domingo, novembro 15

O dia seguinte aos hediondos ataques em Paris...

Mortes e mais mortes. É assim que alguns acham que professam sua fé...
Quando fiz o post anterior a este, já na madrugada do sábado, estava completamente perplexo diante das notícias que via e mal podia acreditar. Estivera em um aniversário no Sítio Uri e por isso não tomara conhecimento dos nefastos ataques que aconteceram na Cidade Luz. 

Enquanto digitava a contagem de mortos já estava em 153. Durante o dia o número desceu um pouco e agora oficialmente temos 129 mortes e 352 feridos, sendo 99 em estado crítico. A alteração na contagem deu-se porque muitas vítimas foram contadas duas vezes por fontes distintas. Em todo caso é muita gente e uma dor imensa, que talvez nunca cesse. E destas 99 infelizmente teremos muitas que virão a perecer e aumentar o saldo da tragédia.

Ataques que foram muito bem planejados pelo Estado Islâmico. Aconteceu em 4 locais ( 2 deles na mesma rua ) e ao mesmo momento. Terroristas entraram em uma boate lotada ( era noite de sexta quando isso aconteceu ) e executavam qualquer um que falasse ou que se levantasse. No bar em frente abriram fogo contra quem estivesse ali e nos Stade de France ( palco da final da Copa de 98 ) dois homens bomba causaram 3 mortes entre os que ainda não tinham entrado.

Por falar no Stade de France, onde os anfitriões encaravam os atuais campeões do mundo, duas histórias correram em paralelo com dois atletas de "le bleus": Lassana Diarra e Antoine Griezman. Uma prima ( Asta Diekitie ) do primeiro morreu e a irma do segundo sobreviveu. Ambas, por uma dessas coincidências da vida estavam próximas uma da outra. Triste sem dúvida.

Neste sábado também tomamos conhecimento de que 3 brasileiros estavam entre os feridos. Além disso a Cúpula do Clima marcada para ser realizada em Paris está confirmada pelas autoridades francesas e acontecerá normalmente entre 30 de novembro e 11 de dezembro. E o Presidente François Hollande prometeu combate implacável contra o terror bem como a ofensiva na Síria contra o Estado Islâmico, que assumiu a autoria dos ataques.

Temos que torcer que fatos como esse nunca mais voltem a ocorrer e que apenas a dor, imensa, fique sendo atenuado com o tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário