terça-feira, junho 9

Quem diria que um dia veríamos o PT defendendo privatizações como solução para o Brasil...

Venda da Telebrás: o PT foi até ao Supremo para impedir...
Nada como um dia atrás do outro com uma noite no meio. Esse é um dos ditados que eu mais gosto. Na época em que era oposição o Partido dos Trabalhadores atribuía ao Presidente Fernando Henrique Cardoso a pecha de "entreguista" do patrimônio brasileiro, com seu programa de privatizações. Alguns podem dizer que, quando se é oposição, o discurso deve ser mesmo este, mas não é bem assim. O PT, está bem claro agora, não era contra as privatizações em si, mas contra o Governo que as fazia. Ou alguém ai tem dúvida de que o Petrolão aconteceria caso a Petrobrás tivesse sido privatizada? Vou colocar de outra forma: quantos bilhões foram roubados da Vale do Rio Doce? Nenhum, afinal a mesma foi privatizada.

Isso quer dizer que eu sou 100% a favor das privatizações? Não, eu não sou totalmente a favor, mas acho que é uma saída interessante quando são bem feitas. Acontece que o PT era 100% contra e agora é 100% defensor, deixando claro que sua posição no passado era meramente enganadora. Fosse assim, porque Privatizar agora? Claro que nenhum petista vai concordar admitir isso e eles usam o termo "concessões". Pura balela. Adiante.

Hoje a Presidente Dilma Rousseff, com pompa, apresentou um pacote de Infra-Estrutura. E detalhe super importante: não foi chamado de PAC ( Programa de Aceleração do Crescimento ), que eu sempre chamei de engodo eleitoral. Antes qualquer coisa era PAC, agora o Governo resolveu deixar isso de lado.

A foto atual: o que mudou em 17 anos?
O Plano prevê investimentos de quase 200 bilhões de reais em diversas áreas ( Rodovias, Ferrovias, Portos e Aeroportos ). Antes que alguém pergunte, o Governo fala desse plano como se o mesmo fosse ficar pronto até o fim de 2018, mas alguns investimentos serão necessários até 2020, ou seja, 2 anos depois do fim do Governo Dilma!!! Outro ponto a ser observado é que quase a metade desse montante ficarão a cargo das empresas, não sairá do Caixa do Governo. Em suma: é um pacote com cara de factoide, para desviar as atenções do que de fato interessa, a péssima situação da economia.

Além disso, que já não é pouco, temos que este Programa é praticamente o mesmo lançado em 2012, com pompa e circunstancia. E que não atraiu atenção do empresariado, tudo porque o Governo queria seguir insistindo que as propostas vencedoras fossem as que tivessem a menor tarifa, mesmo que as empresas tivessem que fazer pesados investimentos. Não deu certo e agora o Governo teve que ceder: vai vencer quem apresentar o maior investimento em menos tempo.

Outro ponto a ser observado é que o PAC ( de quem Dilma era a mãe, lembram? ) 1 e 2 não foram concluídos até hoje e o 3 foi abortado antes de ser lançado. E ontem o Governo postergou mais uma vez a conclusão da Transposição do Rio São Francisco para 2017, o que vai dar um total de 10 anos de atraso. Isso, é claro, seja de fato concluída na nova data.

Eu gosto da História e não me esqueço das coisas facilmente. O PT é que não gosta e esquece muito fácil do sue próprio passado...

Nenhum comentário:

Postar um comentário