quarta-feira, abril 27

Quando uma homenagem tem a finalidade de chocar e isso está correto.

A imagem é forte, chocante. E é por isso que está certa...
Existem imagens que chocam, marcam e nos fazem pensar em fatos que tiveram impacto em nossas vidas. Essa é a ideia do Monumento que foi inaugurado ontem na Praça da Catedral de Santo Antonio. Um mosaico formando a imagem do Padre José Maria quando o mesmo foi assassinado no ano de 1991.

A ideia é chocar, impactar e trazer à reflexão todos os que o virem. É uma chaga eterna em nossa história e da Igreja Católica. Será uma lembrança permanente do ocorrido. Algumas pessoas criticaram, direito delas, mas tentem buscar o sentido da mesma. E quando o acharem tenho certeza de que mudarão de opinião.

Um comentário:

  1. Amigo Flávio, permita-me discordar não de vc, que é gente boa, mas do pensamento. Lembrar de coisas ruins só traz maus sentimentos, cultivar mágoas ou máculas. Estamos em época de busca da paz e serenidade entre as pessoas. Morei muitos anos e vivi toda a minha infância nesta praça de Salgueiro. Não tive o prazer de conhecer o Padre Zé Maria de perto, mas certamente seus exemplos e atitudes diante da comunidade salgueirense sempre devem ter sido pautados também em busca dos objetivos que citei. Sua memória deveria ser saudada com uma imagem que refletisse justamente isto. Muitos dos comentários postados no facebook fazem referência ao que é demonstrado na imagem -um crime, um assassinato, uma passagem muito triste na história da nossa Salgueiro. Ao contrário, uma imagem de um momento que transmitisse alegria e paz, certamente não chocaria crianças, não enfeiaria a praça e muito melhor homenagearia esse Padre que tanto fez pela nossa população. A intenção sem dúvida é boa, mas não justifica mostrar um ato violento, uma imagem forte, como uma homenagem. Eu sou cantor. Se morrer assassinado, gostaria de ver minhas homenagens cantando. Será que o Padre não gostaria de ser homenageado falando ou transmitindo suas mensagens aos salgueirenses? certamente sim. Fica aqui apenas a opinião e não a vontade de polemizar. Se ideia é chocar, vamos fazê-lo com uma bela imagem. Aí sim será uma linda homenagem mais que merecida.Abraço forte pra você.

    ResponderExcluir