sexta-feira, agosto 28

Porque a CPMF é a prova maior do Estelionato Eleitoral

Governo sem rumo e sem planos é assim: tentar recriar o que é péssimo...
Eu não tinha, inicialmente, entendido bem do porque de Dilma decidir cortar míseros 1000 cargos comissionados e 10 ministérios após zombar de Aécio Neves na campanha passado, quando o mesmo disse que faria até mais cortes. Fiquei intrigado com a decisão da Presidente. Só que em se tratando do PT tudo sempre tem um lado cruel e maquiavélico. Tudo... antes de prosseguir, eis que disse Dilma a respeito de reduzir Ministérios. Isso foi um ano atrás praticamente:


Pois bem, agora ela - por meio de Ministros - resolveu fazer a tímida redução Ministerial e em cargos. Porque ela mudou de ideia? Desde quarta-feira sabemos: foi para tornar menos impactante a volta da CPMF. Dilma elegeu-se via Estelionato Eleitoral, todos sabem disso. O Brasil que ela vendeu via propaganda só existia nas peças de João Santana, mas 51% concordaram com ela e o resultado está ai, para quem quiser ver. A Presidente que acusava todos de pessimistas e de que alardeava que o remédio dos rivais implicava em desemprego, recessão, corte de investimentos e aumento de impostos vai agora... aumentar impostos. 

Primeiro via a alteração da forma de cobrança do Pis/Cofins, que pode resultar em um aumento de quase 50 bilhões de reais. Segundo porque, ai vem o pior, vai recriar ( na verdade tentar ) a CPMF, imposto do cheque derrubado pelo Senado em 2007. Assim, como eu disse no título deste post, confirma-se de modo inequívoco o Estelionato. Dilma prometeu bondadas que não está nem perto de conseguir entregar e agora vai apresentando maldadas que seriam apenas coisas de pessoas "contra o povo". Segundo a lógica dela, acho que é o caso de perguntar a Dilma se... Dilma é "contra o povo". Patético...

A CPMF ( agora com o nome de Contribuição Interfederativa da Saúde ) é um imposto injusto e que atua, mais do que qualquer outro já criado antes dele, em cascata afetando toda a cadeia produtiva. Todos pagam mas nem todos podem repassar seu custo. Exemplos:

  • Quem retira madeira da natura e a processa, inclui o imposto no preço, porque sabe que vai pagá-lo em algum momento;
  • O dono da fábrica repassa o custo ao preço final, porque já o pagou quando comprou a madeira, bem como no transporte. Além, é claro, em todas operações realizadas via banco;
  • O dono da loja, obviamente, repassa o custo de todas as outras fases e acresce o imposto no preço de venda, bem como nos juros embutidos no financiamento;
  • Por fim, o consumidor entra na loja é compra o móvel. Ele pagará até 12 vezes a alíquota da CPMF, mas não poderá repassar para ninguém. 
Segundo dados apresentados pelo Ministro da Saúde Arthur Chioro até 85 bilhões poderiam ser arrecadados. Supimpa não é mesmo? Afinal o Brasil não está em crise e os brasileiros estão nadando em dinheiro. Além do mais, o Governo Federal está realizando um ajuste fiscal primoroso. Pena que não...

Dilma tem apenas 7% de aprovação e, todo governante sabe disso, aumentar impostos é algo que não ajuda nessa conta. A presidente tem sofrido derrotas seguidas no Congresso e essa é uma medida que não atrai mais apoio. Porque entao ela e seus Ministros pensam que isso pode passar e ser aprovado? Ai vem o truque: o termo I da nova sigla: Interfederativa. Segundo sabe-se, parte ( ainda não revelada ) dessa bolada seria repassada para estados e municípios. Assim Dilma, a mais impopular presidente da História, espera conseguir apoio dos outros ( Governadores e Prefeitos ). Aqui é outro ponto do Estelionato: o de não compartilhar louros, mas querer de todas as formas compartilhar os espinhos.

Quando Dilma detinha mais de 70% de aprovação segundo as pesquisas, ela jamais cogitou dividir com qualquer outro político o "sucesso" do seu Governo. Agora que está na lona ela quer apoio. E até já conseguiu: os 9 Governadores dos Estados Nordestinos já sinalizaram que apoiam a volta da CPMF.

Ai eu fico imaginando aqui com meus botoes: o que faria o PT caso quem propusesse isso fosse Aécio Neves e o PSDB?

Nenhum comentário:

Postar um comentário