terça-feira, novembro 10

Como foram os outros confrontos pelas Eliminatórias entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias?

Confronto histórico, pelas eliminatórias começou apenas em 2000...
Os gigantes do futebol mundial ( adormecidos tem quase uma década ) demoraram muito para fazerem um confronto válido pelas Eliminatórias de Copa, uma vez que até 1994 eram formados grupos e, por motivos mais que óbvios, os times ficavam em chaves distintas. Tanto é que sempre se classificaram para as Copas... sempre não, quase sempre, pois em 1970 os nossos eternos rivais caíram diante do Peru de Cubillas, Chumpitaz e cia. O Brasil todos sabemos jamais ficou de fora de uma Copa. Aliás, a sequencia da Argentina só não é maior do que as da Itália ( ausente pela última vez em 1958 ) e da atual campeã Alemanha que por causa da Guerra ficou fora do Mundial de 1950. 

Somente para o Mundial de 1998 na França é que a Comenbol adotou o sistema atual de turno e returno de todos contra todos. Naquela edição o Brasil não participou, uma vez que era o então detentor da Taça FIFA. Assim o primeiro confronto entre os dois gigantes aconteceu apenas pelo classificatório da Copa de 2002 no Japão e na Coreia do Sul. Foi em 26 de Julho de 2000 e o palco escolhido foi o Morumbi. O time comandado por Vanderley Luxemburgo aplicou 3x1 ( com direito a gol de Vampeta ) e parecia fadado a caminhar bem até a Copa. Parecia... diversas derrotas depois ( naquela que é até agora a pior campanha em Eliminatórias do Brasil ). Na volta, em Buenos Aires, o Brasil caiu por 2x1 ( tendo, sabe-se lá como aberto o placar em um falha grotesca do goleiro argentino ) e seguiria penando até vencer a Venezuela em São Luiz do Maranhão por 3x0. Mesmo desacreditado, o time de Felipão marcharia só com vitórias na Ásia e venceria a Copa diante da Alemanha ( curiosamente ou não, assim como a Argentina em 2000 um confronto inédito ). Abaixo o vídeo das duas partidas:



Campeão no Japão, o Brasil foi o primeiro time a ter que batalhar pela vaga na Copa seguinte. Outra vez os times trocaram vitórias: em Belo Horizonte, Show de Ronaldo ( marcando 3 vezes de Penalty, com Sorín marcando o tento argentino ), enquanto que em Buenos Aires em 39 minutos os "hermanos" fizeram 3x0, fora o olé. No segundo tempo o Brasil jogou e Roberto Carlos encheu o pé para fazer o de honra. Na Final da Copa das Confederações, antes da partida em Buenos Aires, o time de Parreira faria 4x1 e o ganhou a pecha de super favorito em gramados germânicos... mas deu no que não deu e vamos pular esta parte...




Para 2010 Brasil e Argentina resolveram apostar em ex-jogadores. Quer dizer, o Brasil em um cabeça-de-bagre ( Dunga ) e a Argentina em um dos 3 melhores de todos os tempos ( apenas Maradona ). O Brasil levou a melhor, na única vez até aqui em que um time ficou sem vencer: 0x0 no Brasil e 3x1 pro time brasileiro na partida disputada em Rosário, quando os rivais buscaram fazer pressão atuando em um campo mais acanhado e com a torcida mais próxima. Essa vitória, somada a outra conseguida na final da Copa América em 2007 na Venezuela ( 3x0 ) fizeram muito mal ao Brasil, com Dunga optando pela lealdade em detrimento da qualidade. E na África do Sul... bom, outra história boa de ser pulada, não é mesmo?




Nesta quinta teremos, portanto, a sétima partida desta saga. Nas seis anteriores o Brasil venceu 3, perdeu 2 e teve um empate. Com Dunga novamente no comando(??) será que o time da CBF conseguirá repetir aquela vitória de 2009? Façam suas apostas, lembrando que o time da AFA não terá Messi, Aguero, Tevez...

Nenhum comentário:

Postar um comentário