domingo, julho 31

Yane Marques será a Porta Bandeira na Cerimônia de Abertura da Olimpíada

A mulher de Afogados de Ingazeira fará História mais uma vez

Afogados da Ingazeira, cidade do Agreste Pernambucano. Terá uma filha sua como destaque máximo na Desfile de Abertura das Olimpíadas, no posto de Porta Bandeira. Em uma votação ( inacreditavelmente em um programa de TV da Rede Globo ) ela desbancou Serginho ( Vólei ) Robert Scheidt ( Vela ), ambos com mais medalhas e destaques nacionais. Mas será ela, uma mulher a fazer isso.

Para Pernambuco será uma honra, para Afogados histórico. E Yane ainda pode conseguir mais feitos nesta olimpíada, caso consiga outra medalha. Na foto ela em Londres 2012 com sua medalha de Bronze. Ela é uma das 4 melhores do mundo e tem totais chances de subir no ponto mais alto do pódio.

Parabéns Yane, você merece esta honraria.

sexta-feira, julho 29

Está chegando: falta uma semana para a Olimpíada

Prontos ou não a festa vai começar...

Daqui a uma semana terá início a XXXI Olimpíada da Era Moderna ( os jogos cancelados pelas duas Grandes Guerras contam para o total ), que pela primeira vez será realizada fora da Europa, Ásia e América do Norte, bem como pela primeira fora de um país rico. Obviamente será a primeira em um país que fala português e provavelmente será a única que veremos assim.

Tivemos 7 anos ( a conta do mentiroso no dicionário popular ) para prepararmo-nos para realizar Jogos Memoráveis, mas muita coisa ficou pelo caminho. O noticiário deixa claro tudo que poderia ter sido feito e não foi ( despoluição da Baia da Guanabara sendo o maior - e fétido - exemplo ). Isso agora já era, não foi feito e nem será feito no futuro próximo, porque tanto o Estado quanto a Prefeitura terão que pagar a pesada conta por anos vindouros. 

Tudo o que espero destes jogos - que infelizmente verei apenas pela TV - é que transcorram em paz, sem grandes atos de violência. Claro que isso será apenas paliativo, porque quando o "circo" for levantado a bala voltará a zuar na cidade maravilhosa. Aqui entra outro ponto: a falência do sistema das UPP's que nem resistiram ao fim dos jogos. Claro que não prender bandido jamais iria dar certo e um dia eles reagiriam. Falei isso e, para variar, fui muito criticado. O tempo provou que eu estava certo.

No campo esportivo este será a primeira Olimpíada também em outro quesito, também pouco nobre: punição por Dopping para uma Nação. A Rússia teve toda a sua equipe de Atletismo banida dos jogos por causa de Dopping, que teve participação do governo de Putin. Outros russos virão ao Rio, mas a mancha está feita e jamais será esquecida.

O Brasil sonha em ficar no Top Ten, mas segue dependendo de esportes com pouca distribuição de medalhas: esportes coletivos e ou individuais. Esportes como Halterofilismo, Arco e Flecha, Tiro, Luta e Tênis de Mesa seguirão sem chances de termos brasileiros no pódio. Entre os que distribuem várias medalhas, temos chances apenas no Boxe, Ginástica, Judô, Natação e ( poucas ) no Atletismo. Muito pouco foi feito em 16 anos da Lei de Incentivo ao Esporte, porque as Federações usam a maior desse dinheiro para o seu custeio, não para formar atletas.

Imagino o Brasil com no máximo 6 Ouros, mas posso estar errado e serem apenas 3. Nada de 10 como sonha Carlos Arthur Nuzman, o Presidente do COB e do Comitê Organizador dos Jogos. Ao todo, somando todas as medalhas, podemos chegar até às 20 ( ou até mesmo passar ), mas não vejo como somar uma dezena de ouros. Ah, sim, só para constar a festa de abertura vai custar a bagatela de 100 milhões de reais.

Como dizia o Barão de Coubertin: "o importante competir". Vejamos quanto custará esta "competição" para nós.

quinta-feira, julho 28

Política: Porque a Cláusula de Barreira precisa voltar

Reforma Política ganhando corpo?
Pelos idos de 2005, o Brasil vivia aquela que muitos - eu incluso - considerávamos a maior crise política da história republicana: o Mensalão. Foram tempos confusos, com até mesmo ameaça de sofrer processo de impeachment ao Presidente Lula. Por motivos dos mais diversos, a crise passou ( até que o Petrolão viesse a tona ), mas o Congresso aproveitou a crise de 11 anos atrás e encampou o projeto da Cláusula de Barreira. 

O projeto planejava ordenar o sistema política brasileiro, criando como o nome sugere barreiras à proliferação de legendas, muitas das quais apenas servem para que seus Presidentes ganhem com seu aluguel. Outros serviam - até hoje é assim - apenas para que Deputados que não conseguem ficar longe do poder mudem de legendas. E claro, tais legendas possam ter tempo nos Guias - moeda de troca na hora de compor Coligações - e acesso a Fundo Partidário.

Em resumo, partidos que não atingem um mínimo de votos nas eleições ( 5% do total do eleitorado em ao menos 5 estados ) ficariam restritos nos seus direitos, tais como:
  • Tempo de Televisão e Rádio, com redução das inserções semestrais. Em alguns casos nem mesmo teriam direito a qualquer inserção;
  • Perda de repasses do Fundo Partidário, com alguns não tendo qualquer direito a recursos;
  • Perda de possuir liderança nas Câmaras e Assembleias;
  • Perda de assento nas Comissões das Câmaras e Assembleias.
Diversos Partidos, tentando evitar estes problemas buscaram fusões, algo impensável na História Republicana, com o PRONA de Enéas Carneiro se unindo ao Partido Liberal de Valdemar Costa Neto ( um dos mais notórios Mensaleiros ) criando o atual PR - Partido da República. Outros nem sabiam como fariam para seguir existindo, como o PC do B.

Pois foi justamente o PC do B que foi ao Supremo questionar a Constitucionalidade da Lei, reforçando que a mesma limitaria o funcionamento do Partido. E o Supremo determinou que a Lei - que seria um imenso avanço - tinha violações de Direitos Constitucionais e a mesma foi revogada. A crise foi superada, Lula re-eleito e passou a surfar numa onda de popularidade o assunto foi esquecido. E chegamos ao caos atual onde 26 partidos possuem representação na Câmara dos Deputados.

Isso, na prática, significa que o Presidente ( seja ele de qual corrente for ) terá que conversar e compor com - pelo menos - uns 15 partidos. Isso é surreal e está na gênese da crise atual, que deriva da de 2005 e que poderia ter sido evitada. O Brasil precisa de - no máximo - 10 partidos:
  • 1 de Extrema Direita;
  • 2 de Direita;
  • 1 Trabalhista;
  • 1 Social Democrata
  • 1 de Centro Direita;
  • 1 de Centro Esquerda;
  • 2 de Esquerda;
  • 1 de Extrema Esquerda; 
Assim, ao tentar formar um Governo, seria mais fácil comandar o País, os Estados e as Prefeituras. Sem falar que o eleitorado se identificaria mais facilmente com seus candidatos e suas ideologias. Só de esquerda para a extrema esquerda temos hoje: PT, PC do B, PSOL, Rede, PCO, PSTU, PCB... fora outros em criação. Isso deixando de fora PDT, PPS e PSB que poderiam facilmente entrar na Lista.

Querem ver outro exemplo? Foram criados de 2010 para cá: PSD, Rede, Novo, PROS, Solidariedade e PEN. Achou muito, pois saibam que existem outros 21 tentando registro ( clique aqui e fique pasmo com os nomes ). Além disso temos o Fundo Partidário que consome, por ano, quase 1 bilhão de reais. Esse valor daria para, por exemplo, construir 400 escolas todos os anos. E detalhe: é dinheiro público.

Por falar em dinheiro público, existe uma falácia absurda de que o Estado é quem deva, diretamente, bancar as campanhas. Eu disse diretamente, porque como bem diz Roberto Jefferson, sempre foi o Caixa Estatal quem bancou as campanhas. Só que ao invés de corrigir isso, normatizando com penas pesadas a existência de Caixa Dois, o que fizeram os partidos de esquerda? Foram outra vez ao Supremo com um ADIN - Ação Direta de Inconstitucionalidade - questionando as doações de empresas. Sendo que no Mundo Democrático ( leia-se Canadá, EUA, a Europa Ocidental e mais alguns países Asiáticos e da Oceania ), as Empresas fazem doações regulares aos partidos, aos candidatos e/ou aos dois ao mesmo tempo. E não me consta que estes países estejam entre os mais corruptos do mundo, como dizem que este é o problema do Brasil.

Estamos vivendo agora a maior crise de todos os tempos, com uma Presidente afastada por um Processo de Impeachment e um Presidente Provisório tendo que trocar Ministros quase que toda semana. A Economia está na lona, os investimentos travados, inflação alta... é a hora ideal para recriarmos o projeto da Cláusula de Barreira, evitando o que o Supremo condenou 9 anos atrás e a aprimorando. É crucial isso, para que possamos ao menos sair da lama atual.

E digo mais: vai levar tempo. Mas se fizermos algo concreto agora, em uns 10 anos poderemos estar melhores. Como poderíamos estar caso a Lei estivesse em vigor. Vale a pena lutar por isso, acreditem. Ou iremos esperar criarem o PRN - Partido da Revolta Nacional? No link que postei - caso não tenha clicado nele - tem na lista de espera a criação do Partido Pirata...

quarta-feira, julho 27

Emprego: Brasil teve o pior semestre da História

Quando o desemprego vai parar de crescer?

Desde 2002 que o Ministério do Trabalho, via CAGED ( Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ), divulga dados sobre como andam as contratações/demissões no Brasil. E o primeiro semestre foi o pior da história, com mais de 530 mil vagas fechadas. O total supera até o do ano passado, quando a crise não tinha mais marqueteiro de campanha que pudesse esconder o caos na Economia.

Economistas sempre alertam que o Emprego é o último indicador a parar de piorar num ciclo recessivo - como o que agora vivemos - e também o último a se recuperar. No mês de Junho o país perdeu mais de 91 mil postos de trabalho, ou seja, ainda estamos longe de sequer parar de cair. Com o resultado ruim, muito acima do esperado pelo Mercado ( aguardava pouco mais de 58 mil ), analistas estimam que terão que rever a - tímida - recuperação da Economia projetada para 2017...

Segundo o IBGE, que usa outra metodologia, o Brasil tem mais de 11,5 milhões de Desempregados. 

quinta-feira, julho 21

Oposição confirma Clebel Cordeiro como Candidato a Prefeito em animada convenção










Aconteceu ontem à noite na ACS a Convenção dos partidos de oposição que homologaram os nomes de Clebel Cordeiro ( PMDB ) e Dr. Chico ( Democratas ) para a disputa das eleições de Outubro. O evento contou com grande participação popular e grandes apoios políticos, destacando-se o do Vice-Governador Raul Henry e o do Presidente da Federação de Futebol do Estado Evandro de Carvalho, além dos Deputados Federais Ricardo Teobaldo ( PTN ) e Fernando Monteiro ( PP ) e do Estadual Augusto César.

Clebel Cordeiro discursou com uma bandeira de Salgueiro nas mãos, reforçou seu compromisso com o engrandecimento da cidade e de que sabe da responsabilidade que tem em contar com o apoio de tantos partidos ( 15 no total ). Depois o Vice-Governador Raul Henry falou destacando a capacidade empreendedora de Clebel e disse que Dr. Chico é uma reserva ética de Pernambuco. Na sequencia falaram os deputados presentes e o Presidente da Federação Pernambucana.

Foram definidas ontem também a composição das Chapas Proporcionais ( serão 3 ) acomodando assim os mais de 70 pré-candidatos, um número que supera em mais de duas vezes o que o grupo lançou nas eleições passadas. Diversas lideranças da cidade também se fizeram presentes, com destaque especial para o ex-Prefeito Cornélio Parente Muniz, o Cornelito. Que mesmo com sua saúde frágil, fez questão de comparecer ao evento e foi ovacionado quando subiu ao palco.

Como disse Júlio César, Imperador Romano: Alea Jacta Est ( a sorte está lançada, em português )

terça-feira, julho 19

Charge do Dia: Juíza desocupada e desinformada bloqueia o WhatsApp outra vez

Falou e disse "do contra".

Brasil nas Olimpíadas: Natação pode premiar a primeira mulher medalhista

Etiene Medeiros tem tudo para ser a primeira medalhista da Natação
A Natação está entre os esportes com mais medalhas conquistadas para o Brasil na história. Desde Tetsuo Okamoto ( Bronze nos 1.500 livres em Helsinque 1952 ) até os dias dourados com César Cielo ( que não vai estar no Rio ), a Natação viveu períodos de grande sucesso intercalados com outros de total abandono. Tivemos recordistas mundiais como Ricardo Prado, mas de um modo geral só tínhamos homens medalhistas e recordistas. Em suma, era um esporte masculino, um verdadeiro clube do bolinha.

Tivemos destaques femininos, como Joana Maranhão por exemplo, mas a medalha sempre foi mais um sonho do que uma realidade. Agora para 2016 a maior esperança, curiosamente, é uma mulher: Etiene Medeiros. A pernambucana de 24 anos é detentora de uma medalha de prata no Mundial de Kazan ( piscina "longa" ) e duas de ouro no Mundial de Doha ( piscina curta ). São os melhores resultados de qualquer mulher em qualquer tempo, exceto pelo mito Maria Lenk. Etiene foi pega no antidoping mas está liberada para dar suas fortes e vigorosas braçadas. Ela nadará 4 provas ( um revezamento ) e tem chances reais de conseguir até 3 medalhas, mas sua melhor prova é o 50m costas. Com chance de ser dourada. Ainda entre as mulheres temos Ana Marcela Cunha, campeã da Maratona Aquática nos 25km. Ela é a líder do ranking mundial e favorita para vencer, mas tudo depende do dia, clima, largada...

Entre os homens nossas melhores chances estão com Bruno Frattus ( bronze nos 50m livres ), Thiago Pereira ( prata nos 200m medley - quatro estilos ) e Nicolas Santos ( prata nos 50m borboleta ). As medalhas citadas foram conquistadas no Mundial de Kazan, que utiliza a piscina de 50m, a mesma utilizada nos Jogos Olímpicos. Ainda podemos conseguir medalhas com os revezamentos e, quem sabe, até mesmo Joana Maranhão ( que irá nadar quatro provas ) consiga encerrar sua participação com uma medalha...

Cenário Otimista: 2 Ouros, 2 Pratas e 2 Bronzes;
Cenário Realista: 2 Pratas e 2 Bronzes;
Cenário Pessimista: 2 Bronzes.

segunda-feira, julho 18

Brasil nas Olimpíadas: Vólei tem potencial de 3 Ouros, mas pode ficar sem nenhum

Elas tentarão o tri-campeonato olímpico, feito que nenhum atleta ou equipe brasileira possui...

Os Jogos Olímpicos estão para começar e o Blog, é claro, não deixará de cobrir o evento. Críticas, pesadas, a parte no que tange à organização e o caos da Segurança ( bem como o Financeiro ), teremos várias equipes/atletas que podem conseguir subir ao ponto mais alto do pódio. Começo hoje pelo esporte coletivo mais vitorioso de todos os tempos nas Olimpíadas: Vólei.

As conquistas começaram em Barcelona 92, com o time de José Roberto Guimarães marcando época com Tande, Marcelo Negrão, Carlão, Paulão, Mauricio, Giovane e cia. Naquela mesma Olimpíada as mulheres conseguiram, pela primeira vez, chegar entre as quatro melhores, de onde nunca mais sairiam. Foram Bronze em 96 e 2000, voltando ao amargo quarto lugar em 2004. Neste mesmo jogos os homens ficaram longe do pódio em Atlante e Sidney, mas voltariam ao topo em 2004, em Atenas. 

Ai veio a fase dourada para as mulheres e prateada para os homens em Pequim e Londres. As mulheres sobraram em Pequim, mas passaram riscos grandes de fiasco na capital inglesa 4 anos atrás, conseguindo classificação no site average e uma vitória espetacular diante das Russas - eternas carrascas - num épico quinto set com um Sheyla detonando tudo ao virar 5 bolas seguidas e mantendo o time vivo. Daí para frente, tudo mais fácil e o segundo ouro. Agora é tentar o terceiro, feito que só as Cubanas possuem. O time venceu a poucos dias o Grand Prix pela 11ª vez. 

Os homens estão devendo desde 2004, pois perderam duas finais seguidas, para EUA Rússia respectivamente. O time é forte e tem chances de brigar também pela terceira medalhas, mas a derrota na final da Liga Mundial ontem para a Sérvia por 3x0 não foi nada animadora. A sorte é que os sérvios não virão ao Rio.

Na areia as duas duplas brasileiras no masculino e no feminino podem chegar ao topo, mas... não é fácil. Os outros países evoluíram muito e tudo depende do chaveamento para que as duplas possam chegar juntas longe, o que aumentaria as chances de uma final, tanto no masculino quanto no feminino. Lembrando que em alguns anos o Brasil chegou superfavorito e perdeu, contamos agora que sem favoritismo a sorte nos sorria.

Palpite:
Pule de 10: Ouro para as meninas na quadra;
Torcendo: Ouro para os meninos na quadra;
Rezando: Ouro para homens ou mulheres na praia;
Otimista: 2 ouros, uma prata e 2 bronzes;
Pessimista: 1 ouro e 1 bronze.

quinta-feira, julho 14

Como ( tentar ) mudar a realidade com um corte numa foto...

a foto original...
e a foto cortada.

Terça-Feira, dia 12 de Julho. Ministério da Educação. Posam para foto, da esquerda para a direita Deputado Augusto Coutinho, Prefeito Marcones Libório, Deputada ( e candidata a Vice-
Prefeita ) Cleuza Pereira, Ministro Mendonça Filho, Prefeito Neguinho do Cedro e... bom, se a primeira foto não tivesse sido divulgada e apenas a segunda tivesse vindo a tona, ninguém ficaria sabendo que o Deputado Gonzaga Patriota ( sete mandatos, seis deles consecutivos ) também teria estado no Ministério.

A primeira foto retrata a realidade dos fatos. A segunda demonstra que alguém não queria que Gonzaga Patriota, que declarou apoio a Clebel Cordeiro ( pré-candidato a Prefeito pelo PMDB ) aparecesse na foto. O corte, tosco, veio a tona e a foto cortada foi retirada da página da Deputada. Com qual intuito isso foi feito?

Isso prova que alguém aprendeu com o que fez Stálin na antiga União Soviética. Vejam as fotos:



Essas fotos são históricas. A primeira é a maquiada e a segunda a original. Notem que na verdadeira existe um homem que sumiu na segunda. Ele é Leon Trostky, uma das mentes pensantes por trás da Revolução Vermelha de 1917 que pôs fim ao Czarismo russo ( da pior maneira possível, é preciso dizer ). Com a morte de Lênin ( que está discursando ) uma disputa aconteceu para saber quem seguiria comandando o URSS. Quem venceu a disputa foi Stálin, que logo tratou de correr com Trotsky. Existem versões de que a KGB, a polícia secreta soviética foi a responsável pela morte do líder revolucionário. Só que Stálin mandou tirar todas as referências, incluindo as fotos. 

Pois é, não é de hoje que políticos tentam retirar pessoas de fotos...

quarta-feira, julho 13

Ronda do Brasileirão: Palmeiras segue líder, mas a companhia agora é qualificada

Gabigol deu graça ao campeonato...
O Palmeiras parece ser o grande candidato ao título, mesmo com o campeonato ainda longe da metade. O time tem elenco grande, com qualidade em algumas posições e um treinador reconhecidamente competente. O que pode dar errado? A janela de transferência que pode minar consideravelmente o elenco e o surgimento de um time com rendimento espetacular. Por hora é o favorito.

Cazares de fora, problema no Horto

O Atlético-MG tem, no papel, um dos melhores elencos do Brasil e ainda se reforçou com qualidade. Mas o time é um com Cazares em campo e outro sem ele. Com o equatoriano o aproveitamento do time é superior a 80%, mas quando ele não atua cai para menos de 15%. E domingo uma dura derrota para o instável Flamengo.

Pernambucanos tem resultados diferentes, mas continuam na mesma

O Sport jogou como nunca e perdeu como sempre em Campinas. O Santa Cruz conseguiu vencer o Inter, diminuiu um pouco a crise mas o futebol apresentado segue desapontando. Milton Mendes segue ameaçado e os rumores financeiros não são nada animadores.  A briga dos dois, no momento é contra o rebaixamento e acredito que o Sport possa sair mais facilmente, contudo o trabalho será duro.

Furacão vem subindo, a Macaca também

Duas surpresas até agora é o desempenho do Atlético-PR e da Ponte Preta. O time paranaense é o quinto e a macaca é a sétima. Com orçamentos reduzidos estão empatados com o Santos que é quarto ( perdem nos critérios de desempate ) e com o Flamengo, o sexto. Estão surpreendendo e lutando com suas armas e fazendo bonito. E não é de hoje...

Grêmio sobe e o Inter...

O tricolor é o terceiro, dois pontos atrás do Palmeiras. O time de Róger, que vai se solidificando como Treinador, é uma equipe coesa que usa o mais tradicional estilo dos pampas: defesa forte e contra ataque mortal. Já o Colorado vive uma crise imensa: de líder para 9º em apenas 5 rodadas. E trocou Argel por Falcão. Como eu vi num comentário no WhatsApp o time tem um ídolo eterno e um grande comentarista, falta agora o técnico.

sexta-feira, julho 8

Nota em Defesa da Liberdade de Imprensa

Nota em Defesa da Liberdade de Imprensa

A Liberdade de Imprensa é mais do que uma frase solta sem sentido. Ela é um dos pilares centrais da Democracia. Sem ela, qualquer que seja o nome que se use, o regime será Ditatorial como é na China, Coreia do Norte, Cuba, Venezuela e outros países onde a imprensa é atacada ou nem existe, porque apenas um canal de informação – e controlado pelo estado – não é Imprensa.

Ontem Salgueiro viveu, infelizmente, um ataque à Liberdade de Imprensa. E logo na casa do povo, a Câmara dos Vereadores, que foi palco da mais lamentável página pela qual passou a Liberdade de Imprensa em nossa pacata e ordeira cidade. Poderíamos aqui trazer o relato do agredido, o nosso amigo, irmão e companheiro do Site Sertão Central. Mas preferimos falar que foi uma covardia contra todos nós, que escrevemos, falamos e até somos vistos pelos Salgueirenses, levando informações relevantes todos os dias. O ataque atingiu todos nós blogueiros, repórteres, operadores de áudio, fotógrafos, Gerentes de Rádio, Narradores, Apresentadores... todos nós fomos agredidos. E na casa do povo, o que é ainda pior.

Cobramos por meio dessa das autoridades competentes que tomem todas as medidas cabíveis, reforçando nossa certeza de que isso não vai passar em branco. Não queremos troco, queremos uma apuração isenta. Não queremos vingança, queremos a aplicação da Lei. Não queremos que isso passe para a posteridade como algo comum, que não é. 

Demonstramos por fim que, apesar de todas as diferenças possíveis que temos, estamos unidos em defesa da Liberdade de Imprensa. Como ficou famoso em nossos dias de redes sociais “somos todos Site Sertão Central”


Membros da Imprensa Livre de Salgueiro.

quinta-feira, julho 7

Enquanto isso no Rio de Janeiro a menos de um mês do inicio das Olimpíadas...

precisa de legenda? Creio que não...

Eduardo Cunha renuncia à Presidência da Câmara, mas tenta manter o mandato igual Renan fez num passado recente

Enfim ele não é mais Presidente de um poder da República...
Antes de falar sobre o fato do dia, preciso contar uma história, ocorrida durante o segundo mandato do ex-presidente Lula. Renan Calheiros, sim ele mesmo, foi pego em maus lençóis quando era Presidente - assim como hoje - do Senado. Ele era aliado de Lula e o ex-presidente convenceu-o a renunciar ao cargo de Presidente, deixando os holofotes, e ficar com o mandato. Atendeu ao pedido de Lula e logrou êxito. 

Porque isso é importante agora, Flávio? Simples: o Presidente da hora - Temer - também não quer o desgaste de ter como Presidente da Câmara, mesmo que afastado, uma figura como Eduardo Cunha. Mas também não o quer perdendo o mandato, por isso é que ele os dois se reuniram duas vezes nos últimos dias. Como estão os dois encurralados, a saída - tenham certeza disso - foi fechada para que Temer consiga os votos necessários para manter o mandato de Cunha, desde que ele deixasse a Presidência da Câmara. A primeira parte foi feita mas se a segunda não rolar... ai virão problemas para o atual Presidente, porque Cunha poderia falar muita coisa.

Quanto a Cunha, ele tinha poucas opções. Aliás, segue sem tê-las. Deu hoje a sua última cartada, esperando que Temer faça por ele o que Lula fez por Renan anos atrás. Deu certo com Calheiros, que se tivesse sido caçado lá atrás não seria Senador agora e por tabela não seria Presidente do Senado. Se vai dar certo ou não eu não sei. Só sei que eu jamais sairia nesta foto ai em cima caso fosse Deputado.

Antes tarde do que nunca. Mas é apenas o começo da limpeza no Congresso, logos outros tantos virão.

Na lista do TCE sobre gestores com Contas rejeitadas está o nome do Prefeito de Salgueiro


Nesta terça-feira ( 05 ), o TCE - Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco - divulgou uma Lista dos Gestores Municipais e Estaduais que tiveram suas contas julgadas irregulares nos oito anos anteriores a 2016, como determina a lei. E para a surpresa de alguns, eis que o nome do Prefeito Marcones Libório aparece na mesma. 

O TCE antecipou este ano a divulgação para facilitar o trabalho do Ministério Público Eleitoral no cumprimento da Lei da Ficha Suja. Convém dizer que, segundo o próprio TCE, ter o nome na lista não significa estar automaticamente inelegível, mas é claro e evidente que não é nada bom figurar nela.

Marcones Libório encerra seu mandato em Dezembro deste ano, após 16 anos na Prefeitura, 08 deles como Vice da atual Deputada Cleuza Pereira.

Caso queira ver a lista completa clique aqui.

Na lista do TCE sobre gestores com Contas rejeitadas está o nome do Prefeito de Salgueiro


Nesta terça-feira ( 05 ), o TCE - Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco - divulgou uma Lista dos Gestores Municipais e Estaduais que tiveram suas contas julgadas irregulares nos oito anos anteriores a 2016, como determina a lei. E para a surpresa de alguns, eis que o nome do Prefeito Marcones Libório aparece na mesma. 

O TCE antecipou este ano a divulgação para facilitar o trabalho do Ministério Público Eleitoral no cumprimento da Lei da Ficha Suja. Convém dizer que, segundo o próprio TCE, ter o nome na lista não significa estar automaticamente inelegível, mas é claro e evidente que não é nada bom figurar nela.

Marcones Libório encerra seu mandato em Dezembro deste ano, após 16 anos na Prefeitura, 08 deles como Vice da atual Deputada Cleuza Pereira.

Caso queira ver a lista completa clique aqui.

terça-feira, julho 5

É tempo de politica em Salgueiro

Clebel ( PMDB ), Nemédio ( PR ) e Marcelo ( PSB ) são as opções
Desde a última sexta-feira que o jogo político ficou mais claro, com o lançamento da Chapa da situação, encabeçada por Marcelo Sá e com a Deputada Cleuza Pereira na Vice ( numa chapa puramente socialista e com dúvidas legais, é preciso dizer ). Como o principal grupo de oposição também já definira desde o mês de março a sua dupla ( o empresário Clebel Cordeiro, PMDB, e o desembargador aposentado Dr. Chico, Democratas ), agora fica só faltando saber quem será o vice na Chapa do Vereador Márcio Nemédio ( PR ).

Fica assim mais claro para o eleitor e os partidos agora voltam-se para as convenções partidária, que podem ser realizadas apenas a partir do dia 20 deste mês. As peças estão na mesa e quem souber melhor movimentá-las chegará em Janeiro como Prefeito. 

domingo, julho 3

Vem ai uma Delação "Suprema"


Direto do Blog do Magno Martins ( que eu recomendo ):


Bomba, bomba!

Blog do Moreno

Renomado advogado, considerado um dos melhores do país, soube que estava na mira das investigações.

Não pensou duas vezes: procurou investigadores para oferecer tudo que sabe sobre o Judiciário — e relatou detalhes das relações nada republicanas com integrantes do Superior Tribunal de Justiça e também do Supremo Tribunal Federal.

Detalhe: entregou nome de ministros.

Quem teve acesso às negociações diz que não vai sobrar pedra sobre pedra quando a delação for fechada.

Nem a delação da Odebrecht, considerada a mais importante de todas até aqui, deverá superar a desse nobre causídico.

sábado, julho 2

Olimpíada está chegando...

Parque Olímpico em Abril...
Dois anos depois da Copa e os seus elefantes brancos espalhados pelo Brasil afora ( alô Aldo Rebelo, cadê você? ), estamos a pouco mais de um mês dos Jogos Olímpicos. Diversas vezes falou-se neste espaço que o gasto exagerado, mal feito e desviado cobraria seu preço. Pois bem, todos vimos todos os dias no noticiário como está as finanças do estado do Rio de Janeiro. Nos Hospitais e Escolas faltam de tudo, presos não podem cumprir prisão domiciliar porque não tem recursos para a compra das tornozeleiras...

Teremos a festa, mas o que iremos ter de proveito com os Jogos? A Copa, está bem claro para quem quiser ver, ficou só prejuízo. E do grande, a ponto de nem sabermos ainda o tamanho do espeto. Agora o povo do Rio de Janeiro está diante de uma crise sem precedentes, que não tem a ver apenas com os Jogos, mas também com a mudança do sistema de partilha do royalties do petróleo, que tirou recursos consideráveis para o Rio de Janeiro. Mas é claro que gastar tantos recursos para a Olimpíada foi determinante para que se chegasse ao ponto atual.

Hoje o Prefeito do Rio, Eduardo Paes ( PMDB ), deu a seguinte declaração sobre a gestão estadual: "falta comando e não tem vergonha na cara". Atitude bem diferente quando ele, ao lado do então Governador Sérgio Cabral, eram amigos e sócios nos "louros" da realização dos Jogos. Ah sim, tinha também o ex-presidente Lula na conta.Agora Sérgio Cabral desapareceu, Lula não fala dos Jogos e sobrou só Eduardo Paes, que desceu a lenha no Governador licenciado Pezão e no em exercício, Francisco Dornelles.

O fato é que os Jogos irão acontecer. E, tenham certeza, teremos inúmeros elefantes brancos na Cidade Maravilhosa.