domingo, junho 7

Com popularidade em baixa e sem ter o que mostrar, Dilma apela ao Marketing

Se a eleição Presidencial fosse hoje, alguns eleitores tradicionais do PT não escolheriam Dilma na Urna. Somente aqueles mais "loucos e fanáticos" o fariam. E isso está provado nas duas pesquisas abaixo:



Comecemos com o que aconteceu ano passado, durante a Copa. Dilma, pela primeira vez em seu mandato teve as linhas de aprovada/rejeitada praticamente empatadas, sendo pior no Datafolha do que no Ibope. Depois, graças ao marqueteiro João Santana, as linhas correram em direções opostas, até que ela foi re-eleita, em 26 de Outubro. Acontece que, em campanha, Dilma só falava via plateias escolhidas e pelo Guia Eleitoral, praticamente não conversava com a imprensa.

Antes de prosseguir, uma questão que eu venho percebendo faz tempo: antes as pesquisas de popularidade de Dilma eram mensais, agora quando muito, são de dois em dois meses. Curiosamente... Mas notem que em Dezembro tinha 18% e 14% mais de Aprovado do que Desaprovado, um dado curioso e que serve para expressar que ela ainda era mais defendida do que crucificada, mesmo que o estelionato eleitoral já estivesse bem claro no Natal. Mas ai veio o segundo mandato e tudo ruiu...

Agora em Abril ela tem menos de um terço de aprovação do que tinha em Dezembro. Menos de um terço. Segundo o Datafolha são 13% e pelo Ibope 12%, ante 64% e 60%, respectivamente, que a reprovam. Um feito e tanto, acreditem. É preciso ser muito, mas muito ruim para conseguir algo assim em menos de 10 meses. Dilma saiu de mulher que iria transformar o Brasil numa potencia em Outubro para a Presidente mais impopular da história do Brasil. Tudo porque João Santana não pode Governar por ela ou mentir todos os dias no Guia Eleitoral. 

Some-se a isso a péssima situação da economia, os escândalos da Petrobras, inflação alta, desemprego, cortes de direitos trabalhistas ( nem que a vaca tussa, lembram? ) e tudo mais o que rola. E ela, sabedora disso tudo, ainda achou-se no direito de, na posse, falar que o lema de seu segundo mandato seria "Brasil, Pátria Educadora". E cortou verbas da Educação e agora tem todas as Federais em greve. TODAS. Sem falar no corte no FIES e atraso nos repasses para Prefeituras e Governos Estaduais. Em uma só palavra: mentirosa. Simples assim...

Sem ter o que mostrar e sem qualquer perspectiva de arrumar o que mostrar, ela agora está tentando apelar ao Marketing para melhorar sua imagem. Por isso ela está andando de bicicleta e requentando obras para tentar sair da lama. Dizer a verdade talvez fosse mais eficaz. Mas falar a verdade não faz parte do manual petista/petralha.

Vai dar certo? Espero que não, mas em se tratando dos brasileiros é prudente não duvidar. Neste sábado completou 10 anos da entrevista bomba de Roberto Jefferson, na qual ele usou o termo Mensalão pela primeira vez. E Lula foi re-eleito com sobras em 2006 e ainda conseguir eleger a péssima Dilma duas vezes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário