quarta-feira, junho 27

A maldição da campeã persiste: Alemanha termina na lanterna de seu grupo

Ganhou a Copa? Na outra é fiasco!!!
Desde que a Copa passou a contar com 32 seleções, na França 1998, que somente uma vez o campeão de uma Copa passou da primeira fase na seguinte. E este time foi o Brasil em 2006 e mesmo assim com um futebol terrível e tomando um baile histórico de Zidane. E mesmo antes da Copa ter 32, podemos ver um método em outras Copas, como em 82 ( Argentina ), 86 ( Itália ) e 94 ( Alemanha ). Até mesmo o Brasil em 98, quando mesmo chegando à final sofreu com péssimo futebol e levando uma surra da França.

A França em 2002, Itália em 2010 e a Espanha em 2014 tinham efetivado desastres históricos, com a Fúria levando até goleada. Acontece que agora na Rússia a atual campeão parecia fadada a superar este estigma. Parecia, porque não conseguiu. Com 2 derrotas e uma suadíssima vitória contra a Suécia, mas ficou de fora. E não apenas ficou de fora, mas terminar na lanterna no grupo. Perder para uma Coreia do Sul eliminada e muito tecnicamente inferior é desastroso, mas que destaque a garra e determinação coreana, dignas de louvores. Mas não diminui o fiasco germânico.

O que deu errado? Várias coisas, é claro. Uma delas erros na convocação de Joachim Low, deixando alguns atletas de fora, como Sané. Outra foi apostar em medalhões como Ozil, Khedira e Hummels. Ou ainda bancar Neuer como titular enquanto Ter Stegen fez uma temporada quase perfeita. Por fim uma falta de ideias novas, tornado o time previsível demais. Tudo isso junto, deu na pior campanha da história alemã na história das Copas com fase de grupos ( em 1938 o sistema era eliminatório desde o começo ).

O grupo segue forte e tem condições de se re-erguer. Existe pé-de-obra em boa/ótima quantidade. A questão é saber como se dará o próximo ciclo, se será com Low ou não. Em todo caso, é um vexame sem precedentes. E uma curiosidade: a Suécia eliminou Holand, Itália e agora Alemanha. É bom respeitar os nórdicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário