quarta-feira, março 29

Um texto explicativo sobre se há ou não deficit na Previdência Social

Afinal de contas: existe ou não déficit na Previdência Social?
O Brasil tem sérios problemas. Alguns deles insolúveis, vide a corrupção. Desde 1998 que tenta-se realizar uma Reforma no sistema Previdenciário, mas jamais conseguimos. Eu sou do time que acredita que até hoje só tivemos remendos - mal feitos - no sistema. Nenhum sistema previdenciário se sustenta no longo prazo sem atualizar suas regras de acordo com 3 parâmetros: expectativa de vida, quantidade de contribuintes e cortes de benesses que - com o tempo - perderam o sentido. 

Acontece que no Brasil as pessoas querem reformar é ampliando os problemas do sistema. Não termos até hoje idade mínima é um crime gravíssimo que leva pelo ralo dinheiro de todos, permitindo que pessoas possam - em um país pobre - se aposentar aos 55 anos ( ou 50 dependendo da função. Como dado, deixo que hoje 56% das aposentadorias são "especiais". Tem algo de muito errado quando mais da metade das pessoas se aposentam de forma "especial", que deveria ser - como o próprio nome diz - casos específicos. 

A questão também gira se existe ou não Déficit na Previdência. Quem é de esquerda crava que é mentira - sem apontar um único número - e maldade dos Governantes para prejudicar os mais pobres. Esquecem-se de que Lula e Dilma falaram em seus Governos de forma aberta sobre o tema. Mas agora, subitamente, os dois sofrem de amnésia e negam que tal "fenômeno" exista. Paciência... 

Neste sentido, trago um texto que li hoje a tarde e gostei bastante, escrito por Gesner Oliveira.: Não acredite no superávit da Previdência, é uma balela. Boa leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário