terça-feira, janeiro 6

E a Balança Comercial, hein?

Se a tendência não for invertida, 2015 será bem vermelho...
O termo Balança Comercial representa a diferença entre o Brasil exporta e o que importa. O bom, é claro, sempre é vender mais do que comprar. Todos os países buscam isso, tentando fomentar os seus produtos em outras nações. Quanto maior for o saldo melhor estará a economia de uma nação. Portanto, saldo negativo deixa bem claro que a saúde econômica de um país está mal, muito mal. É o caso do Brasil.

Dois motivos, basicamente, demonstram a queda - vertiginosa - da imagem acima:
  • O preço das Commodities;
  • A desindustrialização brasileira.
Alguém pode perguntar o que são Commodities e eu respondo que são produtos que são comercializados em Bolsas de Valores, com preços determinados. Minério de Ferro, Soja, Algodão, Café e uma gama imensa de produtos tem seus preços cotados e todos compram e vendem baseados nessa "tabela" internacional. Acontece que o preço das Commodities vem caindo ano após ano, basicamente porque o mundo está precisando menos delas ou porque existe mais oferta do que demanda.

Já o processo de desindustrialização brasileira é um fenômeno que vem desde os anos 90, com a queda da participação do setor no PIB, perdendo espaço considerável para o Agronegócio, único setor com crescimento consistente neste mesmo período. Com uma indústria menor, tem-se mais necessidade de importações.

Além disso a questão das Commodities escondem outro problema: o Brasil não exporta produtos com valor agregado ( produtos com maior margem de lucro e que não possuem preços tabelados pelo mercado internacional ), tais como vinhos, produtos de aço dentre outros. Um exemplo clássico é o Brasil exportar minério de ferro à cem dólares a tonelada e importar trilhos para ferrovias a 800 dólares a tonelada. Só isso já explica porque o saldo em 2014 foi o pior desde 2000.

Como resolver isso? No curto prazo, pouco pode ser feito, mas no longo prazo incentivo para indústria de transformação pode ajudar muito. Investir em setores da indústria que possam exportar produtos com valor agregado e, sobretudo, trabalhar para que nossa indústria possa produzir mais produtos básicos que hoje importamos. Quanto tempo leva isso? Uns 10 anos, ao menos...

Enquanto isso, o Brasil vai mal das pernas... ao contrário do que dizia a Dilma candidata. Que nem a Dilma Presidente levou um dia a sério...

Nenhum comentário:

Postar um comentário