quarta-feira, janeiro 21

Nível dos Reservatórios é menor do que em 2001, ano do Apagão de FHC

Reservatório cheio, como este de Furnas, só em fotos do passado
Eu não escondo minha profunda antipatia ao PT. Assim como não escondo ter votado em Fernando Henrique Cardoso em 1994. Mas, por se contrário a tese da re-eleição - votei em Ciro Gomes no pleito de 1998. E fui um duro crítico da sua segunda gestão, sobretudo da questão do apagão. Contudo, como sou historiador, lembro-me bem de que era uma realidade que os reservatórios estavam sem água, mas que houve sim falta de planejamento. Mas não dá para dizer que FHC tentou enganar as pessoas, negando que a situação fosse grave. Ele assumiu a crise e pagou o preço - caro - por isso. Adiante.

Diferentemente do que está fazendo Dilma e o PT, que insistem em tentar tapar o sol com a peneira. Desde 2012 que o nível dos reservatórios não volta aos níveis aceitáveis durante o período das chuvas. Motivos? Dois basicamente: falta de chuvas e aumento do consumo, que exige mais produção. Mesmo fatores que levaram ao Apagão de 2001. Porque agora não estamos vivendo, ainda, a mesma situação? Porque FHC, sem grandes alternativas, construiu diversas Termoelétricas. Sem elas, a situação atual seria ainda pior.

Como disse ontem, Dilma é quem manda no setor elétrico desde 2003. O que está ocorrendo é o resultado do trabalho dela. Que aliás, está a 30 dias sem falar com a imprensa. Porque será?

Nenhum comentário:

Postar um comentário