terça-feira, agosto 28

Pesquisa BTG Pactual traz números interessantes para quase todos. Quase todos





O BTG Pactual realizou uma pesquisa por telefone, usando métodos científicos e registrada no TSE. OS números são, digamos assim, interessantes para quase todos os candidatos e partidos. Quase todos. Antes de antecipar, digo que eu recebi a pesquisa em primeira mão hoje cedo, antes de a mesma ser distribuída para os meios de comunicação.

De um modo geral, o melhor resultado é para João Amoêdo, do Novo, que aparece bem posicionado pela primeira vez em uma pesquisa ao pontuar com 3% no cenário espontâneo, ficando em terceiro. E isso a frente de Ciro, Alckmin e Marina ( cenário que não tem imagem nesta postagem ). Mas trago este dado para mostrar que ele começa a cativar um publico com sua pregação liberal. Cabe ser observado. Adiante...

Nas 2 sondagens estimuladas é onde estão os dados mais interessantes: Lula mantém-se no patamar de 35% e não surpreende. As surpresas estão no cenário sem ele, que é o que de fato vale: Bolsonaro sobe pouco ( de 22 para 24% ), mas Marina cresce muito ( de 9 para 15% ), Alckmin e Ciro melhoram um pouco ( 6/5 para 9/8% ). Haddad tem 5% e Amoêdo aparece com 4%. E é aqui que as coisas começam as notícias não tão boas assim para o petismo.

A pesquisa fez uma comparação entre os cenários 1 e 2 de como se comportaram os eleitores. E quem mais herdou os votos de Lula foi Marina Silva ( Rede, com 17% ), seguida de Haddad ( com 12% ), com Bolsonaro ( PSL ), Ciro ( PDT ) e Alckmin ( PSDB ) herdando todos 9%. Mas é percentual de ninguém que surpreende ( 25% ). Ou seja, um quarto do eleitores de Lula não escolheram ninguém. Algo que fica mais evidente na outro gráfico, quando os pesquisadores testaram como pensam os eleitores quando Lula aparece como fiador da campanha de Haddad.

Neste cenário, 18% dizem que certamente votos, 13% poderiam votar e 64% não votariam de maneira alguma. Porque isso é ruim para o PT? O teto de crescimento de Haddad é de 31%, isso se somarmos os que votariam cegamente em alguém apoiado por Lula e o que poderiam votar. Acontece que isso pode ser possível para se chegar no segundo turno, mas não para vencê-lo. 

E pela pesquisa, Marina tem uma vertente de crescimento, enquanto que Bolsonaro parece consolidado acima dos 20%. Geraldo Alckmin mesmo não indo assim tão bem, aposta no tempo de TV que terá e tende a crescer alguma coisa. E eles herdam votos no cenário sem Lula, o que é o real. O PT depende de que Lula tenha de fato poderes "sobrenaturais" para transferir os votos para Fernando Haddad. Existe quem vá olhar que Haddad esteja no segundo turno com este percentual possível de votos ( 31% ). E nem é algo improvável, diga-se. 

Mas como vencer num ainda distante segundo turno, quando 64% dos entrevistados dizem que não votariam nele de jeito algum? Existem bons sinais para quase todos os candidatos... quase todos, mas Haddad não é um deles, com certeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário