quarta-feira, março 20

Porque eu sou a favor da Reforma da Previdência?

Reformar ou pagar ainda mais impostos?
Retomo o Blog depois de uma longa ausência para falar do assunto que vai mexer - de uma forma ou de outra - com a vida de todos: a Reforma da Previdência. Claro que existem as pessoas que são contra com alguns motivos razoáveis, outros que são contra sem ter a menor ideia do porque são contra. E ainda tem as pessoas que são contra porque apenas defendem mais um partido do que o Brasil. E tem aqueles que são a favor pelos motivos certos. Eu me enquadro neste último tópico.

A PEC apresentada traz mudanças em todos, sim em todos, os pontos. Abarcar desde Servidores com altíssimos salários, Políticos, Professores, Trabalhadores Rurais e até mesmo idosos em condição de miserabilidade.  Todo mundo dará uma contribuição. Mas é claro, que as grandes corporações já estão se mexendo. E tentarão de todas as formas manter suas vantagens que não beneficiam ninguém... fora elas mesmas. Gente que se aposenta mais cedo, ganhando até 20x mais que um trabalhador da iniciativa privada.

Eu sou a favor da Reforma de maneira clara. E o faço não porque - ao contrário de uma das muitas falácias - não quero deixar de me aposentar ou trabalhar até morrer, mas sim porque não existe esperança para o Brasil se seguirmos pagando tanto do PIB em aposentadorias. Segundo porque as pessoas vivem mais ( quando eu nasci em 21/03/1974 ), minha expectativa de vida era de menos de 60 anos. Hoje, 45 anos depois, a minha expectativa de sobrevida é mais de 76 anos. Quando meu pai nasceu, em 08/12/1945, a expectativa de vida de um brasileiro era inferior aos 50. E ele tem 73 hoje. Logo, a questão demográfica é um problema. Quem tem 60 anos hoje a sobrevida já supera os 80 anos. Mas, é claro, seu amigo petralha diz que Reformar não é preciso.

Adicionalmente, ainda não a população envelhecida como em outras nações mas o nosso gasto já é compatível. Então é inexorável que teremos um futuro sombrio se nada for feito. Aliás, estamos 20 anos atrasados neste debate, uma vez a Reforma de 1998 foi desidratada e o que foi comemorado na época hoje é motivo de lamentação. Em 20 anos, mesmo com a PEC 20, o gasto subiu muito mais que as receitas ( imagine se nada tivesse sido feito ). Hoje temos projeção de gasto beirando 20% do PIB só com aposentadorias. Como crescer gastando 1 em cada 5 reais produzidos numa nação só com Aposentadorias e Pensões?

Nos próximos dias mostrarei com números irrefutáveis o porque da necessidade da Reforma ser aprovada. E aviso logo: a PEC apresentada não é necessária. É apenas a possível. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário