terça-feira, abril 21

30 anos atrás, morria Tancredo Neves

Momento do discurso da vitória, em 15 de março de 1985
Tancredo de Almeida Neves, morreu em 21 de Abril de 1985. Era um domingo. Após quase 40 dias ele nao resistiu às, graves, complicações de saúde, que tiveram início na madrugada anterior a posse como primeiro presidente civil em 30 anos. Ele, que unira todos na oposição ao regime menos o PT, vencera com facilidade a eleição no Colégio Eleitoral ( formado por Deputados, Senadores e mais representantes de casa estado e território nacional ) a Paulo Salim Maluf ( 300 votos de votos frente ), deixava a vida para entrar para a história.

Todos foram tomados pela surpresa quando ele não apareceu para a posse e de que ele fizera uma cirurgia ( a primeira de 7 ) às pressas na madrugada. Pensamos todos ( eu tinha quase 11 anos a época ) de que ele assumiria o cargo em poucos dias, mesmo sendo ele um senhor de idade. Era a esperança, mas que jamais se concretizou. Infelizmente.

O dia 21 de Abril, para jovens que como eu tem 40 ou mais perdeu o sentido. Deixou de ser um feriado alegre para rememorarmos a morte de um grande estadista. Eu chorei muito com a morte de Tancredo, assim como muitos também o fizeram. Era uma esperança que se perdia. E o Brasil ficou mais pobre politicamente e passamos a viver o Governo José Sarney...

Nenhum comentário:

Postar um comentário