quarta-feira, março 29

Brasil está na Copa com três rodadas de antecipação...

Neymar segue fazendo seus golaços e o time da CBF vai para mais uma Copa...
No texto anterior a este eu falei de como a CBF - Casa Bandida do Futebol - segue matando o futebol brasileiro depois do maior vexame da história do futebol mundial, não apenas das Copas. Sei que alguns talvez confundam o futebol brasileiro - com campeonatos deficitários, gramados horríveis e com clubes quebrados - com a "seleção", que eu chamo a muito tempo de time da CBF. São, acreditem, coisas diferentes. E a CBF só se preocupa em manter a Seleção em alta, os clubes que se explodam. Se nenhum deles ganhar nada em 20 anos, mas a Seleção seguir rendendo alto em amistosos para os cofres da entidade, tudo beleza.

Qualquer pessoa com o mínimo de capacidade classifica o Brasil para uma Copa. Se Dunga o fez, qualquer um fará. Vá lá que com Dunga a classificação aqui seria outra, mas alguém realmente acredita que estaríamos piores do que a Argentina hoje? Duvido, talvez empatados com ela. A diferença que Tite fez apenas mostra o quão errada e desastrada foi a resposta do então presidente da CBF, José Maria Marin, diante do descalabro do Mineiraço ( o inesquecível 7x1 ).

Tite não é mágico, mas tem feito coisas ótimas com o time. Discordo, acreditem, de Paulinho como titular e tenho meus motivos e não vejo Fagner como jogador para a lateral direita de uma seleção, mas negar que Tite mudou da água para o vinho não é possível, por mais anti-corinthiano que a pessoa seja. Ele fez o time de Dunga parecer uma equipe de várzea comparado com um Real Madrid da vida. E as peças, por mais incrível que pareça, são praticamente as mesmas. Mas o time comandado por Adenor funciona, joga bem e até dá espetáculo. E vence, que é sempre o mais importante é claro.

Vencer 8 partidas seguidas é um recorde. Praticamente não ter tomado gols é outro ainda mais importante feito deste time. Ter um Neymar deitando e rolando era o que todos queríamos, mas nunca tínhamos visto no time amarelo. Uma defesa sólida, com um meio campo eficiente ( acho que pode ficar melhor com troca de peças ) e um ataque que funciona. Dunga deve estar em tempo de quebrar a casa toda só de inveja, seu maior mal.

Aqui, contudo, começam os problemas. Ou podem começar. Em 2005 depois de um 4x1 na Argentina pela inútil Copa das Confederações, Parreira aceitou todo tipo de pressão para escalar jogadores farreiros e que não estavam nem ai para jogar bola. Em 2009 Dunga usou a mesma competição para fechar um grupo horroroso em detrimento do talento de Ganso e Neymar. Em 2013 como esquecer o mal que fez os 3x0 na Espanha, já decadente, no Maracanã antes da Copa? Não teremos Copa das Confederações este ano para jogar, mas espero que Tite e sua trupe não fechem o elenco antes da hora. Pois sempre aparece alguém jogando o fino da bola no ano da Copa e alguém que estava bem cai demais de rendimento.

Espero que, ao contrário de seus 3 antecessores, Tite não cometa este erro. E leve os melhores. Afinal, foi assim que ele conseguiu vencer 9 partidas em 9 que comandou o time da CBF. E agora já pode pensar em como montar a lista de 23 para tentar o Hexa na Rússia. Mas mesmo que o título venha, ele - nem nada - jamais apagará o 7x1, Porque este meus amigos, é eterno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário