terça-feira, junho 2

Como a Carga Tributária pesa nas costas dos brasileiros, que recebem muito pouco de volta

Nós brasileiros trabalhamos até ontem só para pagar impostos aos Governos Federal, Estadual e Municipal. Foram 5 meses e 1 dia para sustentar a estrutura Governamental. Vejam as imagens abaixo, eu volto depois:





Nem parece, mas em 45 anos dobrou a quantidade de dias que o brasileiro precisa trabalhar para pagar impostos. É algo impressionante, ainda mais se olharmos a segunda imagem, onde vemos a comparação com alguns países, sobretudo três da América Latina: Chile, Argentina e México, todos com menos praticamente um terço a menos do que no Brasil. Algum defensor da carga de impostos poderá que os suecos deixam metade do ano para o Governo, acontece que por lá a Carga é de 50%, mas ninguém precisa pagar mais nenhum centavo por educação, saúde, assistência social, segurança, previdência privada... em suma, a metade fica com o Governo e este devolve praticamente TUDO o que os cidadãos precisam. Nada mal não é? Eu aceitaria na hora a carga sueca, desde que tivesse os serviços suecos. 

No terceiro quadro vemos o aumento da Carga Tributária de 2004 a 2012 e é impossível não ficar indignado: é o mesmo período do Mensalão e do Petrolato. Mais dinheiro e menos serviços. Mas tem mais: neste mesmo período a dívida interna do Brasil cresceu mais de 100%. Sim, isso mesmo que o amigo leitor leu: mesmo com mais impostos, os Governos gastaram mal e ainda aumentaram a dívida. Resultado: precisam de mais impostos, porque os juros sao altos e consomem os impostos atuais. Na contramão disso tudo aumentaram salários e a quantidade de cargos, praticamente sem exceções.

E por fim temos o quarto quadro, onde vemos o peso dos impostos em certos produtos e quantos poderíamos comprar pelo mesmo preço. Isso sem falar no caso absurdo dos remédios onde os governos abocanham nada menos do que 50%. 

Crédito das Artes e Ideia da Matéria: Economista Ricardo Amorim, que também participa do ( excelente ) Manhattan Connection. Para mais textos e maior conhecimento sobre Ricardo, acesse: www.ricamconsultoria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário