sexta-feira, fevereiro 27

Morre Leonard Nimoy, o eterno Sr. Spock

A saudação que nunca esqueceremos
Eu nasci em 1974, num 21 de Março ( estou aceitando presentes desde já!!! ) quando Star Trek já era cultuada no mundo inteiro. Sou, por assim dizer, a terceira geração de Trekkers ( quem é fã declarado da mítica série ). Lembro de parar tudo o que estivesse fazendo ( o que normalmente era um carrinho ou um boneco ) para ver a Série. Sempre fui mais fã da Série do Batman, mas Star Trek era tão assistida quanto.

As aventuras da Entreprise, comandada pelo Capitão Kirk eram sensacionais. Ficção cientifica sempre foi um tema interessante e Star Trek fazia isso sem apelar ao exagero. É uma série Clássica que cativa pessoas a quase 50 anos.

Pois bem, hoje o universo de fãs perdeu um dos maiores símbolos: Leonard Nimoy, o Sr. Spock. Vulcano, ele era a pessoa na nave que sempre tinha a calma em momentos de maior crise. Seu personagem é reverenciado por todos os fãs da série, a ponto de existirem fãs dele que nem gostam tanto assim da mesma. Spock, ou melhor Nymoy, deixou-nos hoje, aos 83 anos vítimas de problemas no pulmão.

Deixará saudades, mas jamais será esquecido. 

Porque apoiar as mudanças na Previdência é o certo e porque o PT é cara de pau sobre o assunto

O brasileiro está vivendo mais, só que quer seguir se aposentando aos 50 anos...
Eu mudei de ideia sobre o sistema previdenciário brasileiro em 2009. Foi no ano em que virei Presidente do FUNPRESSAL - o Fundo de Previdência dos Servidores Municipais. Eu mudei, mas a cúpula da Prefeitura seguiu sem saber nada. Adiante.

O que eu descobri foi que existe uma clara diferença quando olhamos o Sistema Previdenciário por dentro e por fora. Do lado de fora, tudo o que queremos é nos aposentar o mais cedo possível, para que possamos descansar. Olhando por dentro, o sistema é quase insustentável, uma vez que as pessoas se aposentam mais cedo que o Regime pode suportar.  E quando, como é o caso do INSS, a Receita é inferior à Despesa quem paga o rombo somos todos nós.

Em 1960 - e já disse isso aqui antes - a expectativa de vida do brasileiro era de pouco mais de 55 anos em média. Passados estes tais 55 anos, temos que um brasileiro que nasceu naquele ano vai viver até os 74. Em 1960, pico dos anos JK ( o melhor presidente de nossa história ) o brasileiro nem tinha que ter tempo de contribuição, mas diversas pessoas conseguiam parar de trabalhar aos 45 anos. Ficavam menos de 10 anos recebendo do Governo. Hoje em dia, a média de idade de aposentadoria é aos 58 anos. E como vivemos até os 74 ( as mulheres chegam quase aos 80 ), ficamos quase 20 anos recebendo do Governo. A diferença pode parecer pequena, mas não é. Em todo o mundo existe uma grande discussão sobre o assunto. 

Na França de Nicolás Sarkozy aumentou-se a idade mínima para 63 anos. Foi uma revolta dos trabalhadores, mas quando os socialistas chegaram ao poder... não mudaram a lei que diziam ser contra o povo. E assim segue por lá e François Hollande nem aceita conversar sobre o assunto... mesmo tendo sido o principal líder da oposição contra a reforma. Parece até mesmo o... PT!!!

Em 1995 começou a tramitar no Congresso a Reforma - necessária - da Previdência. Todos sabem quem era o presidente a época: Fernando Henrique Cardoso. O PT, CUT, PC do B e cia usaram isso para pregar nele a pecha de ser contra os trabalhadores. Tudo coisa de gente mau caráter, coisa de quem é - de fato - contra o Brasil. A Reforma conseguida ficou bem longe da necessária, graças a essa turma. Que uma vez no poder... nada fizeram para reverter o que diziam ser "contra o povo". Ora se o que foi aprovado era um assalto contra a Classe Trabalhadora porque o Partido dos Trabalhadores não revogou isso assim que assumiu?

A resposta é óbvia: porque fora contras as medidas não porque elas fossem ruins, mas sim porque o partido fazia oposição a tudo que queria o Governo FHC. Tanto é verdade que, uma vez no poder, o PT aprofundou a Reforma - mas nem tanto - em 2003. E ainda expulsou integrantes históricos do Partido que votaram contra a orientação do Governo, como foi o caso da Senadora Heloísa Helena ( expulsa cruelmente em Outubro de 2003 para não poder concorrer à Prefeitura de Maceió. Tal expulsão foi feita a pedido de Lula ). Acontece que, na prática, os problemas seguiriam sendo os mesmos e o déficit seguiu aumentando.

E é este déficit que prejudica a todos, aposentados ou não. Prejudica os aposentados porque os mesmos não podem ter aumentos que mantenham seu padrão de vida pois isso só aumentaria o rombo. E afeta aos ainda não aposentados porque o Governo tem que deslocar recursos consideráveis para cobrir o rombo e por isso pagamos ainda mais impostos. Todos saem perdendo com isso. Só que o PT foi CONTRA aprofundar o debate. 

Quem chegou até aqui já percebeu que eu sou a favor de realizar o que tem que ser feito na Previdência. Sou e assumo isso. E vou além: foi enganado pelo PT e as Centrais Sindicais e fiquei contra o que FHC quis fazer em 1995. Era uma época diferente e internet não existia. Tomar contato com textos de leis era quase impossível. E eu convivia com uma turma que era, majoritariamente, petista. Fui convencido, digamos assim, que aquele reforma era ruim. E não era. Mas eu faço a mea culpa sobre isso. A questão central é outra: os petistas farão a sua? Eu mesmo respondo: claro que não.

Dirão que agora é necessário fazer, mas insistirão que naquela época não era. Este é o cerne da questão. Era necessário ter aprovado a regra 95/85 vinte anos atrás. Em tempo, vou explicar o significa 95/85 em termos de previdência:

  • Homens precisam ter 95 anos na soma de Idade + Tempo de Contribuição. Exemplo: 60 anos de idade e ter contribuído 35 anos;
  • Mulheres precisam ter 85 na soma Idade + Tempo de Contribuição. Exemplo: 53 anos de idade e 32 de contribuição.
A lógica é simples: as pessoas precisam contribuir mais e ficar menos tempo dependendo da Previdência. Se isso tivesse sido aplicado em 1995 muitos bilhões de reais não teriam que ser alocados para pagar benefícios. Mas o PT foi contra, como sempre. Só que agora vai querer vender isso como algo bom, sem pedir desculpas pelo passado.

Este é o ponto. 

quarta-feira, fevereiro 25

Blog de Jamildo traz matéria sobre inquérito aberto no STF contra Senador Fernando Bezerra

Reproduzo abaixo, sem qualquer edição, matéria do Blog do Jamildo sobre processo que foi aberto contra o Senador Fernando Bezerra Coelho ( PSB ) no Supremo Tribunal Federal ( STF ). 

Sem alarde, o Supremo Tribunal Federal (STF) abriu, nesta terça-feira (24), um inquérito contra o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Os dados são públicos. 
O processo tem como autor o procurador geral da República Rodrigo Janot e está tramitando sob o número INQ 3958, tendo como relator sorteado o ministro Luiz Fux.

Quando o Ministério Público Federal entende haver necessidade de fazer uma investigação criminal contra autoridades que tenham foro privilegiado, pede ao STF a abertura deste tipo de processo. 
A abertura do inquérito não significa que o senador socialista seja culpado, apenas que serão necessárias novas investigações, conduzidas pelo STF, MPF e Polícia Federal.

O inquérito não tem relação com a Operação Lava Jato.


O INQ 3958 irá investigar suspeita de cometimento de supostos crimes como Peculato (art. 312, caput e § 1º), Corrupção passiva (art. 317), Corrupção ativa (art. 333), e Crimes da Lei de licitações (Lei 8.666/93).

Não se sabe o real motivo das investigações. De acordo com informações extra-oficias, a delegacia da Polícia Federal em Juazeiro/BA já fez algumas diligências neste inquérito. Juazeiro é cidade vizinha a Petrolina, onde o senador FBC tem sua base política.

A tramitação deste processo será semelhante aos inquéritos decorrentes da Operação Lava Jato, mas não tem relação com esta operação.

O pedido de inquérito foi recebido na Seção de Atendimento Presencial do Supremo nesta terça(24), sendo que nesta quarta (25) já está na Seção de Processos Originários Criminais, outro setor do STF. O ministro Fux ainda não recebeu o inquérito em seu gabinete, mas isto deverá ocorrer nas próximas horas.

No STF, é praxe que, após conferir os documentos do inquérito, o relator envie o processo à Procuradoria Geral da República, autorizando que esta continue fazendo suas investigações, com auxílio da Polícia Federal. Coincidentemente, o jornal O Globo noticiou hoje (25) que o procurador geral da República, Rodrigo Janot, adota como prática avisar os parlamentares federais antes de pedir a abertura de inquérito. A Secretaria do MPF liga para o parlamentar, para que ele diga a melhor forma de receber a informação: pessoalmente, por meio de um envelope, ou por e-mail. A recomendação de Janot é para o aviso chegar com 48 horas de antecedência.


Procurado pelo Blog, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não recebeu a notificação formal do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o inquérito aberto nessa terça-feira (24), que investiga o cometimento de supostos crimes como peculato, corrupção passiva, corrupção ativa e crimes da lei de licitações.

De acordo com a nota enviada pela equipe do senador, com a posse de Fernando Bezerra os processos que tramitavam na esfera estadual o são automaticamente deslocados para o STF, em face da competência especificada pela Constituição Federal.

A assessoria de imprensa do senador enviou ao Blog a seguinte nota:

“Ao longo das três gestões em que esteve à frente da Prefeitura de Petrolina, Fernando Bezerra Coelho celebrou dezenas de convênios e contratos de repasse de recursos com o Governo Federal para viabilizar importantes obras e ações.

Por vezes, alguns detalhes das prestações de contas desses recursos passam a ser analisados pelos órgãos de controle, como o Ministério Público, que requer a abertura de processo para levantar informações.

Com a posse de Fernando Bezerra Coelho no Senado, processos que antes tramitavam na Justiça de Petrolina são naturalmente deslocados para o Supremo Tribunal Federal – STF, em face da competência especificada pela Constituição Federal.

Assim como aconteceu em outras oportunidades, ao término das investigações, com a elucidação definitiva dos fatos, sempre se evidenciou que não houve qualquer irregularidade, levando ao encerramento dos processos pela Justiça.

Especificamente sobre o inquérito mencionado na matéria, o Senador Fernando Bezerra Coelho ainda não foi notificado do processo – mesmo porque a sua abertura ainda não foi autorizada pelo Ministro Relator. Caso aconteça, o Senador está à inteira disposição para quaisquer esclarecimentos.”

Caminhoneiros protestam e paralisam diversas Rodovias

Gozado, o MST pode parar as rodovias quando bem quiser, mas caminhoneiros não...
O Brasil é uma país de dimensões continentais, todos sabem disso. Temos milhares e milhares de quilômetros de rodovias, a maioria deles em situação precária, com pequenas ilhas de qualidade no meio. E quem roda este brasilzão todo de ponta a ponta ( ou quase ) são os caminhoneiros. Eles é que estão pagando o pato diretamente com o aumento dos combustíveis, com o acréscimo acentuado no preço do Diesel. Acontece que o preço do Diesel aumentou mas as empresas de frete fizeram foi reduzir o valor do frete. Ou seja, os motoristas estão com menos ganhos. Isso sem falar que outros insumos estão aumentando rapidamente, porque são derivados de petróleo ( pneus, lubrificantes ) ou puxados pela inflação altíssima ( peças, alimentação ). 

A categoria, ao arrepio das Centrais dominadas pelo Petismo, vem parando rodovias de norte a sul no Brasil. Notícias de desabastecimento correm nos grandes portais. Produtores de Leite de Santa Catarina falam que suspenderão a ordenha das vacas, porque simplesmente não tem como transportar o produto para as fábricas. Parte da safra de grãos está presa ou nas rodovias ou nas fazendas.

E o que o Governo fez? Mandou desobstruir na marra as rodovias, evocando o direito de ir e vir dos cidadãos. Querem saber de uma coisa? Ela está certa nisso, mas tem um único problema: quando o MST faz o mesmo, ela não toma a mesma medida. Ai é onde está o erro.

O Governo está na lona, sem rumo e sem perspectivas. E não está sabendo lidar com esta revolta dos caminhoneiros. Em Feira de Santana ( BA ) onde esteve hoje, a Presidente tentou tapar o sol com a peneira com a sua "grande eloquência", ao dizer que o Governo não aumentou o preço dos combustíveis e sim fez uma recomposição do valor da CIDE. Patético, sem dúvida.

Não custa nada lembrar que em 2013, durante a Copa das Confederações, o Governo também demorou para reagir e quando o fez foi um desastre, propondo coisas que nada tinham a ver com a pauta das ruas e sim com antigos sonhos do PT. Agora é prudente ter medo do que possam querer fazer. Sem falar que a popularidade Dilma à época era de quase 80% ( somando bom, ótimo e regular ). Agora é de pouco mais de 40%. 

A cobra pode estar começando a fumar. E isso pode ser bom, mas pode ser bem ruim. A questão é saber para quem... 

segunda-feira, fevereiro 23

Num país sério Dilma jamais falaria a asneira que disse e sobreviveria no Cargo.

Calada é um besta, falando é uma anta...
Sim, eu não voto no PT. Sim, eu não concordo com o partido em praticamente nada. Sim, Dilma é uma péssima presidente. Sim, quando ela fala meus ouvidos sofrem. E sim, quando ela fala o Mercado estremece. E sim, você que votou nela e defende-a não deve passar dessa linha, isso caso tenha conseguido chegar até aqui...

Dilma Rousseff é, inegavelmente, uma péssima presidente. E bota péssima nisso. Tudo o que recebeu de Lula ela piorou: inflação, contas públicas, contas externas, Petrobrás, balança comercial, indústria, comércio, setor elétrico... praticamente não há um setor em que o Governo dela tenha, ao menos, conseguido manter o nível recebido do seu antecessor. Arrisco dizer que só teve um local onde seu Governo tenha conseguido "melhorar" o que recebeu: a corrupção. E claro que isso não é um mérito.

Dilma foi eleita em 2010 com a promessa de ser a guardiã de uma tal melhora que o Brasil vivera no período Lula ( 2003-2010 ). Era uma farsa porque essa melhora vinha desde 1993, quando o Plano Real fora implantado, por um tal de FHC. Mas a promessa era essa. E junto com ela vieram outras: 2 milhões de casas ( não entregou nem 500 mil em 4 anos ), concluir Transposição e Transnordestina ( ambas estão anos de ficarem prontas ), Creches ( cumpriu menos 10% ), UPA's ( menos de 15% construídas ) e manter a Petrobrás a salvo dos "entregadores". Bom, essa é a pior parte de todas, com certeza.

Dilma Rousseff foi re-eleita a pouco menos de 120 dias. E desde então ficou muda. Tivemos 3 aumentos de Gasolina, 2 na energia elétrica ( vem mais 2 por ai ), aumento de impostos, cortes pesados no orçamento e - pasmem - até cortar direitos trabalhistas ( isso porque ela disse durante a campanha que "nem que a vaca tossisse" ela faria isso ). E ela nada de falar para a nação que vai seguir governando até o fim de 2018. Só isso já seria passível de extrema cobrança em países de primeiro, e me refiro ao fato de passar tanto tempo sem falar à imprensa. Quanto mais com o estelionato praticado por ela e seu partido.

Pois bem, aconselhada por seu grupo mais próximo dentro do PT e do Governo, ela resolveu falar. Antes tivesse prosseguido muda do que falar a asneira proferida na sexta-feira. Antes de prosseguir, deixo o vídeo com o que ela disse sobre a corrupção na Petrobrás:



Uma presidente pode, perfeitamente, criticar Governantes anteriores. O que ela não pode é jogar o escândalo atual na conta de Fernando Henrique Cardoso, fora do poder desde o dia 31 de Dezembro de 2002. Quaisquer desmandos cometidos na era FHC - e eles aconteceram sim, é preciso dizer - já deveria ter sido identificados, corrigidos e sanados pelo PT em seus 12 anos de Governo. Sim, deu mais do que tempo para que tudo o que tivesse sido feito de errado pudesse ter sido corrigido. Estamos falando de 12 anos em que ela, Dilma, é quem ( na prática ) dá as cartas na empresa. Ela é quem Presidiu o Conselho de Administração da Empresa por vários anos até deixá-lo para ser candidata em 2010. Ela teve todas as chances de parar com o que estava rolando na empresa. E eu provo que ela foi sim avisada sobre os problemas com este outro vídeo ( já publicado aqui anteriormente ):



Dilma está com um cabelo esquisito devido a estar com uma peruca, dado que estava sob tratamento do linfoma que lhe acometeu. Neste vídeo ela comenta sobre a CPI no Congresso que propunha-se investigar a Petrobrás. Já acontecia os desmandos naquela época, como agora é bem sabido. Uma ação dela naquele momento e imaginem quantos bilhões poderiam terem sido salvos. Acontece que ela - e não podemos afirmar que soubesse disso - não fez por algum motivo. A Veja mostrou um e-mail em que Paulo Roberto Costa pedia ajuda para evitar bloqueio das contas de sua Diretoria que fora feita pelo TCU. O mesmo TCU que Dilma afirma ser o caminho correto para se investigar em detrimento da CPI ( que seria atropelada pela base Governista ). O que Lula fez? Ignorou por dois anos seguidos orientações do mesmo TCU e seguiu liberando verbas para as obras, que agora sabe-se eram verdadeiros canais para a corrupção. A justificativa? Segundo o ex-presidente porque se fosse fazer tudo o que o Tribunal quer nada seria feito no Brasil...

Este é o Partido que vem a público dizer que combate a corrupção. É o partido que diz que não tolera corrupção, mas que não foi capaz de descobrir um aumento de quase 6 vezes em uma refinaria de petróleo. É este partido que quer investigar Fernando Henrique Cardoso, mas que no entanto diz que nada fez de errado no seu período. Dilma, na prática, diz que se não houvesse Petrobrás não haveria roubo... isso é patético, para dizer o mínimo.

Antes Dilma tivesse permanecido calada. Ao menos não zombaria de nossa inteligência. Ao menos dos que não votaram nela...

quinta-feira, fevereiro 19

Editorial: A Compesa pensa que o consumidor é palhaço

Companhia Pernambucana do Sofrimento Alheio...

Perdi a paciência. Não dá mais. A incompetência da Compesa ( Companhia Pernambucana do Sofrimento Alheio ) em fornecer, com regularidade, o bem mais precioso de todos - água potável - passou a muito do limite aceitável. Desde o começo dos anos 2000 que diversos bairros da cidade penam com falta d'água. Alguns chegaram a ficar mais de 15 dias sem ter o bem essencial. O que é totalmente uma afronta ao bom senso. Algo que a Empresa - estatal - não tem.

Eram tempos do Governo Jarbas Vasconcelos e praticamente nada foi feito. Em 2007 assume Eduardo Campos com a promessa de resolver o problema. Ele foi re-eleito em 2010 ( sendo o Governador percentualmente mais votado da história ) e nada foi feito. Ele veio a Salgueiro perto de deixar o Governo e na Salgueiro FM ( eu estava no Estúdio e o vi prometer isso ) falou que em 30 dias tudo melhor, pois duas caixas d'água seriam entregues e com isso o drama seria muito menor. Bom, só que Eduardo Campos faleceu tem 6 meses. E nada...

A Compesa - e quando digo isso refiro-me a empresa, jamais aos funcionários em particular - é uma piada. Como é possível saber que existe água e as torneiras estarem secas? Porque se a desculpa durante estes quase 15 anos fosse, apenas, a falta de água ainda assim não seria aceitável estarmos na situação atual, quanto mais quando tem-se água. 

Desde o fim do ano passado que a empresa realiza rodízio de 3/3, ou seja parte da cidade tem água durante 3 dias enquanto a outra parte fica sem água pelo mesmo período. Acontece que na parte "rica" da cidade, os 3 dias com água são cumpridos. E sei bem do que falo, porque a casa de minha sogra fica nesta parte e lá não falta água durante o período do "sim". E não falta em momento algum, ou seja, são realmente 72 horas com água. Já na outra parte... é onde moro e posso garantir com 100% de certeza, de que tivemos períodos com menos de 24 horas com água, quando a Compesa deveria fornecer 72 horas. Porque em bairros centrais a empresa consegue cumprir o que se propõe e nos outros não? Porque será que seja justamente nos bairros mais abastados que tenha mais água do que nos mais "pobres" e afastados? 

Falta de investimento? Falta de coragem política? Falta de quem cobre? Falta de quem assuma a responsabilidade? Vários são os motivos, mas uma coisa é certa: a Compesa já teve tempo mais do que o suficiente para resolver o problema. E trata parte da população de Salgueiro como palhaços. Ou pior ainda: como cidadãos de segunda classe.

É contra isso que temos o DEVER de lutar. E cobrar da Empresa, das autoridades ( locais e de Recife ) uma solução eficaz contra essa palhaçada que acontece em nossa querida Salgueiro. Até porque se não resolvemos agora, daqui a alguns anos quando a cidade dobrar sua população, o problema será duas vezes maior.

Charge do dia: Caindo na real?

Eita quarta-feira ingrata...
Realmente, voltar para o 2015 do PT é terrível... Conta de Energia nas alturas ( com risco sério de apagão ), falta de água no Sudeste ( e não só em São Paulo City ), impostos mais altos, Gasolina com o terceiro aumento em menos de 4 meses, mais e mais informações de roubos na Petrobrás... a lista é imensa.

E sim, na prática o ano começa hoje. Só para avisar

terça-feira, fevereiro 17

Boneco Gigante de Dilma não desfilou... para evitar vaias!!!

Chavez, Ariano Suassuna, Darth Vader e... cadê a Dilma?
Foi notícia no Brasil inteiro: no tradicional desfile dos Bonecos Gigantes de Olinda, faltou o boneco da Presidente Dilma. Motivo? Evitar vaias quando o boneco passasse no tradicionalíssimo desfile das peças alegóricas. 

Quando a fase é ruim, tudo acontece.

domingo, fevereiro 15

Rádio Vieira - 50 anos da morte de Nat King Cole, um astro da música



Nat King Cole é uma das vozes imortais na música. Quem gosta verdadeiramente de música não consegue ficar alheio a sua voz. Hoje completam-se 50 anos de sua morte. A canção mais famosa por aqui é "unforgettable", mas a minha preferida é essa do vídeo acima When I Fall In Love.

Um artista imortal. Assim eu defino Nat.

Charge do Dia: Fantasia adequada

Perfeita fantasia. E duas vezes!!!

sexta-feira, fevereiro 13

Charge, com vídeo, do Dia: Galo da Madrugada nas ruas...

Realmente não é fácil pegar ônibus nestes dias...

Amanhã é o dia. Quando o maior bloco de Carnaval do Mundo o Galo da Madrugada. É uma loucura só, mas é bom demais... e para deixar um gostinho, deixo aqui o Hino com a interpretação do excelente Alceu Valença:


Pizzolato pode voltar...

Será este o tamanho do problema se ele voltar?
Normalmente fala-se que um problema, quando não resolvido, volta a atormentar no futuro. Tal máxima vale para a situação de Henrique Pizzolato, um dos réus do processo do Mensalão. Ele fugiu antes que fosse preso, indo primeiro para o Paraguai, depois para a Itália. Ele possui dupla cidadania e esperava ser preservado pelas leis italianas ( que raramente extradita cidadãos seus ). Acontece que ele entrou lá com documento falso, do irmão já falecido. Ai a coisa complicou-se e ele foi preso. A corte de Modena entendeu que não cabia extradição.

O governo brasileiro recorreu a Suprema Corte italiana e na quarta-feira a mesma disse que cabe, sim, processo de extradição com base em Tratado existente entre os dois países. Mas deixou a decisão nas mãos do Ministro da Justiça, Andrea Orlando. Ele poderá dar uma de Tarso Genro? Claro que pode... mas eu entendo que a Itália queira, na verdade, dar uma lição ao Brasil e demonstrando como se faz nas relações internacionais.

Não entendeu o que quer dizer dar uma de Tarso Genro? Leia este post de Reinaldo Azevedo e fique por dentro do quão idiota é isso.

quarta-feira, fevereiro 11

Deputado Bruno Araújo lista 13 mentiras de Dilma e do PT


Deputado Bruno Araújo, PSDB, segue com os pronunciamentos ousados e ofensivos ao Governo na Câmara Federal. Depois de reproduzir áudio de Dilma quando, com pompa e circunstância, a redução da Tarifa de Energia Elétrica, ele agora foi além: listou 13 mentiras de Dilma e do PT, durante a campanha e sobre outros momentos.

Alguns falam em golpe, mas o nome disso é oposição. A qual Lula, Dilma e o PT não tiveram antes... Parabéns ao Deputado pela coragem e a sua Assessoria por conseguir resumir em 13 as incontáveis mentiras proferidas pelo PT e pela Presidente.

terça-feira, fevereiro 10

De novo a polêmica do Aborto...

Crime ou direito da mulher? Eu tenho uma opinião a respeito...

O tema é complexo e raramente conseguimos ler argumentos decentes, de ambos os lados ressalte-se. Quem é a favor diz que é uma escolha exclusiva da mulher, que é contra - mas é religioso - apela para a Bíblia. Eu sou católico não praticante e não levo as regras da igreja romana ao pé da letra, até porque diversos deles nada tem a ver com o que está na Bíblia ( o celibato mesmo não tem NADA de bíblico ). Portanto este texto não vai pelo lado religioso, embora respeite quem usa esta versão para rebater o aborto.

Antes de mais nada o tema tem que apoiar-se em um fundamento simples: qual vida vale mais? A da mãe que engravidou porque quis ( com raríssimas exceções sobre as quais falarei mais abaixo ) ou a criança que não pediu para ser gerada? Qual vida é mais importante quando temos uma "gravidez indesejada"? Quem tem o direito permanecer vivo?

O debate que parte defendendo, exclusivamente, o direito da mãe é asqueroso logo de saída. Isso porque pretende excluir do debate os homens, porque eles não tem o poder de gerar uma vida. Ta errado só para começar porque hoje em dia só engravida quem quiser. Tirando a obviedade que se não transar não engravida, existem vários meios contraceptivos:
  • Preservativo Masculino e Feminino;
  • DIU;
  • Pílula do dia seguinte ( que, é verdade, tem que ser usada com extrema precaução );
  • Injeção;
  • Pílula anticoncepcional.
A maioria deles é distribuído gratuitamente em Postos de Saúde e é de fácil acesso a imensa maioria das mulheres. Salvo adolescentes largadas pelos pais, toda mulher com um pouco de apoio pode acessar isso. E é bom deixar claro que o Estado faz o seu papel, via Agentes de Saúde, Médicos da Família e Programas Educativos. Tanto é verdade que faz, que a nossa Taxa de Natalidade tem caído consistentemente, prova de que as políticas estão dando resultado. Sendo assim, o Governo tem que seguir com esta política e até mesmo aumentá-la.

Quem defende o Aborto sempre aponta o caso das mulheres que procuram Clínicas Clandestinas, uma vez que é proibido e vetado fazer isso na Rede do SUS. E de que isso custa caro ( alguns falam em 7 mil reais ), além de ser perigoso. Não, eu não vou negar que isso exista e muito menos que seja um problema. Mas é um problema que deriva de outro: educação. Será com uma educação melhor que iremos evitar este problema.

E por falar em Educação, essa é chave. Precisamos, antes de mais nada, darmos um ensino de qualidade para todos no Brasil. E quando digo qualidade não é isso que vemos nas escolas atualmente, falo coisa padrão Noruega, Suécia e etc. Quando aqui tivermos este nível de educação, ai sim será a hora de tratar de assuntos deste naipe. Em suma o que quero dizer é que onde foi liberado/legalizado as outras necessidades básicas já foram resolvidas. Além do que, o SUS está pronto para receber a demanda ( que vai crescer ) de abortos? Nossos Hospitais nem conseguem dar conta da demanda atual, imagina criar outra. Que além de exigir mais profissionais, leitos e medicamentos vai precisar de especialistas como Assistentes, Psicólogas e até Psiquiatras. Não me parece que o sistema, atualmente precário, possa comportar essa demanda.

Mas quem defende o Aborto fecha os olhos para tudo isso, a falta de educação, da precariedade do sistema de saúde, da questão da vida do bebê... eu até posso entender o ponto de defender a mãe, mas a lei brasileira diz que em casa de risco para a genitora o aborto é permitido. E no caso de estupro também. O STF autorizou no caso de anencéfalos. E, neste sentido, é uma das mais abertas do mundo. Mas, é claro, tem-se que impor uma pauta de poucos a todos. Nem que seja na base da força.

Acho que o Presidente Eduardo Cunha está certo. Ele tem meu apoio nisso. E não falo como católico, mas sim como pai e filho. Até porque quem defende o aborto tem que pensar que ele próprio poderia não existir caso a lei tivesse sido aprovada no passado.

Este é o meu ponto.

domingo, fevereiro 8

Eu avisei: Salgueiro joga e mal perde em casa pro Central

Deu patativa na batalha das aves...
Na sexta eu postei um texto alertando que o Salgueiro teria que melhorar caso quisesse dar o próximo passo ( e chegar a posto de grande do estado ). E eu dizia que a hora para tirar a má impressão dos dois empates contra o Náutico tinha que ser dado hoje, contra o Central no Salgueirão. Pois bem o time perdeu para o Central por 1x0 ( Fabinho no final da partida ) e nem foi aquela atuação em que você possa dizer que o nosso time saiu injustiçado de campo, pois a atuação foi terrível, horrorosa até.

Assim o time está agora na vice-lanterna, a frente apenas do Santa Cruz que perdeu outra vez por 3x0, desta vez para o Serra Talhada. Alguns podem dizer que é apenas começo de temporada, mas o time passou duas partidas sem marcar nas 3 que disputou e perdeu para um rival direto na busca por uma das vagas nas semi ( pois duvido que o Santa Cruz continue lá atrás ).

Agora é encarar o River pela Copa do Nordeste e vencer... porque a torcida já começou a pegar - com motivos - no pé.

Ainda sobre a pesquisa de popularidade de Dilma...

Surpreende alguém a resultado acima?
Dilma, de um modo bem genérico, venceu a eleição de Outubro passado com os votos das duas regiões mais dependentes do Bolsa Família ( Norte e Nordeste ). Todos sabem sabem disso, até quem é petista doente. Por isso, creio eu, não surpreenda ninguém que a pesquisa de popularidade lhe seja mais favorável nas duas regiões onde foi "soberana", do que no resto do pais. Observem do quadro acima que no Centro-Oeste mais de metade do entrevistados consideram-na péssima/ruim, percentual parecido com o Sudeste. 

O que - de fato - me surpreende é que no Sul Dilma tenha mais aprovação do que no Sudeste e Centro-Oeste e eu explico porque da minha surpresa: é a região mais escolarizada e menos dependente do Bolsa Família. Sem motivo aparente. No Nordeste Dilma, ainda assim, tem com o que se preocupar, mesmo que os 29% sejam muito se comparado ao Sul/Sudeste, mas 71% não aprovam, quando somamos com os que consideram regular o Governo. Mas é na região norte onde o péssimo Governo Dilma tem seu melhor desempenho, única região onde consegue superar os que reprovam, mesmo que fiquem abaixo do regular.

Em todo caso, isso explica bem o poder do Bolsa Família. E como ele está, sim, atrasando o desenvolvimento do Brasil.

sábado, fevereiro 7

E a popularidade de Dilma despencou... quanta surpresa!!!

Como é triste não poder usar o João Santana para mentir agora...
Ontem mesmo eu perguntei por onde estavam as pesquisas sobre a popularidade da Presidente Dilma Rousseff. Não, eu não sabia que o Datafolha estava em campo atrás de testar estes valores. Eis que hoje o Datafolha traz a popularidade de Dilma I, a Louca...

E a mesma despencou como nunca antes na história destepaiz, como diria Lula. O percentual das pessoas que consideravam o Governo ótimo/bom caiu de 42% para 23%, uma queda facilmente explicável dada a realidade que veio a tona após ela ser re-eleita. Na mesma proporção foi a mudança das pessoas que consideravam o Governo Ruim/Péssimo foi de 22% para 44%. Tudo isso em apenas 2 meses, uma verdade realização...

Mas tem mais, muito mais: 
  • 47% consideram a Presidente desonesta;
  • 52% tem convicção de que ele não apenas sabia de tudo que estava acontecendo na Petrobrás como deixou que tudo ocorresse;
  • 54% acham a Presidente falsa;
  • 60% acreditam que ela mentiu durante a campanha.
Algo realmente assustador, mas que o leitor deste Blog foi avisado. E mais de uma vez. Não podem dizer que foram surpreendidos...

sexta-feira, fevereiro 6

Deputado Bruno Araújo mostrou aos petistas tudo o que eles não gostam de ouvir: a verdade.


Este começo de 2015 está longe de ser bom pro PT e para a Presidente Dilma Rousseff. A máscara dos 12 anos de maus feitos do partido estão dando, por assim dizer, resultados. Tudo que ai está foi plantado lá atrás e como foi mau plantado só poderia resultado em maus frutos. Simples assim.

O Deputado Bruno Araújo chocou por sua ousadia na terça-feira ao reproduzir o áudio do pronunciamento da Presidente Dilma no começo de 2013, quando ela achou por bem desdenhar de tudo e de todos, arrotando uma situação que ( já naquela época ) era delicada e pedia cautela. Mas isso, com o PT, não existe. Resultado está ai para quem quiser ver... a menos que seja cego. E tem cego demais ainda nas redes sociais. Mas a maioria sumiu, tem deles que nem postam mais. Talvez seja de vergonha...

O Deputado está de parabéns. Mostrou a fibra natural aos pernambucanos. E fez bonito. E deixo aqui o meu elogio a sua atitude. Que claro deixou os petistas presentes vermelhos de raiva. Ou de vergonha da presidente que possuem...

Salgueiro precisa melhorar se quiser dar o próximo passo

Dois empates fora de casa contra a mesma equipe são bons resultados?
Não sou dado a falar o que as pessoas querem ouvir, mas por vezes prefiro falar o que elas precisam ouvir. É algo arriscado, claro, e que atrai críticas e até inimizades. Mas este é o meu perfil. E não pretendo largá-lo por ai...

Pois bem, o Salgueiro perdeu duas oportunidades que podem custar-lhe caro. Sim, isso mesmo. Enquanto alguns comemoram os dois empates fora de casa contra um time que tem APENAS camisa, eu vejo que o time perdeu 2 pontos em cada um dos campeonatos que disputa. Jogou um pouco melhor domingo passado, mas na quarta o time foi dominante. Em ambas as partidas mereceu a vitória, mas em ambas foi incapaz de dar o próximo passo, ou seja, alçar-se ao posto de protagonista.

Comecemos pelo Pernambucano: o time do Náutico deixaria o meu saudoso amigo Maurício Alencar uma arara de tão ruim e frágil. Sem meias palavras: é uma porcaria de time. Mas, como diz-se, certas camisas envergam varais. E a do Náutico se impôs diante da nossa. E por duas vezes. Se nada for mudado, o timbu vai perder os 4 Clássicos que tem pela frente e terá dificuldades para se impor diante de Central e Serra Talhada. Portanto, se um destes conseguir vencer o Timbu na Arena Pernambuco, o time do Salgueiro terá perdido 2 pontos cruciais ao invés de ter somado 1. Sei que poucos pensarão assim, mas... é o que eu acho.

E pela Copa do Nordeste é pior ainda, porque o time fez 1x0, tomou a virada e precisou de um lance fortuito para conseguir evitar a derrota. Quando vencia faltou ao time a gana para matar a partida e impor-se a um rival perdido em campo, com a torcida vaiando e com jogadores quase saindo no braço. Ou se preferirem: o time teve medo de ser grande. E tem uma máxima: a vontade de perder tira a vontade de vencer. Foi o que aconteceu com o Carcará.

O time, pelo Nordestão, ainda vai receber o Náutico no Cornélio de Barros e pode vencer e até ficar em primeiro, mas a pergunta é: o Náutico será o mesmo time? A camisa alvirrubra, mais uma vez, vai envergar o varal? O time tem qualidade, Sérgio China tem boas ideias táticas, mas o time precisa acreditar que é grande. Se ficar portando-se como time pequeno diante de rivais frágeis, mas de camisa pesada, vai enfrentar sérias dificuldades.

Não falo de chegar na casa dos grandes e partir para cima e encarar de igual para igual, mas sim que quando a partida permitir é preciso ser cruel e matar a partida, partir pra cima e dizer: "aqui é o Salgueiro e se você não melhorar eu vou te destruir".

Nas duas partidas, sobretudo na segunda, o time passou - bem - longe disso. E pode pagar caro. 

Dilma Rousseff deveria ser internada em um sanatório, pois está louca!!!

Dilma I, a louca...
Dilma Rousseff não receberia, hoje, nem 10% dos votos que teve em 26 de Outubro. Eu garanto. Ficaria com os que ganham algo do Governo, os filiados ao PT, alguns loucos e aqueles que vivem em locais sem qualquer tipo de informação ( aliás, cadê as pesquisas que avaliam sua popularidade mesmo? ). Seu primeiro Governo foi tão desastroso que em pouco mais de um mês de segundo governo ela já está no rol dos piores governos de TODOS os tempos. Mas, como em se tratando de PT, nem o céu - ou o inferno - é o limite. 

Dilma é a mãe do caos no sistema elétrico ( falarei sobre isso amanhã, outra vez ), da péssima situação econômica, do descalabro nas contas públicas... e é, por enquanto apenas indiretamente, responsável pela situação calamitosa da Petrobrás, empresa que perdeu mais de 60% de valor de mercado durante sua gestão. A empresa era passada como o grande sucesso do PT no Governo. Pois bem se assim agora tem que servir como prova cabal da incompetência do (des)Governo do PT, que comanda o país desde 2003.

A inflação de Janeiro foi a maior em um mês dos últimos 12 anos. A indústria retraiu-se em seu maior nível desde 2001 ( ano do apagão ). As contas pública fecharam em seu pior nível desde 1947, quando começou-se a aferição. As contas externas foram negativas em maior número desde 1996. E tem o Petrolão...

Dilma poderia ter evitado muita coisa se tivesse demitido Graça Foster em Abril do ano passado. Mesmo pressionada por setores do PT e aliados, ela resolveu bancar a amiga Graça para não jogá-la ao fogo. Sabemos como são leais os petistas: Lula até mesmo alterou Lei para favorecer a OI, do seu compadre, que investira milhões na empresa do Lulinha... Li em vários locais que a manutenção de Graça Foster custou a Petrobrás algo com 30 bilhões de perdas. Coisa pouca, dinheiro de pinga...

Durante a campanha Dilma chamou de pessimistas quem atacasse a empresa, mostrando a situação ruim da mesma. Ela negou veementemente que a empresa passasse por dificuldades e de que - atenção - houvesse irregularidades na Estatal. Agora nem crianças de 5 anos acreditam nisso... 

Eis que na quarta-feira Dilma não pode mais manter Graça Foster como Presidente da empresa. Mas até isso não foi feito da maneira correta: ela demitiu a amiga porque esta insistiu em divulgar o balanço conforme as regras, admitindo o rombo de 88 bilhões de dólares. Ou seja, Graça caiu porque não quis fazer o jogo do PT e sim o melhor para a empresa. Mais louco, impossível...

Com o balanço "mentiroso", as ações caíram mais de 15% em 2 dias. Com a informação de que Graça poderia ser demitida, subiriam mais de 6%. Com os comentários de que ela escolheria alguém de mercado - fora do PT e da empresa - elas subiram ainda mais... mas eis que Dilma escolhe um Petista ( Aldemir Bendine ) para agradar aos setores do Partido que está no centro do escândalo. Em termos claros: é colocar um raposa para cuidar do galinheiro.

Fosse, ele, apenas um petista já seria uma péssima escolha, desastrosa até. Mas ele é Aldemir Bendine, que estava no Banco do Brasil. Contudo, ele já teve seu próprio escândalo sem explicação plausível: um empréstimo - no mínimo suspeito - para a amiga Val Marchiori. Ou seja, ao invés de colocar alguém que não tivesse qualquer mancha e que pudesse passar a imagem de renovação, a Presidente incompetente resolve apenas colocar outro petista no lugar. Assim é demais... tanto que é que as ações despencaram outra vez, anulando a melhora de ontem...

Não apenas isso ( como se fosse pouca coisa ): Graça Foster seguirá no Conselho de Administração da Petrobrás. Que é presidido por Guido Mantega. Sim, ele mesmo, o ex-Ministro da Fazenda, que provocou o caos em que estamos. Sabe quem está lá também? A ex-Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, co-autora do caos ao lado de Mantega.

Dilma está louca. Não sabe o que faz. Assim como Dona Maria I, Rainha de Portugal ( mãe de Dom João VI e avó de Dom Pedro I ) não pode mais ficar na presidência. Não tem mais o que dar ao Brasil. Se é que um dia teve...

quinta-feira, fevereiro 5

O que é destaque hoje na Imprensa 05/02

João Vaccari Neto, sendo levado para depor na Sede da Polícia Federal em São Paulo
Como feito na terça, hoje tem um apanhado das notícias que são destaque na imprensa. Vamos ao que mais chamou-me atenção:

Esse é o apanhado de hoje... por enquanto.

terça-feira, fevereiro 3

Graça Foster não é mais a Presidente da Petrobrás

A "bela" finalmente caiu. Mas porque demorou tanto?
Na Roma antiga Pompeia, mulher do Imperador Júlio César, foi acusada de adultério após um admirador seu ser preso no Palácio Imperial depois de ter entrado disfarçado. O caso foi a julgamento, mas Júlio César decidiu pela inocência da mulher. Assim o suposto "ricardão" foi inocentado. Contudo, em casa, Júlio César jamais perdoou a mulher no reservado, mesmo que o tenha feito em público. Isso gerou a fama de que o mesmo teria proferido a célebre frase: "à mulher de César não basta ser honrada, é preciso que sequer seja suspeita" que com o tempo virou "à mulher de César não basta ser honesta, precisa parecer honesta".

Sim, e todos os amigos leitores sabem disso, eu adoro história, tanto que formei-me em 2009 na Fachusc nesta linda matéria. A aula histórica acima tem um sentido claro: Graça Foster não é mais Presidente da Petrobrás. Ela, e sua situação, cabem perfeitamente na passagem que abriu este texto: não basta ser honesta, era preciso PARECER honesta. E desde o começo, Graça parecia tudo, menos honesta. Não estou, com isso, dizendo que ela tem algo a ver com o ocorrido na empresa. Pode ser que tenha, mas não dá para garantir que não tenha. Entenderam o ponto?

Graça deveria ter sido demitida tão logo soube-se do conteúdo da Operação Lava Jato. Demiti-la teria poupado a empresa, o Governo e ela mesma. Ficar no cargo mais de um ano, só fez com que o restava de credibilidade na empresa escorresse pelo ralo, gerando perdas que podem - sim, podem - levar ao colapso da Petrobrás. Porque uma coisa é Dilma confiar em Graça. Outra é o Mercado que vê dia-a-dia ações que vão na contramão de uma gestão eficiente. 

Revelação atrás de revelação acerca do escândalo as ações da empresa despencaram lentamente, fazendo a situação que já não era bom em Abril de 2014, chegar no caos atual. Contudo, Dilma decidiu bancar a amiga, para não deixá-la em má situação. Preferiu sangrar a estatal para tentar salvar uma funcionária. Agora teve que demitir do mesmo jeito, a amiga sairá com incompetente e a empresa... bom, todos sabem como está a Petrobrás atualmente...

O que é destaque hoje na imprensa 03/01

A indústria retraiu-se em 3,4%...
A partir de hoje, postarei as notícias que, a meu ver, sejam os destaques do dia. Com rápidos comentários sobre cada tema.

Eduardo Cunha, Presidente da Câmara dos Deputados, diz que PMDB vai a Justiça contra novo partidos

Cunha foi eleito com mais facilidade do que ele próprio poderia esperar...
A Presidente Dilma e o PT sofreram uma dura derrota ( e vexaminosa ) no domingo, quando seu candidato a Presidência da Câmara dos Deputados foi massacrado por Eduardo Cunha ( PMDB-RJ ), que venceu surpreendentemente no primeiro turno, com folga 09 votos, de um total de 513 ( ele precisava de 257 e obteve 267 ). O Governo apoiou Arlindo Chinaglia ( PT-SP ) teve 136 votos e só ficou a frente de Júlio Delgado ( PSB-RS ) que obteve exatos 100 votos.

A derrota era uma possibilidade maior do que vitória, uma vez que mesmo que fosse ao segundo turno, Chinaglia não conseguiria adicionar os votos de Delgado e perderia mesmo assim. Só que para um candidato do Governo e do partido que tem a segunda maior bancada, foi uma derrota vergonhosa, sem dúvida.

Eduardo Cunha, apesar de ser do PMDB, não é exatamente um aliado do Governo Dilma, mas também não é oposição. Mas com certeza poderá, eventualmente, causar problemas ao Governo caso não seja - digamos assim - bajulado pelo Governo ( leia-se cargos ). Ele, por exemplo, já apontou a metralhadora para duas bandeiras do Governo, uma oficial e outra clandestina: não vai dar apoio a tal "regulação da mídia" e diz que irá à justiça contra os novos partidos. Eu concordo com ele nas duas pautas, sobretudo na segunda.

Ele deu uma entrevista a Folha de São Paulo onde explanou todas as sua ideias. Vale a pena ler, porque se acontecer um Impeachment da Presidente e do Vice-Presidente Michel Temer, quem assume o comando da nação será ele...

segunda-feira, fevereiro 2

A política precisa de renovação. Mas não é só de nomes, mas de valores

"Vamos rasgar a Constituição que acabamos de jurar", disse Rodrigo Novaes ontem na ALEPE...
Como a maioria dos leitores devem saber, optei por votar em Rodrigo Novaes ao invés de escolher um de nossa cidade. Tal escolha, deu-se por diversos motivos, mas o maior deles foi a total falta de chances de qualquer um deles conseguir chegar na Casa Joaquim Nabuco. A candidata do Prefeito Marcones Sá tinha muito mais chances, mas ai eu não a escolhi por outros motivos. Adiante.

A escolha por Rodrigo foi fácil demais, pessoa sensata e que com apenas uma conversa ganhou o meu respeito. Que aumentou consideravelmente ontem na eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco ( ALEPE ), quando ele proferiu uma frase emblemática: "se re-elegermos Guilherme Uchoa ( PDT e presidente da Casa desde 2007 ) estaremos rasgando a constituição, a mesma que acabamos de jurar respeitar". Melhor definição, impossível...

Rodrigo Novaes ( PSD ) foi um dos 10 Deputados mais votados em Outubro, com mais de 64 mil votos e apresentou sua candidatura, mesmo sabendo da derrota certa, como postei aqui. Ele obteve apenas 5 votos ( o outro candidato do PSOL teve apenas o seu próprio ), mas marcou território. Deixou clara a violação da Constituição do Estado, que será contestada pela OAB na Justiça. 

Valores éticos. É disso que a política precisa, mais do que renovação de nomes. E é nesse sentido que vai o Deputado Rodrigo Novaes...

Classificação do Pernambucano 2015


Ao fim da primeira rodada, temos um grande na liderança, um no meio e um na lanterna. Seria a classificação final dos sonhos dos times do interior ( porque dois estariam entre os 4 classificados e com certeza um deles na Copa do Nordeste ). Mas é apenas a primeira rodada e tem muita água para passar debaixo da ponte...

Para que o nosso Carcará possa aproveitar o ponto conquistado ontem na Arena Pernambuco diante do Náutico, será preciso derrotar o Central, no domingo, em casa. Vencendo poderia até eventualmente assumir a liderança, desde que o Náutico vença o Sport. Mas deixemos estas posições de lado e vamos apenas pensar nos 3 pontos. Mas...

Antes tem que encarar outra vez o Náutico na Arena Pernambuco, desta vez pela estreia da Copa do Nordeste. E neste caso, seria melhor vencer do que empatar, uma vez que apenas o campeão de cada grupo se garante nas quartas-de-final da competição, enquanto que apenas 3 segundos colocados ( dos 5 grupos ) também passam de fase. 

Teremos uma overdose de Salgueiro x Náutico. E o timbu é o nosso grande favorito, se é que irão me entender...

domingo, fevereiro 1

Salgueiro empata com Náutico na estreia do Pernambucano 2015

Os times se anularam e o empate fica melhor pro nosso Carcará...

O caminho para mais uma campanha de sucesso no Pernambucano foi iniciado hoje com um empate em 0x0. Acesse a página do SuperEsportes e veja o relato da partida.

Deputado Gonzaga Patriota toma posse em seu 6 mandato consecutivo

Deputado presta juramento...
Conheci o Deputado Estadual Gonzaga Patriota durante a luta pela Adutora do Sertão. Chamou-me atenção a figura dele naqueles tempos. Depois em 1986 estudei ao lado de seu sobrinho, e até hoje meu amigo, Johab e engajei-me na sua campanha para ser um Deputado Constituinte. Em 1990 cai na conversa de muitos - erro que me orgulho de não mais fazer - e não dei-lhe o voto para Federal. Passei a fazer parte de seu convívio a partir de 1993 e posso dizer que sou respeitado pelo Deputado como um eleitor crítico, que quando o seu representante merece recebe uma cobrança, como já fiz algumas vezes. E ele, ciente de que é um representante, sabe responder dignamente e até aceitá-la.

O tempo passou e em 1994 finalmente votei nele para Federal. O que venho fazendo desde então. No último pleito, muitos achavam natural que eu mudasse de voto, mas não o fiz. Não que a ex-Prefeita Cleuza Pereira não merecesse, pelo contrário ela fez mais do que necessário para que eu pudesse nela votar. Mas a ex-prefeita sabe bem os motivos que me levaram a não votar nela.

Hoje o Deputado Luiz Gonzaga Patriota assume o seu sexto mandato consecutivo, o sétimo no geral. Apenas 12 colegas seus possuem mais mandatos nesta legislatura. E ele é o mais longevo de Pernambuco. E eu fico feliz de ter contribuído com essa trajetória. E sinto-me muito bem representado no Congresso.