domingo, julho 9

O que está por trás do racha na Liga do Nordeste

Copa do Nordeste está em risco...
Muitos não gostam da Rede Globo, alguns pelos motivos errados em minha opinião. Não gosto da RGT porque a mesma, desde muito tempo, não esconde sua preferência pelo Flamengo - recentemente pelo Corinthians também - e adoraria que o Campeonato Brasileiro fosse uma versão do Espanhol, onde Real Madrid e Barcelona se dividem na ponta. Acontece que, se isso realmente acontecer, os outros times virariam iguais os pequenos de lá. E acreditem ou não, os outros times não estão fazendo nada para evitar isso.

Ai chegamos no caso da Liga do Nordeste. A mesma é exclusividade do Esporte Interativo, que revende-a para a Globo Nordeste. Enquanto era só isso, não vimos nenhum ataque ao Canal. Mas desde 2015 que o canal do Grupo Warner vem sofrendo mais represálias por parte do Grupo Globo e, pasmem, de parte dos Clubes. A concorrência que deveria ser salutar aqui no Brasil é vista como ofensa. Enquanto que mais gente transmitindo geraria mais dinheiro para os clubes, aqui querem justamente o contrário. E os motivos sabemos bem: deixar a "dupla de queridinhos" ganhando mais. Não por outro motivo que Flamengo e Corinthians ganham 70 milhões a mais que o segundo colocado na lista de receitas de TV. E, assombrosos, 150 milhões do que os que chegam da Série B.

O EI encampou a briga dos Clubes contra a CBF que tinha extinguido a Copa do Nordeste em 2002 numa canetada para agradar as ( inúteis ) Federações. A Liga do Nordeste entrou na Justiça e em 2011 ganhou a causa e a CBF se viu obrigada a voltar a Competição. Na época a Globo não achou que a mesma vingaria e deixou o caminho aberto para o EI. Deu muito errado e o sucesso da competição fez com a RGT mudasse de ideia. Mas o contrato com o EI é de 10 anos ( a se encerrar em 2022 ) e não tem como fazer outro antes disso. O que faz a Globo então? Estão usando os clubes com quem tem contrato ( Sport, Pernambuco e Náutico ) para implodir a competição. E o vergonhoso é os clubes se sujeitarem a isso.

A ideia, com o claro apoio das Federações asquerosas, é acabar com a competição. Que gera receita e faz com os clubes atuem com estádios mais cheios do que nos também inúteis Estaduais. E que, mais incrível, tem feito com que equipes pequenas pudessem aparecer na TV, caso do nosso Salgueiro, que desde o começo só ficou de fora de duas edições e está garantido na de 2018. De um lado os times da Globo querem rachar a competição e os times do EI querem mantê-la. 

Sabem quem sairá perdendo? O Futebol, é claro. Sempre que as Federações e a RGT saírem ganhando, tomaremos outros 7x1... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário