segunda-feira, dezembro 5

Marco Aurélio tira Renan Calheiros do comando do Senado

Ele deve ter ficado assim quando ficou sabendo da decisão...
Renan Calheiros não é mais Presidente do Senado. Em atendimento a um pedido da Rede Sustentabilidade, o Ministro Marco Aurélio Mello ( relator de um Processo movido pela própria Rede sobre que réus não possam figurar na linha sucessória da Presidência do Brasil ) concedeu liminar retirando Calheiros do posto, porque foi tornado réu na sexta-feira no plenário do STF.

A ação encampada pela Rede já obteve maioria de votos para que não tenhamos mais condenados na Linha Sucessória da Presidência. A votação somente não foi encerrada porque o Ministro Dias Toffoli ( sempre ele ) pediu vistas para ter mais para analisar o processo. A medida foi claramente protelatória e agora coloca-o sob pressão para declarar logo seu voto.

Com o impedimento de Renan, que assume é o Senador Jorge Viana ( PT-AC ), que é o 1º Vice Presidente do Senado Federal. E isso coloca o Governo Temer em sinal de alerta, porque sai um aliado e entra um adversário no comando da Casa. E como tal, Viana pode travar a pauta e/ou colocando projetos interessantes para o Governo no final da fila. Além disso, Viana como Presidente interino terá o poder de caneta na votação de Fevereiro que escolherá o próximo Presidente, o que pode ajudar a oposição ao Governo para comandarem a casa.

Em todo caso, eu louvo a decisão porque - de fato - era um incomodo muito grande para todos nós termos um réu comandando um Poder da Republica. Além de figurar na Linha Sucessória, o que era ainda pior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário