sexta-feira, abril 3

O que a punição para Vanderley Luxemburgo diz sobre o caos do futebol brasileiro

Luxemburgo é chato toda vida, mas está certo nesta causa e eu estou com ele nessa parada...
Vanderley Luxemburgo, poucos sabem, foi lateral esquerdo limitado, mas atuou ao lado de Zico no começo de carreira do Galinho. Perambulou por vários clubes e no fim dos anos 80 virou técnico. Apareceu para o Brasil em 1990, quando levou o então apenas discreto Bragantino ao título do campeonato paulista, na primeira ( e até hoje única ) final de time do interior em campeonatos de destaque no Brasil. Do outro lado estava Nelsinho Batista, que também fora um lateral esquerdo, tão discreto quanto Luxemburgo. Adiante.

Depois ele foi revolucionar o Palmeiras e até hoje é o recordista de conquista do Campeonato Brasileiro ( venceu com Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Corinthians ). Treinou a Seleção entre 1998 e 2000, caiu por motivos até não muito bem explicados e atingiu o ápice ao treinar, por um ano, o Real Madrid. Mas a partir daí passou a cair vertiginosamente. Um ou outro trabalho decente e só conseguiu vencer campeonato estaduais ( Santos, Flamengo e Palmeiras ). E só. A tempos que vive de sua fama passada. Até que ano passado pegou o Flamengo ( em sua quinta passagem por lá ). A equipe estava com caminho bem apontado para o rebaixamento mas ele conseguiu dar um jeito e a equipe terminou em uma honrosa 10ª posição.

Agora ele entrou em rota de colisão com a Federação do Rio de Janeiro, que está tentando ser maior do que os clubes. No começo do ano tentou tabelar o preço dos ingressos, marcou partidas para estádios que não comportam os jogos e, cúmulo do absurdo, tirou um clássico do Maracanã para o Engenhão, a pedido de Eurico Miranda. Sim, Eurico o câncer do futebol brasileiro. E a FERJ colocou, no regulamento, a lei da mordaça: se alguém criticar o campeonato seria punido.

Luxemburgo tem diversos defeitos, mas um ele não tem: fala o que pensa. E falou muito e tinha escapado de punições, mas agora não. E foi suspenso pela FERJ, mas o mesmo entrou com efeito suspensivo para poder trabalhar. Mas a FERJ conseguiu derrubar e ele não poderá sentar no banco amanhã no Fla-Flu, o maior clássico do Brasil. Crime que ele cometeu? Criticar a postura da FERJ. Parece piada, mas é isso mesmo que você leu.

Alguns podem achar isso algo menor, quase sem importância, mas não é. O Brasil tomou 7x1 em campo a menos de um ano em uma Copa no Brasil, onde os rivais tiraram o pé para não perder o apoio da torcida. Estádios que foram construídos cientes de que seriam elefantes brancos estão ai vazios e dando prejuízos para os cofres públicos, como todos sabiam que seria. Aliás, cadê Aldo Rebelo que respondia com grosserias a quem indagava o que seriam dos estádios após a Copa? Adoraria saber o que ele tem a dizer sobre a situação da Arena Pantanal, das Dunas, Pernambuco, Fonte Nova e da Arena Nacional de Brasília. Ele, que coisa, sumiu.

No Brasil, cartolas querem ser a estrelas, aparecer mais que os jogadores. As Federações Estaduais são 100% desnecessárias e só servem para encher os bolsos dos dirigentes e manter o poder da CBF. Apenas no Brasil, assim como Jabuticabas, esse esquema existe. Ainda não temos uma liga, sendo o único país a organizar uma Copa desde 1962 nessa condição. Aqui, times jogam terça, quinta e sábado, algo que não acontece em lugar algum do mundo. E se acontece, é com apenas um time por causa de jogos adiados ou por culpa de Copas Nacionais. Não por regra, mas por eventualidade.

Aqui, presidentes de Clubes fazem tudo o que a TV quer, presidentes quebram clubes e fica tudo por isso mesmo. E quando alguém ousa criticá-los, ainda os punem. Luxemburgo tem razão nessa. E tem o meu apoio. E quem for decente, ficará do lado dele.

Isso é o que devemos fazer e apoiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário