terça-feira, janeiro 27

2 anos de uma tragédia dolorida

Uma tragédia anunciada que poderia ter sido evitada...
Meu sogro fora enterrado no dia anterior e o clima - obviamente era bem triste - mas acordar no dia 27 de Janeiro de 2013 e ligar a TV foi algo que eu jamais esquecerei: um incêndio numa Boate na Cidade Santa Maria ( RS ) deixou chocado. Pessoas foram, na prática, assadas como se estivessem num Micro-Ondas gigante. A maioria nem teve sequer uma chance de escapar. Quem conseguiu ainda assim ficou com sequelas físicas. Sem falar nas psicológicas.

Quanto mais o tempo passava, pior ficava. Saber que o Corpo de Bombeiros, Prefeitura e os proprietários foram altamente negligentes foi de - quase - dar vontade de matar pessoas. Hoje completam-se dois anos daquela tragédia. E temos algumas histórias sobre o caso. Dentre elas, destaco essa aqui: mulher que perdeu marido na Kiss se dividiu entre a perda e a maternidade.

240 pessoas perderam a vida. Quase 700 ficaram feridas, algumas nunca mais poderão praticar esforço físico forte devido aos danos que sofreram no pulmão e vias respiratórias. Tudo porque a banda que tocava na Boate, Gurizada Fandangueira, resolveu realizar um show pirotécnico. Acontece que a espuma acústica do local era uma verdadeira bomba de gasolina e fez o óbvio: pegou fogo. E o caos aconteceu. Tudo na sequência, tudo mesmo, foi feito ao contrário do que deveria ter acontecido. Tudo. Os seguranças impediram as primeiras pessoas a sair do local porque elas não pagaram as comandas ( quando você consome e só depois paga ) de consumo. Só com esta ação, mais de 100 pessoas perderam a vida, porque formou filas na saída e no desespero as pessoas foram buscar ( em vão ) outras saídas. Que não existiam...

Muitas pessoas nem foram queimadas ou ficaram asfixiadas, foram apenas pisoteadas. Pessoas que poderiam ter sobrevivido. Mas que perderam suas vidas pela irresponsabilidade dos outros. Lembro-me bem de um mãe que perdeu 3 filhos. A imagem sempre vem a minha mente. Nem dá para imaginar o que é perder um filho, imagina três!!!!

Ao menos, e isso não serve de consolo para as famílias das vítimas, o Brasil mudou suas regras para boates e fiscalizações foram feitas em todo o país e diversas casas foram fechadas e tantas outras melhoraram significativamente sua segurança. O custo, contudo, foi alto demais.

Passados 2 anos, a ferida ainda está longe de fechar. E eu nem estava assim tão legal naquele dia... imagine quem perdeu filhos, maridos, esposas, sobrinhos, amigos... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário