ainda mais. Naquele dia 19 ele virou, digamos assim, uma lenda ainda maior. Naquela noite, ele se tornou o primeiro jogador a ter marcado mil gols, todos catalogados. Arthur Friendenreich e Ferenc Puskas tem a si atribuídos tal marca, mas não tem registro dos gols, sobretudo "el tigre", nosso primeiro craque. Pelé foi o primeiro a fazê-lo sabendo que marcara o milésimo gol. Mesmo que pairem dúvidas sobre a contagem e até sobre certos gols agregados ( como os marcados pela Seleção do Exército ). Contudo, nenhum dos mil gols catalogados foi marcado enquanto ele era juvenil, como na contagem de Romário e Túlio. Nenhum foi marcado quando ele era amador. Todos, são de quando ele era profissional. E mesmo os gols marcados quando servia a exército, foram em um campeonato oficial, que acontece todos os anos. Não foram meros treinos contra combinados como na contagem dos outros brasileiros que se apregoam terem alcançado a marca.

Pelé costuma dizer que Edson Arantes do Nascimento é mortal e Pelé eterno, como se fossem duas pessoas ( ou entidades ) diferentes. Talvez faça isso como forma de defesa para seus erros enquanto pessoa não mais ligada ao futebol. Seja como for, sejam ou não duas pessoas distintas, o fato é que naquele dia Pelé, ao ser perguntado a quem dedicava o feito, ele disse "às criancinhas". Na época pareceu demagogia, mas sejamos francos: se tivessem seguido o conselho, o Brasil hoje seria outra nação.

Pelé, o atleta do século. Pelé, dos mil gols. Pelé, o imortal. Pelé, o melhor jogador da história do futebol. Não por outro motivo, hoje é o dia dele na cidade que ele colocou no mapa. Merecidíssmo, diga-se de passagem...

Jogos Olímpicos Rio 2016: o que vem por ai...

No papel, tudo bonito, mas na prática...

Este blog caminha para completar um ano. E fora as eleições, o grande assunto foi a Copa no Brasil. Apontei os graves erros na condução do processo e criei até um termo de que reproduzido por canais de TV: Copa da Gambiarra. E foi mesmo. Duvidam? O estádio do Palmeiras, que será inaugurado hoje, recebeu todo tipo de fiscalização pensável e quase não era aberto agora em 2014. Se tal rigor tivesse sido aplicado aos estádios da Copa, quase a metade seria vetado. Além disso temos ai, como antecipado por muitos, elefantes brancos espalhados pelo Brasil, com destaque para o cesto de palha de Manaus, o Nacional de Brasília e, menor proporção, a Arena das Dunas. São obras que custaram caro ( o Nacional deve ter custado algo em torno de 2 bilhões ) e que agora, como sempre fora dito, são "elefantes brancos". Exceto aos 3 estádios particulares usados na Copa ( Itaquerão, Arena da Baixada e Beira-Rio ), apenas o Mineirão - por causa do Cruzeiro e eventualmente do Atlético - tem lotação considerada boa. Até o Maracanã, que serve a 3 times tem média de público pequena. Ok, isso deve-se ao fato de ter sido privatizado, assim como todos os outros públicos foram. Aliás, se era pra privatizar, porque não ter feito isso antes? Boa pergunta, que ficará para sempre sem resposta... Adiante.

Agora temos os Jogos Olímpicos, daqui a pouco menos de 2 anos. Pra variar, pouco menos de 20% das obras estão dentro do cronograma, lembrando bem a Copa. Mas aqui é Brasil. Assim como na Copa, diversas obras apresentadas como "legado" já foram descartadas, destacando-se dentre elas a despoluição da Baia a Guanabara. Quando o Brasil se apresentou como país candidato, essa obra era o cerne de uma mudança permanente da qual se aproveitaria com a realização dos Jogos. Já ficou só no papel. Essa é apenas uma, de muitas. Também não para não citar a destruição final do Autódromo Internacional Nelson Piquet. Que fora - desnecessariamente - mutilado para o Panamericano de 2007. Agora foi aniquilado, sem que outro fosse construído. Detalhe: o Brasil corre riscos de em um futuro não distante ficar em piloto da Fórmula 1 e estamos destruindo nossas pistas conhecidas por sua excelência de formadores de pilotos. Adiante.

Vejo hoje, no UOL, duas matérias sobre o tema, as quais destaco aqui:
  • RJ manda atletas 'desalojados' treinarem em estádio em obras. Onde os nossos abnegados atletas tentam, sabe-se lá como, competir com decência, mas não encontram onde... Como se nossas autoridades não fossem capaz de, sequer, prever que isso fosse acontecer;
  • Suspense, roubo e contradição. Remontagem de velódromo do Rio vira novela. A cidade do Rio de Janeiro não tinha um Velódromo, local para competições de Ciclismo, uma total falta de planejamento esportivo, mas aqui é o Brasil, como sabem. Pois bem, para o Panamericano foi construído um, com direito a piso de madeira de pinho siberiano, que seria o "top" dos pisos. Além disso foi feito algo maior do que o necessário para a competição. A justificativa? O mesmo atenderia às exigências do COI e - ATENÇÃO - caso o Brasil fosse sediar uma olimpíada, não seria necessário fazer qualquer reforma. Acontece que a primeira coisa que o Comitê da Campanha fez foi prever um NOVO Velódromo. Porque? Ora pois, uma Olimpíada não é um evento qualquer e precisa-se do melhor para atender as 5 mil pessoas que normalmente aparecem no evento. O do Pan só tinha capacidade para 1,5 mil pessoas, além de - ATENÇÃO - possuir duas colunas estruturais dentro dele, tomando visão das pessoas. Custo do primeiro foi de 14 milhões. Já o segundo... custo estimados de 145 milhões. Parece piada, não é mesmo?
Assim caminha o Brasil. O Ministério do Esporte na gestão petista fica a carga do PC do B. Tenho - e não nego - sérias restrições ao partido, que tem nomeado para a pasta pessoas totalmente estranhas ao mundo esportivo, usando o Ministério para - como quase todos os outros o são - para acomodar apaniguados da estrutura partidária, sem usar a pasta para remodelar o esporte ou ao menos produzir melhoras pequenas. Em nada - reitero em nada - o Esporte brasileiro beneficiou-se com o PC do B no comando da pasta. E nem irá fazê-lo com os próximos 4 anos.

Além do mais, enquanto Londres teve Sebastian Coe como Chefe do Comitê local nós teremos Aldo Rebelo... Assim não tem como pensar em nada de bom. Até porque já vimos como ele se saiu na Copa. Porque seria diferente nas Olimpíadas?


terça-feira, novembro 18

Charge do Dia: Tá ficando feia a situação...

É Graça Foster, tá ficando feia demais mesmo...

Dunga é um mal desnecessário para o futebol brasileiro

Thiago Silva acho que teria direito, ao menos, uma explicação...

Dunga não é Técnico. Nunca foi, não é e nunca será um Técnico. Foi uma criação de Ricardo Teixeira após a bagunça que foi a preparação para a Copa de 2006 ( a qual ele, Teixeira, teve muita culpa, até porque um ano depois disse que aquela "farra" não poderia dar certo. Mas se ele viu, porque não fez nada? ) ele resolveu colocar alguém disciplinador, sem qualquer experiência, mas que não permitiria exageros. Acontece que exageros ainda maiores aconteceram em 2010, como todos sabem. E ao contrário do time da Copa da Alemanha, o da África do Sul não tinha talento. Ou será que Kleberson, Josué, Júlio Baptista, Graffite e cia são exemplos de qualidade técnica? Claro que não...

Dunga é o 6º Técnico a ter uma segunda chance na Seleção ( Vicente Feola, Zagallo, Parreira, Felipão e Telê Santana ). Destes, apenas o mestre Telê Santana voltou após não ter vencido a primeira Copa, assim como é o caso de Dunga agora. Só que, a Copa inicial de Telê foi apenas a melhor Copa que o Brasil não venceu, como uma das grandes Seleções de todos os tempos, ao menos entre as que não venceram . Já o time de Dunga... bom este não deixou saudades em ninguém. E não adianta apontar que o time dele vencia, porque ganhou Copa das Confederações e Copa América. Essas competições o Brasil já vencera antes, mas ele fracassou bisonhamente nos Jogos de Pequim 2008 e na Copa do Mundo. Portanto...

Thiago Silva poderia ser, hoje, um imortal do futebol. Se o Brasil tivesse vencido a Copa, caberia a ele o gesto de levantar a Copa. Fosse ele um perna de pau ou não, passaria para o Hall dos grandes. Mas ele é um dos melhores jogadores do mundo. Sim, Thiago Silva ainda é um dos 5 melhores zagueiros do mundo e com certeza é o melhor do Brasil. E acredito que ele esteja certo de esperar que o assunto capitão fosse, digamos assim, melhor tratado. Ele era o "dono" da braçadeira e me parece plenamente lógico que ele esperasse uma conversa do treinador com ele. O problema é que o "treinador" é Dunga e ele é tudo menos "boa pessoa".

Dunga acha ser o rei da cocada preta. Ele, acreditem, pensa ser melhor do que Falcão, Zico e Sócrates juntos, afinal ele venceu uma Copa e estes não. Ele não aceita que os brasileiros sigam preferindo o time de 82 ao de 94, que sem Romário e, vá lá, Bebeto seria uma bela duma porcaria. Eu fico imaginando um Romário no lugar de Serginho no time de 82, ou o meio campo de 82 ( Cerezo, Falcão, Sócrates e Zico ) naquele time de 94. Nas duas configurações, Dunga jamais entraria de como titular, quanto mais de capitão. Afinal o Batista de 82 era muito melhor do que Dunga. Adiante...

Fosse Dunga uma pessoa "normal" ele teria recebido Thiago Silva e dito que o mesmo teria que provar, em campo, seu valor e que poderia - eventualmente - voltar a ser o capitão. Concordo com Dunga, é prudente dizer, quando ele diz que não existe cadeira cativa na Seleção. Esse foi, talvez, o maior problema dele para a Copa de 2010. Conversar com o jogador não seria prova de fragilidade, como alguns poderiam pensar, mas se grandeza. Não é um jogador qualquer, não é um pereba, é um jogador com destaque, que pode ajudar muito o próprio Dunga.

Vamos lá que a atitude de Thiago Silva no Mineirão quando da disputa por pênaltis não tenha sido a melhor possível, mas isso não o torna descartável. Até porque Capitão é um posto importante e ele, a sua maneira, conduziu bem o processo. Até aquele jogo o momento crucial contra o Chile. Merecia mais respeito. Ele errou ao tornar pública a sua insatisfação? Sim e não. Sim porque poderia ter procurado o técnico primeiro, para depois falar. E não porque caberia o técnico tomar a iniciativa. Mas para isso precisaria ser um Técnico. Coisa que Dunga, reitero, não é...

Dunga na verdade gosta é de vencer. Não que isso seja ruim, é claro. Todos gostam, mas um Técnico de Seleção, ainda mais a brasileira, deve buscar o algo a mais: a qualidade. Alguns dirão que ele tem acertado mais do que errado até aqui. É verdade... mas ele segue o mesmo. E na hora decisiva ele vai preferir "determinação" em detrimento de "qualidade". Ele não sabe diferenciar as duas coisas e para ele a primeira é a correta a se perseguir em uma Copa do Mundo.

domingo, novembro 16

Dilma diz que "Lava Jato vai mudar o Brasil para sempre". E ela está certa..

Fora do Brasil ela fala sobre corrupção. Porque será?

O escândalo na Petrobrás tem causado dores de cabeça em muita gente. Desde que soube do conteúdo da delação premiada de Paulo Roberto Costa ( ex-Diretora da empresa ) e de Alberto Yousseff ( doleiro ), ambos presos na Operação Lava Jato, executada pela Polícia Federal, o "bicho pegou". Diversos Empresários donos de Construtoras que prestavam serviços para a Estatal estão presos dese sexta passada, alguns com prisão preventiva ( um mês ) já decretada, outros apenas com a temporária ( uma semana ). Juízes só determinam tais expedientes quando entendem que a liberdades destes envolvidos possa atrapalhar nas investigações. Ou em outras palavras:  só mandam prender aqueles sobre quem se possui grandes indícios violações das leis. Tal expediente nunca é usado para prender "inocentes". Adiante... 

O Facebook foi elevado a condição de outra forma de propaganda eleitoral. Era onde os MAVs ( Militância de Ambiente Virtuais ) atuaram de forma bem desavergonhada, espalhando mentiras e abatendo as reputações de quem se opôs ao PT. Passada a febre pela re-eleição, o PT sentiu que o baque seria maior do que se esperava e supunham os petistas. Ficara claro que o caos na Petrobrás poderia até, em um caso extremo, leva Dilma ao Impeachment. Sim, caso tudo o que se disse até agora for provado, ela pode sim perder o mandato. Por hora, isso é apenas especulação, mas dada a falta de petistas falando no Facebook dá para se ter uma ideia do medo que rola entre eles. Muitos simplesmente sumiram e/ou falam agora de outros assuntos, como abertura de estádios por exemplo. Política e Dilma, para quase 100% deles, é coisa do passado. E é fácil entender porque...

Estão se ausentando do debate para não fomentá-lo e também por não terem o que dizer. Vão negá-lo? Não podem. Vão dizer que é coisa de FHC? Não podem, mas alguns ainda insistem como se 12 anos não fosse tempo suficiente para descobrir e desmantelar um esquema de corrupção. Além do mais, resta uma pergunta: se o PT recebeu dinheiro como está bem que claro que aconteceu, porque não resolveu parar? Colocar a culpa agora em FHC é patético. E quem faz isso sabe disso, mas faz assim mesmo. Ninguém acredito nisto. E se acreditar nem mesmo poderá ser chamado de ingênuo, como eu disse ontem sobre a fala do Presidente Rui Falcão. 

Dilma até aqui NADA fez para demonstrar que, ao menos, se indignou com o ocorrido. Como dito pelo Deputado do Democratas Ronaldo Caiado ( Senador eleito por Goiás ) ela poderia ter demitido todos os Diretores e ter trocado todo o Comitê de Gestão. Mas nada fez e nem deverá fazer. Porque para o PT, acreditem, nada de errado foi feito, pois isso seria apenas a forma de seguir "ajudando as pessoas". Duvidam? Explique-me porque então todos os condenados são tratados como heróis?  Em nenhuma outra Democracia do planeta eles seriam filiados a outro partido, mas o PT não vê problema algum em mantê-los com cargos na Executiva Nacional!!!

Dilma, a candidata, disse que iria combater a corrupção. Dilma a presidente deixa claro que não vai mover uma palha para cumprir a promessa. Dilma a candidata disse que a corrupção é inaceitável, mas a presidente participa de atos em desagravo a condenados pela Justiça... por corrupção!!! O discurso não se coaduna com a prática da presidente. E até os petistas mais empedernidos sabem disso, mas negam.

Dilma tenta agora se blindar do "mar de lama" que a cerca. E curiosamente, Lula sumiu. Não, isso não é uma coincidência, acreditem... Além do mais, o Brasil nunca mais será o mesmo após este escândalo, que até aqui está apenas no começo. E não me surpreende nada que o sempre eloquente Lula se cale nessas horas. O Brasil será passado a limpo, queira o PT ou não. Isso é certeza. E o PT sabe bem disso e por isso está com medo. Sabe que corre sérios riscos de deixar de ser, até, um partido grande. 

Deixo por fim 4 matérias que podem ajudar no entendimento do caso: