quinta-feira, julho 16

Coincidência do destino: Carrasco Ghiggia morre no dia aniversário do seu gol mais famoso

O lance eterno, agora é apenas história...

16 de Junho. Toda e qualquer pessoa que afirmar ser "fanático" por futebol sabe bem o que aconteceu neste dia. Tragédia aqui, Maracanazo em Montevidéu, a capital do Uruguai. 11 craques de branco ( com pequenos detalhes em azul ) viraram vilões e foram, pela vida inteira, execrados. Barbosa com mais enfase e crueldade, é claro. Do lado Azul Celeste, vários são os citados, mas o mais lembrado - até mais do que o Capitão Obdúlio Varella ) é Alcides Ghiggia. Até porque, ótimo frasista, dizia sempre que "apenas ele, o Papa João Paulo II e Frank Sinatra conseguiram calar um Maracanã lotado". Mais verdade, impossível.

16 de Junho. Em 1950 a maior de todas as derrotas, até o 08 de Julho de 2014. Mas com certeza todos - para sempre - recordarão do que aconteceu no Estádio Mario Filho ( sim, este é o nome oficial do ex-maior do mundo ).

16 de Julho. Hoje, por volta das 17:00hs, faleceu Alcides Ghiggia. Por uma dessas incríveis e inacreditáveis coincidências, ele faleceu no dia que tornou mítico. 

Ghiggia era o último dos 44 jogadores que estiveram no estádio naquele dia ( na época não existiam substituições, que só seriam permitidas 20 anos mais tarde ), ele era o último sobrevivente. A última prova viva de uma partida que provoca sentimentos diferentes em duas nações ( que por pouco mais de uma década foram uma só país ). Agora só existe a história, não mais testemunhas oculares que fizeram parte, dentro de campo, da partida. Zagallo era um jovem soldado do exército e estava de trabalho, mas nao era atleta ainda. 

O Destino mais uma vez, fez jus ao que ele representa. Dentre 365 dias de um ano ( não bissexto, é claro ), 16 de Julho era mesmo o mais indicado para que Ghiggia deixasse esse mundo. E deixo este vídeo para que, nós brasileiros, possamos aprender deve tratar-se um herói:

Nenhum comentário:

Postar um comentário