sábado, julho 25

E eis aquilo que poderia ficar pior, realmente ficou: Governo vai conseguir rebaixar as notas de rating do Brasil

Nem em sonhos o PIB vai crescer isso tudo Dilma...
Eu realmente adoraria poder trazer, ao menos, uma boa notícia sobre o Governo Dilma, mas simplesmente é impossível fazer isso. Depois das pedaladas fiscais, do aumento exorbitante da energia elétrica, do aumento ( dos já altos ) juros, da disparada da inflação, da Lava-Jato, dos cortes na Saúde e na Educação... enfim, são tantos os erros absurdos que fica até complicado destacar o pior. Mas Dilma e o PT estão ai para superar TUDO o que possa ser superado em termos de incompetência, ineficácia e - porque não - senso do ridículo. Antes de prosseguir uma lembrança importante: TUDO o que Dilma agora faz ( ou não consegue fazer ) ela atribuía a Aécio Neves. Disso todos lembram, é claro, mas o interessante é outra coisa: os petralhas agora tentam fazer pegar a tese de que estaria assim com Aécio Presidente. É mesmo é? Tenho sérias dúvidas, até porque as coisas com Dilma já estavam ruins desde 2013... mas é típico dos petistas: justificar sua ruindade atacando os outros. Asquerosos são assim.

Qual é busilis de agora? Desde que o Plano Real foi implementado por Fernando Henrique Cardoso quando Ministro de Itamar Franco que existem pilares centrais da Economia: controle dos gastos, meta de inflação e superávit primário. Nem sempre os Governos conseguiram, mas sempre que as 3 coisas estiveram equilibradas a economia agradeceu. Nos últimos anos, desde 2009, os pilares vem sendo negligenciados. Sim, desde 2009 que a situação da economia vem deteriorando-se, mesmo que em 2010 tenhamos crescido muito. Acontece que aquele crescimento foi altamente artificial e seus efeitos estão sendo sentidos até agora, uma vez que impulsionou a explosão do endividamento interno ( voltarei neste tema durante a semana ), que agora exige muito mais recursos para pagamento de juros. Mas é claro que não é só isso.

O PT não fez o que deveria ter sido feito quando a economia estava em bom ritmo: reformas. Primeiro uma fiscal, depois uma tributária e na sequencia a da Previdência. Como estava nadando de braçadas ( com popularidade sempre acima de 60% ) o partido resolveu ignorar o que era melhor pro Brasil e fazer o que era melhor pro partido. Porque, afinal de contas, comprar briga com sindicalistas e perder pontos consideráveis de popularidade se a re-eleição de Dilma era certa? Pois é, pro Brasil foi péssimo mas para o PT não. 

Dilma foi re-eleita prometendo que tudo seguiria como antes, só que ela sabia que isso era simplesmente impossível. Ela e seu Ministro da Fazenda, Guido Mantega, teriam que tomar medidas que agora o Governo faz no fim de 2013. Ainda não foi feito cálculo, mas esse atraso custou muitos milhões ( quiçá bilhões ) ao Brasil. Dinheiro que agora está faltando nos cofres públicos e que o Governo vai buscar, adivinha aonde. Sim no bolso do brasileiro, seja com aumento dos imposto ou confisco de direitos ( como reter o PIS/PASEP ). 

No fim do ano passado Dilma e o novo Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, anunciaram um pacote para recolocar a economia nos trilhos. Detalhe: se era preciso recolocar significa que foi tirado dos trilhos por alguém, não é mesmo? O pacote previa, dentre outras coisa, um Superávit Primário de 1,1% do PIB ( Produto Interno Bruto ), o que já seria muito considerado a 2014 quando não houve superávit algum. Cortou direitos trabalhistas ( a vaca tossiu, lembram? ), mexeu na pensão, aumentou impostos, cortou na educação e na saúde. E, seis meses depois o Governo vai reduzir a meta para meros 0,15% ( uma diminuição de espantosos 86% ). 

E mesmo assim, para conseguir atingir tal marca, será necessário um corte entre 8 e 9 bilhões de reais. Acontece que em reais, 0,15% do PIB equivalem a 8,5 bilhões de reais. Sim, isso mesmo que você leu: para conseguir realizar uma economia pífia será necessário cortar mais no orçamento. Em outras palavras: o Governo não economizou nada em 2015. Equivale ainda dizer que aquela meta era simplesmente para enganar o mercado. E é ai que está o problema.

Só que o Mercado não é cego: ficou claro para todos a falta de compromisso do Governo com a solidez da economia. Como resultado o dólar disparou e a bolsa caiu. E as Agencias Classificadoras de Risco muito provavelmente irão cortar a nota do Brasil, que poderá sair de Grau de Investimento para Risco de Investimento. E o que isso geraria? Simples: juros mais altos, menos investimentos, recessão, desemprego... O Governo brinca com fogo e quem vai se queimar serão os brasileiros.

Como se isso fosse pouco, com mais cortes a arrecadação vai cair um pouco mais e isso resultará em mais cortes, mais recessão... enfim, este é o segundo Governo Dilma, que venceu uma eleição apertada mas não sabe para o que. E o Brasil vai pagar muito caro por isso. O que vemos agora é apenas a ponta do iceberg.

Eliminatórias da Copa 2018: Te cuida Dunga...

Com certeza ele não gostou nada das primeira partidas...
O técnico Dunga com certeza contava com um início mais acessível na dura batalha por uma vaga na Copa de 2018. Eu acho que o Brasil vai se classificar, mas é prudente termos cuidado com o caminho,que começará bem tortuoso. Já em Outubro o time vai até Santiago encarar o time mais azeitado do continente: o campeão da Copa América, o Chile. O time de Jorge Sampaoli é cotadíssimo para ir à Copa pela qualidade dos seus jogadores. Depois o time receberá a Venezuela, o que pode levar alguns a acreditarem em 3 pontos fáceis, certo? Bom, em 2009 no encerramento o mesmo Dunga amargou um vexatório 0x0 com um time inferior a este atual da Vinotinto. Depois em Novembro, duas partidas complicadas: em Buenos Aires diante da Argentina e em casa ( local ainda indefinido ) receberemos o Peru, que nos causou grandes problemas na estreia da Copa América.

Em 2016 o time começa recebendo a Colômbia e vai até Assunção encarar o Paraguai, aquele mesmo que calou a empáfia de Dunga na Copa América.Abaixo todos os jogos na sequencia, ainda sem datas e locais das partidas do Brasil, mas certos jogos fora são fáceis de saber onde serão.

Chile (f)
Venezuela (c)
Argentina (f)
Peru (c)
Uruguai (c)
Paraguai (f)
Equador (f)
Colômbia (c)
Bolívia (c)
Venezuela (f)
Argentina (c)
Peru (f)
Uruguai (f)
Paraguai (c)
Equador (c)
Colômbia (f)
Bolívia (f)
Chile (c)

Eliminatórias da Copa 2018: Vai ter briga de foice na Europa.

Alguns peixes grandes ficarão de fora na Copa da Rússia...

Foi realizado agora a pouco o sorteio do caminho das seleções nas eliminatórias da Copa de 2018, na Rússia. Falarei de cada Continente, começando pelo Velho Continente, que terá verdadeiros duelos de titãs:

Regulamento: o vencedor de cada um dos 9 grupos estará na Copa.  Dentre os 9 segundos, apenas os oito com melhor campanha ( descontada a pontuação conseguida contra o pior time de cada grupo ) jogam repescagem em eliminatória simples.

  • Grupo A: Holanda, França, Suécia, Bulgária, Belarus, Luxemburgo - Uma de três fortes seleções vai ficar de fora da Copa, com certeza. Em tese a vaga direta tende a ficar entre França e Holanda, mas a Suécia com Ibrahimovic pode desbancar um das duas. Ou até mesmo, as duas. Os búlgaros começam a se recuperar da seca pós-94, mas ainda não será dessa vez que voltarão a uma Copa;

  • Grupo B: Portugal, Suíça, Hungria, Ilhas Faroe, Letônia, Andorra - Grupo feito sob medida para o time das "cinco quinas". Só a Suíça pode causar problemas e mesmo que cause ainda assim o time fica em segundo e vai para a repescagem. O time húngaro vive do passado cada dia mais distante e os outros times fazem apenas figuração;

  • Grupo C: Alemanha, República Tcheca, Irlanda do Norte, Noruega, Azerbaijão, San Marino - Os campeões do mundo nem devem ser preocupar, ficarão em primeiro com extrema facilidade. Já o segundo lugar, ai é mais complicado prever. Tchecos, noruegueses e até os norte irlandeses podem chegar lá. Tudo vai depender de quem conseguir sovar mais Azerbaijao, porque San Marino com certeza será descartada na pontuação.

  • Grupo D: País de Gales, Áustria, Sérvia, Irlanda, Moldávia, Geórgia - É duro de acreditar que um grupo tao fraco pode ter sido montado para uma eliminatórias. Pais de Gales como cabeça de chave tornou isso possível. Em tese a Sérvia é a mais forte para fica em primeiro, com Áustria e Irlanda ( e eventualmente até País de Gales ) brigarão pelo segundo lugar, que pode até nem valer nada. E eu aposto na Sérvia meramente pelo histórico do time, não pelo momento atual.

  • Grupo E: Romênia, Dinamarca, Polônia, Montenegro, Armênia, Cazaquistão - Grupo equilibrado, com 4 seleções com tradição. Penso que a Romênia ( que por muito pouco não veio a Copa no Brasil ) consiga a vaga direta, mas com grandes dificuldades. Dinamarqueses, poloneses e montenegrinos tentarão ficar com a segunda e ainda ser um dos oito melhores. Tarefa árdua em um grupo tao equilibrado; 

  • Grupo F: Inglaterra, Eslováquia, Escócia, Eslovênia, Lituânia, Malta - A Seleção Inglesa só esteve duas vezes entre as 4 melhores de uma Copa e a última foi em 1990. Como isso é possível? Simples: sorte monstruosa em grupos, como foi agora. Tem de tudo: uma freguesa incorrigível ( Escócia ), um time em decadência ( Eslováquia ), um outro que não é grande ( Eslovênia ), uma que ninguém conhece ( Lituânia ) e um saco de pancadas ( Malta ). Até mesmo o péssimo time dos 3 leões consegue passar em primeiro;

  • Grupo G: Espanha, Itália, Albânia, Israel, Macedônia, Liechtenstein - Um grande vai pra repescagem, essa é a certeza deste grupo. No mais, nada relevante. É saber quem vai pra Copa e quem vai sofre ainda mais entre Espanha e Itália. Simples assim...

  • Grupo H: Bélgica, Bósnia, Grécia, Estônia, Chipre - A Bélgica esteve perto de voltar pela segunda vez a uma semifinal de Copa e ao que parece, jogará outra Copa. O grupo é acessível com boas chances de ser primeiro e classificar-se sem sustos. Gregos, bósnios e estonianos brigam pelo segundo lugar. Quem consegue? Nem faço ideia, mas tem boas chances de ser este o grupo sem vaga na repescagem;
  • Grupo I: Croácia, Islândia, Ucrânia, Turquia, Finlândia - Turcos, ucranianos e crotas disputam, em tese, em pé de igualdade neste grupo, mas está errado quem descartar islandeses e finlandeses da disputa. A Croácia, com tudo, parece-me mais forte e deve ficar com a vaga direta.

sexta-feira, julho 24

Mais uma execução. E as autoridades realmente fizeram algo?

Não foi um homicídio, foi mais uma execução.
Eu fico cá pensando como pessoas podem matar as outras. É um mal que apenas seres humanos possuem: matar por prazer. Animais irracionais matam uns aos outros também, mas basicamente por sobrevivência, comumente porque existe pouca comida ou água. Nós, e apenas nós, matamos por prazer ou brigas sem sentido. E quando fazemos isso com requintes de crueldade e com excesso de violência, ai ganha outro nome: execução.

E falando de execuções, Salgueiro está ficando terra afeito a elas... infelizmente, é claro. Ontem tivemos mais uma. Nem irei ater-me sobre quem morreu ( bem conhecido e de fama egressa ), mas sim de mais uma execução. Se eu não perdi as contas foi a sexta recentemente. E isso, para uma cidade com menos de 500 mil habitantes é algo absurdo. Em tempo, o correto seria que mesmo em cidades grandes casos acontecessem. Mas infelizmente isso é querer demais do Brasil atual.

A questão central deve ser: o que as autoridades estão fazendo a respeito? Se fizeram algo, e eu duvido que tenham feito, está claro que não está dando certo. Alguém pode argumentar que, até aqui, somente "almas sebosas" foram os executados. Sim, é verdade que só presidiários ou pessoas com envolvimento ( recente ou passado ) com o crime, em alguns casos até com o Comando Vermelho, mas mesmo assim são pessoas e nao merecem serem executadas. Até porque se isso acontece assim, dessa forma, o que impede que estes outros bandidos ( sim, os executores também o são ), comecem a realizar latrocínios ( roubo seguido de morte )? Claro que nada.

Temos que cobrar mais uma vez o Governador e o Comando do 8º BPM para que ações mais efetivas sejam realizadas e que possamos ter mais segurança. É o mínimo que ele tem a obrigação de fazerem. E que esta, por um bom tempo, tenha sido a última execução. É o que queremos e merecemos.

quinta-feira, julho 23

E a inflação já está quase 2% acima da aprovação de Dilma...

A Presidente está em queda livre...
Ah, o tempo... faz muitas coisas mudarem. Um ano atrás Dilma Rousseff, já em campanha, parecia imbatível, seus números eram excelentes e os dois opositores ( Aécio Neves e Eduardo Campos ) somados, tinham pouco mais de 20% enquanto ela tinha mais de 40%. Ela acabaria vencendo a disputa no segundo turno mentindo em excesso, enganando a nação e criticando seu adversário de fazer muitas coisas contra a população. Passado um ano, eis que ela está fazendo tudo ao contrário, descobrimos que a economia está uma porcaria e... bom, a sua popularidade agora está abaixo da inflação no acumulado de 12 meses, pois a mesma está acima dos 9% e a popularidade da presidente abaixo de 8%.

A imagem acima mostra que apenas 7,7% consideram o Governo dela como Bom/Ótimo. Um ano atrás esse dado estava acima de 40%. Se somarmos aos 20,5% que consideram regular ( e mesmo tomando que todos os que acham regular não estejam perto de reprovar ), Dilma nem consegue chegar a um terço de apoio. A situação é, sim, delicadíssima. Falta de apoio popular é terrível por diversos motivos: Deputados tendem a se descolar de Governo mau avaliados e votam de forma mais independente em temos espinhosos, a confiança dos empresários cai e eventualmente faltará quem queira defender o Governo caso o mesmo passe por processos de impeachment no Congresso. Lembram alguém que caiu assim? Pois é, Collor, no auge da crise tinha menos apoio do que Dilma agora, mas é preciso pontuar que ele jamais foi bem avaliado.

Dilma e sua equipe não tem conseguido achar respostas. E com certeza não será usando peças publicitárias que vai conseguir melhorar sua imagem, uma vez que está claro para todos ( até para quem votou nela ) que a situação é grave na economia e que todos tem a percepção de terem sido enganados ( os que votaram nela, é claro ). Hoje mesmo saiu a informação de que o desemprego é o mais alto desde 2010 e não custa nada lembrar que Dilma disse que defenderia de todas as formas o empregos dos brasileiros e que seria Aécio Neves, caso eleito, quem aumentaria o desemprego, a inflação e os juros, três coisas que ela agora faz e é isso que aumenta a certeza do estelionato eleitoral. E faz com que, a cada nova pesquisa, sua popularidade caia.

Ontem o Governo anunciou que vai reduzir de 1,1% do PIB a meta de Superávit Primário para, atenção, algo entre 0,2% e 0,1%, ou seja, uma redução de mais de 80% no número mais otimista. Acontece que com a economia em retração, temos menos arrecadação que faz com que o Governo precise cortar mais gastos e estes vão gerar mais... recessão!!! Dilma e o PT estao perdidos e só tolos negam isso. E mesmo assim para os outros, porque estes sabem que é verdade que Dilma ganhou mais 4 anos para não saber o que fazer com eles. Alegam que o país estaria o mesmo jeito com Aécio Neves na Presidência, o que é asqueroso por dois motivos:
a) Aécio Neves AVISOU que a situação era péssima ( talvez nem ele achasse que fosse tao ruim como se mostrou 1 mês depois do segundo turno );
b) Armínio Fraga, que seria o Ministro da Fazenda, falara diversas vezes que era preciso cortar gastos efetivamente, ou seja, em cargos e custeio. Dilma e seu Governo cortaram em outras áreas e o resultado é o que está vendo.

Por fim, deixo esta charge aqui sobre um empate técnico tenebroso:

terça-feira, julho 21

Atacante Júlio agora é do Operário do Mato Grosso do Sul

Boa sorte Júlio...
O atacante Júlio Alves, que era do Salgueiro, embarcou ontem em direção ao Mato Grosso do Sul onde passará a defender o Operário. Seu pai, o músico Zezito Doceiro, postou no Facebook:

"Ontem as 23 horas Julio embarcou para Recife. Hoje as 19:40 pega um voo pra São Paulo e outro para o Mato Grosso do Sul onde se integra ao Operário, seu novo clube. É muito longe, já estamos morrendo de saudades, mas o que conta é a felicidade dele. Tá doendo muito em mim Evania, Vanassa Cláudio, Davi, Celiane e Rebeca. Mas como eu já disse o que vale é a alegria dele. Mas tenho certeza que DEUS vai proteger nosso menino Todo dia" e a "Toda hora" e a Todo momento!!"

Boa sorte Júlio. Talento com certeza voce tem e se sairá bem nessa nova empreitada.

segunda-feira, julho 20

Especial Trânsito

Passados 6 anos e meio a realidade ainda é essa da foto: desrespeito...
Durante esta semana irei fazer uma série de matérias sobre o ( caótico ) trânsito de Salgueiro, que desde Março de 2009 começou a ser ( em tese ) municipalizado. Desde então, praticamente nada foi feito para ordenar - de fato - o trânsito da cidade. Apenas algumas poucas, tardias e insuficientes ações foram implementadas pelo Governo Municipal.

Neste ano foi que os Agentes de Transito e Fiscais de Transportes vieram às ruas, mas mesmo assim sem poder de efetuar multas. Além disso, alguns deles ( e são apenas 15, número que será incapaz de ordenar o trânsito ) já demonstram claro despreparo para a função para os quais foram concursados, seja via desconhecimento das leis de transito, seja por meio de bate-bocas pelas redes sociais ou por ficarem conversando com colegas em cima das faixas de pedestres, confundindo quem está trafegando se teria ou não que parar para dar passagem ao pedestre.

Falarei sobre as vans, os caminhões, as motos, os carros e... os pedestres. Sim, sobre as pessoas que ficam andando na rua enquanto a calçada está desocupada ou andando em trios e se assustam quando ouvem uma buzina. Portanto esperem por textos sobre a ( caótica ) situação do trânsito de nossa cidade e como isso pode mudar. Caso, é claro, a Prefeitura queira.

No alvo: Pernambucana Yane Marques conquista o Ouro no Pan

Essa sertaneja é mesmo porreta!!!
O Pentatlo Moderno parecia algo muito, mas muito distante dos brasileiros. Tanto que era pouquíssimo falado durante os Jogos Panamericanos e as Olimpíadas. Ficava ao lado de Badminton, Polo Aquático, Arco e Flecha e outros esportes menos comuns por aqui. Contudo desde que uma sertaneja conquistou a medalhe de Ouro no Pan do Rio de Janeiro em 2007 as coisas mudaram consideravelmente.

Essa mulher é Yane Márcia Campos da Fonseca Marques, ou simplesmente Yane Marques. Ela é natural de Afogados da Ingazeira e é a primeiro mulher oriunda do sertão nordestino a conquistar uma medalha individual ( outras 3 conseguiram com Seleções ) em Jogos Olímpicos, com o Bronze conseguido em Londres, 2012. Ela já conseguira fazer história ao alcançar o 18º posto na China em 2008. Yane hoje é, seguramente, uma das 3 melhores do mundo, haja visto ter conquistado o Bronze no último campeonato mundial. 

Yane é fera e luta contra as dificuldades, imensas, para se praticar o esporte. Tudo porque envolve 5 modalidades dentro de uma só: natação, esgrima, hipismo, tiro e corrida. Conseguir local para treinar a primeira e a última das cinco é fácil, mas para os outros 3... ela treina só ( sim, sozinha mesmo ) e corre pelas ruas do Recife e intercala tiros no meio. Consegue treinar hipismo duas vezes por semana, assim como a Esgrima. E com todas essas dificuldades ela consegue desbancar atletas que tem um Centro de Treinamento dedicado a modalidade. Ela, para se ter uma ideia, derrotou no mundial belgas, russas, inglesas e francesas que tem instalações de alto nível. Como? Bom, dessas explicações que só achamos no Brasil: talento.

E é ai que mora o perigo: ela tem 31 anos e vai, possivelmente, disputar sua última olimpíada e assim como aconteceu com outros fenômenos do esporte no passado ( Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten no Tênis como maior exemplo ): ser apenas uma fase passageira. Porque se ela, a estrela, nao tem apoio imaginem quem está querendo conhecer o esporte...

Mas, independente disso, devemos louvar e agradecer a Yane. Que segue fazendo história. E é Pernambuco com duas mulheres douradas no Pan. Dentre as poucas que conseguem feitos individuais, duas saíram da "terra dos altos coqueiros". Que outras saiam nos próximos anos...

domingo, julho 19

Eduardo Cunha está encrencado. E não é pouco...

Cunha está fora de si...
O Brasil vive um momento delicado. Tem um Governo Federal fraco, sem apoio popular e mais perdido do que cego em tiroteio. O Congresso sofre, faz tempo, com desconfiança da população que não se vê representada por seus "representantes". Além disso até o Judiciário capenga e comete erros que deixam furiosos os brasileiros. A situação, é sim, preocupante e não serei eu a dizer o contrário. Todos vocês me conhecem muito bem para saber que jamais falaria algo fora do que é consenso geral. Eu não faço isso nem para ganhar dinheiro. Adiante.

Desde o começo do ano Legislativo, Eduardo Cunha preside a Câmara dos Deputados. Ele derrotou Marco Maia, o candidato do Palácio do Planalto. E no primeiro turno, algo raro em eleições para a Mesa Diretora da casa. Conservador ( e eu não considero isso ruim, convém dizer ), protestante e do PMDB, Cunha é uma espécie de Sílvio Berlusconi tupiniquim ( sem o poderio midiático deste ). E assim como o "capo" italiano, ele é dado a arroubos. E também a meter os pés pelas mãos. Foi o que ele fez esta semana...

Cunha, assim como diversos Deputados e Senadores, está envolvido com a operação Lava Jato. O quanto é que ainda não se sabe. Ou melhor, não se sabia, pois esta semana ele foi citado pelo delator Julio Camargo. O lobista informou que teria repassado, sob pressão de Cunha, 5 milhões de dólares de dinheiro desviado de recursos da Petrobrás. É verdade? Eu não sei, mas com certeza não duvido que seja. Um adendo importante: Camargo refez o depoimento de delação premiada e no primeiro ele não citava Cunha. E foi ai onde Cunha meteu os pés pelas mãos.

Cunha deu entrevista ruidosa onde avisou que estava rompendo com o Governo. Dentre outros motivos porque, que coisa, o Governo Dilma estava articulado com a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal para arrastá-lo para o meio dos escândalos. A declaração é de toda sorte desesperada que se Dilma e o PT tivessem tal poder como teriam deixado João Vaccari Neto ( tesoureiro do partido ) ser preso? Eduardo Cunha sabe disso, mas queria atirar para tentar tirar o foco de si. Acontece que essa fala não pega e isso voltou para cima dele com mais força. até porque ele teve a péssima ideia de falar em Rede de TV no mesmo dia a noite. Ai gerou panelaço de petista e não petistas, conseguindo um feito e tanto.

Cunha está em mal lençóis, mas caindo vai levar consigo muitos outros deputados. E é isso que deixou o PT alegre, porque agora falam de Cunha e não mais do PT. Mas isso serviria se o Governo tivesse o que mostrar, mas não tem. E é isso o mais angustiante da nossa situação atual. E sem esperanças a longo prazo...

sábado, julho 18

Etiene Medeiros: a pernambucana que gosta de ser a primeira em tudo o que faz

Esse pernambucana é arretada de boa!!!
Os Jogos Pan-americanos são realizados desde 1951, a cada quatro anos sempre no que antecede a realização das Olimpíadas. Portanto, neste ano, completam-se 64 da primeira edição. E existia uma tabu que perseguia as nadadoras brasileiras: jamais terem conseguido uma medalha de Ouro. Ontem, oficialmente, este tabu foi derrubado. E por uma pernambucana arretada: Etiene Medeiros, de 24 anos.

Eu disse oficialmente, porque Rebeca Gusmão vencera duas provas no Pan do Rio, em 2007, mas teve suas medalhas cassadas por ser flagrada no antidoping. Sendo assim, uma brasileira já subira no ponto mais alto do pódio na competição, tem fotos e tudo mais, só que não valeu. Com Etiene é diferente: é real.

Etiene venceu os 100m costas, sua especialidade. E ainda conquistou outras duas medalhas ( Prata e Bronze ). Ela é mesmo dada a superar marcas históricas, uma vez que também tornou-se a primeira brasileira a conquistar medalhas em um Campeonato Mundial, ao vencer os 50m costas ( prova que não é Olímpica, diga-se ).

Agora é torcer para ela chegar no auge ao Rio 2016 e tornar-se a primeira brasileira a ganhar medalhas em outra competição importante. A história comprovou, até aqui, que ela adora ser a primeira no que faz.

sexta-feira, julho 17

Presidente da CBF nao irá a reunião da FIFA... para nao ser preso pelo FBI!

Ele está a procura de uma saída... mas será que existe uma?
A Constituição do Brasil tem suas imperfeiçoes cronicas, sobretudo em cláusulas pétreas, que só podem ser mudadas com outra Carta Magna, mas ela tem - dentre várias boas coisas, um ponto crucial: proíbe a extradição de cidadãos brasileiros. Porque isso é certo? Simples: imaginemos que uma Ditadura decida perseguir um brasileiro e o faça condenado por lá. Se aceitássemos extraditar nossos irmãos, correríamos um sério risco - desnecessário - de entregar um cidadão brasileiro para a morte

Por isso é que José Maria Marin, ex-presidente da Casa Bandida do Futebol - foi preso na Suíça e não aqui no Brasil, mesmo que o FBI já o investigasse a mais de um ano. Caso, e era perfeitamente possível fazer isso, o FBI o prendesse aqui, ele jamais poderia ser transferido para cumprir pena nos EUA. Já sendo preso na Suíça, ele fica atrelado a leis internacionais e o país do Canivete tem acordo com a imensa maioria dos países. Em tempo, a maioria das Constituições Nacionais tem essa restrição. Por isso que Salvatore Cacciola, quando fugiu para a Itália sabia que jamais voltaria preso para o Brasil, uma vez que é cidadão italiano. E ele só voltou porque foi preso por passar férias no Principado de Monte Carlo em 2008. Em suma, foi imprudente e descuidado.

Mas o que isso tem a ver com o atual mandatário da Casa Bandida do Futebol? Simples: ele sabe que é um dos investigados e que, eventualmente, pode ser preso por isso. Se for para ser preso, melhor que seja no Brasil, onde não existe pena de prisão perpétua e existe progressão de pena e até restrição de encarceramento por conta da idade... por isso ele, ao contrário do que afirmou a CBF em Nota, não vai a Suíça para uma reunião importantíssima da Entidade, onde serão definidos os próximos passos da FIFA pós-renúncia parcial de Joseph Blatter. Tudo porque ele não quer cumprir pena longe do Brasil. Del Nero é um altamente conceituado advogado e passou quase 30 anos na Federação Paulista de Futebol ( mais da metade como Presidente ) e claramente tenta preservar-se juridicamente. Esta recusa de ir para uma reunião da Entidade máxima do futebol confirma o que eu já havia postado aqui como suspeita: a sua ausência durante a Copa América era, realmente, medo de ser preso fora do Brasil.

Eu colhi a informação no Blog de Juca Kfouri, que também é o autor do significado alternativo para CBF.

quinta-feira, julho 16

Coincidência do destino: Carrasco Ghiggia morre no dia aniversário do seu gol mais famoso

O lance eterno, agora é apenas história...

16 de Junho. Toda e qualquer pessoa que afirmar ser "fanático" por futebol sabe bem o que aconteceu neste dia. Tragédia aqui, Maracanazo em Montevidéu, a capital do Uruguai. 11 craques de branco ( com pequenos detalhes em azul ) viraram vilões e foram, pela vida inteira, execrados. Barbosa com mais enfase e crueldade, é claro. Do lado Azul Celeste, vários são os citados, mas o mais lembrado - até mais do que o Capitão Obdúlio Varella ) é Alcides Ghiggia. Até porque, ótimo frasista, dizia sempre que "apenas ele, o Papa João Paulo II e Frank Sinatra conseguiram calar um Maracanã lotado". Mais verdade, impossível.

16 de Junho. Em 1950 a maior de todas as derrotas, até o 08 de Julho de 2014. Mas com certeza todos - para sempre - recordarão do que aconteceu no Estádio Mario Filho ( sim, este é o nome oficial do ex-maior do mundo ).

16 de Julho. Hoje, por volta das 17:00hs, faleceu Alcides Ghiggia. Por uma dessas incríveis e inacreditáveis coincidências, ele faleceu no dia que tornou mítico. 

Ghiggia era o último dos 44 jogadores que estiveram no estádio naquele dia ( na época não existiam substituições, que só seriam permitidas 20 anos mais tarde ), ele era o último sobrevivente. A última prova viva de uma partida que provoca sentimentos diferentes em duas nações ( que por pouco mais de uma década foram uma só país ). Agora só existe a história, não mais testemunhas oculares que fizeram parte, dentro de campo, da partida. Zagallo era um jovem soldado do exército e estava de trabalho, mas nao era atleta ainda. 

O Destino mais uma vez, fez jus ao que ele representa. Dentre 365 dias de um ano ( não bissexto, é claro ), 16 de Julho era mesmo o mais indicado para que Ghiggia deixasse esse mundo. E deixo este vídeo para que, nós brasileiros, possamos aprender deve tratar-se um herói:

terça-feira, julho 14

Campanha do Governo do Estado é gol contra em relação ao Carcará...

O quarto homem da foto é o Presidente da Federação do Recife... ops, de Pernambucana, mas nem parece.
Como todos sabem o Carcará vive uma situação ruim fora de campo. Tudo por conta do fim do Programa "Todos com a Nota", que foi encerrado sem aviso prévio por parte do Governo do Estado. Pois bem, se isso já não fosse o bastante, eis que agora o Governo faz outra: lança uma campanha pelo Hub da Tam ( clique aqui e entenda mais sobre o assunto ) e entrou em um acordo com os times de Pernambuco. Bom, do Pernambuco da Capital, é claro. 

Porque raios o Carcará não foi procurado? E se foi ( duvido que tenha sido ) porque não estava lá? Afinal só a Capital é que sairá ganhando com o empreendimento? Claro que não, pois a arrecadação de impostos trará benefícios para todos. A questão aqui é outra: o Governador Paulo Câmara - em quem votei e já estou até quase arrependido disso ) vira as costas para o Sertão mais uma vez.

Além disso eu duvido que tenha saído de graça essa adesão. Alguma coisa os times levaram nessa. Como sei disso? Espaço em camisa vale ouro e eles jamais abririam mão assim de graça. E se tem grana ( direta ou indiretamente ) ai fica mais grave a ação do Governo. Até porque o Carcará também viaja muito e leva o nome do estado Brasil a fora. E atua na Série C, onde nenhum outro time do estado fora ele ( tirante o Santa Cruz  ) esteve um dia no modelo atual.

Por fim mais um agravante na foto acima: o quarto da esquerda para a direita é só o Presidente da Federação Pernambucana ( ou seria melhor dizer Recifense?? ) de Futebol. Este é o Senhor que garantiu que o Salgueiro permaneceria na Série C e que faria tudo para que o time aumentasse suas receitas. Está bem claro, pra mim sempre esteve, o seu comprometimento com os times de fora da Capital...

E assim vemos, mais uma vez, como "somos" respeitados. 

segunda-feira, julho 13

Blog do Josias: Dilma passará e engomará dinheiro sujo lavado

Quem lava dinheiro no exterior está rindo a toa com a medida do Governo...
Achei este no Blog do Josias e repasso na íntegra para os amigos ( em verde ), eu volto no fim para finalizar:

No Brasil, quem engana a Receita Federal não perde por esperar. Ganha! Surgiu uma medida provisória que vale por um serviço premium de lavanderia. Brasileiros que lavaram dinheiro sujo enxaguando-o no estrangeiro poderão legalizar suas fortunas clandestinas, repatriando-as com as bênçãos do governo Dilma.

Em troca de uma mordida de 35%, o governo se dispõe a passar e engomar verbas de má origem. Para o ministro Joaquim Levy (Fazenda), o tapete vermelho estendido para recepcionar a verba ilegal é "oportuno". Para os potenciais beneficiários também.

Diz-se que só será repatriado dinheiro de boa procedência. Lorota. Quem esconde dinheiro no estrangeiro não é mocinho. E as cédulas não têm carimbo. Assim, voltarão juntinhas, de cambulhada, as verbas da sonegação, da corrupção, do tráfico de drogas… A pergunta é: a urgência de arrecadar vale o mau exemplo?

O Governo, contra a vontade Joaquim Levy, pretende rever a meta do Superávit Primário. Por isso precisa de receitas e sabe que apertar brasileiros comuns e empresas não é possível neste momento. Acontece que Josias está coberto de razão ao apontar que isso vai legalizar dinheiro ilegal, e isso é extremamente ruim. Muito ruim, diga-se. Mas enfim, vindo do Governo do PT eu nem estranho. O que causaria estranheza - e grande - seria Dilma e o PT cortarem pela metade os Cargos Comissionados e os Ministérios.

sábado, julho 11

Ainda sobre o 7x1: Parreira e a mediocridade que impera no futebol brasileiro

Carlos Alberto Toupeira...
Diagnóstico. Essa é a palavra mágica em termos de medicina. Com o diagnóstico certo o médico consegue salvar, em quase todos os casos, o paciente. Se ele tiver um diagnóstico errado, pode matar o paciente ou, ao menos, retardar em muito a cura. Se a doença for um cancer, por exemplo, pobre do paciente. Vai morrer...

Assim está o futebol brasileiro. As pessoas que cuidam(??) dele nem buscam realizar exames para saber concretamente o que está errado, pois eles acreditam - piamente - que sabem qual seja o problema. Ou pior, eles nem admitem ter problema. Segundo Carlos Alberto Parreira ( com quem eu brinquei na imagem que ilustra este post ) não é preciso realizar mudanças significativas porque o time perdeu uma Copa América, pois no geral o trabalho de Dunga é bom. Sim, ele teve a audácia de dizer isso ontem na ESPN Brasil, durante o Bate-Bola vespertino da emissora de TV a Cabo. Mas essa não foi a sua pior declaração, pois essa foi a desse vídeo, que está na pagina da emissora.

Seria cômico se não fosse trágico. Como ele ousa falar que seria necessário a Guardiola - melhor técnico do mundo - vir ao Brasil e treinar um time qualquer e ter que vencer 3 brasileiros? Usando essa norma dele, por exemplo, da atualidade só Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo poderiam treinar a Seleção. E vou além: ele próprio jamais poderia ter assumido o time em 1994, pois ele só vencera até então um, em 1984. E que Dunga, convém lembrar, jamais poderia sequer fazer parte de uma Comissão da Seleção - quiçá ser o comandante de uma - pois jamais VENCEU alguma coisa como técnico de clubes.

Claro e evidente que Parreira é um homem ligado ao poder da CBF. E como disse antes, isso de muito tempo atrás e remonta a um passado tenebroso do Brasil: a Ditadura Militar. Sendo assim, ele procura nao desagradar o poder constituído, pois quem sabe não consegue mais uma boquinha da Casa Bandida do Futebol. Ainda ontem ficamos sabendo que Zagallo ( 83 anos ) foi convidado para ser Consultor da Seleção. Nada contra Zagallo em particular, mas ele em 98 já foi um fiasco, pois até o ano passado, o pior desempenho defensivo do Brasil em uma Copa fora na França. Ele agora virar consultor é como chamar um Reumatologista para cuidar de alguém com problema no coração. 

E assim segue o Brasil que dá certo ( frase do próprio "Toupeira" ), que tem o ex-presidente preso na Suíça e o atual nao vai sair mais do país para nao ir parar numa cadeia. Este é o homem que tenta se descolar do 7x1 mesmo que estivesse ao lado do Técnico, justamente para ajudá-lo a conquistar o Hexa dentro de casa. Ai vira, me desculpem, palhaçada...

Charge do Dia: Eu não vou cair... não vai?

Será que ela consegue não cair? Tem gente fazendo força e não é só o Aécio Neves

quarta-feira, julho 8

Um ano depois do 7x1 e eu só consigo pensar em Zizinho, Barbosa, Ademir...

Barbosa, Augusto, Danilo, Juvenal, Bauer, Ademir, Zizinho, Jair, Chico, Friaça e Bigode. Estes são, desde um ano atrás, responsáveis pelo melhor resultado do Brasil em uma Copa em casa.
Costumo dizer que gosto de futebol desde antes do meu nascimento. Meu pai ( que completará 70 anos em Dezembro ) é uma apaixonado pelo esporte bretão e tudo o que ansiava era por um primogênito que fosse, tal qual ele, santista. E foi o que aconteceu, sou santista convicto e louco por futebol desde antes o dia 21 de março de 1974.

Assim como muitos que nasceram após o dia 16 de Julho de 1950, eu também recebi uma versão pronta e imutável sobre a Copa no Brasil: era o maior fiasco da Seleção e Barbosa era o culpado por aquilo. Cresci com essa máxima e como contestar? Afinal o time perdera a Copa em casa podendo até mesmo empatar. E, convenhamos, o Uruguai que eu conheci é um fregues da Seleção, tendo hoje quase a metade vitórias. Como não acreditar na história que fora passada por meu pai e tios? Nenhum deles tinham visto e nem ouvido a final, mas também receberam a história do fiasco e fracasso. Virara um ditado popular, repassado sem que soubesse o porque. O que importava era ter um culpado dentre os culpados. E este posto coube, injustamente, a Moacir Barbosa. Barbosa era goleiro e negro. Duas coisas que sempre foram vistas com desconfiança por muitos. Goleiro, via de regra, é o cara ruim de bola que para brinca vai pro gol ( vide este escriba ). E não existia melhor vítima para aquela derrota. 

Já disse mais de uma vez que o time do Uruguai era ótimo ( tanto que a mesma base foi até as semi-finais da Copa seguinte, só caindo diante do time de Puskas e cia. Mesmo assim na prorrogação e com um homem a menos!!! ), tanto que em 3 amistosos antes da Copa ( porque não jogamos contra a Argentina, que nao vinha pra Copa? ), o Brasil perdera um ( 3x2 ) e vencera com dificuldades os outros dois ( 2x1 e 3x2 respectivamente ). Obdúlio Varella mesmo disse que aquelas partidas serviram para que o time Charruá ( apelido da Celeste ) conhecesse muito bem o esquema dos brasileiros. Além disso, o time brasileiro fora envolvido num clima de oba-oba ensandecido depois de enfiar 6x1 na Espanha e ouvir um coro de 200 mil pessoas cantarem a marchinha de João de Barro "touradas em Madrid"


Acho que todos os meus leitores podem imaginar o que deve ter sido o coro... pois bem, na sexta tiraram a Seleção da Floresta da Tijuca para São Januário e ai, segundo Barbosa, foi como saírem do céu direto para o inferno. Era ano de eleições gerais ( Presidente, Governador, Senador, Prefeito, Deputados e Vereadores ) e claro, todos queriam tirar uma casquinha. Os jogadores passaram a não descansar e coisa e tal. Só faltou arquibancada para verem os "campeões mundias" tomar café na manha do domingo. Flávio da Costa ( que nome hein? ) se viu tao exasperado que levou o time para o Maracana às 11:00 ( 3 horas e meia antes do previsto ) para ver se conseguia calma para sua preleçao. Reza a lenda que ele colocou homens armados na porta do vestiário e ordenou: "quem passar, pode atirar para matar".

Sobre a partida, todos sabem como foi e eu mesmo já falei sobre o assunto aqui. O que se sabe, de certeza, é que Barbosa foi perseguido por aquela derrota até a morte. Ou melhor, até depois de morto. Até ser inocentado um ano atrás pelos 7x1. Sim, inocentado. Ele mesmo cunhou uma frase que tornou-se célebre: "no Brasil a maior pena possível é de 30 anos. E eu cumpro pena a quase 50 anos ( morreu em 07/04/2000 ) por um erro que nao cometi". Zizinho, o craque maior daquele time repleto de craques, nem sabia como chegou em casa. Danilo Alvim foi quase agredido ao ir jantar com sua esposa. Bauer, único não carioca naquele final, foi recebido como um comum em São Paulo. Friaça, autor do gol brasileiro aos 7 minutos do segundo tempo nem é lembrado como merecido. Ademir - até hoje o sul-americano com mais gols marcado em uma edição de Copa, só atrás de Gerd Muller e Just Fontaine - morreu sem ser reverenciado como grande atacante que foi. Nem no Sport, onde foi ídolo, ele é tao lembrado convém ressaltar.

Por isso neste dia, meus caros, eu só consigo pensar pelo o que passaram todos aqueles 22 homens que levaram o Brasil a conquistar o seu melhor resultado até então. Só consigo imaginar que aquele time deveria estar no rol dos grandes times de nossa história. Eu não consigo pensar em nada do que aconteceu no Mineirão, ali sim um FIASCO sem qualquer precedentes. até porque países sem tradição como EUA, Chile, Suíça e México não foram humilhados nas Copas em que organizaram como fomos ano passado. 

E que descansem em paz todos os que, verdadeiramente, honraram uma nação. Mesmo que esta naçao nao tenha feito o mesmo por eles.

terça-feira, julho 7

Dilma e sua entrevista: ela está desesperada, muito desesperada.

A frase acima esconde uma falha grave. Qual? Leia o texto e descubra...

Dilma Rousseff está desesperada. Sim, desesperada. Primeiro porque não sabe o que fazer para resolver os problemas do país. Segundo porque ela própria foi quem os fez. Terceiro porque sua popularidade é mais baixa para um presidente em mais de 25 anos. E por fim, porque ela realmente corre riscos ( nada desprezíveis ) de perder o cargo para a qual foi eleita.

O ex-presidente Lula, a quem eu chamo - carinhosamente - de Canalha, criou uma marca: o presidente que não concede entrevistas, faz apenas pronunciamentos. Ficou célebre as cenas dele falando aos cotovelos e os repórteres apenas vendo. Contraditório? Nem pensar, Lula jamais gostou de ser confrontado. Durante o primeiro mandato Dilma conseguiu manter esse expediente. Estava - em certo momento - com mais de 70% de aprovação. Agora, contudo, isso não serve mais.

Frágil no Congresso, com a Economia em recessão ( lembram da Economista do Santander que foi demitida por prever isso? ), tendo que promover um pesado Ajuste Fiscal e com diversas denúncias contra pessoas fortes do seu Governo e Partido, Dilma não pode mais simplesmente fazer o que fazia Lula. Isso simplesmente não resolve mais. Por isso ela foi ao Jô, o que em outros tempos jamais sequer se cogitaria. Mesmo que ele hoje conste dos queridinhos do PT, mostrar Dilma sempre é um risco quando isso acontece fora dos cuidados de João Santana, o Marqueteiro que conseguir empurrar nos brasileiro a "mandioca de Dilma", se é que entenderão a ironia... Ela é complicada, fala uma língua só dela... o resultado da entrevista - feita no Palácio da Alvorada - foi a que se viu: pífia.

Ontem, Dilma chamou seus Ministros e Parlamentares da Base para tratar das respostas ao que mais lhe ameaça no curto prazo: o teor da delação premiada de Ricardo Pessoa ( dono da construtora UTC e preso na operação Lava-Jato ) e as chamadas "pedaladas fiscais" detectadas pelo TCU. A primeira preocupa porque implica a campanha de re-eleição da presidente. Pessoa declarou que repassou 7,5 milhões de reais desviados da Petrobrás para a campanha da Presidente. Se restar provado ser verdade, Dilma poderá ter o Diploma cassado pelo TSE e, obviamente, perder o cargo. Já a segunda ameaça pode levar ao crime de responsabilidade ( previsto em Lei, convém ressaltar ), uma vez que se as Contas forem rejeitadas pelo Congresso abriria-se o precedente para o impedimento de Dilma. Em outras palavras: o medo chegou ao Palácio do Planalto.

E hoje veio, digamos assim o pior: ela concedeu uma entrevista a Folha de SP. Algo raríssimo e que, em minha humilde opinião, pode ter efeito contrário do pensado uma vez que ela resolveu atacar instituições democráticas ( partidos de oposição, TCU, TSE, Ministério Público, Congresso Nacional e a Polícia Federal ) ao dizer: "quer me tirar? Venha tentar, venha tentar". Dilma também acusou que um Golpe estaria sendo orquestrado, sem acusar ninguém diretamente, só que a Polícia Federal é subordinada ao Ministério da Justiça e, como golpista, teria como Chefe... Dilma!!! Em último caso detecta-se visivelmente a tentativa de reagir a onda de péssimas notícias que aparecem todos os dias. Neste segundo mandato Dilma só tem dissabores. E é ai que entra a pergunta que eu fui lá no comentário da foto que ilustra este post.

Dilma diz: "estou lutando incansavelmente para superar um momento bastante difícil na vida do país". Pois bem, a frase teria sentido se o presidente que tivesse saído em 31 de Dezembro ( pouco mais de 6 meses atrás ) fosse do PSDB ou de um partido que não fosse aliado do PT. Se Dilma tivesse recebido esse quadro das mãos de seu antecessor, seria 100% verdadeira e otimista a frase. Acontece que quem sucedeu Dilma foi... Dilma!!! Sendo assim, se tomarmos como verdadeira a frase acima, ela estava sem se esforçar antes? Além do mais, como pode ela tentar fazer de conta que nada tem a ver com a crise atual? Quem foi que gastou muito mais do que poderia? Quem foi que ignorou os avisos de pessoas dentro de seu próprio Governo? Quem foi que nego que sequer que existisse crise em Outubro passado e que ainda achou por bem chamar de pessimista Aécio Neves e Marina Silva? 

Como disse aqui antes, o segundo Governo Dilma acabou com apenas 1 mês. E ainda teremos mais 3 anos e meio pela frente. Isso, é claro, se ela - ao contrário do que disse - não cair, é claro.

segunda-feira, julho 6

Porque o 7x1 foi pouco: Zagallo diz que nada devemos aos outros times...

3 dos piores técnicos que já comandaram a Seleção...

Na quarta, dia 08, teremos o primeiro aniversário dos 7x1 que o Brasil sofreu da Alemanha pelas Semi-finais da Copa do Mundo, o maior fiasco de nossa história, que fez com que a derrota de 1950 virasse um feito espetacular. Enquanto isso na CBF...

Aconteceu a primeira medida, prática, da CBF para tentar entender o que aconteceu. E pelo o que foi dito, nem precisa mais de um segundo encontro. Primeiro porque Carlos Alberto Parreira ( a quem chamo de Topeira ), responsável direto pelo fiasco do Mineirao, simplesmente falava como se nem estivesse na Comissao Técnica. Mas nem foi o pior a dizer algo. Este posto coube ao seu mentor: Mário Jorge Zagallo, o velho Lobo. Pasmem para o que o que a audácia de falar o único homem a comandar o Brasil em 3 Copas ( 70, 74 e 78 ), além de ter sido Diretor Técnico em 1994:

"Não devemos nada a outras seleções. Temos tudo para ganhar a próxima Copa do Mundo. Não temos de nos preocupar com as Eliminatórias, mas com a Copa".

Zagallo, 83 anos, está 100% consciente. A fala, portanto, não é coisa de quem esteja ficando gagá, mas sim de quem não consegue admitir o erro porque nem consegue saber o que esteja errado. Zagallo é o mesmo treinador que simplesmente ignorou a Holanda de 1974, a do futebol total, dizendo que era "o tico-tico no fubá do América-RJ dos anos 60". Ele já dizia essas asneiras a 41 anos. É do perfil pachequista dele, que sempre acredita que o Brasil é o melhor de todos, mesmo quando não é. Ele foi campeão em 1970 com o time do Saldanha e com uma geração brilhante. Em 1974 sem Pelé, Gerson, Tostão e outros craques, naufragou vergonhosamente. A ponto do time quase ser eliminado na primeira fase. O time marcou apenas 6 gols em 7 partidas, ficando 4 sem balançar as redes. E também ficou em quarto lugar. Em 1998 recebeu outra chance e foi até a fina graças a Rivaldo e Ronaldo. Quando o segundo sofreu uma convulsão, não teve peito para ir contra as ordens supremas para que ele fosse escalado.

A frase de Zagallo é deplorável sob todos os aspectos. Seria aceitável, apenas, se o Brasil tivesse perdido de modo normal contra a Alemanha, tipo 3x1. Mas não, o time da CBF nada fez na Copa, ser ter jogada sequer uma partida aceitável. E agora fez uma Copa América bisonha. Falar isso é ofender a inteligencia de quem gosta de futebol.

Além do atual técnico ( que disse que o 7x1 é uma data igual às 5 conquistas de Copa do Brasil!!! ), ainda passaram por lá Falcão, Lazaroni e Carlos Alberto Silva. Destes apenas Lazaroni treinou numa Copa e todos lembram bem como foi o resultado...

Assim fica fácil entender porque o 7x1 foi pouco. Não porque nós, torcedores, merecêssemos mais, mas porque nem com ele os dirigentes e, sobretudo, os técnicos querem sequer aceitar que exista problema, quanto mais qual seja a solução. E podem esperar, vem mais por ai... porque com essas "cabeças", não existe limite... para a idiotice.

domingo, julho 5

Salgueiro vence e volta a subir na tabela de Série C

E o Carcará venceu, esquecendo tudo o que está rolando fora de campo

O momento vivido pelo Salgueiro Atlético Clube é delicado, mas fora de campo. Dentro das 4 linhas o time segue firme e forte, jogando bem e alegrando sua torcida. Foi assim neste sábado quando o time bateu o Cuiabá fora de casa, gol de Kal aos 41' do segundo tempo, quando o empate já era visto como um ótimo resultado. Agora o time ocupa, provisoriamente, a terceira colocaçao do Grupo A da Série C, pois o Vila Nova de Goiás encara nesta segunda o Confiança em Aracaju.

O resultado é excelente em campo, mas fora... a situação ainda é delicada. O presidente Clebel Cordeiro apresentou carta de desistência na Federação Pernambucana durante a semana. Evandro de Carvalho garantiu que o time prosseguirá na Série C e que ele fará o que for necessário para garantir isso. Uma operação financeira está sendo montada e teremos novas jogadas nesta segunda. Acompanhe tudo na Resenha Gol Legal, da Rádio Asa Branca AM, da qual eu faço parte.

Por hora, deixo vocês com a classificação atualizada da Série C:


Charge do Dia: Jogo da Forca de duplo sentido?

Bem que os poderiam ir embora mesmo...

quinta-feira, julho 2

Câmara dos Deputados aprova Redução da Maioridade Penal, mas isso - acreditem - não me agradou...

Eu não gostei nenhum pouco dessa manobra...
Eu, ao menos, tento ser uma pessoa coerente. E não vejo qualquer problema em reprovar condutas que muitos consideram certas. Ou vice-versa. Até porque o ERRADO seguirá errado, mesmo que TODOS estejam fazendo. E o CERTO prosseguirá certo, mesmo que ninguém o faça. Simples assim...

Dito isto, vemos que o Presidente Eduardo Cunha, junto com os líderes dos partidos que apoiam a Redução da Maioridade Penal para certos crimes ( os mais graves ), conseguiram aprovar a PEC que altera parte, considerável, da forma como punimos nossos jovens. E eu, acreditem, não gostei da forma, embora endosse o conteúdo.

Antes de mais nada é preciso esclarecer que os jovens não passam a serem presos por qualquer crime, apenas os gravíssimos, como os Hediondos. A questão central é: porque uma pessoa de 65 anos que estuprar tem que ser preso e uma de 17 não? Por acaso seriam crimes diferentes? Tipo: a violação pelo velhinho seria mais traumática para a vítima? Claro que nao é... mas pela lei, até essa madrugada era. Agora não mais. Mas porque eu nao gostei da manobra?

Primeiro é preciso dizer que nenhum norma, regra ou lei foi desrespeitada para a PEC fosse aprovada com outra redação. Mas nem tudo que é LEGAL é MORAL. E é a isso que me refiro, porque é claro que a opinião publica reagiu muito mal a derrubada ocorrida na terça e isso - com certeza, pesou na mudança de voto de nada mais do que 20 deputados ( foram 303 votos na terça e 323 ontem ). Segundo que, creio eu, o caminho correto fosse debater mais o assunto e votar novamente com mais calma. Feito da maneira que aconteceu parece coisa de quem nao sabe perder. E isso, acreditem, é feio... 

Eu louvo o texto? Nem tanto assim, mas é melhor do que agora. Antes um estuprador a menos nas ruas do que ele solto. Vai resolver o problema? Claro que não, isso é mais do que óbvio. Mas existindo a complementação necessária ( educação, saúde, lazer, emprego... ), é um passo na direção certa. Que outros aconteçam. O futuro do Brasil agradece...

quarta-feira, julho 1

Como votaram cada Deputado Pernambucano na Questão da Redução da Maioridade Penal

Como votou o seu Deputado? Confira na lista acima...
Por míseros 5 votos não foi aprovada a Redução da Maioridade Penal. Foi, acreditem, uma vitória dos que querem mudar as coisas nesse país. A PEC - Proposta de Emenda a Constituição - estava parada no Congresso a 20 anos e ontem quase foi aprovada. Faltaram, como eu disse, 5 votos SIM e tivemos, ontem, 3 abstenções, além de 22 Deputados que sequer estiverem presentes. Possivelmente, estes, não quiseram afrontar seus partidos ou sofrer as consequências junto a seus eleitores ( seja de qual linha eles forem ). Os que pretendem manter bandidos como "adolescentes" ficaram foi com muito medo e a ínfima margem denota isso.  Em outro momento, e é possível fazer isso, a medida passará. Tenham certeza disso.

Pensando mais no nosso estado, eu fiquei curioso para saber como votou cada parlamentar pernambucano. E consegui a lista acima no Blog do Jamildo e fiquei, acreditem, surpreso com alguns votos. Primeiro eu digo que estou 100% satisfeito com o voto de Gonzaga Patriota, meu representante no Congresso. Mas e quem votou em Fernando Filho, pode dizer o mesmo? Ou em Jarbas Vasconcelos? E quem deu seu voto a Raul Jungman?

Ao todo tivemos 11 votos contrário a PEC - curiosamente conhecida pelo número 171 - e 14 votos sim ( Pernambuco foi um dos poucos estados onde toda a bancada votou. Isso dá, praticamente 60% a 40% pró-sim. Demonstra que parte dos deputados pernambucanos estão em sintonia com as ruas. Contudo, o voto de 3 deles poderia ter mudado tudo. Primeiro tenho a lamentar que tenhamos dois Comunistas como Deputados e os mesmos sejam CEGOS ao extremo. Mas deixemos isso de lado e olhemos que o ex-Governador Jarbas Vasconcelos também votou contra. Ele, caso mudasse de ideia, já derrubaria a margem para 3 votos. Caso Fernando Filho também o fizesse, seria apenas 1 votos. 

Mas enfim, não passou agora, mas eu tenho certeza de que conseguiremos mudar essa verdadeira aberração da Lei, onde um menor que for pai e não pagar pensão alimentícia será preso ( sim, acreditem, neste caso o ECA não age ), mas se matar não será...