segunda-feira, agosto 1

Com a chegada de Agosto, vem também o início da Campanha Eleitoral

Agora começa de vez a Campanha

Com a realização da Convenção da Frente Popular, ontem a tarde na ACS, os três candidatos que irão disputar o Cargo de Prefeito são agora oficiais: Clebel Cordeiro ( PMDB e com o apoio de outros 14 partidos ), Márcio Nemédio ( PR ) e Marcelo Sá ( PSB e outros 5 partidos ). Eles irão ter 45 dias de campanha entre os dias 15 deste mês e 29 de Setembro para convencer o eleitorado a votar neles em 02 de Outubro.

As eleições em Salgueiro tradicionalmente tem apenas 2 candidatos, com alguns pleitos fugindo deste padrão. Para remontar a tempos da Ditadura, a primeira eleição com vários candidatos foi a de 88, quando 5 candidatos competiram: Cornelito ( PFL e eleito ), Cleuza Pereira atual candidata a vice na chapa de Marcelo Sá, que era o vice dela ), Alvinho Patriota ( fora candidato em 82 e voltaria sê-lo 24 anos depois ), Zé Barbosa e Antônio Nelson. Depois vieram 3 eleições com apenas dois candidatos, até que em 2004 tivemos 5 outra vez ( Cleuza, Dr. Chico, Hercílio, Múcio e Socorro ). 

Em 2008 tivemos 3 candidatos, com o atual Prefeito Marcones Sá sendo eleito e derrotando Dr. Chico e Hercílio ( desta feita candidato pelo PT não mais pelo PTB como fora em 2004 ). E voltamos a normalidade em 2012, onde Marcones derrotou com facilidade Alvinho Patriota.

O fato é que desde muito tempo - tem-se que buscar no período do Coronel Veremundo Soares, que todos os Prefeitos foram eleitos apoiados por uma das duas famílias tradicionais de nossa cidades: Sá e Sampaio. E desde os anos 60 que só Cornélio Parente Muniz e Cleuza Pereira do Nascimento foram eleitos sem serem membros de uma das duas família. Neste pleito temos um Sá ( Carlos Marcelo Araújo e Sá ) versus dois candidatos que não ostentam Sá/Sampaio nos nomes: Clebel de Souza Cordeiro e Márcio Nemédio Nogueira Alves. Contudo, convém citar que Clebel tem o apoio maciço da Família Sampaio, enquanto que o ex-presidente da Câmara de Vereadores aposta em apoios diversos para chegar a Prefeitura.

Como disse o grande Júlio César em sua batalha mais famosa contra os Gauleses ( atuais franceses ): Alea Jacta Est. Ou em bom português: a sorte está lançada.

Um comentário:

  1. Flávio Vieira, estude a árvore genealógica e veja o resultado.

    ResponderExcluir