sexta-feira, março 3

E eis que uma barragem em Sertânia não suportou a água da Transposição

Barragem em Sertânia não suportou a água que tanto tempo esperou chegar...
Muitos sabem, mas outros não: eu não nasci em Salgueiro, tendo chegado aqui em Janeiro de 82, quando o Governador ainda era Marco Antônio de Oliveira Maciel ( o último biônico no cargo e que seria eleito Senador naquele ano ). Era tempo de seca e exista uma máxima atribuída a ele: o de ter feito barragens sonrisal, que se desmanchavam quando choviam. Sei que para os mais novos isso não deve fazer sentido, mas para quem - assim como eu - tem quase meio século de vida, não. 

Muitas barragens aqui em nossa região foram embora quando as chuvas começavam, demonstrando a péssima qualidade da construção. Passados quase 4 décadas e eis que hoje presenciamos um fenômeno parecido, porém muito mais desagradável: uma Barragem Eixo Leste da Transposição do São Francisco, rompeu parcialmente e trouxe estragos na região de Sertânia. A barragem de Barreiros, na região de Rio da Barra, demonstrou falhas e começou ter vazamentos pela parte de baixo e logo trouxe pânico a todos nas regiões abaixo da mesma. 

Deixemos de lado o grave risco que pessoas correm caso a barragem rompa-se totalmente e foquemos no terrível: como pode uma barragem de 5 milhões de litros cúbicos ( de médio porte ) não suportar as primeiras águas que recebe? E isso após 10 anos de obras? Que raios de cálculos foram feitos para algo tão básico acontecesse? Sem falar que isso traz a tona outros pontos que vemos todo dia na TV: desvio, incompetência e roubo.

Na época de Marco Maciel - segundo muitos - tudo isso já acontecia, talvez em menor escala talvez em maior. Mas foram obras de no máximo 4 anos. A Transposição do Rio São Francisco não, tem 10 anos de começou, triplicou de valor, elegeu 2 vezes Dilma e fez a fama de Lula entre os nordestinos. Mas que não consegue entregar setores sem problemas, uma vez que aqui perto em Umãs tivemos caso parecido, mas ali foi o Canal. 

Segundo informações que colhi na Net , até mesmo uma rodovia foi danificada, cortando o acesso à localidade do Rio da Barra. Existe até uma briga entre Lula e Temer sobre a paternidade da obra, mas eu garanto uma coisa: nenhum dos dois vai querer aparecer agora.

O fato é um só: passados 10 anos NADA justifica os bilhões desperdiçados na obra. Que será concluída um dia, mas eu sempre me perguntei e agora faz ainda mais sentido: a que preço? Hoje, durante esta noite, o preço pode ser até de vidas humanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário