sábado, junho 6

Em jogo épico, Barcelona vence a Juventus e é campeao europeu pela quinta vez

Neymar deu o golpe de misericórdia na Vecchia Signora...
Antes de falar do jogão em si, uma informação importante: entre os países que compõem o primeiro mundo da Bola, apenas aqui no Brasil teremos partidas no dia de hoje. E entre as nações europeias e asiáticas nenhuma Federação Nacional tem atividade profissional no dia de hoje. Sabem o porque? Simples: não querem estragar o seu produto, porque os olhos de todos os que curtem o bom futebol estiverem voltados para Berlim e a final da Champions League. Pois no Brasil, vai ter rodada daqui a pouco... Entenderam o porque levamos 7x1 e seguimos, atualmente, sendo de segundo nível em termos de futebol? Adiante...

Foi uma partida épica. Primeiro falarei dos derrotados, a Juventus. O time de Massimiliano Alegri está de parabéns, pois não estacionou o ônibus na frente da área, como sugeriu o ídolo Gianluca Vialli ( ou seja, ficarem os 10 jogadores na frente da área, tentando segurar o 0x0 ). Começou melhor, tomou o gol mas nao desistiu da partida. Foi valente, teve ombridade e conseguiu - vá lá, meio que ao acaso - o empate. E uma vez empatada a partida, foi pra cima e teve, sim, chances de virar o jogo e consumar uma virada histórica. Faltou pernas, devido ao fato de ter 6 titulares acima dos 30 anos, 4 deles com mais de 33. Mas sai de cabeça erguida, com viés de alta e com contratações acertadas poderá não apenas manter a supremacia caseira ( é a atual tetra campeã ), mas dar o próximo passo e tentar vencer a sua terceira orelhuda.

Já o time do Barça... parece perfeito em muitas horas, mas de uma preguiça e indolência irritante em outras. Quase jogava fora uma conquista que fora ( muito bem ) desenhada nos 3x0 diante do fortíssimo Bayern de Munique. Quando o rival Real Madrid foi parado pela Juventus no dia seguinte tenho certeza que muitos riram pelos lados da Catalunha. E era entendível isso. A superioridade do time Culé ficou provada em mais de 2/3 da partida, com o trio MSN ( Messi, Suarez e Neymar ) jogando o fino da bola, tendo por trás deles um estupendo Andrés Iniesta, pra mim o melhor do mundo no que faz em todos os tempos do futebol. O time saiu na frente com um golaço no melhor estilo tático catalão: Neymar para Iniesta e este para Rakitic superar Gigi Buffon. No restante do primeiro tempo o Barça foi melhor e poderia ter feito mais gols. 

No começo do segundo tempo o Barça seguia perdendo gols até que uma excelente trama resultou no empate do time de Turim. E ai veio a preguiça e indolência a que me referi mais acima. Por instantes a Juve foi melhor e deu impressão de que poderia vencer. Passou perto, mas o mesmo Barcelona que é indolente é espetacular em instantes. Messi chutou firme e Buffon fez a defesa como dava e Suarez fuzilou pra rede, fazendo 2x1. Ai foi a vez da Juve sentir e dar espaços e sofrer para manter o jogo vivo. Até que...

Numa cobrança de Pirlo, veio o golpe final: Neymar arrancou com tudo, tocou para Pedro, recebeu de volta e não teve dúvidas para fazer o 3x1. A partida chegava ao fim, com um golaço, de um craque nacional que é o único fora-de-série que o Brasil tem. E que está crescendo a olhos vistos na Europa, mas eu santista que sou sempre soube que ele poderia fazer.

Uma partida histórica, com um enredo histórico e que premiou o talento superior do Barcelona. Que com o trio MSN pode dominar o futebol por mais algum tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário