segunda-feira, agosto 31

Afinal de contas usar boneco de presidente é ou nao é anti-democrático?

Deu o que falar no fim de semana o "atentado" que a boneco "pixuleco" sofreu por uma estudante de direito, que com uma faça rasgou o boneco que retrata o ex-presidente Lula como presidiário. Ela, nao poderia ser diferente, é filiada ao PC do B e militante da UNE. Antes de prosseguir, vejam esta duas imagens do passado:

Esse é um boneco de Lula, sendo malhado por esquerdistas. Ninguém falou em violação da Democracia...
enquanto essa outra é de 1999, com um Boneco de FHC ( ainda presidente é bom lembrar ). Aqui nao se falou em atentado a Democracia...
Na primeira imagem o ano de 2005, corria o auge do Mensalão, até então o maior escândalo de corrupção que se tinha notícia. A imagem é clara: partidos de esquerda atribuíam a Lula a pecha de traidor e, pasmem, associavam ele a Fernando Collor ( este ainda não era aliado de Lula ). Os partidos envolvidos foram PSTU, PCO, PSOL e cia... o PT, que ironia, nem insinuou atentado a Democracia e nem sequer vimos pessoas tentando destruir o boneco ou gritando que estes manifestantes fossem "golpistas". Faz sentido até, uma vez que todos são na, verdade, aliados do Partido. Portanto não era prudente atacar tais partidos e manifestantes. Detalhe importante: Lula era PRESIDENTE a época, agora não mais. 

Na segunda imagem temos um protesto com o SELO de aprovação do PT ( bem como PC do B, CUT e cia ). Quem era o alvo? O então Presidente Fernando Henrique Cardoso, que tinha recém começado seu segundo mandato. Detalhe: lembra o atualidade não é mesmo? Pois é, em 1999 o PT ( Lula e todos os que hoje atacam de golpistas quem faz o mesmo ) achava Democrático ir para as ruas com um boneco do Presidente FHC. Outro detalhe: eu acho democrático isso, mas acho que foi em 99 e o é agora. Quem acha GOLPE agora e Democrático antes é o PT e Lula. Outro ponto importante é que os aliados e defensores do PT dizem que os que protestam são maus perdedores e que deveriam esperar até 2018 para tentar ganhar nas urnas. Porque então o PT fazia isso em 99, com apenas 2 meses do segundo Governo FHC? Cumpre, ainda, lembrar que foi por causa dessa reação - que manteve-se firme até 2002 - que Lula e o PT conseguiram vencer a eleição seguinte. Entenderam agora o ponto central do porque o Partido dos Trabalhadores querem que a oposição fique calada?

Acredito que é o caso de entender que o PT tenha medo de uma oposiçao forte e renhida contra um Governo fraco. Pois foi assim que ele apeou o PSDB do poder em 2002. Entenderam bem o porque de tanta gritaria dos aliados do Governo com os protestos ocorridos este anos? Em tempo, e para finalizar: nas suas maiores manifestações contra FHC o PT ( e suas linhas auxiliares ) jamais conseguiu reunir tanta gente como as que vimos agora em 2015. Portanto, eu entendo muito bem o medo do PT. E isso, acreditem. é ótimo. Mas além de ótimo, demonstra o quanto antidemocrático o partido é...

Adeus Série B. Talvez em 2016...

Rodada, mais uma vez, até que não foi ruim, mas o time foi.

A distancia para o G4 é de 5 pontos, mas existem 2 times no meio...

Salgueiro Atlético Clube definitivamente está fora da briga por uma das 4 vagas para a próxima fase da Série C. E não venham apelar para a matemática e citar que eu previ isso também em 2010 e que naquela temporada eu terminei com a língua queimada. Isso não vai acontecer porque são times diferentes e situações diferentes, mas muitos diferentes.

Recomendo olhar melhor a tabela de classificação ao pensar que ainda dá para conseguir passar de fase. O time é hoje o sétimo, posição na qual entrou nesta rodada. Faltam 4 jogos e o time precisa, em uma previsão otimista, de 9 pontos em 12. Acontece que o time só vai jogar duas vezes em casa: Cuiabá e Confiança. E duas, obviamente, fora de casa: Asa e Vila Nova. O time que jogou no sábado contra o Fortaleza jamais vai conseguir vencer 3 em 4 partidas. E, note-se, pode nem ser suficiente, uma vez que América e Asa precisariam de apenas, respectivamente, 3 e 5 pontos para eliminar o Carcará. Além disso, o Confiança é quem está numa crescente e não nós.

Resta o consolo de que não repetir 2012, quando o time foi rebaixado. Essa é uma coisa que, a meu ver, está fora de questão. Mas é muito pouco para quem somara 8 pontos em 4 partidas e que nas últimas 10 só conseguiu 10 pontos. Assim acho melhor Sérgio China não vir com bengalas em suas entrevistas e falar a verdade: o time se desmontou. E todos sabem bem o porque.

Aliás, não seria o caso de mandar o treinador embora?

sexta-feira, agosto 28

Porque a CPMF é a prova maior do Estelionato Eleitoral

Governo sem rumo e sem planos é assim: tentar recriar o que é péssimo...
Eu não tinha, inicialmente, entendido bem do porque de Dilma decidir cortar míseros 1000 cargos comissionados e 10 ministérios após zombar de Aécio Neves na campanha passado, quando o mesmo disse que faria até mais cortes. Fiquei intrigado com a decisão da Presidente. Só que em se tratando do PT tudo sempre tem um lado cruel e maquiavélico. Tudo... antes de prosseguir, eis que disse Dilma a respeito de reduzir Ministérios. Isso foi um ano atrás praticamente:


Pois bem, agora ela - por meio de Ministros - resolveu fazer a tímida redução Ministerial e em cargos. Porque ela mudou de ideia? Desde quarta-feira sabemos: foi para tornar menos impactante a volta da CPMF. Dilma elegeu-se via Estelionato Eleitoral, todos sabem disso. O Brasil que ela vendeu via propaganda só existia nas peças de João Santana, mas 51% concordaram com ela e o resultado está ai, para quem quiser ver. A Presidente que acusava todos de pessimistas e de que alardeava que o remédio dos rivais implicava em desemprego, recessão, corte de investimentos e aumento de impostos vai agora... aumentar impostos. 

Primeiro via a alteração da forma de cobrança do Pis/Cofins, que pode resultar em um aumento de quase 50 bilhões de reais. Segundo porque, ai vem o pior, vai recriar ( na verdade tentar ) a CPMF, imposto do cheque derrubado pelo Senado em 2007. Assim, como eu disse no título deste post, confirma-se de modo inequívoco o Estelionato. Dilma prometeu bondadas que não está nem perto de conseguir entregar e agora vai apresentando maldadas que seriam apenas coisas de pessoas "contra o povo". Segundo a lógica dela, acho que é o caso de perguntar a Dilma se... Dilma é "contra o povo". Patético...

A CPMF ( agora com o nome de Contribuição Interfederativa da Saúde ) é um imposto injusto e que atua, mais do que qualquer outro já criado antes dele, em cascata afetando toda a cadeia produtiva. Todos pagam mas nem todos podem repassar seu custo. Exemplos:

  • Quem retira madeira da natura e a processa, inclui o imposto no preço, porque sabe que vai pagá-lo em algum momento;
  • O dono da fábrica repassa o custo ao preço final, porque já o pagou quando comprou a madeira, bem como no transporte. Além, é claro, em todas operações realizadas via banco;
  • O dono da loja, obviamente, repassa o custo de todas as outras fases e acresce o imposto no preço de venda, bem como nos juros embutidos no financiamento;
  • Por fim, o consumidor entra na loja é compra o móvel. Ele pagará até 12 vezes a alíquota da CPMF, mas não poderá repassar para ninguém. 
Segundo dados apresentados pelo Ministro da Saúde Arthur Chioro até 85 bilhões poderiam ser arrecadados. Supimpa não é mesmo? Afinal o Brasil não está em crise e os brasileiros estão nadando em dinheiro. Além do mais, o Governo Federal está realizando um ajuste fiscal primoroso. Pena que não...

Dilma tem apenas 7% de aprovação e, todo governante sabe disso, aumentar impostos é algo que não ajuda nessa conta. A presidente tem sofrido derrotas seguidas no Congresso e essa é uma medida que não atrai mais apoio. Porque entao ela e seus Ministros pensam que isso pode passar e ser aprovado? Ai vem o truque: o termo I da nova sigla: Interfederativa. Segundo sabe-se, parte ( ainda não revelada ) dessa bolada seria repassada para estados e municípios. Assim Dilma, a mais impopular presidente da História, espera conseguir apoio dos outros ( Governadores e Prefeitos ). Aqui é outro ponto do Estelionato: o de não compartilhar louros, mas querer de todas as formas compartilhar os espinhos.

Quando Dilma detinha mais de 70% de aprovação segundo as pesquisas, ela jamais cogitou dividir com qualquer outro político o "sucesso" do seu Governo. Agora que está na lona ela quer apoio. E até já conseguiu: os 9 Governadores dos Estados Nordestinos já sinalizaram que apoiam a volta da CPMF.

Ai eu fico imaginando aqui com meus botoes: o que faria o PT caso quem propusesse isso fosse Aécio Neves e o PSDB?

A imagem do Dia, quiçá da década

Essa imagem é de hoje e na maior cidade da América Latina...
Lula é uma figura importante na história do Brasil. Goste-se dele ou não ( eu jamais gostei ) é impossível contar a história política brasileira desde a redemocratização sem citá-lo no texto. Contudo o modo como isso será feito é que, a meu ver, muda de acordo com quem escrever. Existe uma mistificação, típica de esquerdistas, no entorno da figura do ex-presidente. Estes fazem isso por demagogia ou babação mesmo. Já o próprio alimenta isso por falta de caráter. Algo que, dentre outras coisas, jamais teve. Adiante.

Lula acha-se, realmente, o melhor presidente de todos os tempos. E não só do Brasil, diga-se. E muitos "inteligentes" sustentam isso. Acontece que a figura de Lula começa a, digamos assim, mudar. Ele já não é mais o "super ultra mega" incontestável de antes. Até em pesquisas ele já não mais o mesmo, uma vez que na mais recente ele perderia para os 3 principais nome do PSDB ( Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra ). Para ser bem sincero ele hoje perderia a eleição até para este blogueiro. Adiante.

Ele gosta de dizer, com a sua costumeira fala baixa ( em todos os sentidos ) que é o pai do "novo Brasil", de que praticamente recriou o Brasil quando assumiu a presidência em 2003. Acontece que, como muitos, ele só quer os supostos louros e não quer nem saber do espinhos. Por exemplo: segundo ele, o Plano Real foi salvo em sua gestão, mas a atual crise é coisa dos outros. Segundo ele a queda de mortalidade infantil só foi possível por sua gestão, mas o caos na saúde é culpa de quem vetou a CPMF em 2007 ( e ele foi contra em 1995 e agora vê com ótimos olhos que seja recriada ). Ele fala que deu total autonomia a Polícia Federal, ao Ministério Público Federal e ao Supremo Tribunal Federal para que fizessem seus trabalhos, mas acusa a mídia de querer manchar o Partido do Trabalhadores com as consequências da Operação Lava-Jato e do Mensalão. Ou em outras palavras: ele "permitiu" que se investigasse tudo, mas odeia o resultado. Logo, e é a única interpretação possível, ele deixa claro que queria que estes órgãos investigassem TUDO, menos o PT é claro. Logo, por tabela, ele deixa claro que não queria que tivessem investigações. Fantástico não?

A imagem que ilustra este post é de hoje, dia 28 de Agosto de 2015. O local é São Paulo, mais especificadamente a Marginal Pinheiros, na altura da Sede da Rede Globo. O viaduto é o mais recente da Capital, famosa por sua forma, com cabos de aço segurando a estrutura. O boneco é o mesmo que apareceu nos protestos de Brasília. Os organizadores da oposição ( real ) ao Governo do PT inflaram o boneco agora de manha logo cedo. Acontece que, a Globo, é considerada golpista. E o que fez a emissora? Fechou as persianas do seus estúdio panorâmico para não, que coisa, mostrar o boneco.

Enfim, é a imagem do Dia. E possivelmente até mesmo da década. E o PT, claro, não gosta nada disso. E é justamente por isso tais protestos devem seguir acontecendo, para ver se eles - ao menos - mudam e criam vergonha na cara. 

PPS realiza encontro de olho nas Eleições Municipais

Deputado Raul Jungman e o Pré-Candidato a Prefeito George ao centro...
Estamos a pouco mais de um ano das eleições municipais. E os partidos, todos eles, estão em busca de novos filiados e em conseguir para os seus quadros prováveis candidatos ao cargo de Vereador. É uma busca por pessoas que possam somar e garantir crescimento ao partido.

Neste sentido o PPS - Partido Popular Socialista - realizou hoje uma reunião com prováveis candidatos no pleito de 2016, com a presença do Deputado Raul Jungmann e do pré-candidato a Prefeito George Arraes, este que foi candidato a Deputado Estadual ano passado, batendo chapa justamente com Jungmann.

A reunião aconteceu no Auditório do Hotel Plaza e serviu para afinar o discurso do Partido, bem como para uma conversa franca sobre os problemas de Salgueiro e Região. Jungmann explanou sobre os planos de expansão do PPS para todo o estado ( está presente em mais de 100 cidades ante as 35 que tinha quatro anos atrás ) e que pretende lançar entre 25 e 30 prefeitos ano que vem.

George por sua vez apresentou-se como pré-candidato e reforçou precisar do apoio de todos os presentes para a caminhada do ano que vem. Várias pessoas fizeram uso da palavra e ao fim foi servido um jantar.

Nesta Sexta o Deputado, ao lado de George, fará visitas a alguns locais bem como dará entrevista na Ràdio Talisma FM, no programa de Claudinei Santos. 

quarta-feira, agosto 26

Charge do Dia: Empresas de Telefonia estão de olho no WhatsApp!!!

Bem por ai mesmo...

Existem pessoas que associam Lobby a corrupção. Fosse assim o Greenpeace seria a organização mais corrupta do Planete. Ai algum leitor pode dizer que o Lobby Verde é decente e necessário. Será mesmo? Quantos rios e kms de terras foram perdidos para construir Hidroelétricas ao invés de Usinas Nucleares? Ademais, as Nucleares são mais baratas para serem construídas e, via de regra, produzem mais energia. Estou, assim, apoiando mais Usinas Nucleares? Com certeza não, apenas aponto um detalhe para sustentar meu ponto de vista.

O WhatsApp é, de longe, o melhor aplicativo que eu tenho no meu Celular ( em tempo, o meu número não é mais o da propaganda ), depois é que vem o Instagram e o Telegram ( similar ao WhatsApp, mas pouquíssimo usado ). E recentemente ele veio com a opção de realizar chamadas, que tem revolucionado as ligações entre pessoas. Acreditem, é ótimo e eu recomendo. Como toda novidade ( tipo os computadores frente as velhas máquinas de datilografia ), tem quem esteja chiando. E é ai que começam os problemas.

As Operadoras de Telefone foram ao Governo e requisitaram uma regulamentação do serviço. Detalhe: algo parecido está sendo feito quanto ao aplicativo UBER e os Taxistas. Em tempo, antes de prosseguir: o que elas fizeram é legal e faz parte do jogo de mercado. O que está errado é o Governo aceitar TODA a pauta das Teles sem, sequer, conversar com outros interessados. 

As Empresas pagam impostos, é claro, e geram empregos. Além disso, para operarem, precisam pagar por renovações do direito de prestar o serviço. E isso, obviamente, custa caro. Sendo assim, reitero, elas tem direito a tentar que suas demandas sejam atendidas. Assim o é com qualquer cidadão e/ou empresa em território nacional. E isso é 100% legal e moral. Mas...

O Governo tem interesses, como todos os possuem, em certas áreas. E o de Telecomunicações é um deles. E eu fico satisfeito que o Governo queira defender interesses nacionais, mas repetir em discurso TUDO o que as Teles pediram, é além do seu papel. Eu não ignoro que para se realizar uma ligação via WhatsApp é preciso o número de uma operadora e, por tabela, do serviço de internet. Claro e evidente que isso é real. Mas enquanto que nos EUA os dois lados ( operadores e Mark Zuckberg dono do Fabebook e também do WhatsApp ) caminham para um entendimento, aqui as Teles recorrem ao Governo. E este, lhes dá 100% de guarida. 

Adoraria dizer que o interesse deste Governo, inepto ao menos, seja meramente debater o assunto e encontrar soluções para um problema mundial. Mas, o histórico do PT prova isso, não é o que eu acredito que vá nortear as conversas. Ou alguém ai se esquece do que aconteceu na Petrobrás antes de 2005 e o que está posto ai?

segunda-feira, agosto 24

Governo, só agora, vai cortar 10 Ministérios

Nelson Barbosa, Ministro do Planejamento, tentando explicar onde e como cortar 10 colegas...
A crise bate, forte, nas portas do Governo Dilma a mais de um ano. Os sinais da recessão estavam postos e eram bem evidente já em Junho de 2014, mas... o eleitorado preferiu o "otimismo" de Dilma do que a realidade mostrada por Aécio e Marina. Deu no que não deu... Adiante.

A questão central é: alguém no Governo realmente achava que inexistia crise como dizia a Dilma candidata? Porque até mesmo o Zé da Couves sabia que uma crise feroz vinha por ai. Em Outubro eu cravei isso aqui no Blog. Armínio Fraga cravou isso em Abril de 2014, mas os "gênios" de Dilma parece que não conseguiram, sequer, prever o agravamento da mesma em 2015. Tanto é que Joaquim Levy determinou 1,1% do PIB o Superávit Primário e passados 6 meses o Governo teve que reduzir esse número para 0,1% e, mesmo assim, para alcançá-lo teria que cortar 8,9 bilhões. Para conseguiu economizar 8,5 bilhões!!! Ou em outros termos: o Governo simplesmente nao tinha conseguido economizar NADA em 6 meses.

Como menos investimentos, veio o óbvio: queda ainda mais acentuada da economia. Mas mesmo assim, e ao contrário do que acontece nestes casos, a inflação seguiu em alta justamente porque o Governo represara - de forma irresponsável - os preços de gasolina e energia elétrica e tudo isso, com sabemos, geram aumentos em cascata ( tudo, basicamente, depende dos dois ). Além disso, com menos dinheiro, as pessoas compram menos e por tabela o Governo arrecada menos. Além disso, o desemprego aumentou de forma assustadora ( Junho de 2015 registrou um aumento de 56% perante Junho de 2014 que, é bom lembrar, o mês da Copa ).

Dessa forma o Governo teria que tomar tais medidas antes de Dilma anunciar os 39 Ministros no fim de 2014, não agora. Isso é a prova cabala, se é que fosse necessária uma, de que o Governo não sabe o que fazer para retomar o crescimento. Reforça que incompetência atroz do PT e de Dilma ( além de sua equipe econômica ). Agora fica com cara de desespero, de quem pretende, a todo custo, criar uma notícia boa.

E é o que realmente é o caso, ou seja, um Governo desesperado por melhoras nos telejornais. Sendo assim, nada de muito benéfico trará isso agora. Mas tivesse sido feito em Dezembro, daria ao povo a ideia que a Presidente - recém re-eleita - estava interessada em ajudar. Agora, mostra apenas uma Presidente sem rumo e sem ideias. Em ambos os casos, é patético e lamentável...


sexta-feira, agosto 21

A repersussão do Título concedido pelos Vereadores ao Ex-Governador Jarbas Vasconcelos

Essa Casa, que é do povo, parece que precisa ouvir mais o povo...
Pensei, sinceramente, que a minha indignação com a concessão do Título de Cidadão Salgueirense não tivesse tanta repercussão. Imaginei que encontraria ecos em algumas pessoas, mas jamais que receberia tanto apoio a postagem sobre o tema. Para se ter uma ideia, sem grande divulgação, desde a hora que a mesma foi ao ar até agora, mais de 250 pessoas leram ela. E o os comentários, até aqui, são todos favoráveis. Algo raríssimo, diga-se de passagem.

Antes de seguir no tema quero fazer uma ressalva: as, duras, críticas que fiz ao que os Vereadores fizeram não se confunde com a biografia da pessoa Jarbas Vasconcelos. Jamais votei nele para cargo algum ( o que vale para 1990 quando ele foi candidato pelo grupo do qual eu fazia parte até bem pouco tempo ). Jarbas tem história, de lutas e resistência as forças opressoras da Ditadura. Isso não está em questão e jamais esteve. Foi um bom Governador, só que apenas para uma parte do Estado. Ele receber tal honraria em Caruaru, Gravatá, Vitória de Santo Antão e etc é altamente merecido. Aquelas cidades viveram um boom de desenvolvimento com o Governo dele. Já o Sertão, sobretudo a partir de Arcoverde, ai é outro papo. Portanto, eu respeito o Deputado, mas cito que em 8 anos de Governador e mais 8 de Senador ele sequer teve a honradez de visitar Salgueiro. Este é o ponto. Adiante...

O Vereador Almir Ferreira não é meu amigo, com certeza. Mas está longe de ser um adversário. Temos algumas afinidades e outras tantas divergências, normais da Democracia. Nem sei como avaliar o mandato dele ( se bom, ruim ou péssimo ). Nele não votei e, com certeza, não votarei em 2016. Mas não resumo o mandato dele pelo ato que eu critico. Essa é outra coisa que quero deixar bem claro. Mas, contudo, ele confundiu o seu mandato ( outorgado pelo povo ) com política partidária. Jarbas é o maior expoente do PMDB em Pernambuco - a despeito do vice-Governador ser Raul Henry e também da mesma legenda ) e Almir, erroneamente, viu a oportunidade de agradar o baluarte do seu partido. Ai não tem como concordar Almir. Ai é virar as costas para o povo e pensar apenas em galgar postos dentro da hierarquia do seu partido. E não é função de Vereador fazer isso. 

Em conversa privada com um Vereador, ele me disse que é tradição da Casa Epitácio Alencar não votar contra a proposição de Títulos de Cidadão. Certo ou errado é fato que Casas Legislativas tem muito de tradições, que se perpetuam. E, esquecendo que Jarbas foi um ZERO a esquerda para Salgueiro, quem iria votar contra tal "honraria" para um ex-Governador? O "simancol" deveria ter vindo do Edil que propôs o, me desculpe o termo, absurdo do ano.

Devo admitir que não sou de ouvir Rádio, ainda mais as de Salgueiro. Primeiro porque, com raríssimas exceções, pouco ou quase nada tocam de música. E, portanto, eu raramente ouço o programa da Câmara de Vereadores. Mas passarei a fazer isso de forma mais rotineira, porque eu fiquei escandalizado com diversos pontos do pouco tempo que acompanhei ontem. Tratarei disso também em outro post, até mesmo com áudio.

Para finalizar, muitos tomam-me como sendo salgueirense nato, como dizia o saudoso ex-prefeito e médico, Severino Alves de Sá. Natural isso, pois muitos já me conheceram aqui ( os mais novos ) ou nem lembram que quando aqui cheguei ( os mais velhos ). Mas eu sou filho de São Bernardo do Campo, onde nasci em 21 de Março de 1974, tendo migrado para Salgueiro somente em 15 de Janeiro de 1982. Moro, portanto, aqui a mais de 3 décadas. Aqui casei e tive filhos ( 2 ). Tenho história, também de lutas, aqui na cidade. Defendo esta terra mais do que alguns filhos natos dela. Por isso cobrei para mim a concessão de um Título ( o que também poderia ser estendido a meu velho pai e, porque não, até para minha mãe ) como forma de demonstrar o absurdo que foi feito ontem na Casa Epitácio Alencar. 

Mas se quiserem conceder-me um, eu garanto não apenas aceitar como ficar por demais honrado, mas com certeza eu irei aparecer na Sessão Solene. Já o Ex-Governador... ai eu já não garanto nada, sendo bem capaz dele mandar um representante já que andar por aqui não é a praia dele... Como disse no post de ontem, e agora reitero: "fiz muito mais por essa cidade do que o ex-Governador em 8 anos". E tenho dito.

Um Editorial do Estadão que eu assinaria com muito prazer...

Falar o que é a verdade, sem meias palavras. Coisas rara hoje em dia na imprensa...
Eu, nem poderia ser diferente, leio muito, um gosto incutido em mim por minha mãe, que nunca foi numa escola ( desmontando a tese de que pais que nunca tiveram formação escolar são incapazes de formarem filhos com ótima educação ). Faz parte da minha rotina passar de meia-hora até duas horas lendo notícias nos mais variados veículos da internet ( além de ver, religiosamente, o Jornal da Globo News das 10:00 da manhã ). Acreditem ou não passo pela Carta Capital e Carta Maior ( só execro mesmo ler coisas com 247 e Cafezinho, pois aquilo é tudo menos jornalismo, é peça partidária declarada e financiada com dinheiro nosso ). Tenho meus sites preferidos, como todo mundo os tem, mas gosto de ler diversas opiniões. 

Contudo, Folha e O Globo vem sutilmente mudando a sua linha ficando, pasmem, mais alinhados com o que seria a vontade do Governo. Eu não os acuso de terem se tornado chapa branca, mas algo mudou. Falarei disso em outro post, mas o velho "Estadão" permanece firme e dizer o que tem que ser dito. E usando as palavras as palavras certas. Neste Editorial que trago para os amigos leitores, algumas serão até complicadas, mas uma rápida busca no Google resolverá facilmente o problema. O ponto interessante é que, com muita clareza, o texto vai direto ao ponto: o PT monta a cada dia uma narrativa onde quem discorda dele é contra o Brasil e que investigar é que está parando o Brasil. Sendo assim, por esta narrativa, se todos concordarem e as investigações cessem teremos então, que coisa, o Paraíso. Acho impossível existir algo mais asqueroso do que isso. Mas com o PT, todos sabemos, inexistem limites para a falta de caráter.

Recomendo, assim, a leitura do Editorial: "O Fantástico mundo do PT". É um dos textos que, a meu ver, melhor retratam o momento que vivemos. ia 

quinta-feira, agosto 20

Jarbas Vasconcelos ganha título de Cidadão S.algueirense. Mas porque mesmo?

Até ele deve ter ficado constrangido...
Por um acaso, ouvi parte da Sessão Plenária da Câmara de Vereadores, via Rádio Asa Branca AM. E fiquei chocado com uma informação: o Deputado Federal Jarbas Vasconcelos ( também ex-Governador e ex-Senador ) foi agraciado com o título de Cidadão Salgueirense. 

Ai eu me vi perguntando o que ele fez enquanto Senador e, sobretudo, Governador do Estado por 8 anos para merecer tal honraria? Quantas vezes veio a Salgueiro fora do período eleitoral? Quantas vezes ele trouxe alguma obra estruturadora para a nossa querida Salgueiro neste tempo? Quantas emendas ele apresentou em defesa de nossa terra? Eu só sei as respostas das primeiras perguntas, enquanto da última só o Vereador Almir Ferreira poderá nos elucidar a resposta.

Em tempo, já que qualquer um recebe título sem ter feito nada, cobra para mim um destes. Pois tenho 100% de certeza ter feito mais por Salgueiro do que o ex-Governador.

segunda-feira, agosto 17

Assim não dá, Carcará!!!

Time está devendo. E não é pouco...
Salgueiro jogou no sábado a noite e empatou com o Icasa - que está na zona de rebaixamento - e se complicou de vez na luta pela classificação. Emparar com uma equipe que está na parte de baixo é terrível. Mas pior do que o resultado foi a péssima atuação do time. Como eu disse, por diversas vezes na Resenha Gol Legal da Asa Branca AM: o time precisava mostrar que os 4x1 diante do Botafogo nao tinha sido um resultado casual. 

O resultado de sábado deixa claro que foi um ponto fora da curva do time. Para quem almeja a Série B o time está muito longe disso. Sorte que o time não corre riscos de repetir 2012, quando ficou sem conseguir emplacar uma sequencia e acabou sendo rebaixado.

Para subir, o time agora terá apenas 3 partidas em casa e outras 3 fora. E as partidas fora serão contra Fortaleza, ASA e Vila Nova... De onde conseguir pontos? Essa é a grande questão.

O que as ruas disseram ontem e o que o Governo Dilma ouviu...

O Governo ficará inerte assim novamente?
E o povo foi às ruas. E como foi. Segundo estimativas policiais, algo em torno de 800 mil pessoas estiveram nos protestos. A realidade é que nunca sabe-se mesmo quantas pessoas foram, porque os cálculos diferem muito entre si. Mas uma coisa é certa: mais de 270 cidades e uma multidão deixaram bem claro que o Governo Dilma está numa situação terrível. Como eu disse aqui outro dia: o PT acabou ( como forma de dominar a política, que fique claro ). O PT nem com uma Transposição de reais conseguiria hoje colocar sequer a metade disso nas ruas.

Diferente dos protestos de Março e Abril, este agora teve um foco: o impeachment da presidente. Eu, particularmente, discordo que exista motivo para tanto, mas 200 juristas acreditam que sim, tanto é que lançaram manifesto neste sentido. Caso as Contas de Dilma seja reprovadas e/ou surjam indícios comprometedores do envolvimento de Dilma ( ou do PT ) com os desvios, tudo mudo de parâmetro. É prudente lembrar que por muito menos Collor teve aberto contra si o Processo em 1992. Acontece que ele era, para ser didático, um amador perante o que o PT sempre foi. Por isso ele caiu tão fácil e os Presidentes Petistas não. Adiante...

Os que foram às ruas querem um basta nisto que está posto ai. Primeiro porque não irão engolir mais uma vez a tese de que todos são iguais ( proferida por Lula em 2005 ), até porque está bem claro que quando fechado o esquema com Marcos Valério, o Partido mudou o esquema para a Petrobrás. Segundo porque resta óbvio que o PT não tem mais como conduzir o Brasil, pois venceu as eleições prometendo um Brasil e está entregando outro totalmente diferente, justamente o que dizia seria entregue por seus adversários caso fossem vencedores. Estelionato, é o que aconteceu. E o povo está deixando bem claro que não aceita isso. Mas o Governo vai ouvir? Duvido...

Primeiro foi o patético programa de TV que o PT levou ao ar, contrariando tudo o que está acontecendo e sem, ponto crucial, admitir qualquer culpa e ousando tirar onda com os panelaços. Depois foi levar a Presidente a se reunir com a "população", leia-se PT transvestido de movimentos populares ( CUT, MST, UNE, Margaridas e etc ). Para dar uma ideia de que está dialogando, Dilma foi receber o PT para conversar. Nada mais patético poderia ser feito. Até mesmo calou-se diante de uma violação a Democracia feita pelo presidente da CUT, que falou "pegar em armas para combater o golpe". Num país sério, ele teria sido preso por violar a Constituição, o Estatuto do Desarmamento e a por desrespeitar a própria Presidente da Republica. Como é do PT, foi ovacionado. Depois, diante das reações, disse que foi mal interpretado e acusou - que coisa - a mídia. Como se as palavras não tivessem o peso que possuem.

Agora o PT resolveu "reagir" ao que houve ontem, emitindo uma nota, como sempre, asquerosa e que ofende a inteligencia alheia. Abaixo, o principal da nota:

"Diante da gravidade do momento político e da ofensiva da direita contra as liberdades democráticas e os direitos humanos, políticos e sociais, o PT conclama o engajamento nacional da militância petista no calendário de mobilizações em defesa da democracia, das reformas estruturais e por mudanças na política econômica. 
O Partido dos Trabalhadores apoia e orienta a participação dos petistas na mobilização unitária dos movimentos sociais e partidos de esquerda no próximo dia 20 de agosto e as iniciativas de constituição, nos estados e nacionalmente, de uma frente democrática e popular".

Realmente o partido não entendeu nada. E seguirá evocando uma quebra da ordem democrática que não existe. E seguirá apostando no "nós" contra "eles". Justamente o que fez Lula em 2005, acusando as elites de quererem tirá-lo do poder. O mesmo argumento tosco usado hoje mais cedo pelo líder do Governo na Câmara do Deputados, José Guimarães. E detalhe: o Governo falar em construir uma unidade com a oposição para sair da crise. Com palavras assim realmente ficar claro o quanto o partido quer dialogar mesmo com todos. 

As ruas, pela terceira vez em menos de 5 meses, falaram. E o Governo, como sugere a charge que ilustra este post, não quer ouvir. E ainda se arvora de "Governo do Povo". Imagina se fosse das elites...

domingo, agosto 16

Hoje é dia de Protestos...

Governo espera menos gente na rua. Baseados em que eu não sei...
Mais de 200 cidades terão protestos contra o Governo Dilma. Os organizadores esperam superar a marca de Março enquanto que o Governo imagina que os manifestantes sejam em menor número do que o segundo protesto. Quem vai estar certo? Eu não sei, mas o que sei é que o Governo está otimista demais com o que considera melhora do clima político.

Primeiro porque neste meio tempo José Dirceu foi preso acusado de receber propinas enquanto estava preso por... corrupção. Além disso o Governo foi em Rede Nacional desdenhar de quem o critica ( batendo panela ) e dizer que supostamente pode ter errado, sem admitir isso, mas que fez isso tentando acertar. Patético, com certeza.

O que o Governo considera melhora, na verdade, pode ser a senha para algo pior: acertos nada democráticos para salvar a pele da Presidente no TSE, no TCU e no Congresso. Isso, acreditem, podem ter efeito contrário ao desejado. Se tudo isso vai turbinar os protestos eu não sei, mas a questão econômica com certeza não melhorou nada e é isso que está - de fato - pressionando a popularidade de Dilma para baixo. A corrupção apenas aumenta os estragos, eleva-o a níveis mais preocupantes. Mas o cerne está na piora de todos os indicadores econômicos e nas, péssimas, explicações dadas até aqui.


Independente da quantidade de pessoas, o Governo ainda está perdido e sem rumo. E não vai achá-lo se tiverem menos pessoas nas ruas. Apenas poderá, inutilmente, arvorar-se de vitorioso, mas a economia seguirá uma porcaria, com inflação e juros altos e uma fortíssima retração do PIB. Mas Dilma ainda assim vai dizer que tudo é apenas uma travessia...


quinta-feira, agosto 13

Um ano atrás morria Eduardo Henrique Accioly Campos

um ano atrás sofríamos uma perda irreparável...
Era uma manha comum de Agosto, por volta das 10:00hs. Eu estava em casa e como de costume estava vendo o Jornal da Globo News Edição das 10, um hábito que mantenho até hoje para ficar bem informado. Como sou assíduo no Twitter comecei ver que um acidente aéreo acontecera em Santos, inicialmente as pessoas achavam ser um Helicóptero. Pouco tempo depois a própria Globo News passou a informar. Até este momento, por volta das 11:00hs saiu a informação que era um avião. Mas as imagens não mostravam nada, porque praticamente nada sobrara da aeronave. Contudo, logo depois veio a informação que causaria imensa comoção no Brasil: era o ex-Governador Eduardo Campos um dos ocupantes do avião.

Tudo mudou e o dia que parecia mais um virou, repentinamente, num dia trágico do qual muitos pernambucanos jamais se esquecerão. Era o dia 13, o mesmo em que, 9 anos atrás o avó de Eduardo, o também ex-Governo Miguel Arraes de Alencar, perdera a vida, este de causas naturais dada a idade de quase 90 anos. A perplexidade era incomensurável e todos nós ficamos sem reaçao diante da triste notícia. Rapidamente as redes sociais foram tomadas de mensagens, homenagens e fotos de pessoas comuns ao lado do ex-Governador. Por um instante tudo ficou irrelevante. Tudo mesmo, ao ponto de nem estarmos no meio de uma empedernida campanha eleitoral para Presidente, da qual Eduardo Campos era ator importante. Em terceiro na campanha, ensaiava uma arrancada que jamais aconteceria, mas na qual ele acreditava como ninguém mais fora ele mesmo. Dizia que, apesar do pouco tempo de Guia Eleitoral que dispunha, iria conseguir atrair um eleitor insatisfeito com o PT e que não vota no PSDB. Nunca saberemos se ele tinha razão, infelizmente.

Era uma quarta. Mas ele só chegaria ao Recife na noite de sábado. Era preciso identificar e separar os restos mortais dos 7 mortos ( 2 pilotos e outros 4 ocupantes todos membros da campanha e assessores pessoais de Eduardo ). O IML de São Paulo - para onde os restos forma transportados - trabalhou em ritmo intenso para liberar o mais rápido possível. 

O enterro foi no fim da tarde de domingo no Cemitério de Santo Amaro, após uma imensa visitação de pessoas comuns, políticos e autoridades. Teve até músicas, cantadas por artistas pernambucanos. Eduardo Campo saía da vida para entrar na História. De onde, com justiça, jamais sairá.

sexta-feira, agosto 7

Enquanto o PT mantem pessoas nefastas, expulsa de seu quadros pessoas honradas como o Vereador Hercílio

O PT jamais mereceu alguém tao capacitado e honrado em seus quadros...
Sinal dos tempos: eu acabara de fazer o post cravando que o PT chegou ao fim enquanto partido ( agora é um saco de gatos pardos ) e recebi uma informação que me deixou intrigado. A fonte - que mantenho sob sigilo total - assegurava que o Vereador Hercílio de Alencar Carvalho deixara o PT. Fiquei chocado, porque ele defendia com a sua contumaz capacidade o partido. Tivemos diversos embates, todos no mais alto nível, mas eles jamais arredava pé da defesa do partido e de suas bandeiras. Coisa que, aliás, eu prezo nele: a convicção do que acredita. Adiante...

Por ter proximidade com o Vereador, liguei para ele buscando checar a informação. E a resposta não poderia ter sido mais impactante: "a Presidente ( e deputada estadual ) Teresa Leitão cobrou-me deixar a base do Governo Marcones Libório ( PSB ) seguindo assim orientação nacional" disse Hercílio, prosseguindo que "argumentei que fui eleito com o apoio deste grupo ( PSB ). Ela então sugeriu que eu deixasse a legenda ou passasse por um processo de expulsão".

A postura do PT poderia ter sentido se figuras condenadas pela Ação Penal N.º 470 ( o mensalão ) tivessem sido expulsos. Se figuras com o Deputado Federal ( a época Estadual no Ceará ) José Guimarães tivesse sido expulso após o assessor dele ter sido preso pela Polícia Federal com dólares na cueca. Ou ainda que os aloprados de Lula e Mercadante... ou ainda... ou ainda. Expulsar ( indiretamente foi o que aconteceu ) e manter todos esses citados ai é, para ser educado, prova de falência moral. Como podem expulsar de seus quadros alguém combativo, decente e popular como Hercílio e manter um Zé Dirceu?

Em tempo, não caberia a Leitão expulsar Dirceu, sei disso. Mas ela como membro da Executiva Nacional vai ter coragem de pedir isso? Duvido. E assim o partido perde um quadro excelente e com uma re-eleição praticamente certa porque está de birra com o PSB, mas retem em seus quadros pessoas condenadas e presas pela Justiça. Como disseram no Facebook em resposta a minha postagem: pior para o PT e melhor para Hercílio. O partido hoje é SUJO demais para ter alguém da grandeza de um Hercílio em seus quadros.

Reiterando a pergunta do post anterior: é ou não é o fim do PT enquanto partido?

O PT acabou. E a propaganda eleitoral de ontem comprova isso

A frase acima deveria ser inteligente? Porque ela não é...

O PT acabou. Sim, é isso mesmo que você leu. Eu começo o texto de forma enfática quanto a isso, deixando claro que o Partido dos Trabalhadores já era. Aquele partido que ainda tentava ser sério e - apesar de toda roubalheiras provada e ainda por ser provada - nao existe mais. O que restou no lugar é um Grupo que acredita ser a oitava maravilha do mundo, uma espécia de Casta Superior. Aquele partido que pregava ética, moralidade e um envolvimento direto com o povo já é coisa do passado. Adiante.

A propaganda de ontem é coisa de quem está, claramente, desconectado com a realidade. São tantos os pontos trágicos na pela que foi ao ar ontem que eu nem sei direito por onde começar. A imagem que ilustra este post é, talvez, o pior ponto, pois ela pretende ser uma frase inteligente e que possa justificar os erros do Governo. Ela é uma frase burra inicialmente porque tenta passar a ideia de que o Governo errou, mas na prática ela faz o contrário: nega qualquer erro, pois se existiu algum erro ele foi tentando acertar. Ora, todo erro é erro e só pode ser amenizado se resultar em algo bom, o que nem de longe é o caso. Segundo porque quem é que está acusando este Governo de ter tentando o mal? O que se acusa, isso sim, é dele ter mentido descaradamente ano passado e agora tentar que todos aceitem esta mentira. Mais patético, impossível.

A peça começa torta ao acusar que o agravamento da crise política possa levar o Brasil ao buraco. Tal pensamento é torto porque quem criou a crise política foi o próprio PT. Aliás, quem é quem tem a segunda maior bancada no Congresso e tem a maior como seu aliado, tendo até o vice-presidente. Além disso Dilma começou este segundo Governo com mais de 380 deputados na Câmara e mais de metade dos Senadores. Tudo bem que era menos apoio do que tinha no primeiro mandato, mas assim tinha folgada maioria nas 2 casas. Portanto não há que se falar em Crise Política fomentada por "adversários", coube ao Governo criá-la.

Depois vemos que o Governo abriu mão de receitas para fomentar o crescimento(??) durante o Governo Dilma. É errado porque praticamente não houve crescimento no Governo Dilma, comparando com outros países do mundo. Mas aceitemos que era mesmo necessários fomentar a indústria e setores da economia ( uma das funções do Governo ). A pergunta que fica é: porque não reduziu despesas na mesma proporção? Porque seguir aumentando salários de servidores públicos federais, aumentando cargos, aumentando repasses para o BNDES emprestar para outras nações? Estes recursos poderiam ter sido represados e usados para cobrir as renuncias fiscais e assim diminuir os impactos nefastos que agora vivemos. Por fim resta perguntar: porque sabendo que a diferença entre receitas e despesas causariam problemas porque nada foi feito? 

Tem ainda a fala de Lula e de Dilma ( e nem tocarei na fala do bobo da corte, o presidente da legenda Rui Falcão ), totalmente fora da realidade. A de Lula, que TERIA que portar-se como um Estadista e pedir a população calma e paciência, é na verdade um ataque DIRETO à Fernando Henrique Cardoso. Os defensores de Lula atribuem a ele o papel de "melhor presidente da História" o que é um erro grave, mas nem irei falar disso agora, apenas aponto que se ele fosse isso mesmo a sua fala já o tiraria de seu posto. Até porque ele a pouco mais de duas semanas buscou uma aproximação com FHC, o mesmo que ele atacou ontem. Ele diz que é melhor apostar em quem realizou mudanças recentes para sair da crise. Faltou ele dizer que foi esse mesmo pessoal - indicado por ele convém lembrar - quem fez essa crise. 

Dilma, a Presidente que não mais Governa, foi além: resolveu começar falando que 2015 é o ano de travessia, mas ano passado ela falava que 2015 era o ano da disparada do crescimento. E seguiu falando como se estivesse em campanha, ou seja, 100% fora da realidade. Ela parecia estar vivendo no país que ela apresentou ao Brasil na Campanha, ou seja, ela realmente acredita que aquilo que falou e sustentou na campanha ( e que foi de fato o que a fez vencer as eleiçoes ) é a realidade. Nada de problemas, de crise, de desemprego, de corrupção ou de erros crassos cometidos por ela mesma. E ainda disse que essa travessia vai levar o Brasil a um lugar melhor,mas o que poderia ser melhor do que o Brasil da campanha passada?

Para finalizar, o partido entendeu por bem zonar dos que já estavam fazendo panelaços pelo Brasil a fora. E ainda disse que "se alguns se encheram de nós ( PT ), tudo bem". Como assim? A pesquisa Datafolha divulgada mais cedo mostrou que 71% rejeitam o Governo Dilma e que 66% ( dois terços ) concordam com um eventual impeachment. 

Realmente o PT acabou. Agora é apenas um saco de gatos pardos. E que muitos vivem em uma realidade paralela, onde roubar é legal, cometer violações da lei é legal e onde zombar da inteligencia alheia é legal. Claro que estão todos loucos, como diria o poeta...

quinta-feira, agosto 6

Etiene Medeiros segue quebrando barreiras e conquista prata no mundial da Rússia

Chora Etiene, você fez por merecer...
Pernambuco nunca esteve tao bem representados nos esportes quanto agora. E, ainda melhor, entre as mulheres. Sábado foi Teliana Pereira ( natural de Águas Belas ) que venceu um Torneio da WTA em solo nacional depois de 27 anos. Agora é a vez da recifense Etiene Medeiros a tornar-se a primeira brasileira a conquistar uma medalha no Mundial de Natação, que está disputado na cidade Kazan, na Rússia.

Etiene já fora a primeira a conquista medalha em um mundial de piscina curta ( 25 metros ) que nao é utilizada nos Jogos Olímpico. Agora ele consegue isso Mundial "que vale". A prata foi conseguida com recorde sulamericano ( 27,26 ), ficando perto do ouro, conquistado pela chinesa Fu Yuanhuí ( 27,11 ). 

Contudo é preciso pontuar que a prova que ela nadou hoje, 50 metros costas, não consta do programa olímpico. Ela ainda vai nadar os 100m costas, que sim está presente nos Jogos. Mas é um feito e tanto. E que orgulha todos nós pernambucanos ( mesmo os não nascidos aqui, como é o meu caso ).

O ataque em Hiroshima ( e três dias depois em Nagasaki ) era mesmo necessário?

Dor. É o que essa imagem transmite...
O Mundo tem alguns dias pelos os quais lamentamos sempre e, mesmo assim, será pouco. Eu poderia divagar citando datas e fatos históricos que marcaram negativamente a história da humanidade, mas um destaca-se quando o assunto é tristeza e morte: 06 de Agosto de 1945. Nesta data, todos sabem, fomos apresentados ao horror atômico. Em Hiroshima, pela primeira vez na história, o homem detinha tecnologia capaz de destruir a si próprio. E isso assustou demais e assusta até hoje.

A Guerra entre Japão e EUA pode ser considerada, quase, uma Guerra a parte do conflito na Europa. As duas nações vinham se estranhando fazia tempos ( sobretudo por causa do Havaí, que os nipônicos acreditam ser sua por direito ). O Império do Sol Nascente queria expandir-se e sofria retaliações por parte de Washington. Atacaram a Base Naval de Pearl Habor em 07 de Dezembro de 1941, o que fez os EUA entrarem na Guerra. Durante mais de um ano as batalhas navais foram equilibradas, mas o maior poderio da Marinha dos EUA começou a desequilibrar a disputa. E na Batalha de Midway a Marinha Imperial do Japão praticamente deixou de existir. Era uma questão de tempo para que o Japão perdesse a Guerra. Contudo, isso fora em 1942 e passados quase 3 anos o número de mortes ( dos dois lados ) assustava a todos.

O Japão jamais iria desistir. É um povo milenar onde desistir é uma desonra não só para si, mas para toda a sua família. Enquanto houvessem soldados com armas a guerra permaneceria. Em Iwo Jima ( retratado espetacularmente por Clint Eastwood ) o plano era tomar a Ilha em 30 dias e levou mais que o dobro. Além disso, morreram mais do que o dobro de soldados que o Alto Comando dos EUA previra. Ao refazerem as contas, os Generais se assustaram com os números. As baixas somente do lado japonês poderiam chegar a mais de 5 milhões. O que fazer então?

Desde 1942 que cientistas tocavam o profeto da Bomba Atômica. E a mesma ficou pronta na mesma época, tendo sido testada - com sucesso(?? ) - no Deserto do Novo México. Depois de grande debate interno, o Governo decidiu que as baixas em Hiroshima ( e três dias depois em Nagasaki ) seriam menores do que invadir todo o Japão e travar batalhas cidades após cidade até findar a Guerra. Vejam bem, eu particularmente não concordo com o lançamento das bombas ( até porque poderiam apenas cercar o território japonês e miná-lo até forçar uma rendição, mesmo que demorassem anos ), mas é impossível negar que a conta de vidas ficou menor com as bombas. O problema que eu toco é: valeu mesmo a pena o risco que vivemos durante anos de uma guerra nuclear? Essa é a questão...

Além disso tem outro lado: era preciso mostrar ao mundo ( leia-se URSS ) que os EUA possuíam a bomba. Sendo assim, destruir duas cidades japonesas seria a oportunidade perfeita.  Após o ataque do Enola Gay, 70 mil pessoas morreram no instante em que a bomba explodiu, a mais de 500 metros de altura. O calor foi comparável ao do Sol e logo veio uma nuvem negra que carregava elementos tóxicos, que levou a morte mais pessoas no mesmo dia e nos seguintes. Durante meses, anos e até hoje inúmeras pessoas sofreram as consequências, com todo tipo de doenças, sobretudo câncer.

Ao todo, segundo contas japonesas, mais de 250 mil pessoas morreram por causa do ataque somando os que morreram em decorrência de doenças. Ao olharmos as projeções de mortes em uma invasão ( entre 5 e 10 milhões ). Independente do que pense-se acerca disso, a realidade é que o mundo ficou menos seguro 70 anos atrás. Passamos a ter como nos eliminar da face da Terra. Ao menos podemos nos orgulhar de que nunca mais foram usadas após 9 de Agosto para fins bélicos. 

Mas que assusta saber que existem, ao menos, 16 mil bombas atômicas no mundo, isso ninguém pode negar.

segunda-feira, agosto 3

José Dirceu preso pela Operação Lava Jato

José Dirceu: de primeiro ministro informal a preso duas vezes em regime Democrático
Quando uma pessoa é presa uma vez ( e ainda mais durante um Regime de Exceção ) podemos entender que seja um erro ou até mesmo uma perseguição política. Quando essa pessoa é presa pela segunda vez e em um Regime Democrático, é porque existe algo de errado com a pessoa. Mas se, uma vez condenado, ele continua "roubando" os cofres públicos e nem mesmo uma condenação segundo os tramites da Lei o faz mudar o "modus operandi" ai é coisa de canalha de marca maior.

Refiro-me a José Dirceu, é claro, preso hoje em mais um desdobramento da Operação Lava Jato. Preso pela terceira vez ( pode até pedir música no Fantástico, como sugeriu um amigo meu no Facebook ). Segundo as investigações ( leia mais aqui em matéria da Folha ) ele comandava o esquema na Petrobrás antes de ser preso ( tendo até mesmo montando o mesmo ) e, uma vez condenado e preso, ele seguiu recebendo "pixulecos" do esquema. 

Sei que muitas pessoas admiram José Dirceu. Lamento que amigos mesmo com tudo isso provado contra ele sigam defendendo ele. Mas resta provado que ele é realmente uma pessoa de baixo caráter. Do contrário, não estaria preso outra vez, aliás ele foi preso ainda estando preso, o que é um feito e tanto. Ele cumpria prisão domiciliar após ter tido sua pena reduzida por manobre feita pelo PT. Mas isso de nada adiantou, pois ele provavelmente será condenado outra vez.

Obs: Pixuleco é o termo pelo qual os membros do grupo de corruptos chamam a grande desviada. Lembra, e muito, o Fuleco que foi o mascote da Copa. Agora entendi direitinho o porque do nome...

sábado, agosto 1

Teliana Pereira vence o Brasil Tennis Cup

Essa pernambucana é mesmo porreta!!!
O tênis, todos sabem, é um esporte pouco difundido no Brasil. Em Pernambuco então... Mas Teliana Pereira ( que é de Águas Belas ), mora desde pequena no Paraná. Ela também é citada como tendo nascido em Santana do Ipanema, nas Alagoas, porque a família mudou-se quando ela era bebe e foi registrada apenas na segunda cidade. Mas, independente de onde tenha sido registrada, ela hoje é a primeira do ranking nacional e está em alta na carreira.

Ela tem 27 anos e é profissional a 10, mas seus resultados começaram a despontar de 3 anos para cá. Este ano venceu o seu primeiro torneio profissional em Bogotá e entrou na seleta lista das mulheres brasileiras a ter alcançado tal feito. Além disso, seguiu com bons resultados desde então e hoje venceu o Brasil Tennins Cup, em Florianópolis ( terra do Guga ), batendo na final a alemã Annika Beck por 2 sets 1 ( 6/4, 4/6 e 6/1 ). Também quebrou um incomodo tabu de quase 30 anos: desde 1987 que nenhuma brasileira vencia um torneio disputado no Brasil, quando Niege Dias venceu, no Garujá-SP - o Brasil Open.

Teliana agora vai romper outra barreira de décadas: desde Gisele Miró em 1988 que nenhuma brasileira figurava entre as 50 melhores. Na lista desta segunda a pernambucana vai estar dentro, talvez até em 45º ( tudo depende de outros torneios e de quem os vença ). O Brasil vai conhecendo alguém que, com sorte no chaveamento, pode até surpreender em 2016 nas Olimpíadas. Sonho? Digam isso a quem está quebrando barreiras atrás de barreiras. Teliana Pereira desconhece limites. E não se cansa de superá-los.