quinta-feira, setembro 3

Se com Joaquim Levy está ruim pior será se ele sair...

Ministro, acreditem, é que tem evitado que a crise seja ainda pior...
Apaguem tudo o que Dilma disse até ser re-eleita. Ali o Brasil vivia o auge da maquiagem dos dados oficiais e do aumento estratosférico da Dívida Interna ( voltarei ao tema ainda essa semana ). Guido Mantega ferrou as bases da Economia para que a Presidente pudesse conquistar mais 4 anos de mandato. Alguns podem então se perguntar, com razão: como ele foi demitido se fez tao bem o seu trabalho como dizia Dilma? Simples: manter ele no poder não daria sustentação que a Economia precisa.

Por isso Dilma demitiu Guido Mantega, mas o manteve no cargo. Essa já era a senha de que tudo estava errado. Eu digo isso a tempos ( desde 2009 para ser mais preciso ), mas os "inteligentes" fecham os olhos para isso. Natural, eles precisam defender o Governo por serem defensores convictos de todos os erros. Dilma tentou Luiz Carlos Trabuco, Presidente do Bradesco. Detalhe: Dilma e o PT malharam demais Marina Silva e sua proximidade com Neca Setubal, herdeira do Itaú, fazendo acusações calhordas de que esta mandaria na área econômica e que seria uma eminencia parda em um eventual Governo da ex-seringueira. Bravatas, é claro, mas deu certo e Marina murchou e nem foi ao segundo após aparecer em todas as pesquisas na frente de Dilma. 

Joaquim Levy, o escolhido, foi feita mais para mostrar que algo poderia mudar do que para realizar mudanças. Primeiro porque todos, até mesmo os mais convictos petistas, sabem que a solução é cortar despesas e evitar aumento de impostos, porque isso criaria mais recessão e baixa do rendimento das famílias. Mas, para cortar, é preciso mexer nos Programas Sociais ( leia-se programas que deram a Dilma a re-eleição ). E o PT quer fizer eternamente no poder, por isso nada de cortar estes programas. Ou de cortar pela metade os cargos de livre nomeação dentro do Governo Federal. Ou de reformar a previdência, uma forma eficaz de reduzir gastos, só que a CUT e outros esbirros do PT jamais aceitarão.

Levy passou a todos a certeza de que ele faria o que era preciso ser feito. Mas o PT e Dilma tratam, todos os dias de limar suas propostas. Ele foi contra mandar o Orçamento com rombo de 30,5 bilhões, um acinte ao bom senso e as leis de Responsabilidade Fiscal. Levy também perdeu a queda de braço para termos um Superativ Primário maior. Enfim ele segue sendo dinamitado por todos no Governo. A Presidente, ciente das pressoes do PT, sempre fica ao lado de Nelson Barbosa. 

E assim o Estelionato Eleitoral só aumenta. E a credibilidade do Governo despenca na mesma proporção. E Joaquim Levy dá sinais de cansaço e, segundo noticia-se hoje, pensa em deixar o cargo. Se isso de fato acontecer será terrível, porque o mercado só está mais "bonzinho" com o Governo por causa dele. É tipo aquela velha frase: "ruim com ele, pior sem ele".

O Brasil só tem a perder se ficarmos sem Joaquim Levy. O tempo dirá quanto será o custo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário