terça-feira, maio 5

Porque os Estaduais são descartáveis e o sucesso da Copa do Nordeste explica muito bem isso

Sucesso. Essa é a palavra que melhor define a Copa do Nordeste

Eu, me orgulho muito disso, penso fora da curva. Algumas vezes estou certo, outras não. O que é comum para quem gosta ter opinião própria. Quanto ao futebol eu tenho uma certeza, faz tempo: os estaduais não servem para NADA, absolutamente nada. Ao menos como existem hoje em dia.

Vejam que coisa: alguém ai conhece o Campeonato da Catalunha? Ou quem sabe do Campeonato da Baviera? E que tal buscar pelo campeão de Londres? Claro que tais campeonatos não existem e sabem porque? Simples: lá a competição principal é o Campeonato Nacional, com 20 times ( exceto na Alemanha que são 18 ) em todas as principais ligas da Europa. Lá não existe isso de obrigar o Chelsea a jogar um Campeonato contra times fora de divisão, ocupando espaço vital no calendário para favorecer... Federações Estaduais. Assim como as jabuticabas, campeonatos estaduais só existem aqui.

Foram 3 meses de péssimo futebol, baixos públicos para que em apenas 6 partidas ( na maioria dos estaduais, exceto o de São Paulo, com 8 por causa de uma fase a mais, em partida única ) pudesse - e em alguns caso nem assim - ter um público decente. Nestes 3 meses obrigamos os times de Série A e B a jogarem praticamente toda quarta e domingo e obrigar aos que foram a Libertadores ( que em tese deveria ser um premio ) a fazerem viagens malucas, como ir ao México na quarta, jogar no interior do estado e depois ir até a Venezuela na quarta seguinte. Sem falar que, por causa dos campeonatos estaduais, os times da Séries A e B terão que jogar 7 ou 8 partidas em 3 meses do campeonato por causa dos... estaduais!!! Sem falar que uma coisa é viajar de Recife para Salgueiro ( como faz o Sport ), outra bem diferente é encarar o Internacional na quarta em Porto Alegre e depois receber o Santos e ir para Chapecó na quarta seguinte. Só para ficar num exemplo.

Com isso eu quero dizer que os estaduais devem acabar? Não, eles não devem acabar, mas sim perderem a importância atual. Eles deveriam acontecer primeiro entre times que não tem expressão, com uma fase até maior, espalhada pela temporada, com mais tempo. E os grandes e times que estejam nas Séries A/B/C só entrassem nas fases mais decisivas, para jogar entre 6 e 8 partidas contra os melhores dessa primeira fase. Em estados sem times na Série A e B seria possível uma fase maior com os grandes, mas jamais com a duração atual.

Com menos jogos deficitários, os grandes times de cada estado poderiam centrar forças para o campeonato nacional, que tem que ser o principal do ano. Subir de divisão e/ou manter-se na em que esteja deve valer mais do que disputar 20 jogos sem qualquer importância. E é ai onde entra a Copa do Nordeste, com sua impressionante média de público e bom futebol. 

Porque o Flamengo quer jogar a Copa do Nordeste? Ora é muito fácil responder: dinheiro. O time ganharia muito mais do que todos os inúteis 15 jogos da fase de classificação do carioca somados apenas com 6 partidas como mandante ( se chegasse na final ). Mesmo o Flamengo tem jogos com públicos horríveis de público no estadual, porque convenhamos: quem vai pagar 40 reais para ver Flamengo x Madureira? Agora, muitos no Nordeste pagaram 100 reais para ver uma partida do time contra Ceará, CSA, Fortaleza e cia... A lógica tem fundamento: porque partidas do campeonato brasileiro tem mais público? Porque um Flamengo x Cruzeiro na quarta tem mais público do que um Flamengo x Nova Iguaçu no domingo? Qualidade do adversário, é uma delas. O fato de toda partida contar em um campeonato de pontos corridos é outra. Mas fosse só isso, porque a Copa do Nordeste tem mais público?

Com isso eu quero que o Flamengo venha jogar a Copa do Nordeste? Não, eu não quero isso, mesmo que pudesse representar aumento de receita dos times da região, para mim isso não faz sentido algum. Mas dá uma ideia do quão o futebol pode ser rentável e atraente. Os estaduais, com certeza, não são nem uma coisa e nem outra. Duvida? Pergunte a Diretoria do Santa Cruz quanto eles perderam este ano sem participar da competição. Ou perguntem aos do Náutico sobre como farão ano quem vem sem essa grana...

E por último deixo aqui a média dos campeonatos desse primeiro semestre no Brasil. É de assustar a discrepancia entre a Copa do Nordeste e a imensa maioria dos estaduais. Notem que o maior público é, em praticamente todos, a final. Mas a Copa do Nordeste teve 5 públicos acima dos 40mil, coisa que nenhum outro estadual conseguiu, nem o Carioca. Fica claro que algo precisa ser feito... mas duvido que aconteça. Enquanto isso, seguiremos tendo jogos fracos, times fracos e futebol fraco. E tomando outro 7x1 da Alemanha...

2 comentários:

  1. Respostas
    1. obrigado.

      as pessoas em geral confundem essa opinião com o fim dos estaduais. Eu defendo - e vc tb - que os estaduais como eles são hoje não servem para nada.

      ouvi uma vez a pessoa dizendo que o sucesso da Copa do Nordeste era porque o nordestino gosta mais de futebol do que o resto do Brasil. E ai eu respondi a ele: então porque as médias dos estaduais são ruins?

      ele ficou em argumento...

      Excluir