sexta-feira, janeiro 30

Carlos Veras, o Carlito, é o Homenageado do Carnaval 2015

Carlito tem, digamos assim, pedigree carnavalesco no sangue...
A Prefeitura divulgou quem será o homenageado do Carnaval 2015. E a homenagem é perfeita: Carlos Veras, conhecido como Carlito. Ele é um dos símbolos de nosso carnaval e isso vem de família: seus pais ( João Carlos e Elenita ) eram foliões que encarnaram por anos o carnaval em nossa cidade. Seu pai inclusive dizia que o sonho dele era morrer durante a folia carnavalesca, o que curiosamente acabou por acontecer.

O Blog parabeniza a bela escolha e já está em busca de uma entrevista com o homenageado, de quem sou próximo. Aguardem...

Charge do Dia: A Vaca da Dilma respirando por aparelhos?

Tá feia a coisa, né Dilma?

E os, desnecessários. Estaduais vão começar...

As péssimas médias de público não justificam tanto espaço para os Estaduais
Eu sou um duro crítico do sistema que impera no futebol brasileiro, onde Federações tem mais peso do que os clubes. O Brasil é, dentre os grandes do futebol mundial, o que não tem uma liga que dure o ano inteiro. Ok, na vizinha Argentina também não existe uma liga, mas lá o campeonato dura o ano inteiro e, sobretudo, não existem campeonatos estaduais.

A justificativa para a existência de um campeonato deficitário e de que o povo do interior ama o futebol. Ama mesmo? E eu se lhe disser que o Campeonato Paulista tem média inferior a segunda divisão da Grécia? Ou que a média do Gauchão é menor do que a liga do Chipre? Sim, Chipre, que o amigo talvez nem saiba onde fica. O Carioca tem média inferior à segundona da China!!! Portanto, público não é uma explicação. 

Claro que nós, aqui no Salgueirão, podemos bater no peito e dizer que temos quase sempre 7 mil pessoas ( ou mais ) no estádio. Sim, é verdade mas... quanto é a média em partidas sem o Todos com a Nota? Não chega nem aos 1,5 mil. Portanto é preciso saber medir as coisas...

De norte a sul teremos as velhas rivalidades e com os grandes tendo que atuar em campos impraticáveis. Ao menos, aqui no nosso estado, o sistema é mais correto: 6 times ( Sport, Naútico, Santa Cruz, Salgueiro, Central e Serra Talhada ) em turno e returno com os 4 primeiros passando para a semifinal, assim como no ano anterior. A novidade será no sistema de desempate: o saldo de gols passará a valer, mas sem o gol qualificado marcado fora de casa. Lembrando que esta regra estivesse valendo em 2014 o nosso Carcará teria ido decidir o campeonato contra o Sport. É uma melhora, sem duvida...

No Rio de Janeiro o campeonato corre o risco de ficar sem o Maracanã!!! Sim, isso mesmo. A FERJ decidiu que os ingressos serão tabelados em todos os jogos. Só que uma coisa é pagar 10 reais em Moça Bonita para ficar no sol de 40% e outra é pagar isso para ficar no novo Maracanã. Simplesmente não dá... mas ainda tem mais: quem criticar o Campeonato Carioca será multado. Sim, isso mesmo. Patético. E em São Paulo a Federação foi um pouco além: como é comum os times grandes escalarem times reversas em diversas partidas, limitou a 28 o número de inscritos. Ou seja, ao invés de tentar tornar o campeonato melhor as Federações punem os times. Piada, sem dúvida...

Serão 3 meses de perdidos no calendário para jogar diversas partidas sem público, sem apelo e sem graça. O correto era começar o campeonato brasileiro abrindo a temporada e depois Torneios curtos para os grandes encararem no máximo 4 times do interior que tivessem jogada uma fase maior, com mais times que não disputassem as Séries A, B, C e D...

Mas é claro que isso não vai acontecer tão cedo. Se é que um dia vá acontecer...

quinta-feira, janeiro 29

Dilma determinou que Balanço sem perdas fosse publicado...

Os números não auditados valem quase nadam tanto é que as ações desabaram...
A maioria não faz a menor ideia de como funciona o mercado de capitais. De grosso modo tudo se baseia em expectativas com base na situação atual. Uma empresa que esteja crescendo, vendendo bem seus produtos - mesmo que endividada - tende a ter suas ações bem avaliadas. Se for uma estatal, vai pesar a economia do país que a comanda e, sobretudo, como são tomadas as decisões. Quanto menor for a interferência, melhor. 

Sendo assim, tudo o que o Governo Dilma tem feito vai contra a Petrobrás, tendo em vista que isso força os analistas a preverem um futuro difícil para a empresa, que tem uma das maiores dívidas do mundo. Se um balanço regular é atrasado em quase 6 meses e ainda vem a público sem o selo da auditoria, ai é o caos. Ontem a Petrobrás perdeu quase 14 bilhões de reais em valor de mercado. Sabem de quem é a culpa? Do mercado? Não, da Presidente Dilma mesmo.

Ao mandar não incluir quase 90 bilhões de perdas com o Petrolão ( pensando na repercussão interna ), Dilma tomou a pior decisão possível: faz sangrar a empresa - que já não vive bom momento - para salvar a sua aura de "ótima gestora". Aliás, esta aura nem existe mais, mas ela acredita que ainda a possui.

Na imagem que ilustra esta postagem é possível perceber como está a empresa comparada ao mesmo período ( 9 primeiros meses ) de 2013. Tudo, mas tudo mesmo, piorou no período. Dilma e o seu Governo tem duas opções: fazer o que é melhor para a Empresa ou seguir fazendo o que é melhor para o Governo. Se escolher a primeira, tem que demitir Graça Foster, cobrar explicações de José Sergio Gabrielli ( que antecedeu Graça na presidência da empresa ) e admitir o problema. Duvido que faça-o.

E assim a empresa seguirá sangrando. Prova viva da incompetência do PT.

Porque dois condenados pelo atropelamento do filho de Ciça Guimarães foram soltos?

Rafael estava apenas se divertindo, mas foi brutalmente atropelado
Quando falamos dos problemas brasileiros, diversos vem a nossa mente: Segurança, Educação, Saúde... a lista é imensa, mas dentre eles raramente alguém cita nossa legislação penal. Apenas - e olhe lá - alguns teóricos da área poderiam listá-la dentre os nossos principais problemas.

A Constituição de 1988 foi erguida sobre a égide da figura do preso político, afinal a Ditadura Militar chegara ao fim apenas 3 anos antes e os nossos congressistas resolveram colocar na Carta Magna todo tipo de garantia para que tal mazela não voltasse a acontecer. Foi um erro gravíssimo ( dentre outros cometidos no texto da CF ), porque caso a nossa nação volte a ter um Ditador eu tenho certeza - absoluta - que dentre suas primeiras medidas estará revogar todo e qualquer direito individual e criar sua própria constituição. Tenho plena ciência disso. Portanto, foi perda de tempo fazer o que fizeram em 88. 

Sendo assim, o nosso arcabouço de leis prevê todo tipo de recurso para preservar alguém da cadeia. Embora eu deplore quem pegou em armas ( por ter matado diversos inocentes ), a ideia era uma e virou outra: os bandidos de hoje é quem beneficiam-se dessas medidas. Recursos quase infindáveis servem, na prática, para manter fora da cadeia quem puder pagar os melhores advogados. Sei que tenho leitores advogados e pessoas abastadas, mas este é o meu pensamento. E não arredo um milímetro no que penso. Eu sou assim e não vejo porque mudar.

Feito todo este preâmbulo, vamos ao fato em si: a Justiça do Rio de Janeiro concedeu Habeas Corpus à Rafael de Souza Bussamra e ao pai deste, Roberto Martins Bussamra. Ambos foram condenados pela morte de Rafael Mascarenhas ( que tinha 18 anos quando foi atropelado em 20 de Julho de 2010 ). Rafael Mascarenhas andava de Skate com amigos em Túnel na cidade maravilhosa, que estava fechado para reformas durante a noite, daí o motivo de estarem lá. Foi quando Rafael Bussamra e um amigo entraram em alta velocidade no Túnel praticando um racha. Mascarenhas, filho da atriz Ciça Guimarães, foi atropelado e não sobreviveu. Mas o atropelamento não pôs fim às violações da lei. Rafael Bussamra ligou para o pai e este subornou os dois policiais que pararam o carro logo mais a frente, na tentativa de livrar o filho da cadeia. 

Acontece que tudo foi filmado e o carro foi encontrado no dia seguinte. Mas os Bussamras são ricos ( tanto que são defendidos pelos 2 dos mais caros advogados do estado e do Brasil ) e até agora estão livres da cadeia. E, talvez, só venham a ser presos quando a coisa for julgada na últimas estância possível, o STJ ( Superior Tribunal de Justiça ) em Brasília.

Enquanto isso, os pobres ficam presos desde o começo. E tem gente que quer legalizar aborto e a maconha, além de "regular a mídia" mas nem liga para casos assim, que revoltam. Este é o Brasil...

quarta-feira, janeiro 28

Prefeito do Rio sugere férias coletivas durante as Olimpíadas

Faz sinal de OK que se acha um gênio...
Diversas cidades que realizaram grandes eventos conseguiram melhorar consideravelmente a sua realidade. Barcelona é considerada o melhor exemplo, mas existem outras tantas que, de um modo ou outro, deram aos cidadãos melhorias permanentes. Não será o caso, que surpresa, do Rio de Janeiro.

Quando a cidade foi lançou sua candidatura o lema era realizar investimentos de 20 anos em apenas 6. E o maior legado seria a despoluição da Baia da Guanabara... que não vai acontecer. Assim como na Copa, diversas obras já foram descartadas e uma em cada 4 obras necessárias para as práticas esportivas sequer foi contratada ainda. Como se não fosse o bastante, o custo ainda foi alterado ( para cima, é claro ) em mais 100 milhões de reais. Parece piada, mas não é...

Antes da Copa surgiram boatos de que as prefeituras iriam decretar feriado no dia em que recebessem jogos da Copa. Não rolou e nem pareceu necessário, ainda bem. Pois eis que o Prefeito Eduardo Paes ( foto ) apareceu com uma ideia melhor ainda ( ironia, é claro ): que as empresas concedam férias coletivas durante os Jogos. 3 Feriados durante os Jogos já estão acertados, bem como a alteração das férias escolares de Julho para Agosto ( mês do evento ).

Assim é o Brasil: ao invés de resolver os problemas - conhecidos antes de acertas os eventos - usa-se o "jeitinho"... brilhante. No mundo invertido, é claro.

Charge do Dia: Dilma em dose dupla

quem realmente pode acreditar na fala da Dilma?
na boa, essa é espetacular...

terça-feira, janeiro 27

2 anos de uma tragédia dolorida

Uma tragédia anunciada que poderia ter sido evitada...
Meu sogro fora enterrado no dia anterior e o clima - obviamente era bem triste - mas acordar no dia 27 de Janeiro de 2013 e ligar a TV foi algo que eu jamais esquecerei: um incêndio numa Boate na Cidade Santa Maria ( RS ) deixou chocado. Pessoas foram, na prática, assadas como se estivessem num Micro-Ondas gigante. A maioria nem teve sequer uma chance de escapar. Quem conseguiu ainda assim ficou com sequelas físicas. Sem falar nas psicológicas.

Quanto mais o tempo passava, pior ficava. Saber que o Corpo de Bombeiros, Prefeitura e os proprietários foram altamente negligentes foi de - quase - dar vontade de matar pessoas. Hoje completam-se dois anos daquela tragédia. E temos algumas histórias sobre o caso. Dentre elas, destaco essa aqui: mulher que perdeu marido na Kiss se dividiu entre a perda e a maternidade.

240 pessoas perderam a vida. Quase 700 ficaram feridas, algumas nunca mais poderão praticar esforço físico forte devido aos danos que sofreram no pulmão e vias respiratórias. Tudo porque a banda que tocava na Boate, Gurizada Fandangueira, resolveu realizar um show pirotécnico. Acontece que a espuma acústica do local era uma verdadeira bomba de gasolina e fez o óbvio: pegou fogo. E o caos aconteceu. Tudo na sequência, tudo mesmo, foi feito ao contrário do que deveria ter acontecido. Tudo. Os seguranças impediram as primeiras pessoas a sair do local porque elas não pagaram as comandas ( quando você consome e só depois paga ) de consumo. Só com esta ação, mais de 100 pessoas perderam a vida, porque formou filas na saída e no desespero as pessoas foram buscar ( em vão ) outras saídas. Que não existiam...

Muitas pessoas nem foram queimadas ou ficaram asfixiadas, foram apenas pisoteadas. Pessoas que poderiam ter sobrevivido. Mas que perderam suas vidas pela irresponsabilidade dos outros. Lembro-me bem de um mãe que perdeu 3 filhos. A imagem sempre vem a minha mente. Nem dá para imaginar o que é perder um filho, imagina três!!!!

Ao menos, e isso não serve de consolo para as famílias das vítimas, o Brasil mudou suas regras para boates e fiscalizações foram feitas em todo o país e diversas casas foram fechadas e tantas outras melhoraram significativamente sua segurança. O custo, contudo, foi alto demais.

Passados 2 anos, a ferida ainda está longe de fechar. E eu nem estava assim tão legal naquele dia... imagine quem perdeu filhos, maridos, esposas, sobrinhos, amigos... 

segunda-feira, janeiro 26

Deputado Rodrigo Novaes relembra Ulisses e deve lançar-se como Anti-Candidato

Deputado planeja lançar candidatura para marcar terreno
Poucas pessoas sabem, mas durante a Ditadura Militar existiam, na prática, eleições para a escolha dos Presidentes Militares. Tudo o que uma eleição deveria ter estava lá: candidato, eleitores... acontece que eram apenas os Deputados e Senadores ( além de alguns representantes das Assembleias Estaduais ). Em 1964 Castelo Branco nem eleito foi, mas Costa e Silva, Ernesto Geisel e João Batista Figueiredo foram eleitos pelo Colégio Eleitoral. Emílio Garrastazu Médici foi, digamos assim, levado ao poder por meio de um golpe dentro do golpe.

O MDB - partido único de oposição - nem chegou a cogitar apresentar candidatos nas primeiras eleições, por que a chance de vencer eram praticamente ZERO. Em 1974 Ulisses Guimarães, o Senhor Diretas, resolveu lançar candidato ao pleito. Ele sabia que não iria vencer Ernesto Geisel, mas a ideia era marcar terreno, deixar claro que aquilo era um embuste ( onde uma coisa é feita apenas de forma protocolar para enganar as pessoas ). Ele se auto proclamou de anti-candidato, ou seja, alguém que estava ali para causar, para irritar os ditadores. E Medici - que deixava o Governo sobre grave crise econômica - nada poderia fazer porque a lei permitia. Genial!!!

Caso parecido, em âmbito menor é claro, poderá acontecer no domingo quando tomam posse os 49 Deputados Estaduais na Casa Joaquim Nabuco. Desde 2007 o Presidente da ALEPE é o Guilherme Uchoa, do PDT. Sim, ele presidiu a casa por 8 anos consecutivos. Mesmo que a Constituição Estadual determina que o máximo de reconduções permitida sejam 2, ele é candidata a outro mandato. Segundo o Procurado da Casa, a Lei aprovada em 2011 ( como parte do acordo para que ele fosse eleito naquela época ) só pode entrar em vigor na Legislatura seguinte a que foi aprovada. Eu não sou advogado, mas em 2011 era uma Legislatura e agora estamos em outra... sendo assim, o Procurador está dizendo que são duas e não uma legislatura o período de carência da Lei... Piada.

De todo modo, parece certo que se for candidato ( salvo se alguém conseguir liminar na justiça ), Uchoa será eleito. E é aqui que aparece o anti-candidato da vez: Rodrigo Novaes ( PSD ). Re-eleito com a quarta maior votação, Novaes cogita apresentar sua candidatura, ou anti-candidatura. Ele parece ciente de que não será eleito, mas irá - assim como fez Ulisses e o grupo dos autênticos do PMDB ( do qual fazia parte o saudoso Marcos Freire ), posicionando-se contra uma - na prática - ditadura.

Este eleitor dele fica extremamente feliz com tal atitude e fico satisfeito da escolha do voto. Algo que poucas vezes pude dizer. 

Duda da Moto Carlos é asssasinado

Duda foi assassinado pelo "genro"...

Clébio Sampaio Ferraz, popularmente conhecido como Duda da Moto Carlos, foi assassinado ontem a noite pelo seu "genro" Fernando Henrique Martins Vasconcelos, na Rua São Pedro ( bairro do Prado ). Os dois não se davam bem e discutiram em frente da residência de Fernando. Foi quando ele esfaqueou Duda. O mesmo ainda foi socorrido para o Pronto Socorro São Francisco, onde veio a falacer.

A Polícia está realizando buscas para encontrar o acusado. O enterro será às 16;00hs e o corpo está sendo velado no Centro de Velório do SAF.

sábado, janeiro 24

Quanto custam aos cofres públicos os 513 deputados? Aqui a resposta...

A conta, claro, é muito salgada...
Todos criticam o custo dos Deputados, mas poucos sabem quanto é o seu custo total para os nossos bolsos. A imagem acima resolve a questão: traz de forma detalhada quanto custa cada deputado federal e de que forma ele recebe a grana. Observe que o valor para contratar até 25 funcionários é mais do que o dobro do salário do congressista. Ou que ele recebe uma "Cotão" de R$ 33.010,31 que é quase o mesmo do salário. 

Sendo assim, o custo por mês de cada deputado é de quase 150 mil e por ano é de quase 2 milhões. Para se ter uma ideia é o custo aproximado que custou o prédio da Escola Cleuzemir Pereira na Primavera ( sem a quadra coberta ). Sendo assim, manter todos os 513 Deputados custam, portanto, 513 escolas daquele mesmo porte. Muita coisa...

O total geral é de 984 milhões. Não tenho valores atualizados, mas isso é quase 10 anos de orçamento da nossa cidade. 10 anos gente. Mas eu ainda acho que falte algo a conta: a  contribuição patronal ( pago por nós também ) em cima dos mais de 33 mil de salário.

Mas tem mais: todo congressista tem direito, é claro, a todo material gráfico e de expediente pago por nós. A lista é essa ai: 


Só reclamar não adianta, é preciso mexer-se. Todos nós votamos em alguém e caso o mesmo tenha sido eleito, podemos perguntar o que ele pensa a respeito. É mais do que um direito, é uma obrigação nossa...

E o futebol brasileiro não se aproveitou, em nada, da Copa.

Arena Amazônia: prejuízo de 700 mil por mês
O Brasil sediou uma Copa que, dentro de campo, foi espetacular. Fora o fato dos gramados não terem suportado os jogos e diversos treinos de reconhecimento terem sido cancelados por causa disso, nos gramados foi um Copa que vai perdurar na memória por muito tempo. Para os visitantes não ocorreram problemas, não tivemos arrastões e nem assaltos. Ainda bem, mas isso poderia ser a regra, não a exceção...

Mas o sucesso do evento ficou restrito ao que as seleções fizeram, exceção a nossa é claro. Passados 6 meses do fim da Copa a realidade é dura, bem dura mesmo. Para mim é até pior do que parecia antes da Copa. Vamos aos pontos principais:

  • Praticamente todos os times da Série A estão em situação financeira ruim ou calamitosa. Até mesmo o bi-campeão Cruzeiro atrasou salários, mesmo que por alguns dias. Mas atrasou;
  • Os times, na sua imensa maioria, devem ao Governo Federal e estão tentando - quase conseguiram - o perdão da dívida. O que é totalmente errado, porque quando nós cidadãos comuns atrasamos nossos impostos o Governo cai matando em cima, mas os times quase conseguiram o perdão sem qualquer contrapartida. Lembrando que em 2005, quando da criação da Timemania, os tributos já haviam sido praticamente perdoados. E passados 10 anos, a dívida é hoje quase 6 vezes maior. Ou seja, se não for colocado um freio e for dado um perdão agora, daqui a pouco tempo os times estarão da mesma maneira. Ou como a história prova, deverão estar é pior...;
  • Nada de Liga. O Brasil é o único país do mundo com um campeonato relevante que é comandada pela Federação Nacional. Ok, Argentina e Uruguai também, mas não se o futebol brasileiro é irrelevante mundialmente, imaginem o de nossos vizinhos. Como dependemos da CBF, os Clubes ficam a mercê das vontades de Presidentes de Federações e ficam obrigado a disputarem campeonato estaduais deficitários e a se prejudicarem em outras competições ( Brasileirão, Copa do Brasil e a Libertadores );
  • Grêmio tenta mudar o regulamento. Pois é, o Grêmio não vence o Campeonato Brasileiro a quase 20 anos ( a última vez foi em 1996 ), mas ao invés de planejar-se para vencer, o que o time quer? Mudar o sistema, voltando ao péssimo mata-mata. Justificativa? Porque é mais emocionante. Piada, não é... primeiro porque não é nada agradável ser o primeiro de uma fase de classificação e ficar pelo meio do caminho, como o caso do próprio Grêmio em 1991. Segundo que apenas 8 times seguem com o que fazer após o fim da fase de classificação. Terceiro que, o que fariam as esquipes que não se classifiquem, parando quase 2 meses? Se está ruim hoje, porque todos jogam 38 vezes, imagina um grupinho jogando apenas mais que 19? Não dá...;
  • Arenas apresentando problemas. Na boa isso surpreende alguém, porque eu a mim não. O Engenhão, construído como um dos grandes legados do Pan de 2007, ficou 2 anos interditado gerando prejuízos para o Botafogo e, sobretudo, para a cidade do Rio de Janeiro que teve que pagar pela reforma de algo que deveria durar, ao menos, 15 anos. Agora é a Arena Pantanal - onde nem deveria ter sido construído um estádio, mas sabem como é... governo do PT tem que gastar o máximo possível de dinheiro do contribuinte, de preferência desperdiçando-o. O estádio de Cuiabá está interditado por infiltrações e falhas na sistema elétrico. Sem falar que o mesmo está gerando um custo de 600 mil reais mensais na sua manutenção. Dinheiro que está saindo do cofre do Estado e que poderia ser aplicado em outras áreas mais vitais. Mesmo caso acontece em Manaus, onde o custo para manter o estádio é de 700 mil reais!!!
A Copa se foi e nem mesmo jogamos a final. E tudo o que era dito que seria legado está virando espeto. Este é o Brasil, que perde seus melhores jogadores para a China!!!

quarta-feira, janeiro 21

Banco Central, que coisa, aumenta a Taxa de Juros novamente

Alexandre Tombini, presidente do BC, é um pessimista segundo a Dilma candidata...
Serei curto e grosso: Dilma Rousseff é uma pessimista e não gosta de pobres. E da pior espécie possível. Isso porque o Banco Central aumentou, pela terceira vez seguida, a Taxa Selic para 12,25%, o maior patamar desde 2011. Não entendeu? Eu explico...

Mais de uma vez, Dilma atacou Aécio Neves de que ele iria tomar medidas ruins para a população, dentre elas aumentar a Taxa de Juros para favorecer os banqueiros, de quem o Senador seria amigo e fiel seguidor. Além disso, toda vez que Aécio apontava os descalabros na economia ela retrucava atacando-o de pessimista, de torcer pelo quanto pior melhor e até mesmo de ser contra o Brasil e, por tabela, os pobres. Segundo ela, aumento da Taxa Selic é um atentado contra os mais necessitados. Sendo assim, hoje ela é passou a ser o que acusava no adversário.

O aumento de 0,5% é muito grande e além disso vem somar uma Taxa já alta, que assim está para combater a inflação. Acontece que todas as medidas tomadas até agora pelo Governo geram processo inflacionário, ou seja, tendem a forçar o Banco Central a seguir a tendência de alta. 

Mas que tem muitas pessoas arrependidas de terem votado em Dilma Rousseff para ela fazer o que Aécio Neves apontava como necessário, isso eu tenho certeza.


Nível dos Reservatórios é menor do que em 2001, ano do Apagão de FHC

Reservatório cheio, como este de Furnas, só em fotos do passado
Eu não escondo minha profunda antipatia ao PT. Assim como não escondo ter votado em Fernando Henrique Cardoso em 1994. Mas, por se contrário a tese da re-eleição - votei em Ciro Gomes no pleito de 1998. E fui um duro crítico da sua segunda gestão, sobretudo da questão do apagão. Contudo, como sou historiador, lembro-me bem de que era uma realidade que os reservatórios estavam sem água, mas que houve sim falta de planejamento. Mas não dá para dizer que FHC tentou enganar as pessoas, negando que a situação fosse grave. Ele assumiu a crise e pagou o preço - caro - por isso. Adiante.

Diferentemente do que está fazendo Dilma e o PT, que insistem em tentar tapar o sol com a peneira. Desde 2012 que o nível dos reservatórios não volta aos níveis aceitáveis durante o período das chuvas. Motivos? Dois basicamente: falta de chuvas e aumento do consumo, que exige mais produção. Mesmo fatores que levaram ao Apagão de 2001. Porque agora não estamos vivendo, ainda, a mesma situação? Porque FHC, sem grandes alternativas, construiu diversas Termoelétricas. Sem elas, a situação atual seria ainda pior.

Como disse ontem, Dilma é quem manda no setor elétrico desde 2003. O que está ocorrendo é o resultado do trabalho dela. Que aliás, está a 30 dias sem falar com a imprensa. Porque será?

terça-feira, janeiro 20

Ministro Joaquim Levi anunciou ontem o começa do espeto que teremos que pagar

Ele está rindo de você que vai pagar a conta pesada do erros de Dilma...
Aumento de impostos. Pouca coisa deixa-me mais chateado. Tudo porque isso leva a outras coisas, igualmente ruins:
  • Redução do poder de compra. Se o Governo fica com mais dinheiro, significa que o brasileiro terá menos em suas mãos;
  • Aumento da inflação. Sim, aumento de impostos gera inflação, porque os empresários vão repassar o espeto para o consumidor;
  • Ineficácia do Gasto Federal. O Governo arrecada demais ( quase 37% do PIB - Produtor Interno Bruto ), mas nunca é o suficiente.
Se o aumento de impostos vem aliado a inflação alta, juros altos e crescimento pífio, ai é sem sentido algum. Mas o Governo Dilma está fazendo justamente isso, aumentando os impostos tendo o cenário todo desfavorável. E a pouco menos de 3 meses ela mesmo dizia que isso ( falar em situação ruim ) era coisa de pessimistas!!!

Pois bem, ontem o Ministro Joaquim Levy ( um banqueiro, coisa que Dilma disse que odiava na campanha ) anunciou parte  - sim, é apenas uma parte - do pacote de ajuste das contas públicas. Foram várias medidas, mas duas merecem um atenção maior: o aumento da CIDE ( que aumentar - de novo - o preço dos combustíveis ) e a alíquota do IOF sobre empréstimos. A primeira já fica clara porque é ruim, pois o preço dos combustíveis influencia - negativamente - toda a cadeia produtiva, gerando pois mais inflação. A segunda nós sentiremos na hora de financiar qualquer coisa em uma loja, aumentando também a inflação.

Imaginem se fosse o Armínio Fraga a anunciar estas medidas o que não estaria fazendo o PT hoje... mas como foi Dilma, ai tudo bem. Como sabemos, o PT é o partido que pensa no povo. 

No seu povo, que fique claro.

Charge do Dia: Cadê a Presidente?

sem comentários...

Apagão em metade do Brasil? Nada como receber uma herança maldita... de si mesma!!!

Passageiros arriscam a vida em São Paulo durante o Apagão de ontem...
Alguns questionam-me se não sou ácido demais com o PT e a atual Presidente Dilma Rousseff. E a resposta é sempre a mesma: não, acho que sou até polido demais. É realmente incrível que uma gestora tão desastrosa tenha sido re-eleita. Aliás, é incrível mas facilmente explicável: Bolsa Família. Como postado aqui na semana pós-segundo turno, ela só venceu em um estado onde existem menos de 25% de beneficiários do programa. E sua maior vantagem foi no estado mais dependente do Programa ( Maranhão ). Não é achismo, é a realidade.

Dilma foi eleita para Governar de uma maneira bem diferente da que está fazendo. Aliás ela está tomando as medidas que atribuía aos seus adversários ( Aécio Neves e Marina Silva ). Ora, se era para fazer o que eles diziam, que eles tivesse sido eleitos. Seria melhor, pois eles diziam que as coisas estavam fora do lugar. Dilma não. Ela dizia que tudo estava bem, 100% dentro da ordem. Passados 20 dias de seu segundo Governo, vemos que NADA está em ordem. Nada...

Apagões tem sido uma, triste, realidade no Brasil desde o fim de 2009. Diversos tem acontecido, a maioria sem causas naturais ( como vem acontecendo em São Paulo toda vez que chove forte ). Eles tem acontecido, isso sim, como prova cabal da incompetência de Dilma Rousseff. E nem me refiro a presidente e sim a Ministra que manda no setor desde 2003. Sim meus amigos, ela é a culpada direta de tudo o que está acontecendo e ainda vai acontecer no Setor Elétrico.

Em 2003 Lula aceitou a indicação de Olívio Dutra ( ex-Governador do Rio Grande do Sul e co-fundador do PT ) e fez da ex-Secretária do estado sua Ministra de Minas e Energia. Dilma fizera carreira como pessoa ligada a área e Dutra é um petista convicto. Sua passagem pela Secretaria é mascarada até hoje pelo PT, pois ela comandou - que coisa!!! - a privatização da empresa de energia do Rio Grande do Sul. Mas virou Ministra...

Ficou na pasta até 2005, quando foi chamada para tapar o buraco causado pelo Mensalão, que tolhera José Dirceu da Casa Civil. Lula fez isso por dois motivos: aprendera a confiar em Dilma e seus jeito de Diretora de Escola das antigas ( daquelas que metiam medo em todos os alunos só com o próprio nome ) e - principalmente - por não querer um político naquele posto em momento no qual seu Governo poderia ter caído. Para alguns era uma solução temporário. Estamos a 10 anos com Dilma sendo a mulher mais forte do Brasil...

Ela, contudo, seguido dando as cartas no Setor Elétrico e na Petrbrás. Isso antes mesmo de virar a escolhida de Lula ( ou ungida segundo alguns ) para ser a candidata em 2010 e virar a "mãe do PAC". Por exemplo seguiu no Conselho de Administração da Petrobrás, mesmo essa não sendo uma atribuição do Chefe da Casa Civil. Seguiu coordenando - atenção - todo o plano de investimento do Setor Elétrico, mesmo essa sendo uma incumbência do Ministro das Minas e Energia, não do Chefe da Casa Civil. Quando virou "mãe do PAC" então... passou a - indiretamente - mandar em todo o Governo, exceto nos Militares. Tudo tinha que ter o "selo" Dilma de aprovação. O resultado está ai para ser visto... ou não, se é que me entendem...

Como um exemplo de gestora, era de se esperar que ao menos não tivéssemos mais apagões. É o mínimo. Mas estamos falando de Dilma e, sobretudo, do PT. Em 2012, quando a crise atual estava mais do que clara ( ou seria melhor dizer "escura"? ), ela resolveu antecipar-se e dar ao povo um factóide: reduzir a conta de energia. Foi um sucesso, é claro, e ela virou imbatível. Quem poderia derrotar nas urnas a "mãe do PAC', do Governo de excelência e, a partir daquele momento, da energia mais barata? Pois é, acho que até Aécio Neves pensou que seria impossível sequer se opor. Talvez...

Acontece que aquilo foi, todos agora sabem, jogo de cena para esconder o maior fracasso de Dilma: evitar outro racionamento de energia, como o ocorrido em 2001. Ela, mais do que ninguém, sabia que isso lhe custaria a eleição, assim como fizera com Serra em 2002. Contudo, era preciso segurar o caos ao máximo, como um brasileiro comum que tenta segura dívida em cartão de crédito e cheque especial. Agora não dá mais e a realidade vem a tona. Só para lembrar, vou deixar dois twittes de Dilma durante a campanha, que agora soam como piada:


Parece ou não piada? E ele, a época já sabia da gravidade da situação.

Por motivos óbvios, energia não se gera do nada. Precisa-se de algo para que ela exista. Mesmo a Energia Solar precisa de um gerador só para deixar mais claro o que quero dizer. E a cada ano precisa-se de mais energia porque a população cresce e com o consumo crescente estes compram mais aparelhos que consomem mais energia. Mais crescimento também gera mais produção de bens, que por sua vez demandam mais energia. Como o Brasil tem grande parte de sua planta energética baseada em Hidroelétricas, precisa-se de água. E tem chovido muito pouco recentemente ( todos sabem bem disso ) e com menos água vindo dos céus, tem-se reservatórios com menos água e por tabela menos energia. Não é de hoje que aponto que as Termoelétricas estão operando no máximo...

Eis que o que aconteceu ontem em 11 estados ( mais de 50% do território nacional ) não foi um apagão exatamente falando. Apagões acontecem por falhas em sistemas, queda de torres de transmissão, acidentes da natureza e outros fatores. Estes casos são até aceitáveis, mas ontem foi bem diferente: faltou foi ENERGIA mesmo. Sim, não tinha energia para fornecer às pessoas e as Operadores receberam ordem para cortar o fornecimento de algumas áreas para que acontecesse um colapso. Parece piada, mas não é. E pode ficar pior: pois analistas apontam que se o nível dos reservatórios não subir, teremos outros apagões. É a excelência de Dilma apresentando a conta aos brasileiros.

E por falar em conta... O Governo anunciou hoje que vai repassar para os consumidores ( nós ) o espeto de 23 bilhões que foi gerado pelo primeiro Governo Dilma. Assim, o Governo Dilma admite ter recebido uma herança maldita do Governo anterior... que foi Dilma!!! Acham pouco? Pois tem mais: como aumentou o imposto sobre os combustíveis, podemos ter aumento dupla na Conta, porque as Termoelétricas - caso não saibam - queimam diesel para produzir energia. Como o Diesel vai ficar mais cara, a conta será paga por quem mesmo?

Este é o Governo Dilma. Que está tendo que lidar com uma herança maldita deixada pelo Governo anterior... que foi ela mesma!!! Brilhante... ops, brilhante vem de luz que lembra energia. Foi mal...

domingo, janeiro 18

Charge do Dia ( quiçá do ano ): Ideias para mais pacotes de maldades?

Na eleição, parecia que eram heróis quem aconselhavam a Presidente...
O sensato eleitor de Dilma ( são poucos, mas eles existem ) devem concordar com a ideia da Charge: a Dilma que está Governo não é, com certeza, a Dilma na qual eles votaram.

Dilma não foi eleita para realizar ajuste fiscal rigoroso, privatizar bancos, cortar verbas, aumentar tarifas... até porque a Dilma candidata chamava de pessimista quem dizia que o Brasil ia mal, Só que logo depois de eleita, ela começou a fazer tudo o que dizia ser errado. Com 3 dias de re-eleita, aumento da Gasolina. Ainda antes do fim do primeiro ( péssimo ) mandado aumento de energia. Depois violar lei para poder "cumprir" Meta Fiscal...

A Dilma que foi eleita não é esta que está Governando. E os conselheiros que ela tem consultado realmente se parecem com os vilões acima, que são ( da esquerda para a direita ): Esqueleto ( He-Man ), Darth Vader ( Star Wars ), Vingador ( Caverna do Dragão ) e Mun-Rá ( ThunderCats ). Teria espaço fácil ai para Lex Luthor ( Superman ), Coringa ( Batman ) e Mulher Leopardo ( Mulher-Maravilha ).

Aliás, quem sabe eles não já não estejam por lá...

sábado, janeiro 17

Estudante coloca Hino do Flamengo em Redação e tira nota de 660

Eu vou fazer o ENEM este ano e colocar o Hino do América-RJ, que é mais bonito...

O ENEM ( Exame Nacional do Ensino Médio ) vem substituindo o Vestibular tradicional ( de quem eu sou claramente um fã, coisa de conservador ) ano após ano sempre é motivo de reclamações e diversos escândalos. Esteve perto de ser cancelado em 2 anos seguidos e existem diversos críticos dele, eu incluso.

Pois bem, um aluno do Rio Grande do Norte resolveu brincar com os examinadores da redação e incluiu o Hino do Flamengo na sua redação ( ano passado fora uma receita de Miojo ), e ainda assim obteve - acreditem - 660 pontos!!!

Isso prova duas coisas: a) as redações não são corrigidas e verdade; b) isso pode levar a uma enxurrada de ações por revisão das notas de Redação.

Brilhante, não? Ano que vem irei postar o Hino do Américo do Rio de Janeiro, o melhor de todos, na opinião de quem fez os Hinos dos times cariocas, Lamartine Babo. Duvidam? Ouçam e tirem suas dúvidas:


sexta-feira, janeiro 16

Brasileiro será executado na Indonésia, mas será que isso é realmente errado?

Pena de morte é terrível, mas ele sabia as leis do país para o qual levou drogas
Não sou uma pessoa politicamente correta. Aliás faço questão de não sê-lo, porque simplesmente odeio essas causas messiânicas e seus pensamentos fétidos. Por conta disso sou contra a Liberação/Legalização das Drogas, do Aborto e não defendo a pena de morte, mas sim a Prisão Perpétua, bem como sou a favor da eliminação da Idade Penal, preservando os jovens dos casos mais comuns.

Bom, dito isto fica claro que eu não apoio a Pena de Morte, mesmo que em casos excepcionais, por mais que eu possa até querer certas peças mortas. Poucos países no mundo ainda matam seus presos e com certeza a lista vem caindo ano após ano. Contudo, quando se é um traficante ( ou mesmo usuário de drogas ) é altamente prudente saber a Legislação do país em que se está. Porque alguns países matam seus presos. E bandido, por mais ruim que possa ser, não quer morrer. Nenhum deles quer...

O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira será executado na Indonésia neste domingo ( 03:00 da manhã do sábado pelo horário de Brasília ). Concordo com a morte de um compatriota meu? Nunca, jamais. Mas não posso fechar os olhos que ele foi pego com quantidade considerável de drogas em um país de religião muçulmana e que prevê pena de morte para traficantes de drogas. Isso faz com que ele mereça a morte? Creio que não, mas ele é, com certeza, muito burro. E vai pagar, com a vida, por isso.

O pior de tudo é saber que, quando Marco já estava preso e sabia que poderia terminar sendo executado, outro brasileiro resolveu bancar uma de experto e tentou entrar com nada menos do que 6 quilos de cocaína escondida em pranchas de surfe. O gênio que tentou isso é Rodrigo Muxfeldt Gularte e poderá ter o mesmo destino de Marco.

O Governo do Brasil tentou tudo o que estava a sua disposição para evitar o pior, mas o Governo da Indonésia manteve a decisão. Até mesmo um apelo feito pela Presidente Dilma foi tentado, mas sem resultado. 

Marco será executado e que, ao menos, sirva de exemplo para outros idiotas que tentarem se dar bem vendendo drogas: faça-o, ao menos, onde se preso você não corra risco de ser executado.

Fernando Bezerra mostra bem sua cara e tenta levar ala do PSB para o Governo Dilma

Sinto-me muito feliz por jamais ter votado em pessoa tão desqualificada para a política.
Como postado ontem, nosso período democrático atual é bem recente. E de um modo geral nossos políticos não possuem bem a real visão dos seus votos. Quem foi eleito por partidos do Governo recebeu votos de quem queria que este apoiasse um eventual segundo Governo Dilma ( pois a eleição presidencial foi para o segundo turno ), enquanto que os que foram eleitos por partidos de oposição receberam um mandato para se opor ao PT ou para apoiar o Governo Aécio Neves. Isso deveria ser algo básico, mas não é assim que - infelizmente - funciona. Em suma: políticos não sabem ( ou não querem ) viver sem as "tetas" do Governo Federal. Simples assim...

Fernando Bezerra Coelho - para mim um político da pior espécie possível - é um dos inúmeros que não consegue sobreviver fora do Governo Federal. Foi eleito com uma votação esmagadora contra João Paulo do PT e seus eleitores deixaram bem claro que não o queriam "arrastando asa pro PT". Duvidam? Se a ideia dos seus eleitores fosse ajudar o PT não seria mais lógico terem elegido o adversário de FBC? Porque votar nele e agora desejarem que este apoie o segundo Governo Dilma? Desculpem, mas para mim não faz sentido algum. Ainda mais porque o PSB hoje é adversário do PT no Estado e em diversos estados da Nação.

Jamais gostei de Fernando Bezerra. Quem me conhece sabe muito bem disso. Detesto o tipo de política que ele faz. E, claro, não votei nele para Senador. O que agora traz ainda mais orgulho da escolha que fiz ano passado. Ele agora, contra a orientação do Partido, busca uma aproximação com o Governo em sua busca por espaço no Governo. Esquece-se do porque foi eleito e de como deveria ser sua atuação.

Não, eu não direi que era melhor ter vencido João Paulo. Pelo contrário. Apenas acho que o partido ao qual aina pertenço poderia ter escolhido melhor seu candidato ao Senado. O tempo está deixando bem claro que foi um erro. Que pode custar bem cara ao PSB...

quinta-feira, janeiro 15

15 de Janeiro de 1985: o Dia em que o Brasil mudou

O momento que nunca saiu da minha cabeça: Tancredo é eleito presidente
Eu me lembro de poucos dias da minha vida com a clareza que tenho do dia 15 de Janeiro de 1985. Aliás, o dia 15 tem uma uma certa influência em minha vida ( cheguei aqui nesta adorada terra nesta data em 1982, meu avô paterno morreu em Fevereiro de 1994... ). Naquele dia eu - estão com 11 anos incompletos ( nasci em 21/03/74 ) sentei-me a frente da TV para assistir a eleição presidencial via Colégio Eleitoral ( composto por Deputados Federais, alguns estaduais e Senadores ). Tancredo de Almeida Neves ( sim, o avô de Aécio Neves ) concorria contra Paulo Salim Maluf, ex-Governador do Estado de São Paulo. 

Eu, claro, torcia por Tancredo, mas alguém pode-se perguntar porque uma criança de quase 11 anos tem uma clara ideia sobre tema tão forte. E eu respondo facilmente: meu pai era Metalúrgico, funcionário da Volkswagen no ABC Paulista. E quando das greves de 1979, comandadas vocês sabem bem por quem, lembro-me da aflição de minha mãe a espera dele. Obviamente eu também estava aflito, mas não entedia direito o porque. Vem desse fato ( meu Pai comenta que alguns colegas nunca mais foram vistos ) a minha profunda antipatia pela figura de Paulo Maluf.

O dia estava claro sem nuvens no céu, mas sem um calor insuportável. Teríamos finalmente um Presidente não ligado à Ditadura? Como votariam os Deputados e Senadores do PDS, partido majoritário na casa? Conseguiria a Aliança Democrática formada entre PMDB e PFL sufrágios suficientes para vencer? Eram perguntas demais. Mas todas foram respondidas a favor da Democracia naquele dia. 

Tancredo venceu com 300 votos de vantagem ( 480 x 180 ) o ex-Governador paulista. Caso queira saber quem votou em quem, clique aqui

Buscando vídeos, achei este aqui:


Documentário sobre Sebastião Salgado concorre ao Oscar

Sebastião Salgado é o Pelé da Fotografia...
Existem vários brasileiros que são, digamos assim, ícones no mundo destacando-se de tantos outros pelo seu trabalho. Alguns são conhecidos de todos ( Pelé, Ivo Pitnguy... ) outros nem tanto ( o Pernambucano Romero Brito é mais conhecido lá fora do que aqui dentro ), mas Sebastião Salgado está, para a fotografia, assim como Pelé está para o Futebol. Ele é renomado e seus trabalhos chamam a atenção por onde passe. É tão cult, que virou um Documentário. Que agora vai concorrer ao Oscar.

"Sal da Terra" é dirigido por Juliano Ribeiro Salgador ( filho de Sebastião Salgado ) junto com o alemão Win Wenders ( Buena Vista Social Clube ). O documentário é uma co-produção Brasil, Itália e Alemanha e que retrata o processo de produção de Salgado.

É o Brasil no Oscar com uma produção sobre um brasileiro extremamente famoso. Que finalmente consigamos uma vitória na grande premiação do Cinema Mundial.

quarta-feira, janeiro 14

Charge do Dia: Amizades perdidas?

Na boa, eu não compro um troço desses nem a "pau"...

Como enganar toda uma nação de que baixou o valor da Energia Elétrica

A mentira mais bem executada - e cara - da história brasileira
06 de Setembro de 2012. A poucos dias do primeiro turno das eleições municipais, Dilma Rousseff - então com aprovação nas nuvens - falou ao Brasil em Rede Nacional para anunciar uma bondade aos seus cidadão: um enorme corte na Conta de Energia. A expectativa, a época, era de um redução de 18% ( dependendo do Estado, seria ao menos de 16% ) e que isso forçasse, no futuro, quedas ainda maiores. O Brasil comprou a ideia e ela passou a ter ares de imbatível. Segundo os colunistas ( isentos de dinheiro público ou não ), passaram a vislumbrar que esse era o tiro derradeiro na oposição, frágil, ao Governo. Afinal, como opor-se a alguém com tanta popularidade e que baixara a conta de energia de todos os brasileiros? Realmente parecia impossível...

Pois bem, tudo não passou de uma armação do Governo. Já naqueles dias, os analistas do Governo sabiam bem que o nível das represas estavam baixando bem como que a previsão de chuvas era baixo para os anos seguintes. Além disso não era muito difícil prever que o Brasil teria problemas para crescer nos anos seguintes, o que geraria alguma insatisfação pro lado do governo. O que fazer? Criar um factóide e esperar que o povo acreditasse. Tudo teria dado 100% certo para o Governo, não fossem as manifestações ocorridas durante a Copa das Confederações. E claro, a falta de água nos reservatórios ter sido maior do que o esperado forçando que as Termoelétricas tivessem que ser ligadas a 100% da capacidade para dar conta. Tudo isso foi adicionado com as mudanças - que provariam-se desastrosas - feitas pelo Governo no setor, recusado por empresas de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. O resultado? Um rombo gigantesco no setor elétrico. 

E quem cobre este rombo? Adivinhem só: nós. E estamos pagando duas vezes: ano passado o Governo repassou para o setor mais de 14 bilhões de reais e o aumento médio da conta de energia foi de 17%, quase 3 vezes a inflação do ano. Sendo assim somos penalizados duplamente pela incompetência do Governo. E a Tarifa está mais cara agora do que estaria caso o Governo não tivesse mexido no Setor. E detalhe ultra importante: Dilma Rousseff é quem manda no setor desde 2003. O resultado ai visto seria, digamos assim, o fruto do seu mais brilhante trabalho. É de chocar qualquer que não seja petista...

Mas a mentira, que todos sabemos bem tem pernas curtas, sempre vem a tona. E o Governo Federal estourou as contas em 2014 para que a Tarifa não subisse ainda mais. E não fez isso para ajudar a população e sim para benefício próprio já que estava em busca da re-eleição ( ou se preferirem enganar a população desinformada ). Acontece que isso foi algo que não poderá ser repetido em 2015 e o Ministro Joaquim Levy já vetou o repasse de 9 bilhões para o Setor. Porque? Ora pois o orçamento não comporta. E o que vai acontecer?

Analistas do setor calculam que o espeto pode chegar até 40%. Isso mesmo, 40% de aumento em 2015 para uma inflação que o Governo calcula em 6%. Acontece que o novo Ministro de Minas e Energia desmentiu que o aumento possa chegar a tal patamar, mas não disse de quanto seria. Assim fica muito complicado acreditar no Governo que mente, mente e mente... E nós somos "lesados" duas vezes.

Nestor Cerveró é preso ao Desembarcar no Rio de Janeiro

Cerveró foi preso logo após voltar de Londres. Deveria ter ficado por lá...
A Operação Lava  JaJato, mesmo contra a vontade expressa do Governo e do PT, vai fazendo o seu trabalho sério e continuado. Mais de 80 pessoas já foram indiciadas e os seus desmembramentos vão, a cada movimento, tornado claro como a Petrobrás foi tomada de assalto por diversos partidos e empresas, todos com interesses altamente escusos. Hoje foi dado mais um passo: Nestor Cerveró, ex-Diretor da Petrobrás, foi preso quando retornava de Londres.

Motivo? Ele fez operações suspeitas, segundo a Polícia Federal, após a eclosão da Operação, dando sinais de que ele seguiu operando no intuito de que pudesse livrar seus bens ( desfez-se de alguns ). Assim como Graça Foster - a ainda presidente da estatal - que do nada resolveu fazer doações de alguns bens. A atitude foi considerada suspeita e levou a prisão preventiva de Cerveró.

Ainda estamos, caros amigos, bem longe do fim desta saga.

Charlie Hebdo faz piada com Jihadistas, Virgens e mártires

Parte interna da edição histórica, que teve aumentada a tiragem para 5 milhões de exemplares
Uma verdadeira multidão fez filas para comprar a primeira edição do Jornal Charlie Hebdo após o, covarde, ataque sofrido na semana passada. Todos queriam comprar e guardar a edição desta quarta-feira para a posteridade. A procura foi tanta que a tiragem, que já era recorde, foi ampliada de 3 para 5 milhões de exemplares. O jornal não recuou no seu estilo crítico e ácido e trouxe no seu editorial uma sátira com os Jihadistas ( grupo extremista formado por islamistas ), Virgens e Mártires.

Na França e por toda a Europa a busca é intensa. Prova de que o Terror não venceu e que a Liberdade de Imprensa está mais viva do que nunca. Ainda bem.

terça-feira, janeiro 13

Governo concede pensão a Laís Souza. Mas isso esconde um problema sério

Laís merece a pensão, mas e os outros brasileiros?
Não sei se vocês ficaram sabendo do acontecido com a atleta Laís Souza, que já representou o Brasil em Olimpíadas, mas basicamente ela mudara de esporte e preparava-se para participar do Jogos Olímpicos de Inverno de 2012, que foram realizados em Sochi na Rússia. Durante o treinamento ele sofreu um grave acidente e ficou tetraplégica ( sem qualquer movimento do pescoço para baixo ). Foi uma tragédia pessoal e esportiva, sem dúvida.

Após o acidente diversas pessoas do meio esportivos começaram uma campanha para que Laís recebesse uma pensão do Governo Federal. Até ai tudo bem, pois eu entendo que Laís estava buscando representar da melhor forma possível o nosso país. Seria algo até lógico desde que o INSS não vivesse negando pensões a rodo pelo mesmo motivo a diversos trabalhadores que se acidentaram ( claro que quando o acidente deixa tetraplégico o INSS não nega, mas diversas pessoas ficam impossibilitadas de trabalhar e tem o benefício negado ).

Dilma sancionou hoje a Lei que garante a atleta o direito a uma pensão de 4,6 mil reais. Acontece que diversas pessoas que pagam acima do teto do INSS quando sofrem um acidente, ficam com aposentadorias com valor inferior ao teto. Além disso, quando um trabalhador sofrer um acidente parecido, receberá tal tratamento? Claro que não, esta pessoa ficará sob o julgo da lei que rege o Regime Geral de Previdência Social.

Acho uma boa que se pense em alguém que sofreu um acidente como Laís Souza, que por causa do acidente não poderá mais fazer nenhum grande atividade remunerada. Mas e o Zé da obra da esquina? Vai ficar com Salário Mínimo por resto da vida porque? Porque não é um atleta?

É uma boa coisa, mas que esconde um grande problema. E que ninguém vai querer sequer debater isso...

Charge do Profeta Maomé estará na Capa da Edição Especial da Charlie Hebdo

3 milhões será a tiragem do Jornal enquanto que a tiragem normal era de 60 mil
Nesta quarta-feira o Jornal Charlie Hebdo terá uma edição especial em homenagem as vítimas do terrível e estúpido atentado da semana passada. A Capa será essa ai de cima: o Profeta Maomé com um cartas que traz a frase que virou um lema do repúdio ao terrorismo ( Eu sou Charlie ) e em cima a frase "tudo será perdoado".

Claro que seguem os textos asquerosos, imbecis e idiotas de brasileiros condenando as vítimas, dentre os quais destaca--se o de Leonardo Boff, que para mim é personificação da frase: "calado é um poeta", dada a quantidade de asneiras que é capaz de proferir. Segundo ele as pessoas deveriam chorar pelas vítimas na Nigéria e não pelas pessoas que provocaram os "coitadinhos" dos islamistas. A fala é asquerosa porque uma coisa não impede a outra e porque segundo ele as mulheres estupradas são, na verdade, as culpadas.

O Jornal terá uma edição especial com 3 milhões de exemplares, ante uma média de 60 mil normalmente. Além disso será publicado em várias línguas, dada a busca por essa edição já histórica.

Só para deixar claro, eu adorei a Charge, mas lamento que ela tenha que existir...

segunda-feira, janeiro 12

40 anos atrás o Brasil ganhava sua primeira, e única, Equipe na Fórmula 1

Wilson Fittipaldi ao volante do FD 01, na Argentina
A Família Fittipaldi sempre foi dada ineditismos: o patriarca foi o primeiro narrador de corridas do Brasil a realizar transmissões internacionais, a matriarca Juze ( russa de nascimento ) foi a primeira mulher a pilotar no Brasil. Os filhos foram os primeiros brasileiros em mais de uma década a pilotar na Fórmula 1, mas o mais novo iria um pouco além disso: seria o primeiro brasileiro a vencer o Campeonato Mundial, em 1972 e até hoje é um dos seis pilotos a terem vencido uma corrida no ano de estreia ( no GP dos Estados Unidos em 1970 ). Foi durante mais de 30 anos o mais o jovem campeão da história ( superado por Alonso em 2005, que depois foi substituído por Hamilton em 2008 e este ser superado por Vettell em 2010 ).

Emerson Fittipaldi foi campeão em 72 e em 74 ( além de vice-campeão em 73 e 75 ). Só que em meados de 74, ele e o irmão mais velho ( Wilson Fittipaldi ) resolveram fazer uma outra loucura e inovarem mais uma vez: montar uma equipe de Fórmula 1, que seria 100% brasileira. Fabricando, nos primeiros anos, os carros no Brasil. Pelo acerto entre os irmãos, Wilson ( conhecido como Tigrão ) pilotaria o carro, além de ser o responsável por tocar a equipe. Ao que consta, no começo, não passava pela cabeça deles que Emerson pilotasse para o time. E existiam motivos para isso: o Rato ( apelido de Emerson ) era um dos melhores pilotos de sua época, além de ter números que poucos pilotos tiveram antes ou depois. Não fazia o menos sentido... Mas ele pilotaria para a equipe 5 temporadas ( de 1976 até 1980 ), mas isso fica para depois, pois é uma outra história...

O feito histórico de hoje é que 40 anos atrás, a equipe disputou sua primeira corrida, em Buenos Aires. Andou poucas voltas, o carro teve superaquecimento e teve que parar. Mas foi um feito e tanto. Que prosseguiria até o fim de 1982. Mas isto também é outra história...

domingo, janeiro 11

Mais de 1,5 milhões de pessoas dizem não ao Terrorismo pelas ruas da Cidade Luz

Paris parou para dizer: Não ao Terrorismo.
Mais de 40 Chefes de Estado ( além de diversos representantes ) participaram de uma manifestação em Paris contra o Terrorismo e pela Liberdade de Expressão, após o ataque dessa semana na Sede do Jornal Charlie Hebdo. Segundo várias fontes a multidão pode ter superado a marca de 1,5 milhões de pessoas. 

Que isso sirva como resposta - adequada diga-se - para os terroristas perceberem que o Mundo não se dobrará a eles. Nunca.

30 anos do Festival que mudou uma geração

Festival foi um marco, com diversas imagens eternas
Eu tinha menos de 11 anos, mas já tinha certeza: adorava Rock. E o ano de 1985 começou com o maior festival feito no mundo em 16 anos ( desde Woodstock ): o Rock in Rio. Seria um marco, daqueles que mudam toda uma geração, não estive lá mas senti toda a sua emoção. Foram imagens que eu jamais me esqueci, assim como muitos da minha geração.

A cobertura televisiva, feita pela Rede Globo, foi quase impecável e diversos Shows foram transmitidos ao vivo e o Queen teve, possivelmente, a sua melhor apresentação de todos os tempos. Ou então, como esquecer de James Taylor com suas baladas encantando o público? Abaixo, vídeos dos dois momentos:



Histórico e espetacular.

sábado, janeiro 10

A melhor charge resposta sobre o ataque aos Cartunistas da Charlie Hedbo. E é do Brasil

que o mundo volte a ser um lugar seguro um dia. E mais alegre, é claro.

Perfil de Dilma Rousseff no Facebook mente sobre a Inflação

Os desinformados podem engolir essa mentira...
A imagem acima é do Perfil da Presidente Dilma Rousseff, comemorando o fato de que a Inflação oficial teria ficado dentro da Meta em 2014. Tudo muito bem, tudo muito bom desde que não fosse uma mentira. E é fácil demais explicar o porque:
  • A meta que o Governo compromete-se a cumprir é de 4,5%;
  • Contudo, existe o Teto Máximo e o Teto Mínimo que são - respectivamente - 6,5% e 2,5%, ou seja 2% para mais ou para menos. 
Sendo assim eu afirmo que a postagem é 100% mentirosa e não coaduna-se com um perfil oficial da máxima mandatária da nação. Fosse do Partido dela também seria mentira, mas um partido pode tentar zombar da inteligência alheia, uma Presidente não.

Claro que quem postou não foi Dilma Rousseff, mas quem comanda-o deveria ter o bom senso de informar corretamente, deixando claro que a inflação ficou abaixo do TETO da meta. A postagem parece com o pai que diz: meu filho passou com louvor, porque tirou 7 em todas as matérias, sendo que isso era o mínimo para passar.

Outra coisa a se notar é que quem fez isso também conta com a falta de informação das pessoas, que sem conhecer direito o assunto pensam: "se é a Presidente quem está dizendo, é porque é verdade". A postagem foi feita no começo da manhã de hoje e até agora ainda está no Facebook. Algo lamentável...

Sites e Blogs Petistas estão, acreditem, tentando criminalizar a Charlie Hedbo

6 das 12 vítimas do ataque: para os "progressistas" eles são os culpados
Como eu já disse antes aqui mesmo no Blog, existe uma rede de Sites e Blogs mantidos com recursos do Governo ( seja por investimento direto ou por meio das estatais ) que se autoproclama como "nova mídia", em contraponto ao que chamam de "mídia golpista" ou "velha mídia". O grupo ataca diuturnamente aqueles que consideram inimigos do Partido e defendem com a mesma vontade tudo que é do Governo. Tem um site que nem quis esconder que é 13 até a alma: Brasil247.com. Acha que eu estou exagerando? Some os números e veja qual é o resultado.

Este site, bem como todos os outros basicamente, estão buscando justificar o atentado nas charges publicadas pelo Jornal Francês ( de tiragem de 50 mil exemplares por edição ). Ok, tenho que admitir que existem charges que realmente são fortes ( tem uma de Jesus, Deus e o Espírito Santo fazendo sexo ) e que talvez pudessem ser evitadas. Não vou aqui fechar os olhos para isso, mas nem que a charge sugerisse a morte de todos os muçulmanos, ainda assim seria inaceitável matar os membros do jornal, porque Charge é, antes de mais nada, uma piada. E piadas não podem levar a assassinatos, por mais fortes que possam ser.

Quando acusam os cartunistas, os sites citados nada mais fazem do que dizer o que o PT adoraria dizer oficialmente, mas não pode. Como partido do Governo, eles jamais poderiam dizer: "defendemos a ação terrorista, porque somos terroristas e entre uma Ditadura e uma Democracia, preferimos a primeira. Além do mais, apoiamos toda ação de extremistas porque acreditamos na luta armada como forma de tomar o poder". Exagero? Que nada... não se esqueçam que o PT e partidos de extrema esquerda ( Pc do B, PSOL e cia ) defendem a Coreia do Norte, o Hammas e cia. Além disso, mantiveram - contra tratados e leis internacionais - o terrorista Cesare Battisti no Brasil. Isso é uma clara sinalização de que lado eles escolhem neste caso.

É asqueroso ver o suado dinheiro dos brasileiro sendo usado desta maneira. Enquanto que no mundo inteiro as ações de solidariedade são a tônica, aqui no Brasil vemos os "jornalistas" chapa vermelha atacando as vítimas. Não se espantem: eles adorariam fazer o mesmo aqui no Brasil, com Folha, Estadão, Globo e Veja... eita, já fizeram isso durante as eleições. Essa é a moral dessas pessoas.

E eu, claro, sou frontalmente contra isso.