terça-feira, dezembro 29

segunda-feira, dezembro 28

A internet e sua pérolas: Paródia de A Banda, de Chico Buarque

Sei que muitos leitores gostam de Chico Buarque de Holanda. Alguns até gostam dele com escritor e alguns outros até o acham um grande pensador. Bom, este escriba aqui só o respeita como Compositor. Jamais fui de entoar sua músicas, mas como muito mais pessoas gostam do que não, ele tem meu respeito. Eu sou assim mesmo respeito mesmo cantores que não gosto, pois respeito independe de gosto e sim de educação.

Pois bem, tem uns dias já que ele, Chico Buarque, bateu boca com pessoas contrárias a Dilma nas ruas do Lebron - bairro dos muito bem abastados, como Chico, no Rio de Janeiro - e a esquerda em peso saiu em sua defesa. Até Dilma Rousseff em menos de 24 horas emitiu nota oficial repudiando o acontecido ( usando a tese de que Chico era a vítima ). Leia o que ela postou, continuo depois da imagem:


Antes de qualquer coisa, um lembrete: Dilma Rousseff levou UMA semana para falar algo sobre a tragédia em Mariana quando a barragem da Samarco se rompeu. E calou-se quando um Ministro seu foi hostilizado por petistas ( Joaquim Levy num aeroporto para quem não lembrar ). Mas é aquela coisa, atacar um ser como Chico Buarque é que desperta o sentimento de defesa em Dilma. O texto ( que nem está completo ) é um amontoado de absurdos que nem sei por qual eu começo mas vou citar inicialmente como é delicado o PT quando quer se opor a alguém, como quando agrediram Mário Covas quando este já estava muito debilitado pelo câncer que o mataria meses depois. Ou quando a Cubana Yoany Sanchez veio ao Brasil e os petistas/petralhas a perseguiram, causando vergonha aos brasileiros decentes. Enfim eu termino lembrando como Dilma acusava Aécio Neves de pessimista na campanha de 2014, dizendo - com agressividade - que ele ( e o PSDB ) iriam gerar recessão, inflação e juros altos... eita, quem fez isso foi ela mesma... pois é, acho que nem preciso dizer mais nada, não é mesmo?

Pois bem, eis que Filipi Trielli escreveu uma paródia ( com argumentos do ótimo Danilo Gentili ) para a Música "A Banda". A mesma já circulava pelas Redes Sociais, mas emplacou de vez com o acontecido com o "grande Chico", que virou "O Bando". É uma sátira muito bem feita e cita, direta ou indiretamente, diversas figuras carimbadas da Esquerda. Até mesmo o Chico já demonstrou sua irritação com a paródia, sinal de que a mesma surtiu o efeito esperado.

Sugiro que todos, até os mais voltados para a esquerda, assistam e notem a grande sacada da letra. Como eu sempre digo: humor é ótimo e vai além de ideologias. Depois do vídeo eu deixo a letra da música.


O BANDO
Estava à toa na classe o professor me chamou
Pra me lobotomizar, me transformar num robô
Me encheu de frase de efeito destilando rancor
Pra me lobotomizar, me transformar num robô
O mensaleiro que contava dinheiro parou
E o blogueiro que levava vantagens pirou
A Namorada que gostava de Beagle
Parou para retocar a maquiagem
O Sakamoto que odiava o sistema curtiu
A Marilena que andava sumida Chauiu
A esquerdalha toda se assanhou
Pra me lobotomizar, me transformar num robô
Estava à toa na classe o professor me chamou
Pra me lobotomizar, me transformar num robô
Me encheu de frase de efeito destilando rancor
Pra me lobotomizar, me transformar num robô
Não tive saco pra encarar Bakunin nem Foucault
Gosto do Chico e acho que ele é um grande cantor
O Professor falou que a coisa mais bela
Era explodir bomba feito o Marighella
A Marcha rubra se espalhou e a direita não viu
O Paulo Freire virou santo e fudeu com o Brasil
A Faculdade toda se enfeitou
Pra me lobotomizar, me transformar num robô
Eu vi que o capitalismo era feio e cruel
Eu vi que em Cuba era bom e que eu amava o Fidel
Anotei tudo no iPad e pus no computador
Depois eu vou te ensinar porque eu virei professor

quarta-feira, dezembro 23

Parabéns Salgueiro pelos 180 anos


Salgueiro completa hoje 180 anos, linda e feia ao mesmo tempo, pujante e retrograda, organizada e desorganizada... mas eu amo esta terra, aqui casei e tive 2 filhos. Esta terra de gente ( outras nem tanto ) é o meu lar a 33 anos - cheguei aqui em Janeiro de 1982. 

Por isso deixo o vídeo feito para comemorar a data, com diversos artistas de Salgueiro, alguns dos quais eu tenho o prazer de contar com a amizade, como é o caso de Val Xavier...

sexta-feira, dezembro 18

Um retrato do Brasil foi visto nesta quinta

Ministro Luiz Roberto Barroso, o seboso
Marco Polo Del Nero, que apesar do nome não viaja...
Eu estava tentando montar um texto para elogiar o que aconteceu na quarta-feira. E dentre os fatos estavam o ótimo voto dado pelo Ministro Edson Facchin, que eu temia que fosse totalmente favorável ao Governo Dilma. Seguia pelo movimento Ocupe CBF e passava pelos desdobramentos da Lava Jato. Mas eis que eu não pude fazer o post e ele agora perdeu o sentido, porque vieram fatos ainda mais lamentáveis, sobre os quais irei discorrer.

Política e Futebol. Uma tabelinha que está sempre no dia-a-dia dos brasileiros teve seus desdobramentos no dia de ontem. Comecemos pelo futebol: Marco Polo Del Nero esteve na CPI do Futebol. Entre os assuntos, claro, esteve em debate a corrupção ( mal do Brasil como um todo ). Ao ser perguntado pelo Senador Romário se ele era corrupto, o mesmo respondeu: que não e que na CBF NUNCA existiu corrupção. Estou agora mais tranquilo ao saber disso. Vai ver que o FBI prendeu José Maria Marin por nada e indicou Ricardo Teixeira e o próprio Del Nero por não gostar do Brasil. Os contratos suspeitos são apenas invenção de pessoas como Juca Kfouri a CBF é um poço de bondade... 

Falando na CBF teve a eleição do Coronel Nunes ( Antonio Carlos Nunes ), 77 anos. Porque eu citei a idade do mesmo você pode se perguntar e eu respondo: ele agora é o Vice-Presidente mais velho dentre os cinco ( cada região tem uma ). Mesmo sendo Presidente da Federação do Pará ele foi eleito Vice-Presidente pela Região Sudeste na vaga de... José Maria Marin. Assim sendo, caso o Presidente da CBF Marco Polo Del Nero foi preso ou tenha que renunciar ele será o sucessor, mantendo o poder nas mãos do mesmos. E isso na primeira eleição na qual os clubes tinham mais votos do que as Federações e eles simplesmente foram aliados das Federações.

E no plano federal... bom, foi aquela coisa. O Supremo Tribunal Federal resolveu rasgar a Constituição e passar por cima de decisões legais e próprias da Câmara dos Deputados. Após anos nomeando Ministros escolhidos a dedo para o Supremo cobrou seu preço: tudo o que foi decidido ontem foi de agrado do Governo e não está contido no texto constitucional. Inclusive seria o caso do Senador, e ex-presidente, Fernando Collor de Melo solicitasse seu mandato de volta. A patacoada foi encampada pelo Ministro Luiz Roberto Barroso, a quem chamarei de agora em diante de o "seboso". Ele, petralha de carteirinha, foi quem levantou as piores teses desde que chegou no Supremo, como por exemplo a do fim do financiamento privado de campanhas. Além disso, ontem, tivemos a redução da nota do Brasil por outra agencia de avaliação de risco, o que trará sérios danos a nossa já combalida economia... 

E o Brasil segue na mesma... ou até pior dependo do ponto de vista.

terça-feira, dezembro 15

Zenilton Veras - Quem mandou votar no homem


Eu gosto das músicas de Zenilton Veras, desde os anos 80... mas essas duas últimas que ele fez ( uma sobre a Petrobrás e seus larápios ) são o ponto alto. Esta aqui vai agradar alguns, mas até mesmo aos petistas eu digo: quando forem olhar piadas, esqueçam a ideologia, analisem a inteligencia.

Sei que é complicado, mas ao menos tentem. E Zenilton: que Deus lhe conserve por muitos anos...

E a popularidade de Dilma segue em apenas um dígito



A situação de Dilma Rousseff segue periclitante. Além de já ser - inegavelmente - uma das 5 piores da História ela segue muito mal avaliada. Segundo pesquisa IBOPE divulgada hoje a presidente tem apenas 9% de aprovação... Uma oscilação dentro da margem de erro, pois ela tem patinado entre 7% e 10% neste seu segundo governo, que para alguns nem mesmo começou...

Isso não é, claro, uma notícia auspiciosa num momento em que ela tem contra si um Processo de Impeachment ( ou Impedimento em bom português ). Além dos 9% que a aprovam, tem 20% que consideram seu Governo como Regular e 70% reprovam sua gestão, com 1% que não opinaram.

Assim Dilma seguirá sem ter o que comemorar... nem o Brasil.

Confrontos das Oitavas de Final da Liga dos Campeões da Europa

16 times seguem na briga pela orelhuda...
As Ligas Nacionais do Velho Continente, as mais importantes ao menos, tem um padrão a seguir: a Liga dos Campeões da Europa. Que é a competição mais seguida no mundo e que tem mais audiência do que o Campeonato Brasileiro. A Competição é a mais assistida no mundo e alguns, eu incluso, acham que num futuro não muito distante vai superar até mesmo a Copa do Mundo, podendo até mesmo levar a com que a Copa tenha que sofrer sérias alterações no futuro.

Agora teremos os 8 jogos que vão dar o que falar e eles só acontecerão em Fevereiro e Março. Deixo aqui minha impressão sobre essas partidas: 

  • Gent x Wolfsburg - Um confronto inesperado, colocando 2 azarões brigando por uma vaga na quartas, onde quem quer passe será presa fácil para o rival. Olhando pelo elenco e o fato de nenhum dos dois terem tradição, eu fico com o Wolfsburg, não por muito;
  • Roma x Real Madrid - Aqui temos um confronto muito desnivelado. A Roma não deverá fazer frente aos merengues, a menos que o time de Rafa Benitez ( isso se ele ainda for o Técnico lá ). Em condições normais o Real passa fácil, bem fácil;
  • Paris Sait-Germain x Chelsea - Briga de cachorro grande. Estiveram jogando confrontos em várias Champions anteriores. O momento do time de José Mourinho é bem complicado e o time de Ibrahimovic é uma máquina azeitada. Pelo o que estão jogando agora, eu ficaria com o PSG, mas daqui a 3 meses;
  • Arsenal x Barcelona - E os Gunners continuam não tendo sorte nos sorteios. Após conseguir uma épica classificação, os comandados de Arsene Wenger caem no sorteio contra os atuais campeões da UCL. Aqui, tanto agora como no futuro, dá Barcelona;
  • Juventus x Bayern de Munique - Grande duelo, mesmo com a Vecchia Signora não vivendo um grande momento, mas vem numa crescente e poderá chegar no confronto em alta. O Bayern para mim é o favorito - ao lado do Barça - para conquistar a orelhuda. Por isso os bávaros são favoritos bem destacados aqui;
  • PSV x Atlético de Madrid - O time de Simeone para mim é favorito. O PSV tem um bom time, mas... bater o primo pobre de Madrid ainda não dá;
  • Benfica x Zenit - As águias tem uma chance real de classificação, porque o time russo estará sem atividade no começo do ano ( o calendário russo é diferente do resto da Europa ). Hulk e cia, contudo, sao favoritos, mas por pouco e a falta de ritmo pode cobrar o seu preço;
  • Dynamo de Kiev x Manchester City - O time rico contra um time pobre. Mais ou menos assim é esse confronto, onde o City é muito favorito. Se os Padeiros de Kiev se classificarem será uma das 3 maiores zebras da UCL em todos os tempos.

segunda-feira, dezembro 14

E o IDH também entrou em recessão

As ilhas dentro da mesma cidade. Aqui vemos isso em Paraisopólis, em São Paulo
As notícias ruins se acumulam. E hoje saiu mais uma: o IDH do Brasil deu uma estancada e o país caiu uma posição no Ranking, mesmo tendo tido uma leve melhora no índice. Estaria, por assim dizer, em recessão. O IDH é um retrato fiel dos países e como eles são listados.

O índice é um somatório de diversos indicadores tais como escolaridade, economia, saneamento, saúde, lazer... quanto mais próximo de 1 melhor é a qualidade de vida. Por isso é importante sempre aumentar o índice. No link postado acima é possível comparar a nossa posição com o mundo.

sexta-feira, dezembro 11

A obra da Transposição demorou tanto que a Polícia Federal chegou antes dela ficar pronta...

É Dilma Rousseff até as prioridades estão no bolo...
Sou, como todos sabem, cético quanto as "mega obras" que o Governo do PT toca no nosso Nordeste: a Transposição das Águas do Rio São Francisco e a Ferrovia Transnordestina. A primeira está com 5 anos de atraso, com previsa atual de ser concluída em 2017 ( o que aposto com quem quiser que não vai acontecer ) e a segunda só em 2019 segundo dados do Governo. Ambas foram lançadas em 2007 - segundo mandato de Lula - para 2010. Em 2009 ( existem vídeos no Youtube para comprovar isso ) as mesmas eram cantadas em verso e prosa em peças do Partido para promover Dilma Rousseff, à época apenas pré-candidata a Presidência. 

Antes de prosseguir, um vídeo que já mostrei várias vezes aqui no Blog:


Nele primeiro aparece Lula em um dos seus últimos atos como Presidente na cidade de Jati-CE, dando uma explicação às cobranças feitas por membros da oposição. Ali, com seu estilo delicado com um elefante, ele fala que só um "Dilúvio" impediria Dilma de inaugurar a obra em 2012. Como todos sabemos, não tivemos um "Dilúvio" e nem a obra foi concluída. Depois já é Dilma quem aparece, em 2012, prometendo a obra para 2014, dizendo que vai dar a mesma  prioridade máxima ( ué e não era antes? ). E veio 2014... e nada. E 2015 já acabou... e nada. 

A Transnordestina vai atrasar 9 anos. E eu acredito que a Transposição vai no mesmo caminho. E o que é pior: quem aponta o óbvio, como é o meu caso, é tachado de ser do contra. Quando fizeram testes nas bombas dias desses um dos Engenheiros da Obra ousou dizer "essa é para quem não acredita". Pois é né, a obra vai em ritmo lento para... facilitar os desvios. E demorou tanto, mas tanto que agora a Polícia Federal chegou na mesma.

Foi deflagrada hoje a Operaçao Vida Secas - Sinhá Vitória. O que ela investiga? Ora pois um desvio de apenas 200 milhões de reais em 2 dos 14 lotes da obra. E ai eu te pergunto: alguém está surpreso? Eu mesmo não... Agora, contudo, já temos uma desculpa para mais atrasos vindouros, já que Dilma e Lula já colocaram - mais de uma vez - a culpa pela recessão na Operação Lava Jato. E não irá demorar que usem isso também para a Transposição.

quinta-feira, dezembro 10

20 anos atrás eu sentia a maior emoção da minha vida no futebol


Ser Santista hoje em dia é fácil, é mole... mas em 1995 era uma dureza incrível. O Santos estava a 11 sem ganhar títulos, tivera malas aprendidas durante uma excursão no Chile por falta de pagamentos em 89 e quase fora rebaixado neste mesmo ano, sofria goleadas implacáveis dos rivais ( em 93 tomou 6x1 do Sao Paulo e 5x1 do Palmeiras no mesmo campeonato ). Nem em finais o time conseguia chegar para se ter uma ideia. 

Eram tempos de heróis esporádicos, como Socrátes em 88/89, Paulinho McLaren, Guga, Almir, César Sampaio... a maioria nem sempre no mesmo time. Até que em 1995 o improvável aconteceu: um time que fora patético no Estadual ( outra goleada em hora decisiva, desta vez para o Corinthians ) do nada resolveu jogar. Capitaneado por Galo, defendido por Narciso e comandado pelo Messias... sim, pelo Messias Giovanni Silva Oliveira. Um paraense que viera da Tuna Lusa em 1994 e parecia mais um a tentar a sorte no Santos... parecia, mas não era. Era um cracaço de bola.

Alguns refugos de outros times se juntaram naquela equipe: Macedo e Jamelli vieram do Sao Paulo, recentemente bi-campeão mundial, Vagner e Robert que já tinham diversos clubes na lista. Outro atletas eram da base como Ronaldo Marconatto, Carlinhos e Marcelo Passos. O Técnico era um tal de Cabralzinho, que já passara - sem deixar qualquer saudade - pela Vila Belmiro.

Após um primeiro turno sem empolgar ( apesar de algumas boas partidas ) o time foi para o tudo ou nada no segundo turno. Saiu vencendo a todos: goleou o Corinthians na Vila encharcada ( 3x0 ) e passou pelo Palmeiras no Pacaembu ( 1x0, gol de Vágner faltando 5 minutos pro fim e sem esta vitória o time nem teria ido para semifinal ). Ai era só bater no já eliminado e correr para o abraço. Mas mesmo sendo sensação aquele momento o jogo foi tenso.  E eu nem vi o jogo, pois estava indo para Fortaleza. Só soube da classificação ao chegar na capital dos cearenses. Alívio e esperança, claro. 

Na quarta aconteceu a partida de ida, no Maracanã. E eu mais uma vez não iria assistir. Achei um bom presságio, mas não foi bem assim. Soube em uma das paradas que estava 1x0 para o Santos e imaginei chegar classificado em Salgueiro, mas... foi 4x1 para o time de Renato Gaúcho, apos uma jogador ser expulso tudo praticamente ruíra. Como reverter um placar assim? Eu não sei de onde vinha minha fé, mas eu dizia a todos: "vamos virar". Achavam que era apenas da boca para fora, mas eu acreditei. Muito antes do Atlético-MG e sua saga na Libertadores de 2013. Eu me lembro da cada momento naquele domingo 10 de Dezembro, coloquei minha casa 10, claro, comprada em Fortaleza e fiquei - como sempre - assistindo pela Band ( torcedor de time SP deveria apanhar de cinta de preferir a Globo ).

O resto é história. Os gols do primeiro tempo, as bolas na trave, os quase gols do Fluminense, time ficando o intervalo no campo... tudo está nítido na minha cabeça até hoje. O gol de Macedo parecia libertador... mas o Fluminense era um time forte e lutou muito, conseguindo logo em seguida o 3x1 que lhe servia. Aos 16 o Messias - que já fazia partida magnifica - rouba bola de Ronald, divide com o goleiro Whellerson e a bola sobra para Camanducaia fazer 4x1 e seguirmos para a final, mas... o zagueiro Ronaldo faz uma falta idiota no meio de campo e é expulso. O Flu aperta, pressiona e o segundo gol parece certo. Mas o Santos tem o seu Messias...

Eram 39 minutos. Com um a menos, ele tenta segurar a bola no meio do campo, num lance aparentemente sem qualquer pretensão. Mas estamos falando de G10, estamos falando de um gênio. Ele, do nada, arruma um passe de calcanhar para Marcelo Passos que como uma flecha chega perto da área e com uma curva linda marca um golaço. Eu mesmo admito que quebrei uma mesa da sala de nossa casa com uma das inúmeras cambalhotas que eu dei... parecia tudo resolvido ( pela terceira vez na partida ), mas... o Fluminense no minuto seguinte chega ao segundo gol e mais servia para eles conseguirem a classificação. Mas...

Era dia do Santos. O dia em que eu vi Pelé em campo. Sim amigos, Giovanni naquele atuou como Pelé. O Rei mesmo diria isso depois. Claro que nos roubaram aquele título na sequencia, na pior e mais mal intencionada arbitragem que eu vi na vida. Mas isso é outra história.

20 anos e eu ainda me arrepio de ver os lances. 20 anos e eu ainda sinto a mesma alegria daquele dia. Ir trabalhar na segunda foi uma alegria como nunca em vivenciara antes. Meu time estava na final e era o assunto do Brasil. 

20 anos e eu ainda digo: Giovanni é o meu Messias. 20 anos e nada superou este dia, nem o Brasileirão de 2002 ( e olha que aquele foi foi insano também ) ou a Libertadores de 2011. 20 anos e eu ainda vejo aquele jogo na minha frente. 

quarta-feira, dezembro 9

Inflação chega a quase 10% em 2015. É Dilma mostrando que sabia o que fazer...

Tá ainda mais caro encher o carrinho no Supermercado...
Enquanto o noticiário se ocupa do Processo de Impeachment da Presidente Dilma Rousseff, a inflação oficial ( porque a real é bem maior ) segue descontrolada, ao contrário do que arrotava Dilma a pouco mais de 14 meses atrás. Saiu hoje o resultado do IPCA de Novembro e o resultado é, simplesmente, desastroso: 1,01%, o maior valor para o mesmo desde 2002. E isso com a Taxa de Juros Selic em quase 15% e com a economia em recessão de mais de 3%. Sem citar termos técnicos e tentando não ser chato no texto é que normalmente quando dois indicadores estão ruins um terceiro tende a estar bom. Agora são os 3 em patamares terríveis e que, no curto e médio prazo, não apontam para dias melhores. Segundo alguns analistas só em 2018 é que a Economia retomará o crescimento.

E claro, não custa nada lembrar isso aqui:


Acho que eu nem preciso falar nada sobre a fala dela. Ou é preciso?

sábado, dezembro 5

Rádio Vieira - Chuva de Honestidade


O Poeta Flávio Leandro fez essa música em 2013, mas só ontem eu a ouvi a primeira vez. Algo mais atual e que retrata nosso descaso eu acho impossível encontrar...

sexta-feira, dezembro 4

Del Nero, o breve...

O que será de Del Nero? Acho que nem ele sabe direito...
A CBF - Casa Bandida do Futebol segundo Juca Kfouri - conseguiu um feito e tanto: ter seus 3 últimos presidentes investigados e/presos. Primeiro foi José Maria Marin, preso em Abril deste ano na Suíça. Agora temos Ricardo Teixeira, que presidiu a entidade por mais de duas décadas, e o atual mandatário Marco Polo Del Nero indiciados. O mais triste disso tudo nem é eles serem brasileiros e terem presidido a entidade máxima do país e sermos nós apaixonados por futebol e sim de que seja a Justiça dos EUA quem tenha feito essa devassa no esporte bretão em terras tupiniquins. E fica ainda pior quando uma Juíza Federal do Rio de Janeiro VETOU a colaboração do judiciários brasileiro com o da terra do Tio Sam.

A primeira mudança com isso veio ontem a noite: Marco Polo Del Nero licenciou-se do cargo de Presidente da CBF e poderá perder de vez o cargo ainda hoje, pois o Conselho de Ética da FIFA se reunirá e pode decidir pela sua retirada imediata do cargo. Seja como for, Del Nero já é o Presidente a ficar menos tempo no poder na história do futebol brasileiro, que tem 101 anos.

Ele antes não viajava arrumando todas as desculpas possíveis e esfarrapadas, mas o motivo sempre esteve claro: evitar a prisão fora de solo brasileiro e assim não ficar sujeito às leis dos EUA, muito mais duras do que as daqui. Ricardo Teixeira mesmo tinha ido para um exílio na Flórida mas desde que tudo estourou rapidamente veio para o Brasil e ficou no sul do Brasil, com ida esporádicas para Montevideo. Agora, assim como Del Nero, ficará radicado no Rio de Janeiro, esperando que possa contar com a lentidão das justiça nacional e assim escapar das grades da cadeia.

Lastimável o nosso futebol dentro de campo que levou 7x1 em uma Copa em casa e nada mudou e ainda seguimos passando vergonha fora.

quinta-feira, dezembro 3

E agora José?

Ele aceitou e deu andamento ao processo
Dilma Rousseff, uma pessoa que vem sofrendo um bocado, tenho que admitir, muito por culpa dela mesma. Ela foi quem fez o caos que está ai no Setor Elétrico com nossas contas absurdamente altas desde que ela "anunciou" uma redução da mesma. Imagina se fosse anunciar um aumento... além disso ela desmontou o que recebera como herança bendita de seu antecessor ( Lula ) deixando o Brasil com sua economia em frangalhos. Ela foi quem chamou Aécio Neves e Marina Silva de pessimistas por apontarem problemas na Economia. Mas, de fato, não tem sido nada fácil ser Dilma desde o fim do segundo turno da eleições presidenciais. Tem sido osso...

Dilma Rousseff, uma pessoa que eu até acredito que seja honesta, está numa enrascada impar: a de juntar-se a Collor de Melo como Presidentes que sofreram processos de impeachment. Ontem o Presidente da Câmara, Eduardo Cunha ( falo já dele ), acatou o pedido de Processo movido por vários juristas ( Miguel Reale Junior, Hélio Bicudo e Janaína Paschoal ). É o primeiro - e mais fácil - de todos os passos de um Processo de Impeachment, que é antes de tudo um julgamento político. Caso não fosse quem comandaria o Processo seria o Supremo Tribunal Federal, não o Senado. Sim, o Senado Federal é quem cassa o mandato cabendo à Câmara Federal apenas julgar se abre ou não processo contra Dilma.

Dilma Rousseff, uma pessoa que está perdida faz tempo. E que ontem foi para o confronto citando diretamente Eduardo Cunha e o que pesa sobre ele ( afirmando que esses delitos não pesam sobre ela ) e esqueceu de dizer que a motivação para o pedido dos Juristas são as - inegáveis - pedaladas fiscais. Esqueceu? Acho que nao, até mesmo ela sabe que isso pode resultar no seu impedimento, haja vista, ter violado Leis e mais leis. Ela sabe que isso é ruim e que tem defesa frágil, pois não está na Constituição que "ajudar os mais pobres" sirva de desculpa para violar a Lei. Além disso ela ( e sua equipe econômica ) assinou uma quantidade imensa de Decretos alterando a Lei Orçamentária que podem ter violado as leis. Além disso, é vedado pela Constituição de que o Governo deve a Bancos Estatais, algo que resta provado que aconteceu.

Dilma Rousseff, uma pessoa que corre um risco de perder o mandato. Vai cair? Eu não sei, até aposto que não. Mas só o fato de estar nesta situação já é algo que mancha sua imagem, que no passado integrou grupos armados que queriam implementar uma Ditadura de Esquerda no lugar de uma de Direita. Você acredita que eles queriam uma Democracia? Sabe de nada caro leitor...

E Eduardo Cunha? Este vai cair, sua defesa simplesmente consegue ser mais patética do que a de Dilma ( que é para lá de risível ) e mais dia menos dia ele vai receber a visita do Japa da Federal na casa dele. Claro que ele não é um Estadista, muito longe disso aliás. Mas o que motivou-o a tomar esta decisão? Bom ele disse que foi oferecido a ele uma barganha envolvendo os 3 votos petistas no Conselho de Ética em troca dele conseguir votos para a aprovação da CPMF - interesse total do PT. Eu não duvido nem um pouco sequer que Eduardo Cunha tenha tentado obter tais votos, ainda mais porque Lula esteve diretamente ligado em manter ele "sem ser inimigo" do Planalto, mas o pior nem é isso: Jacques Wagner, Ministro Chefe da Casa Civil, disse que a negociação realmente existiu, mas sem a presença de Dilma. Que bom, por um instante eu pensei que ele pudesse confirmar que Dilma tenha negociado isso com Cunha... Isso quer dizer que Dilma negociou? Claro que não, mas ele dizer que a negociação houve é grave.

Porque, Flávio, usar a frase mais conhecida do Poete Carlos Drummond de Andrade? Ora, porque eu gosto do poeta ( meu preferido ) e porque ela serve como uma luva a situação atual...