sábado, janeiro 24

Quanto custam aos cofres públicos os 513 deputados? Aqui a resposta...

A conta, claro, é muito salgada...
Todos criticam o custo dos Deputados, mas poucos sabem quanto é o seu custo total para os nossos bolsos. A imagem acima resolve a questão: traz de forma detalhada quanto custa cada deputado federal e de que forma ele recebe a grana. Observe que o valor para contratar até 25 funcionários é mais do que o dobro do salário do congressista. Ou que ele recebe uma "Cotão" de R$ 33.010,31 que é quase o mesmo do salário. 

Sendo assim, o custo por mês de cada deputado é de quase 150 mil e por ano é de quase 2 milhões. Para se ter uma ideia é o custo aproximado que custou o prédio da Escola Cleuzemir Pereira na Primavera ( sem a quadra coberta ). Sendo assim, manter todos os 513 Deputados custam, portanto, 513 escolas daquele mesmo porte. Muita coisa...

O total geral é de 984 milhões. Não tenho valores atualizados, mas isso é quase 10 anos de orçamento da nossa cidade. 10 anos gente. Mas eu ainda acho que falte algo a conta: a  contribuição patronal ( pago por nós também ) em cima dos mais de 33 mil de salário.

Mas tem mais: todo congressista tem direito, é claro, a todo material gráfico e de expediente pago por nós. A lista é essa ai: 


Só reclamar não adianta, é preciso mexer-se. Todos nós votamos em alguém e caso o mesmo tenha sido eleito, podemos perguntar o que ele pensa a respeito. É mais do que um direito, é uma obrigação nossa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário