domingo, julho 19

Eduardo Cunha está encrencado. E não é pouco...

Cunha está fora de si...
O Brasil vive um momento delicado. Tem um Governo Federal fraco, sem apoio popular e mais perdido do que cego em tiroteio. O Congresso sofre, faz tempo, com desconfiança da população que não se vê representada por seus "representantes". Além disso até o Judiciário capenga e comete erros que deixam furiosos os brasileiros. A situação, é sim, preocupante e não serei eu a dizer o contrário. Todos vocês me conhecem muito bem para saber que jamais falaria algo fora do que é consenso geral. Eu não faço isso nem para ganhar dinheiro. Adiante.

Desde o começo do ano Legislativo, Eduardo Cunha preside a Câmara dos Deputados. Ele derrotou Marco Maia, o candidato do Palácio do Planalto. E no primeiro turno, algo raro em eleições para a Mesa Diretora da casa. Conservador ( e eu não considero isso ruim, convém dizer ), protestante e do PMDB, Cunha é uma espécie de Sílvio Berlusconi tupiniquim ( sem o poderio midiático deste ). E assim como o "capo" italiano, ele é dado a arroubos. E também a meter os pés pelas mãos. Foi o que ele fez esta semana...

Cunha, assim como diversos Deputados e Senadores, está envolvido com a operação Lava Jato. O quanto é que ainda não se sabe. Ou melhor, não se sabia, pois esta semana ele foi citado pelo delator Julio Camargo. O lobista informou que teria repassado, sob pressão de Cunha, 5 milhões de dólares de dinheiro desviado de recursos da Petrobrás. É verdade? Eu não sei, mas com certeza não duvido que seja. Um adendo importante: Camargo refez o depoimento de delação premiada e no primeiro ele não citava Cunha. E foi ai onde Cunha meteu os pés pelas mãos.

Cunha deu entrevista ruidosa onde avisou que estava rompendo com o Governo. Dentre outros motivos porque, que coisa, o Governo Dilma estava articulado com a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal para arrastá-lo para o meio dos escândalos. A declaração é de toda sorte desesperada que se Dilma e o PT tivessem tal poder como teriam deixado João Vaccari Neto ( tesoureiro do partido ) ser preso? Eduardo Cunha sabe disso, mas queria atirar para tentar tirar o foco de si. Acontece que essa fala não pega e isso voltou para cima dele com mais força. até porque ele teve a péssima ideia de falar em Rede de TV no mesmo dia a noite. Ai gerou panelaço de petista e não petistas, conseguindo um feito e tanto.

Cunha está em mal lençóis, mas caindo vai levar consigo muitos outros deputados. E é isso que deixou o PT alegre, porque agora falam de Cunha e não mais do PT. Mas isso serviria se o Governo tivesse o que mostrar, mas não tem. E é isso o mais angustiante da nossa situação atual. E sem esperanças a longo prazo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário