terça-feira, agosto 21

Explicando a transferência de votos de Lula medida pelo IBOPE

Pesquisas nem sempre são fáceis de serem lidas...
No texto de ontem, sobre a pesquisa IBOPE para corrida presidencial eu usei como base a notícia do UOL, e postei que 60% dos entrevistados que disseram votar em Lula não votariam em Haddad de jeito nenhum. É uma meia verdade...

Estes 60% são, digamos assim, 100% dos eleitores brasileiros. Deste total, 60% não votam ( ou votariam ) em Fernando Haddad, atual vice na Chapa do PT mas que será o candidato quando o TSE negar a candidatura de Lula. Este número é, portanto, a rejeição total ao nome de Haddad. E continua não sendo uma boa notícia para o PT, porque Haddad tem chances zero de vencer no primeiro e com este patamar de rejeição ele não vencerá jamais no segundo turno, seja contra quem for.

Mas um texto publicado hoje no Site Estadão traz - digamos assim - os dados completos. Segundo o IBOPE no que tange os votos de Lula ( 37% segundo a pesquisa ) 50% votarão ou poderão votar em Haddad com apoio do ex-presidente, o que poderia levar o atual vice ao patamar de até 18%. Mas cabe um porém: nestes 50% não foi destrinchado quantos votam CERTAMENTE e quantos PODEM votar em Haddad com apoio de Lula. Dos outros votantes, 39% não votariam de jeito nenhum no ex-prefeito de São Paulo. 

Trocando em miúdos: os dados não são tão desastrosos quanto pareciam, mas estão longe de ser o rio de leite que os petistas gostariam que a pesquisa mostrasse. E eu faço a correção em nome das boas informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário