segunda-feira, maio 30

Ronda do Brasileirão: Bah Tchê, gauchada dominando o Brasil...

Caiu um grande tabu: o Inter venceu na Vila Belmiro
Fechada a quarta rodada, eis que temos os gaúchos liderando o Brasileirão 2016, por causa do saldo. Grêmio e Inter venceram na rodada, o tricolor em casa e o Colorado quebrando o mais longo tabu vigente, ao derrubar o Santos na Vila Belmiro. Esta é a primeira vez em que o Peixe perde dentro do seu famoso estádio para o time vermelho.

Lanterna

O Sport, que foi o sexto no campeonato passado, decepciona muito neste ano. Com eliminações e perda da final do Pernambucano, o time está agora na lanterna do campeonato, com apenas um ponto. Osvaldo de Oliveira disse ter visto melhoras no time, mas resultado que é bom nada. E é bom ele colocar as barbas de molho, porque na quarta o adversário é apenas o Santa Cruz no Arruda. Onde o time tem um histórico recente nada animador. Sem falar que uma derrota para o maior rival significaria mantê-lo na liderança e ficar na lanterna. Pode existir algo pior?

 Freguesia permanece em São Paulo

O time do Palmeiras segue sem conseguir vencer o tricolor em partidas disputadas no Morumbi desde 2002. E ontem ainda foi motivo de piadas por causa dos dribles de Kelvin ( 22 anos ) para cima de Zé Roberto ( 41 ). Com o gol de Ganso(??) de cabeça, o tricolor obteve um grande resultado enquanto espera pelas semi finais da Libertadores.

Flamengo, enfim, venceu

Com a saída de Muricy, o time do Flamengo parece que vai se arrumando. Em uma partida onde saiu atrás e ainda ficou com um jogador a menos, o time carioca conseguiu a virada diante da Ponte Preta e saiu das últimas posições. Será o início de uma arrancada? Cedo dizer...

Fair Play... mas que Fair Play?

Paulo Bento, que comandou Portugal na Copa de 2014, envolveu-se numa polêmica apenas com Givanildo Oliveira, seguramente o técnico mais chato que eu já ( tentei ) entrevistei. Tudo aconteceu no sábado no final da partida entre Cruzeiro e América, quando rolou a polêmica e os dois discutiram asperamente, a ponto de serem expulsos. Ainda no Mineirão, Bento disso que seu time não mais faria o chamado Fair Play enquanto ele estiver no comando. Vai dar o que falar, mas eu estou com ele nesta: virou a maior palhaçada este "fair play" de araque...

Sexta feira tem outra ronda, até lá...

Programação da Trezena de Santo Antônio é divulgada



Ainda a pouco foi divulgada a Programação da Trezena de Santo Antônio. com uma programação diversificada, com o lema "Santo Antônio, arauto do evangelho e da alegria, rogai pela nossa família".

O Blog divulgará o evento, bem como participará dele. Acima a programação do primeiro dos 13 dias.

sexta-feira, maio 27

Ronda do Brasileirão: Grafite é Seleção!!!

Jogasse no eixo Rio-SP teria sido convocado para a Copa América com 100% de certeza...
Passadas 3 rodadas do Campeonato Brasileiro, eu começo com a coluna Ronda do Brasileirão, onde irei analisar fatos marcantes e/ou pitorescos de cara rodada. E o assunto do momento só pode ser um: Grafite e o surpreendente Santa Cruz.

Até quando a ótima fase do Santa Cruz vai?

Essa é a pergunta que todos os analistas se fazem. Depois de começar goleando um rival de região ( o Vitória por 4x1 em um sol escaldante no Arruda numa manha de domingo ), empatar com o Fluminense e enfiar 4x1 no Cruzeiro, o time tricolor é o líder, o melhor ataque, uma das melhores defesas e tem o artilheiro ( falo dele mais abaixo ), o time é a sensação do campeonato. Acontece que um mês e meio atrás o time vivia uma das grandes crises recentes do time e correu sério risco de nem se classificar para a semi-final do campeonato. E agora está dando show no campeonato. Quanto disso é mérito do Técnico Milton Mendes? Quando é de um ou dois reforços que chegaram neste meio tempo? Impossível saber, mas a realidade é que o time está em estado de graça e já o seu melhor início de campeonato na história. Alguns podem até não entender, mas o time já tem um sexto dos pontos que precisará para não voltar para a Série B, que segue sendo - acreditem - o objetivo do time. Afinal, é preciso lembrar, contusões virão, suspensões e o elenco ainda é curto. Mas que a euforia é merecida, isso é inegável...

Aõ, Aõ, Grafite é Seleção!!!

Criticadíssimo por ter bancado Grafite na Copa de 2010, o Técnico(??) Dunga perdeu uma chance incrível de mostrar que tinha lá suas razões. Mas desta vez Grafite não estava na Alemanha mas sim no "pequeno" Santa Cruz. Pois é... artilheiro com 6 gols em 3 partidas e com apenas 8 finalizações, Grafite seria convocado se atuasse pelo Corinthians ou pelo Flamengo. Mas como é por um time do Nordeste... o atacante de 37 anos está mesmo afiado e tem tocado o terror nas defesas, tendo marcado 2 gols em cada partida. Neste ritmo - descontando suspensões e contusões - tem tudo para ser fácil o artilheiro.

O adeus de Muricy

Muricy Ramalho é mais do que um simples técnico. Ele venceu 4 campeonatos brasileiros em 5 edições ( 3 seguidas com o São Paulo e a outra pelo Fluminense ) e engatou uma Libertadores pelo meu Santos. É, portanto, um vencedor nato. Passou um susto quando treinava o São Paulo em 2014 e agora recebeu um ultimato: parar a carreira por causa de problemas cardíacos. Ele deixará o Flamengo por onde fazia um trabalho apenas mais ou menos... Fará falta, é claro, mas a saúde sempre estará em primeiro lugar.

Times desfalcados por causa da Seleção: até quando isso vai acontecer?

Entra temporada, sai temporada e a Seleção segue enfraquecendo os times na hora da competição principal do ano. Agora será a Copa América do Centenário que deixará times sem jogadores, sobretudo o Santos ( sem 3 jogadores ). E daqui a dois anos - como se ninguém soubesse disso - teremos uma tal de Copa do Mundo. E mais uma vez dirão que é preciso para o campeonato porque tem a Copa...

Segunda tem mais...

Prefeitura divulga a Programação do São João 2016

Eis a programação dos festejos juninos em Salgueiro

quinta-feira, maio 26

Salgueiro estreia com o vitória na Série C

A corrente antes da partida...
Evandro Guimarães gostou do que viu em campo.

O Carcará do Sertão começou com o pé direito na disputa da Série C, ao vencer ontem o Botafogo-PB por 1x0 gol de Piauí e já está a caminho de Natal onde neste sábado encara o ABC. Com o resultado o time agora divida a liderança com o América-RN, empatados em tudo.

O time fez um bom primeiro tempo, pressionando bem a saída de bola do time paraibano e evoluindo bem no ataque, sobretudo com o estreante Tatu, que logo caiu nas graças da torcida. O gol até que demorou para sair, mas aos 30 minutos em boa trama pela esquerda a bola foi cruzada na área e Piauí venceu o goleiro do Belo e fez o gol que decidiu a partida. Contudo, ao fim do primeiro tempo o time de João Pessoa deve ter saído satisfeito por estar perdendo por apenas 1x0.

Na segunda etapa a partida ficou mais equilibrada e o Técnico Evandro Guimarães precisou queimar logo no intervalo uma substituição pois o zagueiro Ranieri passou mal e foi trocado por Luiz Eduardo. O time não sofreu grandes sustos, mas o time do Botafogo pressionou mais e conseguiu - sem sucesso algum - diversos escanteios.

Ao fim da partida o treinador do Botafogo partiu para cima do árbitro Gleidson Oliveira(BA) e quase o agride, tendo sido impedido por jogadores do próprio time. Já o treinador do Carcará mostrou-se satisfeito com o acontecido e disse que o time seguirá evoluindo partida a partida.

O Salgueiro encara o ABC no sábado às 20:00h.

terça-feira, maio 24

É bom cairmos na real: o custo será imenso para recolocar a economia de volta nos trilhos

Dilma e Mantega destruíram a economia e Meirelles é novamente a esperança do Brasil...

Tenho lido tantas coisas nestes dias sobre as medidas ( até aqui apenas boas intenções convém lembrar ) que o inicial Governo Temer está tomando - ou que pretende tomar - que às vezes penso que estou morando em um país de primeiro mundo, onde as coisas básicas já foram resolvidas a mais de um século e que crise financeira do estado é quando o superávit é quase zero. A situação aqui no Brasil é terrível, dramática e tem pai, no caso mãe: Dilma Rousseff. 

Já postei aqui que a atual crise fiscal teve início em 2008 quando o então presidente - para muitos um verdadeiro "semi deus" - Lula teve uma ideia: emitir títulos públicos para combater a crise internacional, deixando os seus efeitos serem os menores possíveis. A ideia - e quem me conhece sabe bem disso - meu apoio, pois era uma saída interessante: um pouco a mais de dívida para manter a economia forte e manter os empregos. O problema é que, assim como todo remédio - a dose foi mantida além da conta e ai passou a castigar o paciente. Como Lula precisava eleger o poste ( no caso Dilma ), o Brasil emitiu mais de 700 bilhões de reais de títulos públicos além do necessário, até o fim de 2010, mantendo a economia artificialmente aquecida via BNDES e subsídios do Tesouro na forma de desonerações fiscais. Aumentou de forma irresponsável o déficit público federal mas para Lula deu certo: Dilma venceu a eleição, em segundo turno, contra José Serra.

Pois bem, eis que Dilma ao assumir não fez o que era necessário para o Brasil: cortar grande deste remédio e decidiu manter a dose. E em alguns casos, até mesmo aumentá-la. Não foi por acaso que o primeiro Governo Dilma teve taxas decepcionantes de crescimento enquanto que Chile, México, Peru e outros países vizinhos cresciam e nós não: o remédio estava, aos poucos, matando o paciente. Só de juros sobre os citados 700 bilhões contraídos entre 2008 e 2010, o Brasil pagou perto de 100 bilhões em juros ( taxa de 15% ). Sem dinheiro em caixa - devido aos já evidentes e negados efeitos da irresponsabilidade - o Governo precisou emitir mais títulos para conseguir pagar os juros. Genial, não?

Bom, os últimos momentos todos sabem muito bem como foram, com cortes pesados e um ajuste fiscal que o PT jamais abraçou. Mesmo sabendo que era mais do que necessário. Agora - mesmo que momentaneamente - de volta a oposição diz que o peso do rombo não pode ser jogado nas costas da sociedade. Daí o que eu disse no começo do texto. O rombo anunciado de 170 bilhões é ao mesmo tempo histórico e vexatório. E quase o dobro do que Dilma e sua equipe diziam ser. Na prática o Brasil está - quem diria - quebrado. Seria cômico não fosse trágico.

Agora vou ater-me ao título deste post: tempos difíceis vem pela frente e só com sacrifícios é que sairemos deles. Simplesmente não existe dinheiro para tudo e nem podemos mais emitir papeis, pois com as seguidas reduções de Notas de Risco que sofremos pelas agencias internacionais isso só aumentaria o imenso buraco. Claro que culpar a Dilma, bem como todo o PT, não resolve o problema e eu sei muito bem disso. Mas é preciso dizer a verdade, doa em quem doer. Melhor falar a verdade do que ficar mentindo sobre a gravíssima situação. 

Esqueçam os tempos das vacas gordas, de dinheiro fácil na economia, de crescimento acima de 5% e inflação também de 5%. A saída será dura e para isso o atual presidente ( até quando? ) Michel Temer escolheu - talvez - o melhor nome possível: Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central entre 2003 e 2010. Ele, ao lado de Antônio Palloci foi o fiador de uma política econômica que deu certo nos Governos Lula, mas que foi deixada totalmente de lado na era Dilma, embora o Ministro da Fazenda tenha permanecido: Guido Mantega.

Reforma da Previdência ( com idade mínima ), Reforma Fiscal e Tributária ( cobrando melhor os impostos ), Reforma Política ( uma séria, não aquela que os partidos de esquerda defendem ) são apenas alguns temas amargos que teremos que enfrentar. E não venham falar de retrocessos porque estes já estão acontecendo agora mesmo enquanto escrevo e o amigo lê este texto. A irresponsabilidade fiscal anunciada por Aécio Neves e Eduardo Campos dois atrás mostrou-se mais do que verdadeira, mostrou-se cruel. E quem está pagando o pato já é a camada mais pobre, pois é ela quem perde primeiro os empregos e sente mais rapidamente os efeitos da inflação alta.

É tempo de darmos dois passos atrás para, quem sabe, conseguirmos 3 para a frente em 2019. É tempo de durezas e agruras. Mas é, sobretudo, tempo de pensar que Brasil queremos para o futuro. Se é o Brasil onde os fins justificam os meios ou se é o Brasil de regras claras e objetivas. E não se trata de apoiar ou não Michel Temer, pois este ficará pouco tempo. Trata-se na verdade entender a situação e buscar saídas para a crise. Pensar acima de tudo em nossa nação antes de pensar em partidos. Quanto antes entendermos isso, mais cedo começaremos a sair desta recessão que está - acreditem - longe de terminar

segunda-feira, maio 23

Romero Jucá é o primeiro membro do Governo Temer bem enrolado com a Lava Jato

Nem Jucá o que será dele depois da divulgação do grampo...
O Ministro do Planejamento Romero Jucá é o primeiro membro do Governo Temer e ter que dar explicações sobre rolos com coisas nada nobres: uma conversa sua foi gravada com Sérgio Machado, semanas antes da votação do Processo de Impeachment na Câmara dos Deputados. Nesta conversa, dentre outros assuntos, foi tratado como "delimitar" a ação da Operação Lava Jato, além de citar o nome do Senador Aécio Neves, como sendo o "primeiro a ser comido" na Operação.

Sérgio Machado, segundo apurou a Folha de SP, estaria negociando uma Delação Premiada e poderia inclusive ter gravado vários outros figurões da Republica. Romero Jucá deu uma entrevista onde não explicou muita coisa e deixou nas mãos do Presidente Michel Temer. Que precisa tomar uma decisão bem rápida: passar a ideia de um presidente que não tolera corrupção ou bancar a permanência de Jucá e ficar sangrando uma popularidade que ainda nem sabemos o patamar da mesma.

Parece-me claro que ele só tem uma alternativa: demitir Jucá e nomear - a partir de agora - uma pessoa que não tenha qualquer envolvimento com a Operação Lava Jato. Mas como fazer isso Flávio? Ora, que tal buscar alguém com PHd em Administração que nunca tenha sido político? Será que realmente inexistem pessoas assim?

Em tempo, é interessante notar que alguns que até bem pouco tempo eram contra o vazamento  de grampos, agora estejam louvando que essa conversa veio a tona. Eu, é bom salientar, sempre fui a favor. E sempre serei...


domingo, maio 22

Associação Sertão da Cores realizou coquetel na Casa do Sanfoneiro










Na noite da última sexta-feira ( 20 ) a Asserco - Associação Sertão das Cores - ofereceu um Coquetel comemorativo pelos seus 10 anos de fundação e pela Semana de Combate a Homofobia, que aconteceu na Casa do Sanfoneiro.

No evento foram homenageadas diversas pessoas que contribuíram para o engrandecimento da Associação, com todos recebendo Placas Comemorativas. 

O Combate à Homofobia é algo importante e que devemos buscar todos os dias, porque todos merecem respeito. E qualquer tipo de preconceito deve ser combatido e punido. 

O Blog parabeniza à Asserco por seus 10 anos de lutas e conquistas. E estará sempre a disposição no que puder ajudar.

Fotos: Giro do Sertão.

quarta-feira, maio 18

Grave acidente entre Saveiro e Motocicleta próximo ao Girador da Bomba






Ainda a pouco aconteceu um gravíssimo acidente na Av. Agamenon Magalhães, nas proximidades do Girador da Bomba, envolvendo uma Saveiro e uma moto Broz. Os dois ocupantes da motocicleta ficaram caídos no chão, demonstrando estarem bastante feridos. O proprietário da Saveiro, segundo informações, tentou ausentar-se do local, mas teria sido impedido pela Polícia Militar.

Consegui colher junto às pessoas que estavam perto do local na hora do acidente de que a motocicleta invadiu a faixa contrária e o condutor da Saveiro não conseguiu evitar o acidente, arrastando a moto por mais de 20 metros até parar de vez. O Corpo de Bombeiros atendeu os acidentados e os levou para o Hospital Regional Inácio de Sá. O Blog não tem informação, ainda, sobre o estado dos dois passageiros da Motocicleta.

Este acidente não acontece do nada, ele é o somatório da Imprudência dos motoristas com a Incompetência da Gestão do Trânsito em Salgueiro, que está em processo de Municipalização a nada menos do que 7 anos. Cenas assim, infelizmente, tendem apenas em aumentar caso nada de sério seja feito. Ontem e não daqui a 10 meses ou mais.

Clebel Cordeiro reuniu-se com a Imprensa Salgueirense

Mais de 20 profissionais compareceram ao jantar
A conversa rendeu bons momentos, como esta foto no final do jantar
Ontem a noite, o pré-candidato Clebel Cordeiro ( PMDB ) ofereceu um jantar aos membros da imprensa salgueirense, no Salgueiro Plaza Hotel, para uma conversa descontraída, que teve como não seria possível evitar muitas perguntas sobre propostas sobre temas importantes para o futuro da cidade.

Clebel respondeu a todos os questionamentos feitos e apontou como prioridade a melhoria da área de serviços salgueirense, apontada como vocação natural da cidade e forma mais rápida para criação de empregos. Outras perguntas levaram o candidato a falar sobre Universidade, Saúde, Infraestrutura, sobretudo sobre o caso do Aeroporto que foi deslocado para Serra Talhada e a Plataforma que segue sem local definido.

Por fim os membros da imprensa pediram que outros momentos assim voltem a se repetir e o pré-candidato acenou que isso será uma rotina, convidando inclusive todos os presentes a participar das discussões sobre o Plano de Governo, que terá continuidade no próximo dia 02, com o Tema Inclusão Social.

sábado, maio 14

Retratos do Trânsito de Salgueiro 01





Caminhões parados em local inadequado ( ou proibido ) em pleno dia de Feira Livre de Salgueiro. Duro de imaginar que sete anos atras a Prefeitura tenha feito, com pompa e circunstância, o anúncio da Municipalização do Trânsito. 

Toda semana postarei algo sobre o Trânsito de nossa cidade. Quem quiser mandar suas fotos, pois durante todo o dia acontecem fatos dignos de registros, é só mandar para o meu WhatsApp: 98856 7502.

sexta-feira, maio 13

Henrique Meirelles: O Super Ministro de Temer

O super ministro Henrique Meirelles
É nesse senhor que repousa a confiança para que o Brasil deixe para trás o atoleiro em que se meteu. Não há dúvidas: Henrique Meirelles é o ministro mais importante dentre os 23 titulares. Ao assumir o Ministério da Fazenda e da Previdência (essa é a primeira vez que esses dois temas são acumulados numa só pasta), o ministro fica responsável por desarmar as duas maiores bombas pra nosso futuro. 

Seu currículo é excelente. Após ser presidente mundial do BankBoston, foi eleito deputado federal por Goiás em 2002. Deixou o mandato, se desfiliou do PSDB e transformou-se em Presidente do Banco Central do então recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Nos últimos anos, o atual ministro foi reiteradas vezes indicado por Lula para Dilma para ocupar o cargo que finalmente assumiu. A entrevista foi dada hoje pela manhã e mostrou compromisso com o controle nas despesas públicas (cortes!), direção orçamentárias, meta fiscal, estratégia econômica, nomeação responsável nos cargos de diretoria para bancos públicos e análise sincera no rombo nas contas. 

A estratégia de Michel Temer passa por garantir completa autonomia à ele. Os outros 22 ministérios foram praticamente distribuídos para garantir apoio no Congresso e aprovar todas as medidas que este ministro forte precisar. Acho que os efeitos de suas medidas só serão sentidos por nós de fato em 2018. O estrago é muito grande. Convém começar bem. Henrique Meirelles começou bem.

O texto acima foi feito por Gabriel Azevedo em seu perfil do Facebook. Gabriel foi Secretário do Governo Antonio Anastasia em Minas Gerais ( sendo o mais jovem da equipe ), é Professor de Direito Constitucional e é muito atuante nas redes sociais. Achei o texto muito bem feito e, com a anuência, dele trouxe para o Blog, compartilhando assim com vocês. Eu gostei e espero que vocês também gostem.

quinta-feira, maio 12

Temer assume a Presidência, mas deixa de lado a ideia de Ministério de Notáveis

Eis os nomes da equipe de Michel Temer...
Michel Temer agora é o Presidente. Goste-se dele ou não a realidade é que ele, por até 180 dias, é quem manda. A ideia dele é focar na Economia e tentar cozinhar o galo no Congresso colhendo e distribuindo os frutos - eventuais - de escolhas acertadas feita por Henrique Meirelles, o super Ministro da Fazenda, o primeiro desde Fernando Henrique. Se vai dar certo ou não, é outra história.

Na lista abaixo existem 4 Ministros de Pernambuco: Bruno Araújo ( PSDB ), Mendonça Filho ( DEM ), Fernando Bezerra Coelho ( PSB ) e Raul Jungman ( PPS ). Curiosamente nenhum deles do PMDB, partido de Temer. Aqui todos os Ministros do Governo de Michel Temer:
  • Ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: Gilberto Kassab (PSD)

  • Ministro da Defesa: Raul Jungmann (PPS)

  • Planejamento, Desenvolvimento e Gestão: Romero Jucá (PMDB)

  • Ministro-Chefe da Secretaria de Governo: Geddel Vieira Lima (PDMB)

  • Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional: Sérgio Etchegoyen

  • Ministro das Cidades: Bruno Araújo (PSDB)

  • Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: Blairo Maggi (PP)

  • Ministro da Fazenda: Henrique Meirelles

  • Ministro da Educação e Cultura: Mendonça Filho (DEM)

  • Ministro-Chefe da Casa Civil: Eliseu Padilha (PMDB)

  • Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário: Osmar Terra (PMDB)

  • Ministro do Esporte: Leonardo Picciani (PMDB)

  • Ministro da Saúde: Ricardo Barros (PP)

  • Ministro do Meio Ambiente: José Sarney Filho (PV)

  • Ministro do Turismo: Henrique Alves (PMDB)

  • Ministro das Relações Exteriores: José Serra (PSDB)

  • Ministro do Trabalho: Ronaldo Nogueira de Oliveira (PTB)

  • Ministro da Justiça e Cidadania: Alexandre de Moraes (PSDB)

  • Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil: Mauricio Quintella (PR)

  • Ministério da Indústria e Comércio: Marcos Pereira (PRB)

  • Ministro da Fiscalização, Transparência e Controle (ex-Controladoria-Geral da União): Fabiano Augusto Martins Silveira

  • Advocacia-Geral da União: Fábio Osório Medina
  • Ministro de Minas e Energia: Fernando Bezerra Coelho ( PSB )
  • Ministro da Integração Nacional: Helder Barbalho ( PMDB )

Dilma Rousseff: do topo ao fundo do poço em pouco mais de 20 meses...

A partir de agora quem comanda(??) é Michel Temer...
Dilma Vana Rousseff. A primeira mulher eleita Presidente. Também a primeira a ser re-eleita. E, quem diria, ela também passará para a posteridade como a primeira mulher a sofrer um Impeachment no Senado. Isso apenas 3 anos depois de  atingir o patamar de 70% de aprovação, antes dos protestos de Junho de 2013. Caiu muito desde então, mas com base na propaganda mentirosa de João Santana ( preso por envolvimento na Lava Jato ) conseguiu por uma ínfima margem derrotar Aécio Neves no segundo turno. E na mesma semana começou a deixar claro o engodo que fora seu primeiro governo: aumentou a Gasolina e o Banco Central subiu os juros. Era só o começo... do fim dela no Palácio do Planalto.

Conforme as semanas iam passando, mais e mais péssimas notícias apareciam: o rombo nas contas públicas, a maquiagem nos números oficiais, aumentos abusivos nas tarifas públicas, a incapacidade de conseguir um nome de peso para o Ministério da Fazenda... nenhuma boa notícia sobre o Governo foi gerada entre 26 de Outubro e o começo do segundo mandato. Nenhuma sequer.

Dilma começa seu segundo Governo muito criticada, até mesmo pelo PT. Com o país claramente metido num processo recessivo e tendo que - de fato - Governar Dilma a usa trupe caíram rápido demais. Com a maior inflação em desde o fim do Governo FHC, Dilma deixava clara a sua incapacidade de Gestora. Como se o que víamos nos noticiários fosse pouco, ainda tinha a Operação Lava Jato, que sangrava ainda mais um Governo anêmico. Ministro eram citados, ex-Ministro eram presos, doleiros e executivos de empresas afirmavam terem repassado recursos roubados da Petrobrás às campanhas de Dilma Rousseff. E a popularidade dela desapareceu, ficando abaixo de dois dígitos. 

Com a economia desabando, o cenário político não poderia ser melhor. Foi quando Hélio Bicudo, Miguel Reale e Janaína Paschoal entraram com um pedido de Afastamento da Presidente, o nefasto Impeachment. Inicialmente o PT tratou com imenso desdém o pedido e disse que jamais conseguiriam afastar o partido do poder. Tinham, digamos assim, certa razão pois mesmo na crise o Governo contava - na teoria - com 300 deputados na sua base aliada. No fim de 2015, após ver diminuir o clamor das ruas, o PT chegou a decretar que o Impeachment havia sido totalmente afastado. Leitura mais errônea jamais foi vista por um partido/governo: em Março o Brasil foi tomado pelo povo nas ruas com algumas contagens chegando a falar em 6 milhões.

Mais péssimas notícias na economia e com uma inacreditável arrogância o PT perdia aliados e não conseguia para a sangria. Em Abril tivemos o começo do fim: a votação do Parecer na Comissão da Câmara dos Deputados, onde os petistas diziam que barrariam facilmente o "golpe", como passou a tratar diuturnamente ( Dilma também entende que fez isso também noturnamente ) em suas falas, assim como todos os "poucos" aliados. Perdeu e o relatório foi para o Plenário.  Poucos dias depois numa Sessão realizada num domingo, às vésperas do Feriado de Tiradentes, o Governo perdeu por 367 votos tendo conseguido míseros 142 votos a favor. Neste momento, todos, já sabiam que o fim havia sido decretado. Faltava apenas cumprir o rito e sair do Governo.

Por falar em rito... o Governo e seus aliados ( basicamente apenas PC do B alem de alguns nomes do PDT, PSB, PR e os nanicos PSOL e o Rede ) recorreram diversas vezes ao Supremo Tribunal Federal e praticamente perderam todas. Quando o Processo chegou ao Senado o Governo não contava nem com 24 votos firmes - o mínimo necessário para impedir o afastamento de Dilma. Na Comissão Especial a derrota foi de 15 a 5. Mais tentativas de barrar o Processo foram tentadas mas o STF negou-se a alterar um Processo que na Constituição cabe exclusivamente ao Congresso.

Ontem, às 10:00hs, começou a Sessão que decidiu sobre o afastamento - pela segunda vez em apenas 24 anos - de um Presidente. Os Senadores revezaram-se no debate, poucos a favor e a imensa maioria contra. Madrugada a fora seguiu a Sessão que era a cronica de uma morte anunciada, como um Velório aguardando a hora de seguir para o Cemitério. Destaco a fala serena e precisa do ex-Presidente Fernando Collor, que apontou que o "o rito é o mesmo, mas o ritmo não".

Por volta das 06:40 de hoje, veio o resultado:

Um Governo que só consegue 22 votos já não existia...
Dilma agora será notificada, por volta das 10:00hs. o Vice-Presidente Michel Temer assumirá as funções logo em seguida e está marcada uma entrevista às 15:00hs. Por até seis meses ele será o Presidente e Dilma, mesmo afastada, receberá salários e terá direito a uma estrutura mínima. Mas o resultado da votação náo deixa muitas esperanças, uma vez que 55 é número de votos que serão necessários para afastar de vez a Presidente Dilma ao fim do Processo. 

Dilma Vana Rousseff. Um caso a ser estudado. Um caso para ser usado como o que não ser feito na Presidência. Alguém que saiu do Topo ( a re-eleição ) ao fundo do poço em menos de 20 meses.

quarta-feira, maio 11

Ontem foi Delcídio do Amaral, hoje é Dilma Rousseff

O triste fim de um Senador que eu, admito, admirava...
Por 71 votos, com uma única abstenção, o plenário do Senado Federal cassou o mandato de Delcídio do Amaral, ex-líder do Governo Dilma. Ele que foi o segundo Senador da história a ser preso no exercício do mandato, estava sem partido desde que foi expulso pelo PT. 

Delcídio foi preso por tentar obstruir as investigações da Lava Jato. Pretendia manter o Mandato e escolher outro partido para terminar o mandato. Não deu certo e agora está inelegivel por 8 anos, fora a pena que sofrerá pela Justiça Federal. Sem falar agora perdeu o Foro Privilegiado que detinha por ser Senador.

Hoje ( ou talvez amanhã ) a vez é de Dilma, que deve ser afastada por larga margem. Existem contas que sugerem que até 60 Senadores votem SIM na Sessão que começou às 09:00 e não tem hora para terminar.

terça-feira, maio 10

Tamandaré e Cássio são eleitos para a Seleção do Pernambucano 2016

Esta é a Seleção do Campeonato...
O Programa Lance Final elege todos os anos a Seleção do Campeonato Pernambucano. E ontem a noite foi divulgada a lista, dominada pelo campeão Santa Cruz ( cinco nomes ) e com 2 jogadores dos outros 3 times que foram a Semi-final. 

Pelo Salgueiro foram eleitos o lateral Marcos Tamandaré ( terceira presença na lista ) e o meia Cássio Ortega. Na lista algumas unanimidades e outras nem tanto. O Salgueiro teve - ate as partidas contra o Náutico, a melhor defesa da competiçao e nenhum dos nossos zagueiros foi eleito. Além disso discordo de Grafitte como craque da competiçao, mas existe um lobby de que o melhor jogador seja do time campeão. Mas, neste tocante, eu acredito que cairia melhor para Tiago Cardoso.

Em todo caso, o Salgueiro mesmo tendo ficado em quarto, numa colocação decepcionante, ter representante na Seleção ideal da competição mostra que nem tudo deu errado, apenas precisa ser corrigido para a disputada Série C. Que vai exigir, ainda mais, do time. 

Governo tenta Golpe usando Waldir Maranhão para barrar Impeachment e dá com os burros n'água

Renan Calheiros furou a tentativa de Golpe Petista...
A semana decisiva para o Governo Dilma Rousseff teve o dia mais movimentado desde que o Processo de Impeachment começou a tramitar na Câmara do Deputados, no final de 2015. Quando todos esperavam por um dia de calmaria, eis que tudo veio por terra quando o Vice-Presidente da Câmara, Waldir Maranhão ( PP-MA ), assombrou a todos ( menos, é claro, os Governistas ) com uma decisão monocrática de Anular a Sessão em que se aprovou a autorização para que o Senado Federal processa-se a Presidente. E ai o caos se instaurou.

Antes de falar dos desdobramentos, irei falar sobre como isso foi possível: o Governador Flávio Dino ( PC do B-MA ) conversou durante todo o fim de semana com Waldir Maranhão tentando fazer com que ele acatasse um pedido feito pela AGU ( Advocacia Geral da União ), cancelando a Sessão em que se aprovou o Impeachment ( leia aqui a nota de Maranhão explicando porque tomou a decisão ). Dino e Maranhão viajaram juntos, e num jato da força aérea nacional, para Brasília ontem, jantaram na casa de Sílvio Costa, com a presença de vários membros da base aliada, bem como José Eduardo Cardozo, apenas o Chefe da AGU. Supimpa... ali acertaram os termos do verdadeiro Golpe na Democracia em todo o processo.

Bom, com o caos instaurado as reações foram as maiores possíveis, com a oposição atacando a decisão de Maranhão e a ínfima base do Governo comemorando. As redes sociais, é claro, ficaram em polvorosa. Conforme a tarde avançava, diversas teorias de como contornar e/ou manter a decisão do Presidente Interino. O PP, seu partido, abriu um processo para expulsá-lo. Outros parlamentares entraram com ação junto ao Supremo para anular a decisão e um outro grupo providenciou uma Sessão para esta terça para, no plenário, cancelar o ato. Enfim, de um modo geral, só os Governistas gostaram do ato, que foi por eles patrocinado.

Mas existia uma questão: o processo já estava, desde o dia 19 de Abril, no Senado. Poderia, então, a Câmara cancelar um ato que já produzia atos no Senado? Pois é, diversos Juristas disseram que Renan Calheiros tinha segurança jurídica para manter o processo em seu tramite normal. Mas Calheiros, considerado um Senador simpático ao Governo,  iria bancar manter o processo? Pois bem Renan, o sempre contestado e com mais de 10 citações na Lava Jato, nem ligou para a patacoada governista e determinou que o Impeachment prossegue. Neste momento, todos os governistas caíram na real, de que vai ter votação essa semana ( na quarta ) e de que a semana vai terminar sem Dilma no poder. Quem diria...

Os Governistas reclamaram, chiaram e prometem ir ao Supremo Tribunal Federal, que até agora nao se meteu neste imbróglio, mas sempre pairam duvidas quanto a certos Ministros. O que se sabe é que, até segundo ordem, Dilma segue cumprindo aviso prévio, que terminará - salvo um dia parecido com esta segunda, na quinta.

segunda-feira, maio 9

Sérgio China deixa o Carcará e assume o América-RN

Salário mais alto foi o motivo
Sérgio China não é mais o treinador do Salgueiro. Em uma reunião hoje na hora do almoço, ele comunicou ao Presidente Geraldo Neto que estava acertando com o América-RN para a disputa da Série C. O treinador irá receber algo em torno de 40 mil reais para comandar o time Potiguar, algo totalmente fora da realidade do Carcará.

O Salgueiro agora procura um novo treinador. Alguns nomes foram sondados, mas ou renovaram com seus clubes ou já possuem propostas financeiras mais vantajosas. Geraldo Neto tem confiança de que até amanha o time tenha um novo comandante. O perfil é de alguém com renome não alguém que venha como aposta, uma vez que o objetivo é subir para a Série B.

O Blog está em permanente busca para descobrir o nome do novo Treinador. Que talvez seja conhecido até mesmo na noite desta segunda.

Charge da Semana: Presidenta e Presidentro

Essa semana vai ser histórica...

sexta-feira, maio 6

Como previsto, Dilma perdeu de goleada na votaçao do Relatório do Senador Anastasia

Sessão da Comissão Especial foi rápida, mas turbulenta...
Por 15 a 5 o parecer do Senador Antonio Anastasia ( PSDB-MG ) foi aprovado na Sessao de hoje da Comissão Especial que analisa a admissibilidade da Denúncia que foi acolhida pela Câmara dos Deputados. Apenas os Senadores do PT ( Gleisi Hoffman, Lindbergh Farias e José Pimental ), do PC do B ( Vanessa Grazziotin ) e do PDT ( Telmário Mota ). O Presidente da Comissão ( Raimundo Lira - PMDB-PB ) informou que somente votaria caso houvesse um, improvável, empate.

Agora o Relatório será publicado no Diário Oficial do Senado Federal e será lido no Plenário na segunda-feira, para que na quarta-feira ( dia 11 ) possa ocorrer a votação do mesmo. Nesta votação se 41 Senadores votarem Sim, a Presidente Dilma Rousseff será afastada por até 180 dias, assumindo em seu lugar o Vice-Presidente Michel Temer. Na hipótese praticamente impossível do Governo Dilma arregimentar os mesmos 41 votos a Presidente ficará no cargo.

Mas neste momento, nem a própria Dilma acredita nisso...

quinta-feira, maio 5

Agora é oficial: Mandato de Eduardo Cunha está suspenso.

Plenário do STF ratificou a decisão de suspender mandato de Cunha
Raramente o Supremo Tribunal Federal entre em consenso sobre algo, com raríssimas votações unanimes.  Hoje foi um dia desses raríssimos dias. Por 11 a 0 o Pleno do Tribunal ratificou a decisão tomada logo pelo Ministro Teori Zavascki de suspender o mandato do Deputado ( e Presidente da Câmara ) Eduardo Cunha. Ele segue com seu mandato preservado, mas nao manterá seus atos na Casa.

Como eu postara mais cedo, Zavascki desarmou um Golpe que estava em curso: o Rede - partido da petista verde Marina Silva, entrou com uma ADPF ( Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental ) pedindo a mesma coisa da Liminar que Teori concedera, com um detalhe nada sutil: pedia que TODOS os atos feitos por ele enquanto presidente fossem anulados. Sim, isso mesmo que o amigo entendeu: dentre os atos, é claro que está o do acolhimento da denúncia original do Impeachment de Dilma. Se tal ação prosperasse Dilma conseguiria escapar. Genial não?

Zavascki anteviu este movimento por parte do Presidente do STF, Ricardo Levandowski e do Ministro Marco Aurélio Melo e concedeu a Liminar e avisou que a Corte deveria tomar rapidamente uma decisão, o que de fato aconteceu agora a tarde. Como Cunha foi suspenso a ADPF pedida pelo Rede ficou, então, sem sentido. E ainda tem que acredite em Marina Silva e seus apoiadores...

Quem assume agora a Presidência da Câmara do Deputados é o Vice, Waldir Maranhão ( PP-MA ). Ele votou contra o Impeachment após ser - literalmente - comprado pelo Governo. Além disso ele também é investigado pela Operação Lava Jato e responde a 3 inquéritos. Gente da mais alta "qualidade". Enfim, o Congresso tem ao menos os 300 picaretas que Lula, quando se vendia como honesto - afirmava nos anos 80.

Com a queda de Cunha hoje e com a inevitável queda de Dilma na semana que vem, resta agora saber quando é que Renan Calheiros ( PMDB-AL ) vai ser defenestrado do cargo, de onde já foi obrigado a sair em 2007 e que só manteve o cargo com o aval de Lula... pois é, por isso é que todos os petistas ( e aliados ) não falam nada contra ele. Mas o dia dele também chegará. Lembrando que como Cunha não foi cassado e Maranhão apenas é um interino, quem assume Renan é passa a frente do maranhense na linha de substitutos ou, em outros termos, seria Renan o Vice-Presidente de Temer até que Cunha seja finalmente cassado. 

Muita água vai rolar por debaixo dessa ponte ainda, podem acreditar...

Ministro Teori Zavascki tira Cunha da Presidencia da Câmara dos Deputados

Ministro Teori Zavascki tirou Cunha, finalmente, do poder...
Eduardo Cunha já era. Hoje, nas primeiras horas do dia, o Ministro do STF Teori Zavascki concedeu uma liminar retirando Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados e suspendendo seu mandato. Fez isso para evitar que um Golpe fosse montado pelo Presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Melo prosperasse.

Leiam o que escreveu Eliane Cantanhêde em sua coluna no Estadão: "A decisão do ministro Teori Zavascki de afastar o deputado Eduardo Cunha foi amadurecida durante a madrugada e teve o objetivo de desativar uma bomba preparada pelos ministros Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello que, segundo análises de juristas, poderia implodir o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e a posse do vice Michel Temer. Lewandowski e Mello puseram em votação hoje à tarde a ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental), de autoria da Rede de Sustentabilidade, que, além de pedir o afastamento de Eduardo Cunha, determinava simultaneamente, segundo interpretação de outros ministros, a anulação de todos os seus atos no cargo – e, por conseguinte, o acatamento do pedido de impeachment de Dilma. Zavascki se irritou e outros ministros estranharam que Mello tenha aceitado relatar a ADPF da Rede, quando o natural seria que a enviasse para ele, que relata o caso Cunha desde dezembro. E as suspeitas pioraram quando Mello acertou com o presidente Lewandowski para suspender toda a pauta de hoje no plenário para se concentrar nessa ação."

Desse Zavascki torna sem efeito a Ação Proposta pela Rede e nesta tarde o plenário do Supremo decide se referenda ou não a decisão do Ministro. E ainda querem dizer que o Golpe é o Impeachment de Dilma Rousseff.

Técnico Dunga convoca os 23 para a, inútil, Copa América

Eis os que comandam(??)  a Seleção Brasileira...
O Técnico(??) Dunga, seu Auxiliar Cebola e o Coordenador de Seleções Gilmar Rinaldi apresentaram a lista dos 23 convocados para a Copa América do Centenário da Comenbol, que vai ser disputada nos EUA. A lista mesclar, como bem observou meu amigo Darlando Barros, 10 titulares do time principal e 10 do time sub-23, sendo o 11 em casa time o barcelonista Neymar.
 
Além disso o timer esfacela o meu Santos, ao convocar três jogadores do Peixe: Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Gabriel. Só no Brasil mesmo que um time pode perder 3 dos seus principais jogadores por quase um mês.

Goleiros: Alisson (Internacional), Diego Alves (Valencia-ESP) e Ederson (Benfica-POR);

Defensores: Miranda (Internazionale-ITA), Gil (Shandong Luneng-CHN), Marquinhos (Paris Saint-Germain-FRA), Rodrigo Caio (São Paulo), Daniel Alves (Barcelona-ESP), Filipe Luís (Atlético de Madrid-ESP), Fabinho (Monaco-FRA), Douglas Santos (Atlético Mineiro)

Meio-campistas: Luiz Gustavo (Wolfsburg-ALE), Elias (Corinthians), Renato Augusto (Beijing Gouan-CHN), Philippe Coutinho (Liverpool-ING), Lucas Lima (Santos), Willian (Chelsea-ING), Casemiro (Real Madrid-ESP), Rafael Alcântara (Barcelona-ESP) e Douglas Costa (Bayern de Munique-ALE)

Atacantes: Hulk (Zenit-RUS), Gabriel (Santos) e Ricardo Oliveira (Santos).

terça-feira, maio 3

E a Tocha Olímpica começou seu percurso em solo brasileiro

Fabiana, do Vôlei, foi a primeira...
Erika Miranda também carregou, acompanhada de gente muito boa...
Em uma cerimônia no Palácio do Planalto a Tocha Olímpica foi acessa. A chama veio de Atenas, na Grécia, e chegou hoje cedo a Brasília. Foi ai que chegou a uma pira para a Cerimônia e para a Tocha que foi carregada inicialmente pela bi-campeã olímpica Fabiana, que também é a Capitã do time de José Roberto Guimarães, que tentará em solo nacional o tricampeonato do Vôlei.

Agora a Tocha percorrerá todo o território nacional, até chegar ao Maracanã, palco da abertura, para o ponto alto da Festa de Abertura dos Jogos.
 

Leicester City campeão inglês: do impossível ao impróvavel em um ano

Jamie Vardy: 5 anos atrás ele era jogador da Sétima Divisão...
Uma torcida mais que apaixonada. E feliz como nenhuma outra na terra da Rainha
O Futebol é, praticamente, o único esporte onde uma equipe claramente inferior a outra pode lograr sucesso. Claro que o Basquete tem suas histórias, como a do Pan de 87 com o Brasil vencendo os EUA dentro de seus domínios, e o Volei uma ou outra... mas no geral, só no famoso esporte bretão é que temos uma verdadeira zebra. E ontem, talvez, a maior delas se configurou com a vitória do Leicester City na Premier League.

Um ano atrás o time ainda lutava, desesperadamente, para permanecer na elite inglesa. Faltando 8 jogos, o time era o lanterna e estava 7 pontos atrás de escapar. Venceu improváveis sete jogos ( empatando um ) e escapou na última rodada. Naturalmente era candidato ao rebaixamento este ano e pagava nas casas de apostas 1/5000, ou seja, quem apostasse uma libra ( moeda inglesa ) receberia 5000 libras. Teve louco que apostou 100 dólares e agora é um quase milionário. E o time agora é campeão. A zebra, com certeza, do século. Talvez até mesmo da história.

O time inglês tem um elenco que em nada compara-se com os de Chelsea, Arsenal, os Manchesters, Liverpool. Tem refugos como o zagueiro Huth, velhos e antes desconhecidos como o artilheiro Vardy e jovens apostas como o argelino Marhez. E um técnico que antes era rejeitado por todos os clubes da Europa, Claudio Ranieri. Que nunca tinha sido campeão nacional por onde passara. Tudo isso agora é passado e eles são estrelas, atores de um verdadeiro contos de fadas moderno.

O time foi o rei do 1x0, vendeu caro as duas derrotas sofridas para o Arsenal, empatou com o United em Old Trafford ( feito para poucos ) e foi campeão sem entra em campo, com o empate do Chelsea diante do único time que ainda poderia lhe tirar o título, o também londrino Tottenham. O Leicester superou a tudo e a todos e agora é, merecidamente o campeão. E as historias começam a aparecer, como a do fã australiano que tinha 4 semanas de vida quando o time lutava contra o rebaixamento e que, por pouco, não vivenciava o maior feito da história do clube

Transportando para o Brasil, seria como se neste ano o campeão brasileiro fosse a Chapecoense. 

segunda-feira, maio 2

Pela segunda vez, o WhatsApp é bloqueado no Brasil

Mais uma vez o WhatsApp é bloqueado...
O aplicativo mais utilizado no Brasil, o WhatsApp, está bloqueado em todo o território nacional. O motivo? Um Juiz de Lagarto ( SE ) cobrou da dona do Aplicativo ( que pertence ao Grupo que controla também o Facebook ) que a mesma repassasse mensagens de um quadrilha interestadual de drogas. Como a empresa nega-se a aceitar o pedido, ele pediu o bloqueio do aplicativo. Ai é o fim do mundo jurídico e da lógica, é claro.

Primeiro porque o que eu, simples usuário, tenho a ver com as conversas da quadrilha de ladroes? Nada. Segundo porque agindo assim o Juiz prejudica toda uma naçao para tentar conseguir algo em sua Comarca, o que nao faz sentido algum. E terceiro que isso só é possível porque foi aprovado com o declarado apoio dos partidos de esquerda e extrema esquerda ao tal Marco Civil da Internet. Assim sendo, o Estado cria uma lei que agora prejudica a todos. Por isso é que eu sempre estou do lado oposto do PT e seus aliados, porque o oposto do que quer o PT é que é - de verdade - bom para o Brasil.

Assim ficaremos, salvo algum Juiz sensato libere, sem o aplicativo por 72 anos. Mas o Marco Civil seria bom pro Brasil. Até hoje eu espero ver o lado dessa Lei e ainda nao achei.